Huayna Picchu 48 artigos
Montanha Huayna Picchu
Clique para classificar o artigo

Huayna Picchu um desafio para os visitantes

Todos nós conhecemos a impressionante silhueta da grande montanha Huayna Picchu, que fez de Machu Picchu um ícone mundial por meio das magníficas fotografias espalhadas pela Internet, mas poucos já escalaram seus penhascos de rocha e desfrutaram de uma vista única da cidade inca de Machu Picchu.



Montanha Huayna Picchu
Montanha Huayna Picchu

A desafiadora montanha Huayna Picchu

A montanha Huayna Picchu está localizada ao norte da montanha Machu Picchu, a uma altitude de 2.693 m.a.s.l. Ela faz parte da formação orográfica conhecida como Batolito de Vilcabamba, que é uma extensão da Cordilheira Central dos Andes.

Huayna Picchu, em quíchua, significa Montanha Jovem e faz parte das três montanhas sagradas existentes em Machu Picchu, ou seja, Montanha Machu Picchu ou Montanha Velha, Montanha Huayna Picchu ou Montanha Jovem e Montanha Putucusi ou Montanha Feliz.

Do topo dessa montanha, tem-se uma vista espetacular da cidade inca de Machu Picchu, das estradas, das pontes e do Portão Sagrado de Inti Punku, por onde se entra na Trilha Inca. Por todos esses motivos, atribui-se ao Huayna Picchu uma função de controle e vigilância.

Para a subida a essa montanha íngreme, há um caminho estreito com seções que incluem degraus esculpidos na rocha. Durante a subida, há uma paisagem com vegetação densa típica da selva. Além disso, na mesma montanha, você pode encontrar o Templo da Lua ou Grande Caverna aos pés de Huayna Picchu, que agora tem seu próprio ingresso. Esse ingresso só está disponível durante a alta temporada (de 1º de junho a 15 de outubro). Lá você pode encontrar belas construções incas compostas de nichos, paredes e nichos.

Deve-se observar que a montanha é cercada por terraços, que eram usados para fins de contenção e agricultura. A cidade inca de Machu Picchu tem uma altitude de 2430 m.a.s.l. e a Huayna Picchu é 263 metros mais alta. O Huayna Picchu é uma montanha íngreme, mas menos alta que a montanha de Machu Picchu, a subida tem um certo grau de dificuldade, não sendo recomendada para pessoas que sofrem de vertigem.

Localização

A montanha Huayna Picchu está localizada entre os quilômetros 82 e 122 no nordeste do departamento de Cusco, na província de Urubamba, distrito de Machu Picchu. A Huayna Picchu pertence ao Santuário Histórico de Machu Picchu e fica ao norte da Cidade Inca, podendo ser vista ao fundo de Machu Picchu nas fotos da enigmática Llaqta ou Cidade Inca.

Acesso

É possível subir o Huayna Picchu por um caminho íngreme, que começa exatamente no setor Huayranas dentro de Machu Picchu, onde há um caminho bem sinalizado desde o portão de entrada da Cidade Inca até chegar a uma cabine de controle de entrada e saída de visitantes.

O caminho estreito de subida inclui degraus esculpidos na borda das paredes da montanha.

As novas estações oficiais para entrada em Machu Picchu
As últimas modificações que foram feitas em 2024 deixaram uma mudança importante. Agora você pode encontrar duas temporadas oficiais em Machu Picchu. A primeira é a alta temporada, que começa de 1º de junho a 15 de outubro. Além disso, durante essa temporada, você pode encontrar mais passagens e também novas rotas e destinos. A temporada regular é o resto do ano e também coincide com a estação das chuvas. Se você planeja visitar durante a alta temporada, deve fazer sua reserva com 3 ou 4 meses de antecedência, especialmente para o bilhete Machu Picchu + Huayna Picchu.

Mapa da rota para Huayna Picchu
Mapa da rota para Huayna Picchu

Paisagem natural de Huayna Picchu

A Montanha Huayna Picchu está localizada no meio de uma paisagem de selva, cercada por uma vegetação exuberante com um habitat de pássaros, borboletas, insetos, entre outros, todos pertencentes a uma paisagem tropical, além de poder apreciar abismos profundos. Os paredões rochosos, que são encontrados durante a subida, pertencem ao Batolito de Vilcabamba, e estamos falando do granito branco.

O clima é quente e temperado, durante a estação seca (abril a outubro) e com a presença de chuvas (novembro a março), embora Machu Picchu mantenha seu brilho e vegetação durante todo o ano.

Outro fato interessante, além da vista da cidade inca de Machu Picchu e seus arredores, é a vista do rio Vilcanota e, ao fundo, o cânion, cujas águas turbulentas ainda podem ser ouvidas trovejando nesse lugar alto.

E para coroar a vista, você pode ver desse ponto o nevado Salkantay (Apu Sagrado dos Incas), bem como o Inti Punku ou a entrada para Machu Picchu a partir da Trilha Inca.


O que encontramos ao escalar Huayna Picchu?

Durante a subida íngreme, é possível começar a apreciar a paisagem e a vista panorâmica da montanha.

Agora, durante a alta temporada para entrar em Machu Picchu, na montanha Huayna Picchu, você pode fazer o passeio até o Templo da Lua. Isso necessariamente com o ingresso de mesmo nome (Machu Picchu + Templo da Lua). Esse ingresso é uma das melhores alternativas caso não haja disponibilidade para o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu.

Vale a pena mencionar que os incas adoravam a Lua ou Killa, e o templo existente em Huayna Picchu é uma amostra de suas crenças. Nesse santuário, provavelmente eram realizadas cerimônias religiosas em torno de suas múmias sagradas.

Por outro lado, em Huayna Picchu, podem ser vistos terraços e recintos que fazem parte de um local de controle ou de um observatório astronômico, o que pode ter essa função, considerando a localização estratégica da montanha Huayna Picchu.

Deve-se observar que, ao iniciar a subida, é possível distinguir alguns penhascos cobertos de vegetação.

Templo da Lua - Huayna Picchu
Templo da Lua – Huayna Picchu

Limite para escalar Huayna Picchu

Os ingressos para Huayna Picchu são escassos, há apenas 400 vagas no total, portanto, recomenda-se fazer reserva antecipada.

  • Espaços Huayna Picchu grupo 1: 200 espaços disponíveis por dia.
  • Espaços Huayna Picchu grupo 2: 200 espaços disponíveis por dia.

Em ambas as ocasiões, é aconselhável passar a noite em Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo. Nesse distrito turístico, você pode encontrar vários hotéis e restaurantes, portanto, onde passar a noite não será um problema. Esse conselho se aplica ao primeiro horário, enquanto que, para o segundo, é possível fazer a viagem a partir de Cusco, mas isso requer acordar cedo e começar a viagem no primeiro trem que chegar a Machu Picchu Pueblo.


Horário de visita

  • Horário de Huayna Picchu 1: A entrada para Machupicchu é a partir das 7h. A entrada para Huayna Picchu é a partir das 8:00 horas.
  • Horário 2 de Huayna Picchu: A entrada para Machupicchu é a partir das 9:00 horas. A entrada para Huayna Picchu é a partir das 10:00 horas.

Tempo de subida

A caminhada, dependendo da condição física da pessoa, leva 1 hora e 30 minutos em cada sentido. Recomenda-se ter muito cuidado ao subir a montanha e, principalmente, ter muito cuidado no caminho de volta, para evitar acidentes.


É possível explorar Machu Picchu e escalar o Huayna Picchu no mesmo dia?

Sim, e é o mais aconselhável para pessoas que não têm muito tempo; nesse caso, o mais importante é comprar sua passagem Machu Picchu + Huayna Picchu com antecedência e chegar à cidade de Aguas Calientes ou ao povoado de Machu Picchu bem cedo; Isso permitirá que você suba a Huayna Picchu no primeiro ou segundo grupo, desça antes das onze horas e aproveite Machu Picchu sem pressa; no entanto, você também pode visitar primeiro a cidade inca de Machu Picchu e depois subir a Huayna Picchu no terceiro grupo e, após a descida, continuar sua visita à cidade inca.

Vista da montanha Huayna Picchu a partir da cidadela inca
Vista da montanha Huayna Picchu a partir da cidadela inca

Qual é a dificuldade do Huayna Picchu?

Ela pode ser classificada como de dificuldade moderada. É uma subida vertical de 300 metros; tem escadas muito íngremes, estreitas e irregulares; tem alguns caminhos muito estreitos onde você terá que se segurar em cordas para atravessá-los; mas, apesar de tudo isso, não é realmente muito complicado.

Embora não seja realmente perigoso, você terá de seguir o percurso sinalizado o tempo todo e, se encontrar seu próprio caminho ou não seguir os caminhos sinalizados, poderá sofrer um acidente muito sério. Não é recomendável se você sofre de vertigem, pois será muito difícil, pois é uma ladeira íngreme com degraus; o problema é que os passageiros que sofrem de vertigem geralmente têm medo dela. Mas sempre há a possibilidade de descer.


Qual é a melhor época para escalar o Huayna Picchu?

Embora não exista um momento perfeito. Portanto, você terá que decidir quando fazer isso, levando em conta suas preferências. Se a chuva o incomodar ou se estiver com muito frio. Em resumo, podemos dizer que:

  • Janeiro, fevereiro e março devem ser evitados por pessoas que não gostam muito de chuva.
  • Abril, novembro e dezembro mostram um equilíbrio entre temperaturas não muito frias e clima agradável.
  • Os meses de maio e outubro oferecem clima quente, bastante agradável e temperaturas frias.
  • Junho, julho, agosto e setembro são, em nossa opinião, os melhores meses, pois as noites são frescas, o clima é muito agradável e chove muito pouco.
Turistas descendo a escada da morte em Huayna Picchu
Turistas descendo a escada da morte em Huayna Picchu

Tenho que reservar o Huayna Picchu com antecedência?

Localizado próximo ao Santuário de Machu Picchu, escalar a montanha de Huayna Picchu é uma experiência que certamente valerá a pena; lá você encontrará construções incas. Chegar ao topo é uma experiência indescritível, a vista é maravilhosa. O ingresso para Huayna Picchu não pode ser obtido separadamente, portanto, você deve fazer sua reserva com dois meses de antecedência, comprando seu ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu. Nos últimos anos, Huayna Picchu se tornou uma das opções mais solicitadas por visitantes de todo o mundo, que desejam uma lembrança inesquecível de Machu Picchu.


Há restrições de idade para Huayna Picchu?

Sim, durante a atualização da disponibilidade de ingressos para Machu Picchu, foi determinado que as rotas de trekking para alguns locais são apenas para pessoas com mais de 18 anos de idade. Nesse sentido, o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu não é mais permitido para crianças ou pessoas com mais de 12 anos de idade.

Turista meditando no cume de Huayna Picchu
Turista meditando no cume de Huayna Picchu

Onde posso deixar minha bagagem?

É melhor chegar com apenas a quantidade indicada (5 kg por pessoa); no entanto, se tiver trazido mais, você pode deixar seus pertences em armários, que podem ser encontrados no portão de entrada de Machu Picchu.


Recomendações

  • Se você decidiu escalar Huayna Picchu, lembre-se de comprar seus ingressos de entrada com antecedência.
  • Se você estiver no terceiro grupo, poderá tirar fotos da cidade de Machu Picchu, sem muito fluxo de pessoas.
  • Observe que, durante a estação chuvosa, o piso fica escorregadio e é preciso subir com muito cuidado.
  • Não se esqueça de levar protetor solar e repelente de insetos, além de bons calçados antiderrapantes, proteção para a cabeça e, é claro, na estação chuvosa, um bom mackintosh.
  • Por fim, devemos dizer que, se você não estiver em boas condições físicas ou sofrer de vertigem, é aconselhável optar pela entrada para Machu Picchu Solo e fazer uma caminhada mais leve, como a Ponte Inca.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Huayna Picchu

Alonso R.Por: Alonso R.

“Épico!“

“Uma montanha para quem busca emoção, belas vistas e aventura sem igual. A subida é intensa, mas ao mesmo tempo mágica. A descida também é pesada. Não se esqueça de levar proteção contra insetos, água e sua câmera. Descanse nas sombras e tenha muita atitude. A vertigem pode causar problemas, mas é um grande desafio a ser superado. Não se esqueça de visitar o Templo da Lua.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 21, 2024