Sacsayhuamán 7 artigos
Sítio arqueológico de Puca Pucara
Clique para classificar o artigo

Sítio arqueológico de Puca Pucara

Puca Pucara é um sítio arqueológico inca localizado nos arredores da cidade de Cusco, que abriga diferentes recintos, como praças, canais de água, banhos, terraços e até mesmo uma antiga estrada inca que fazia parte da rede de estradas incas “qhapac ñan”. Seus edifícios foram construídos com pedras de tamanho pequeno e médio. O “Boleto Turístico del Cusco” permite o acesso a esse e a outros lugares, como Sacsayhuaman, Qenqo e Tambomachay.




entrada para Puca Pucara

Puca Pucara

Sítio arqueológico de Puca Pucara

  • Puca Pucara é um nome de origem quíchua que significa “fortaleza vermelha”. Seu nome se deve à cor de seus edifícios ao pôr do sol..
  • As crônicas afirmam que suas construções foram iniciadas por uma cultura que antecedeu os Incas. Mais tarde, no período expansionista do imperador Pachacutec (1400 – 1471), Elas foram melhoradas. Os espanhóis não danificaram muitas das estruturas e elas ainda estão em boas condições.
  • As estruturas em Puca Pucara foram construídas com calcário localizado no local. Diferentemente de outros recintos incas, elas são de tamanho pequeno e médio e foram unidas com grande precisão. O local tem terraços, paredes, aquedutos, pequenas praças, escadas, que são divididas em três níveis: primeiro nível, segundo nível e terceiro nível. Esses níveis são alcançados por meio de escadas de pedra.

Localização

  • O sítio arqueológico de Puca Pucara está situado no topo da estrada que leva a Pisac, a cerca de 10 quilômetros da cidade de Cusco. Sua altitude chega a 3.580 metros acima do nível do mar (m.a.s.l.).

Mapa para chegar a Puca Pucara


Mapa para llegar a Puca pucara
Mapa para chegar a Puca Pucara


Muro 1

  • A parte inferior do recinto arqueológico, que tem um layout sinuoso. Na extremidade norte, há seis cômodos de diferentes tamanhos, dispostos de forma irregular. A oeste, há uma pequena praça em formato trapezoidal, que é acessada por uma escada externa. No layout original, essa pequena praça era cercada por edifícios em ambos os lados.
  • A un extremo del recinto, un tramo del famoso camino inca cruza Puca Pucara. Este camino conduce a Pisac y formó parte de la inmensa red vial de hasta 30 mil kilómetros denominada ‘qhapac ñan’ (camino real).

Muro 2

  • A parede 2 é acessada por degraus de pedra a partir da parede 1. Esse nível tem amplas plataformas e jardins localizados ao sul e a leste de Puca Pucara. Três cômodos estão localizados na parte de trás da segunda parede. Dois deles têm uma planta trapezoidal e o outro é retangular.
  • A segunda parede também é feita de pedras de calcário pequenas e médias, que têm uma leve inclinação antissísmica. Por isso, o complexo de Puca Pucara permaneceu intacto, apesar de vários terremotos, por mais de 500 anos.

Muro 3

  • Esse muro circunda o cume de Puca Pucara e nenhum vestígio foi deixado dos edifícios que podem ter existido no local. Isso pode ser devido ao fato de que essas paredes foram construídas com menos qualidade do que as do primeiro e segundo níveis. No topo, há uma boa vista de toda a área ao redor.

De acordo com alguns cronistas, quando o Inca estava prestes a visitar os banhos de Tambomachay, sua comitiva de soldados ficava em Puca Pucara, que funcionava como quartel e tambo (local de descanso) ao mesmo tempo. Também há rumores sobre a existência de uma chincana (túnel) que funcionava como meio de comunicação entre esses dois importantes locais incas. Atualmente, Puca Pucara e Tambomachay são muito visitados.



Mapa da rota do sítio arqueológico de Puca Pucára
Mapa da rota do sítio arqueológico de Puca Pucára

Qual era sua função?

  • Apesar de seu bom estado de conservação, a função de Puca Pucara é incerta. A existência de uma seção da “estrada inca” pode indicar que ela era um “tambo” ou local de descanso para os viajantes ou tropas incas enquanto o imperador descansava nos banhos de Tambomachay.
  • Algumas pesquisas também sugerem que Puca Pucara está situada na área de uma “huaca” (locais ou santuários sagrados para os incas). Como resultado, o local era guardado por sacerdotes e visitado periodicamente pelo próprio Inca.

Horário de visita

  • O sítio arqueológico de Puca Pucara recebe visitantes todos os dias do ano, das 7h às 18h.



Passeios para visitar Puca Pucara

  • O “City tour Cusco” de meio dia inclui a visita a Puca Pucara, bem como a outras atrações turísticas da cidade de Cusco, como: Tambomachay, Qenqo, Sacsayhuaman, Coricancha e a Catedral.
  • O custo desses passeios é de aproximadamente 60 dólares americanos por turista. Inclui: taxas de entrada, transporte e guia turístico.
  • Você pode adquirir os passeios on-line por meio de uma agência de turismo em Cusco. Outra opção é comprá-los na própria Cusco.

Puca Pucara sem excursão

  • Para visitar Puca Pucara sem uma excursão, a melhor opção é comprar o “Boleto Turístico del Cusco”. Esse bilhete permite que você visite Pucapucara, bem como os sítios arqueológicos de Qenqo, Tambomachay e Sacsayhuaman.
  • O custo do “Boleto Turístico del Cusco” é de 70 soles peruanos (aproximadamente 22 dólares americanos)..
  • Você pode comprar seu ingresso nos escritórios da Avenida El Sol, 103, a poucos passos da Plaza de Armas.
sitio puca pucara
Sítio Arqueológico de Puca Pucara, a 7 km da praça principal de Cusco.

Perguntas frequentes sobre Puca Pucara

  • É perigoso visitar Puca Pucara?

    Não. O sítio arqueológico é totalmente seguro. Possui caminhos largos e escadas bem definidas. O mal de altitude pode causar algum desconforto aos visitantes, por isso é recomendável beber bastante água.

  • O que devo levar comigo em minha viagem?

    Recomenda-se levar: capa de chuva, protetor solar, repelente de mosquitos, boné (ou chapéu), roupas confortáveis, calçados para caminhada, lanches, água para reidratação, dinheiro extra e documentos de identidade.

  • Posso conseguir guias turísticos no portão do sítio arqueológico?

    Sim, no portão de entrada de Puca Pucara você pode obter um serviço de guia turístico. Embora a maioria dos visitantes opte pelo City Tour, que já inclui o serviço de guia turístico.

  • Há transporte público para chegar lá?

    Você pode ir a Puca Pucara de transporte público a partir do ponto de ônibus “Rosaspata” na cidade de Cusco. O custo da viagem é de apenas 1 sol peruano. Você pode ir pelo serviço chamado “Señor del Huerto”.

  • Como é o clima?

    O clima em Puca Pucara é temperado e frio, com temperaturas que variam de 22ºC. a 3ºC. (à noite). A maioria dos visitantes chega durante a tarde, quando a temperatura fica em torno de 15ºC.

  • Quando devo ir?

    De acordo com especialistas, a melhor época para visitar é durante a estação seca (abril a outubro). Nesses dias, as chuvas são raras e o clima é mais ensolarado. Assim, os turistas poderão fazer seu passeio sem nenhum inconveniente.

  • Que outros lugares próximos você pode visitar?

    Tambomachay fica a apenas uma curta caminhada de Puca Pucara e, portanto, é a primeira opção para uma visita nas proximidades. Outras opções são visitar Qenqo e a fortaleza de Sacsayhuaman. A entrada para todos esses lugares está incluída no “Boleto Turístico del Cusco”..

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, junho 10, 2023