Os ingressos necessários para sua viagem a Machu Picchu
Os bilhetes necessários para sua viagem a Machu Picchu são os bilhetes de entrada para a cidadela inca, os bilhetes de trem Peru Rail ou Inca Rail e o bilhete de ônibus Consettur para o trecho final da cidade de Aguas Calientes. Além disso, você pode adicionar outros ingressos à sua viagem, como o Bilhete Turístico de Cusco ou o Bilhete do Circuito Religioso de Cusco, que lhe permite visitar outras atrações turísticas históricas na região de Cusco. Todos os ingressos para Machupicchu podem ser comprados on-line de qualquer lugar do mundo. Recomenda-se fazer isso com antecedência, pois a disponibilidade é limitada.
- Ingressos para Machu Picchu
- Preços oficiais dos ingressos para Machu Picchu
- Bilhetes de trem para Machu Picchu
- Ingressos de ônibus para Machu Picchu
- Outros ingressos que você pode querer na viagem a Machu Picchu
- Perguntas e respostas sobre os ingressos necessários para Machu Picchu
Machu Picchu, um local de importância histórica e religiosa no mundo
Quando falamos sobre os melhores destinos do mundo, os lugares naturais mais incríveis do planeta ou aqueles que não podem faltar em sua lista de desejos, Machu Picchu é certamente uma das primeiras ideias que vêm à mente, e não é à toa. Os incas escolheram um lugar incrível para construir sua cidade, no meio de uma das cadeias da Cordilheira dos Andes e da selva amazônica; eles a construíram de tal forma que não alterou a incrível paisagem ao seu redor; pelo contrário, foi projetada com total cuidado e respeito pela natureza, que era sagrada para eles. Além disso, sua localização não foi escolhida ao acaso, pois, assim como outros locais sagrados para grandes culturas antigas, como os egípcios ou os maias, ela também está sobreposta a uma das linhas geodésicas do planeta. Talvez a energia que pode ser sentida em Machu Picchu tenha a ver com o lugar que escolheram para ela.
Ingressos para Machu Picchu
- Os ingressos são a parte mais importante de uma viagem a Machu Picchu e, em alguns casos, devem ser reservados com meses de antecedência.
- Por exemplo, se estiver indo durante a alta temporada (maio a agosto) ou se quiser escalar a montanha Huayna Picchu. O ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu (Rota 3A) oferece uma das experiências mais incríveis que você pode ter em Machu Picchu e, na vida, é considerada uma das caminhadas curtas mais desafiadoras e de tirar o fôlego que existem. O que poderia ser tão desafiador em uma caminhada de duas horas?
- Esta famosa rota curta segue impressionantes trilhas de 500 anos, construídas pelos Incas entre as paredes verticais da montanha cercadas por desfiladeiros formados pelo caudaloso Rio Urubamba, com centenas de metros de altura; Mas, uma vez no topo, você pode ver uma das construções mais incríveis de Machu Picchu, o Templo da Lua. Mas isso não é tudo, a vista dessa maravilha do topo da montanha Huayna Picchu é um dos espetáculos mais deslumbrantes que você poderá vivenciar.
Estes são os dez tipos de ingressos para Machu Picchu
A entrada Machu Picchu + Montanha (Rota 1A)
Esta entrada oferece a caminhada até a parte mais alta de Machu Picchu, o topo da montanha Machupicchu a 3.082 msnm. Além disso, permite o ingresso ao sítio arqueológico no circuito 1, um passeio pela plataforma superior da cidadela inca. Esta rota é uma das mais longas, dura em média 5 horas e é recomendada para qualquer pessoa. Oferece dois horários de entrada: a partir das 06:00 da manhã e 09:00 da manhã. O custo aproximado do ingresso é 200 soles para estrangeiros e 112 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia. O ingresso à montanha é permitido para visitantes de todas as idades.
A entrada Machu Picchu Foto Clássica ou Terraço Superior (Rota 1B)
Trata-se de uma das entradas mais solicitadas em Machu Picchu pelos viajantes de todo o mundo. Permite o ingresso ao sítio arqueológico no circuito 1, o qual inclui a foto mais famosa e o passeio pelas construções incas mais populares. Oferece até dez horários de entrada a cada hora, das 06:00 da manhã até as 15:00. O tempo de visita é de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. O custo aproximado do ingresso é 152 soles para estrangeiros e 64 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia.
A entrada Machu Picchu + Inti Punku (Rota 1C)
A entrada para Inti Punku permite conhecer o circuito um, a parte alta da cidadela. Dentro dele, realiza-se um passeio até uma das estruturas mais impressionantes de Machu Picchu, a Ponte Inca, onde podemos visualizá-la de uma certa distância, mas com vistas impressionantes. A rota oferece até quatro horários de entrada: às 08:00 da manhã, 09:00 da manhã, 10:00 da manhã e às 11:00 da manhã. O tempo de visita é de 3 horas e 30 minutos. O custo aproximado do ingresso é 152 soles para estrangeiros e 64 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia.
A entrada Machu Picchu + Ponte Inca (Rota 1D)
Trata-se da entrada que oferece a caminhada simples até a pouco conhecida Ponte Inca, que marcava o limite oriental na cidade inca (rota apta para visitantes de todas as idades). Além disso, permite o ingresso ao sítio arqueológico no circuito 1, considerado um dos mais completos, pois inclui a foto mais famosa e o passeio pelas construções incas mais populares. Oferece quatro horários de entrada: às 08:00 da manhã, 09:00 da manhã, 10:00 da manhã e 11:00 da manhã. O tempo de visita é de 4 horas. O custo aproximado do ingresso é 152 soles para estrangeiros e 64 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia.
A entrada Machu Picchu Circuito Clássico ou Clássica Projetada (Rota 2A)
A entrada para os circuitos clássicos é uma das mais solicitadas em Machu Picchu. Esta rota permite o ingresso ao sítio arqueológico no circuito 2, um dos mais completos, pois inclui a foto mais famosa e o passeio pelas construções incas mais populares. Oferece até dez horários de entrada a cada hora, das 06:00 da manhã até as 15:00. O tempo de visita é de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. O custo aproximado do ingresso é 152 soles para estrangeiros e 64 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia.
A entrada Machu Picchu Circuito Clássico ou Terraço Inferior (Rota 2B)
A entrada para o circuito clássico pelo terraço inferior é uma das mais solicitadas em Machu Picchu. Esta rota permite o ingresso ao sítio arqueológico no circuito 2 com vistas impressionantes, o qual inclui um passeio pelas construções incas mais populares. Oferece até dez horários de entrada a cada hora, das 06:00 da manhã até as 15:00. O tempo de visita é de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. O custo do ingresso é 152 soles para estrangeiros e 64 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia.
A entrada Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu ou Waynapicchu (Rota 3A)
Esta entrada oferece a maior aventura dentro de Machu Picchu, a caminhada até o topo do Huayna Picchu. Além disso, permite o ingresso ao sítio arqueológico no circuito 3, um passeio pela parte baixa da cidadela inca (inclui construções como o Templo do Sol, a Casa do Inca e a Rocha Sagrada). Oferece dois horários de entrada: às 07:00 da manhã e às 09:00 da manhã. O tempo de visita é de 5 horas. O custo aproximado do ingresso é 200 soles para estrangeiros e 112 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia. O ingresso ao Huayna Picchu é permitido apenas para visitantes maiores de 12 anos.
A entrada Machu Picchu Templos Parte Baixa ou Realeza Projetada (Rota 3B)
Trata-se da entrada que oferece a caminhada pela zona urbana de Machu Picchu. Durante o trajeto, veremos lugares icônicos como o Templo do Sol, a Casa do Inca, as Fontes Cerimoniais, o setor das Três Portas e o Templo do Condor. Esta rota é uma das mais curtas, podendo durar até 3 horas. É uma rota ideal para pessoas em cadeira de rodas ou pessoas que necessitem de assistência em sua visita a Machu Picchu. Oferece até dez horários de entrada, das 06:00 da manhã até as 15:00. O tempo de visita é de cerca de 6 horas. O custo aproximado do ingresso é 152 soles para estrangeiros e 64 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia. O ingresso à montanha é permitido para visitantes de todas as idades.
A entrada Machu Picchu + Templo da Lua ou Grande Caverna (Rota 3C)
A entrada para a Grande Caverna é uma das mais aventureiras de Machu Picchu. Inclui a visita ao circuito 3, onde teremos visitas a lugares como o Templo do Sol, a Casa do Inca, as Fontes Cerimoniais e o setor das Três Portas. O percurso tomará uma distância de 3 quilômetros (ida e volta). A rota oferece dois horários de entrada, às 07:00 da manhã e às 08:00 da manhã. O tempo de visita pode durar até 4 horas. O custo aproximado do ingresso é 200 soles para estrangeiros e 112 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia.
A entrada Machu Picchu + Huchuy Picchu (Rota 3D)
Trata-se da entrada que oferece a rota até a montanha menor, a rota até o topo do Huchuy Picchu (2.497 msnm). Além disso, permite o ingresso ao sítio arqueológico no circuito 3, um passeio pela parte baixa da cidadela inca (que inclui construções como o Templo do Sol, a Casa do Inca e a Rocha Sagrada). Oferece dois horários de entrada: às 09:00 da manhã e às 11:00 da manhã. O tempo de visita é de 4 horas. O custo aproximado do ingresso é 152 soles para estrangeiros e 64 soles para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia. Esta pequena montanha é apta para pessoas maiores de 12 anos.
Preços oficiais dos ingressos para Machu Picchu
Tipo de Ingresso para Machu Picchu | Estrangeiro | Peru, Colômbia, Bolívia, Equador | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Adulto | Estudantes universitários | Menores de 18 anos | Adulto | Estudantes universitários | Menores de 18 anos | |
Ingresso Machu Picchu + Montanha – Rota 1A | 200 PEN | 125 PEN | 118 PEN | 112 PEN | 80 PEN | 80 PEN |
Ingresso Machu Picchu Clássico – Rota 1B | 152 PEN | 77 PEN | 70 PEN | 64 PEN | 32 PEN | 32 PEN |
Ingresso Machu Picchu + Inti Punku – Rota 1C | 152 PEN | 77 PEN | 70 PEN | 64 PEN | 32 PEN | 32 PEN |
Ingresso Machu Picchu + Ponte Inca – Rota 1D | 152 PEN | 77 PEN | 70 PEN | 64 PEN | 32 PEN | 32 PEN |
Ingresso Machu Picchu Circuito Clássico ou Clássico Projetado (Rota 2A) | 152 PEN | 77 PEN | 70 PEN | 64 PEN | 32 PEN | 32 PEN |
Ingresso Machu Picchu Circuito Clássico ou Terraço Inferior (Rota 2B) | 152 PEN | 77 PEN | 70 PEN | 64 PEN | 32 PEN | 32 PEN |
Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu – Rota 3A | 200 PEN | 125 PEN | 118 PEN | 112 PEN | 80 PEN | 80 PEN |
Ingresso Machu Picchu Templos Parte Inferior ou Realeza Projetada (Rota 3B) | 152 PEN | 77 PEN | 70 PEN | 64 PEN | 32 PEN | 32 PEN |
Ingresso Machu Picchu + Templo da Lua ou Grande Caverna (Rota 3C) | 200 PEN | 125 PEN | 118 PEN | 112 PEN | 80 PEN | 80 PEN |
Ingresso Machu Picchu + Huchuy Picchu (Rota 3D) | 152 PEN | 77 PEN | 70 PEN | 64 PEN | 32 PEN | 32 PEN |
PEN – Soles Peruanos
Bilhetes de trem para Machu Picchu
- As passagens de trem para Machu Picchu devem ser reservadas imediatamente após saber a data em que entrará em Machu Picchu, especialmente se houver pouco tempo entre a reserva e a visita.
- A menos que esteja entrando pela Trilha Inca, as únicas maneiras de entrar em Machu Picchu são de trem pelo Vale Sagrado dos Incas ou pela rota alternativa de Santa Maria (trekking e ônibus).
- Lembre-se de que, se você não reservar as passagens de trem com antecedência, poderá ter problemas para obtê-las; isso significa que você terá as passagens para entrar em Machu Picchu, mas não terá como chegar lá.
- Além disso, “reservar as passagens de trem juntamente com os ingressos de entrada para Machu Picchu com antecedência” permitirá que você escolha entre os diferentes serviços de trem e não tenha que escolher apenas entre os mais caros.
- Isso também lhe dará tempo suficiente para escolher entre os outros serviços que você precisa reservar em sua viagem a Machu Picchu, hotéis, guias ou outras experiências em Cusco ou no Vale Sagrado dos Incas.
Estes são os tipos de trens turísticos para Machu Picchu da Peru Rail:
- Serviço de Expedição: O trem turístico mais econômico da Peru Rail, que oferece mais saídas e frequências diárias. Inclui todo o conforto: assentos, mesas, janelas panorâmicas. Além disso, espaço para bagagem e venda de lanches e bebidas a bordo. É o trem que a maioria dos turistas prefere na Peru Rail.
- Serviço Vistadome: O trem turístico mais recomendado porque oferece serviços de alta qualidade, como lanches e bebidas de cortesia, show de dança a bordo, além de um desfile de roupas feitas de alpaca. Naturalmente, também oferece assentos, mesas e janelas panorâmicas superiores e laterais.
- Serviço Hiram Bingham: um dos trens mais luxuosos do mundo, oferecendo serviços VIP, como almoço ou jantar gourmet, vagão-bar com bebidas gratuitas, show de música a bordo, vagão observatório com vista para o exterior e até mesmo um serviço de guia turístico em Machu Picchu.
Esses são os tipos de trens turísticos da Inca Rail para Machu Picchu:
- O serviço Voyager: O trem turístico mais econômico da Inca Rail, que inclui mais partidas diárias de suas várias estações. Inclui o máximo conforto a bordo: assentos, mesas e janelas amplas. Também inclui espaço para bagagem e venda de lanches e bebidas. A viagem inclui o espetáculo teatral “Ollantay” a bordo, apresentado pela equipe do trem.
- O serviço 360: O trem turístico mais recomendado pela Inca Rail, pois oferece lanches e bebidas de cortesia, o show musical de teatro Ollantay, além de máximo conforto com assentos, mesas e janelas panorâmicas superiores e laterais (que proporcionam vistas de 360 graus da paisagem natural).
- The Private Service: O trem turístico mais luxuoso da Inca Rail e um dos mais VIP do mundo. Como o nome sugere, o trem parte de forma privada, a pedido do cliente, com espaço para até 8 pessoas. Inclui almoço ou jantar gourmet, bar gratuito, vagão observatório e vagão-restaurante com o máximo de elegância.
Ingressos de ônibus para Machu Picchu
- As passagens de ônibus para Machu Picchu serão muito importantes se você não estiver em boa forma física, se vier com crianças pequenas ou se tiver reservado passagens para qualquer uma das montanhas de Machu Picchu.
- Mas elas são importantes não apenas porque você precisa chegar cedo para começar as caminhadas nas montanhas, mas também porque, de qualquer forma, podem evitar que você chegue cansado à cidade inca de Machu Picchu.
- Embora a caminhada de Aguas Calientes a Machu Picchu seja muito bonita, lembre-se de que o melhor está lá em cima e que você deve tentar conservar toda a sua energia para caminhar em Machu Picchu.
- As passagens de ônibus para Machu Picchu só podem ser reservadas pessoalmente com seu passaporte. É possível comprar passagens de ônibus para Machu Picchu em Cusco ou Aguas Calientes.
- A bilheteria em Aguas Calientes está localizada bem perto da estação de trem e bem em frente a ela, a estação onde você pode embarcar no ônibus.
Outros ingressos que você pode querer na viagem a Machu Picchu
Bilhete turístico para Cusco
É verdade que Machu Picchu é a experiência mais incrível em Cusco, Peru, e um dos lugares mais impressionantes do mundo; no entanto, essa não é a única grande experiência que você pode ter ao viajar para Machu Picchu. Cusco e o Vale Sagrado dos Incas oferecem outros lugares incríveis, que complementam muito bem a experiência de Machu Picchu; no entanto, para visitar o mais impressionante deles, você precisará saber como comprar o bilhete turístico de Cusco.
Bilhete do Circuito Religioso de Cusco
Cusco tem mais de uma dúzia de igrejas, que são incríveis e abrigam grande arte e grande parte do sincretismo religioso da cidade; de uma época em que os antigos peruanos tentavam esconder alguns de seus próprios costumes, dentro dos costumes de seus conquistadores. Você pode comprar esse ingresso em qualquer uma das igrejas da Plaza de Armas de Cusco.
Perguntas e respostas sobre os ingressos necessários para Machu Picchu
1) Qual é o melhor tipo de ingresso para Machu Picchu?
Os ingressos ‘Machu Picchu Foto Clássica ou Terraço Superior (Rota 1B)’ e ‘Machu Picchu Circuito Clássico ou Desenhado Clássico (Rota 2A)’ são considerados os mais recomendados, pois incluem a foto clássica e a oportunidade de fazer o Circuito 1 ou o Circuito 2, os percursos turísticos mais populares do sítio arqueológico.
2) Qual é o melhor tipo de trem para Machu Picchu?
Os trens mais recomendados para a viagem a Machu Picchu são os serviços Vistadome da Peru Rail e The 360 da Inca Rail. Ambos oferecem uma experiência agradável antes da sonhada visita a Machu Picchu.
3) É necessário ter uma passagem de ônibus para Machu Picchu?
Não, a passagem de ônibus da Consettur cobre a rota Aguas Calientes – Machu Picchu – Aguas Calientes, que também pode ser feita a pé por um trecho árduo de aproximadamente 2 horas. A passagem de ônibus pode ser comprada na cidade de Aguas Calientes.
4) Qual ingresso me permite visitar a montanha Huayna Picchu?
O bilhete “Machupicchu + Huayna Picchu Rota (3D)” é o que permite a visita e a trilha de caminhada até o topo da famosa montanha Huayna Picchu (2.693 metros acima do nível do mar).
5) Qual ingresso me permite tirar a foto clássica de Machu Picchu?
Os ingressos ‘Circuito Clássico de Machu Picchu ou Clássico Projetado (Rota 2A)’ e o ingresso ‘Circuito Clássico de Machu Picchu ou Terraço Inferior (Rota 2B)’ permitem que você faça o circuito 2 na cidade inca. Essas rotas incluem uma visita à área da Casa do Guardião, onde fotos clássicas podem ser tiradas.
6) Que ingresso eu preciso para visitar Sacsayhuaman em Cusco?
O Bilhete Turístico de Cusco oferece entrada para diferentes sítios arqueológicos em Cusco, incluindo a fortaleza de Sacsayhuaman (localizada a apenas 1 quilômetro do centro de Cusco).
7) Que ingresso é necessário para visitar a Trilha Inca até Machu Picchu?
A Trilha Inca é uma rota histórica protegida pelo Estado peruano. Para percorrê-la, é necessário contratar um passeio por meio de uma agência de turismo. Somente as agências podem gerenciar as permissões de entrada para essa rota turística.
8) Que ingresso é necessário para visitar o Intihuatana em Machu Picchu?
O Intihuatana não pode ser visitado hoje, mas através de ingressos pelo circuito é possível vê-lo de uma altura maior.
9) Quanto custa o ingresso Solo Machu Picchu?
Esse tipo de ingresso para Machu Picchu custa 152 soles para adultos estrangeiros e 64 soles para adultos da Comunidade Andina (Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia). Há descontos para estudantes universitários e crianças com menos de 18 anos de idade.
10) Quanto custa o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu?
Esse tipo de ingresso para Machu Picchu custa 200 soles para adultos estrangeiros e 112 soles para adultos da Comunidade Andina (Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia). Há descontos para estudantes universitários e crianças menores de 18 anos.
Conselhos de pessoas que estiveram lá

“Ruínas espetaculares“
“São tantas as expectativas geradas por uma viagem a Machu Picchu que qualquer um pensaria que ela está fadada a decepcionar; mas tudo o que você lê e vê de antemão sobre Machu Picchu está lá, e é mais do que isso. Machu Picchu é espetacular até mesmo em fotos; é possível que todas essas fotos lhe deem uma ideia do que você verá em Machu Picchu, mas elas definitivamente não podem fazer você sentir o que você sentirá lá, vale a pena tudo o que você tem que fazer para chegar a Machu Picchu, cada passo. Recomendo totalmente que contrate um bom guia e traga bastante água, pois em nenhum lugar do interior será possível conseguir algo para beber ou comer, e se, como nós, você tem a ideia de aproveitar cada segundo em Machu Picchu, a melhor coisa a fazer é vir preparado; também recomendo subir de ônibus a partir de Aguas Calientes; porque, apesar de ser muito caro, você precisará e desejará toda a energia possível para ver e “ver de novo” as estruturas incríveis que Machu Picchu tem.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, abril 28, 2025