Cusco 73 artigos
Fatos interessantes sobre a fortaleza de Puca Pucara
Clique para classificar o artigo

Fatos interessantes sobre a fortaleza de Puca Pucara

Puca Pucara o Pukapukara es uno de los principales recintos arqueológicos cercanos a la ciudad del Cusco junto con Sacsayhuaman, Qenqo y Tambomachay. Se encuentra a 7 kilómetros del Cuzco, a unos 3,850 metros sobre el nivel del mar. Debido a encontrarse en una plataforma elevada se le dio la denominación de fortaleza. Sin embargo, su función aún es incierta. Actualmente es un lugar obligado de visita durante la estadía en la Ciudad Imperial y antes de conocer Machu Picchu. Cuenta con terrazas, habitaciones, escalinatas y andenería. Conoce un poco más de los misterios que encierra este popular sitio.



Puca Pucara é um dos mais famosos sítios arqueológicos incas da cidade de Cusco. Ele faz parte das chamadas “4 ruínas”, juntamente com Qenqo, Tambomachay e a fortaleza de Sacsayhuaman. Está localizada nos arredores da cidade de Cusco, a cerca de 7 quilômetros da praça principal. Pesquisas sugerem que esse era um local de assentamento militar. A entrada está incluída no ingresso turístico de Cusco. Também está incluído no famoso “City Tour Cusco”.


Portão de entrada para Puca Pucara

Portão de entrada para Puca Pucara

O que significa seu nome?

  • Desde o século XX, esse sítio arqueológico tem sido chamado de Puca Pucara ou Pukapukara, que em quíchua significa “fortaleza vermelha”.
  • Isso se deve à cor do solo com abundante ichu (colmo andino) e à vegetação característica de áreas de alta altitude, como esse local.
  • À noite, as rochas de calcário de muitos de seus edifícios adquirem uma tonalidade avermelhada devido aos raios do crepúsculo.
  • Devido a essas características, recebeu seu nome atual. No entanto, ainda não está comprovado se ela serviu ou não como fortaleza para os incas.

Local militar?

  • Apesar de seu nome “fortaleza vermelha”, não há evidências de que Puca Pucara tenha sido construída como um local de defesa militar ou fortaleza inca.
  • O nome se deve principalmente à sua aparência fortificada no topo de uma formação montanhosa irregular.
  • Sacsayhuaman, o maior sítio arqueológico do local, serviu como fortaleza durante a resistência inca após a conquista espanhola.
  • É provável que, se necessário, Pukapukara tenha sido o cenário de tais ações defensivas.
Fatos sobre a fortaleza de Puca Pucara
Fortaleza de Puca Pucara

Área de espera?

  • Embora não haja evidências de confrontos armados em Puca Pucara, acredita-se que o complexo tenha tido locais específicos para o assentamento de soldados.
  • Eles provavelmente eram os guardas pessoais do Inca que visitou o sítio arqueológico vizinho: Tambomachay.
  • Esse complexo servia como banhos e local de descanso para os incas. Além disso, o governante de Tahuantinsuyo realizava atos solenes de adoração à água, a fonte da vida de acordo com a cosmovisão inca.
  • Enquanto o Inca permaneceu em Tambomachay, seus soldados e servos ficaram em Pukapukara.

Qhapac Ñan

  • Os Os Qhapac Ñan foi uma rede de estradas criada pelos incas com o objetivo de ligar os principais centros urbanos do Tahuantinsuyo ou Império Inca.
  • Cusco era o centro dessas trilhas, que partiam de lá em várias direções. Uma dessas trilhas centenárias cruzava Puca Pucara.
  • Depois de mais de 600 anos, esse caminho de pedra está parcialmente destruído, mas ainda pode ser facilmente distinguido.
  • O Qhapac Nan ligava os principais centros urbanos e religiosos incas por até 30.000 quilômetros de estrada.
  • Eles se espalharam pelo Equador e parte da Colômbia no norte, parte do Chile e da Argentina no sul e quase todo o Peru.
Vista da fortaleza arqueológica de Pukapukara
Vista da fortaleza arqueológica de Pukapukara

Tambo ou lugar de descanso

Os tambos eram construções que serviam como locais de descanso e continham diversos produtos de abastecimento, como alimentos, lã, lenha e muito mais. Os incas os usavam para ajudar os chasquis mensageiros que viajavam vários quilômetros e descansavam nesses locais. Como a rede de estradas incas passava pelo local de Puca Pucara, o local também servia como um tambo ou abrigo. Os soldados e servos do Inca que o acompanharam a Tambomachay provavelmente também se abasteceram de alimentos e outros produtos em Pukapukara.

  • Os tambos eram construções que serviam como locais de descanso e continham vários gêneros alimentícios, lã, lenha e muito mais.
  • Os incas o usavam para ajudar os chasquis ou mensageiros que viajavam vários quilômetros e descansavam nesses locais.
  • Como a rede de estradas incas passava pelo local de Puca Pucara, o local também servia como um tambo ou abrigo.
  • Os soldados e servos do Inca que o acompanharam a Tambomachay provavelmente também se abasteceram de alimentos e outros produtos em Pukapukara.

Diferença com Sacsayhuaman

  • Juntamente com Qenqo, Tambomachay e Sacsayhuaman, Puca Pucara foi um dos locais mais importantes para os Incas.
  • Entretanto, ao contrário da Fortaleza de Sacsayhuaman, a “fortaleza vermelha” não foi construída com imensas pedras ou blocos de granito.
  • Pukapukara foi construída principalmente com pedra calcária de dimensões médias e pequenas. A qualidade das paredes é inferior à de edifícios como Coricancha, Ollantaytambo, Tipón ou outros sites.
  • O sítio arqueológico tem três níveis ou paredes. O primeiro e mais baixo tem um formato sinuoso com cômodos irregulares. O segundo, mais alto, circunda as construções centrais e tem menos cômodos. O terceiro, no topo, foi destruído pela passagem do tempo.
Terraços de Puca Pucara
Composto de Puca Pucara

A chincana

  • Acredita-se que, na época dos incas, havia chincanas ou labirintos que conectavam secretamente diferentes locais por meio de túneis subterrâneos.
  • Em Sacsayhuaman, há duas cavernas ou chincanas, uma pequena e uma grande. A primeira tem uma distância curta e é permitida a entrada de turistas.
  • Entretanto, a segunda e maior está fechada. Acredita-se que essa caverna leva ao Coricancha (Templo do Sol), localizado na atual cidade de Cusco.
  • Acredita-se também que esses caminhos secretos contêm tesouros escondidos pelos incas. Em Puca Pucara, há uma caverna subterrânea que se acredita estar conectada a Tambomachay. Entretanto, isso não foi comprovado.

Bilhete turístico de Cusco

  • Há muitos mistérios escondidos no sítio arqueológico de Pukapukara. Há duas maneiras de visitá-lo: a primeira é ir diretamente à porta de entrada do local. O horário de atendimento é de segunda a domingo, das 07:00 às 18:00 horas.
  • A outra é comprando o chamado Cusco Tourist Ticket. Tourist Ticket., que permite o acesso a esse e a outros importantes sítios arqueológicos incas, como Sacsayhuaman, Qenqo, Tambomachay, Piquillacta, Tipon, Pisac, Ollantaytambo e Chinchero.
  • Esse ingresso pode ser adquirido na Prefeitura de Cusco (Avenida El Sol, 103).

Perguntas frequentes sobre o Puca Pucara

  1. Qual foi o papel de Puca Pucara?

    Presume-se que Puca Pucara tenha servido como um local de descanso militar para as tropas do Inca enquanto ele estava estacionado no templo aquático de Tambomachay, localizado a poucos passos de distância.

  2. O que significa o nome Puca Pucara?

    Puca Pucara é uma palavra quíchua que, traduzida para o espanhol, significa “Fortaleza Vermelha”. Presume-se que isso se deva à cor de suas paredes ao pôr do sol em Cusco.

  3. Qual é a localização de Puca Pucara?

    Puca Pucara está localizada nos arredores da cidade de Cusco, a cerca de 7 quilômetros da praça principal. Ela fica a 3.580 metros acima do nível do mar.

  4. Como chegar a Puca Pucara saindo da cidade de Cusco?

    Para chegar a Puca Pucara da cidade de Cusco, é preciso pegar a estrada Circunvalación, que faz conexão com Sacsayhuaman, Qenqo e Tambomachay. É possível chegar de táxi ou de transporte público (ônibus chamados “Señor del Huerto” ou “Cristo Blanco”).

  5. Quanto custa para entrar no Puca Pucara?

    A entrada para Puca Pucara está incluída no “Boleto Turístico del Cusco”, que também inclui acesso a Sacsayhuaman, Qenqo e Tambomachay. Custa 70 soles para estrangeiros e 40 soles para peruanos.

  6. Como visitar Puca Pucara com uma excursão?

    Puca Pucara está incluída no “City Tour Cusco”, que também inclui a visita à Catedral, Coricancha, Sacsayhuaman, Qenqo e Tambomachay. Ele oferece: transporte completo e serviço de guia profissional.

  7. O que ver em Puca Pucara?

    Puca Pucara oferece uma construção inca rústica dividida em três níveis. Os turistas podem caminhar por cada nível e tirar fotos incríveis.

  8. Que atrações turísticas existem perto de Puca Pucara?

    A poucos passos de Puca Pucara está o sítio arqueológico de Tambomachay. A fortaleza de Sacsayhuaman e o templo inca de Qenqo também estão próximos.

  9. Como conseguir um guia turístico para visitar Puca Pucara?

    Se você visitar por conta própria, poderá solicitar o serviço de um guia turístico na porta da Puca Pucara. Se você fizer sua visita com o City Tour Cusco, o serviço de um guia profissional já está incluído.

  10. Como é o clima em Puca Pucara?

    Puca Pucara tem um clima temperado frio com temperaturas noturnas de 2ºC. e 20ºC. durante o dia. As chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia (especialmente em janeiro, fevereiro e março).

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Puca Pucara

Luiz M.Por: Luiz M.

“Com a melhor vista!“

“Pukapukara é um lugar maravilhoso, com excelentes vistas. Não há muito o que dizer, pois há apenas as ruínas, mas se imaginarmos e voltarmos à época dos incas, veremos como era majestoso e podemos ver isso nas ruínas que restaram.“


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, junho 10, 2023