Onde pegar o trem
Clique para classificar o artigo

Onde pegar o trem para Machu Picchu?

A grande maioria dos turistas visita Machu Picchu por meio da clássica viagem de trem a partir da cidade de Cusco. As outras duas maneiras são mais aventureiras, porém mais longas: a Trilha Inca de 4 dias ou a rota hidrelétrica de 2 dias. A viagem de trem permite uma viagem de ida e volta em apenas 1 dia. Entretanto, muitos turistas não sabem onde pegar o trem para Machu Picchu. Saiba mais sobre as diferentes estações de trem e todas as informações necessárias para a viagem de trem até a Maravilha do Mundo.



Estação de trem de Aguas Calientes
Estação de trem de Aguas Calientes – Vila de Machu Picchu

Onde pegar o transporte para Machu Picchu via Hidrelétrica?
A rota de Cusco a Machu Picchu pela Hidrelétrica é uma alternativa à clássica viagem de trem. Essa rota começa na cidade de Cusco. O visitante deve contratar um transporte turístico em grupo por meio de uma das muitas agências de turismo em Cusco. O custo varia de 15 a 20 dólares, dependendo da agência de turismo que você contratar. A viagem leva 5 horas até a Hidrelétrica, na selva de Cusco. Em seguida, é uma caminhada de 2 horas até o vilarejo de Aguas Calientes. Finalmente, o dia 2 termina com o transporte (ou caminhada) até Machu Picchu. A viagem de volta segue a mesma rota. Essa é a maneira mais econômica de chegar a Machu Picchu.


Onde pegar o trem para Machu Picchu?

  • O trem para Machu Picchu parte de Cusco, na Cordilheira dos Andes, no Peru.
  • Dependendo do serviço de trem escolhido, você pode embarcar na estação da cidade de Cusco, na estação de Poroy ou na estação de Ollantaytambo.
  • A maioria dos serviços de trem parte da estação de Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas. Trata-se de uma pequena cidade a 2 horas de ônibus da cidade de Cusco.
  • Se estiver fazendo a viagem por conta própria, lembre-se de organizar muito bem seus horários. O horário do trem que você escolher deve coincidir com o tipo de ingresso para Machu Picchu que você escolheu. Acredite, você não vai querer perder sua entrada na montanha Huayna Picchu por não ter chegado a tempo na entrada dessa montanha.
Estação de trem Wanchaq - Cusco
Estação de trem Wanchaq – Cusco

Quais são as estações de trem para Machu Picchu?

Essas são as estações de trem para a viagem a Machu Picchu:

  • Estação de San Pedro – A estação de trem de San Pedro está localizada no centro histórico de Cusco, em frente à pequena praça e ao famoso mercado de San Pedro. Além de vender passagens de trem, alguns serviços turísticos, como o Expedition e o Vistadome, partem dessa estação. A viagem até Aguas Calientes (cidade de Machupicchu) leva cerca de 4 horas.
  • Estação Wánchaq – A estação Wánchaq também fica no centro de Cusco. É a principal estação de onde partem alguns trens turísticos, como o Expedition e o Vistadome, bem como ônibus para o traslado até a estação de Ollantaytambo. De Wánchaq, a viagem de trem leva 4 horas.
  • Estação de Poroy – A estação de Poroy está localizada a cerca de 15 quilômetros da cidade de Cusco (30 minutos de estrada). Alguns serviços de trens turísticos, como Expedition, Vistadome e Hiram Bingham, partem de lá. De lá, a viagem até Aguas Calientes leva em média 3 horas e 30 minutos.
  • Estação de Ollantaytambo – A estação de Ollantaytambo está localizada a 61 quilômetros por estrada da cidade de Cusco. É a estação mais usada pelos turistas, pois oferece o maior número de partidas diárias, incluindo Expedition, Vistadome, Hiram Bingham, bem como o trem local para os peruanos. A viagem até Aguas Calientes leva em média 1 hora e 45 minutos.
Estação de trem - PeruRail
Estação de trem – PeruRail

E onde pegar o trem de volta para Cusco?

  • A estação final do trem para Machu Picchu fica na estação de trem de Aguas Calientes. A apenas 2 quadras dela, dentro do mercado de artesanato do vilarejo, está a estação de trem. O mesmo ponto de chegada será onde você terá que embarcar no trem de retorno. Lembre-se de estar na estação meia hora antes do horário de partida do trem. A viagem de volta a Ollantaytambo leva 1 hora e 40 minutos. Em seguida, continue com uma viagem de ônibus de 1 hora e 45 minutos até a cidade de Cusco.

Como chegar a Ollantaytambo?

  • Ollantaytambo é uma das estações de trem mais utilizadas pelos visitantes, pois oferece o maior número de partidas diárias para Machu Picchu.
  • Ollantaytambo fica a 61 quilômetros por estrada da cidade de Cusco, passando por cidades turísticas como Chinchero e Urubamba.
  • Da cidade de Cusco, você deve pegar transporte turístico público ou privado. As minivans de transporte turístico saem da Rua Pavitos e levam 1 hora e 45 minutos (o custo é de 12 soles peruanos). O transporte turístico privado pode ser contratado com uma agência de turismo em Cusco, seja on-line ou pessoalmente em uma agência autorizada.
  • Outra opção é comprar uma passagem de trem que inclua o ônibus para Ollantaytambo. Esse tipo de serviço é chamado de “Bimodal” e é oferecido tanto pela Peru Rail quanto pela Inca Rail, as duas empresas de trem para Machu Picchu.
Estação de trem de Ollantaytambo
Estação de trem de Ollantaytambo

Quais são as empresas de trem para Machu Picchu?



Quais trens estão disponíveis para Machu Picchu?

Esses são os trens disponíveis para a viagem de Cusco a Machu Picchu:

Trens ferroviários do Peru:

  • Expedition – Trem turístico para estrangeiros que parte de todas as estações disponíveis: San Pedro, Wánchaq, Poroy e Ollantaytambo. Oferece todo o conforto, além de atenção a bordo.
  • Vistadome – Trem turístico para estrangeiros que parte de todas as estações disponíveis: San Pedro, Wánchaq, Poroy e Ollantaytambo. Oferece todo o conforto, além de janelas superiores e laterais, bem como lanches, bebidas de cortesia e shows a bordo.
  • Hiram Bingham – Trem turístico de luxo que parte das estações de Poroy e Ollantaytambo. Oferece vagão-restaurante, vagão-observatório (com varanda), almoço gourmet (ou jantar gourmet), bar gratuito, show de música ao vivo, entrada e guia em Machu Picchu e muito mais. É um dos trens mais luxuosos do mundo.
  • Trem local – Trem turístico econômico, mas disponível apenas para visitantes de Cusco e do Peru. Destina-se a ser usado por pessoas que precisam percorrer a rota diariamente. Não oferece serviços turísticos, apenas assentos e janelas.

Trens Inca Rail:

  • O Voyager – Trem turístico para estrangeiros disponível na estação de Ollantaytambo. É o serviço mais econômico para estrangeiros. Oferece todo o conforto, como assentos, mesas, janelas amplas, música ambiente e show musical a bordo (drama de Ollantaytambo).
  • O 360 – Trem turístico para estrangeiros disponível na estação de Ollantaytambo. Caracteriza-se principalmente por suas janelas superiores e laterais com belas vistas. Oferece lanches, bebidas de cortesia, além de um show musical a bordo (drama Ollantay).
  • The Private – Trem turístico de luxo que parte da estação de Ollantaytambo. Oferece vagão lounge bar com varanda ao ar livre, bebidas, menu gourmet de três pratos, show de música ao vivo, show musical (drama Ollantay), bem como ônibus, entrada e guia profissional em Machu Picchu.



Perguntas e respostas sobre onde pegar o trem para Machu Picchu

  • Qual é a melhor estação de trem para Machu Picchu?

    Definitivamente, a maioria dos serviços parte da estação de trem de Ollantaytambo. É a estação mais recomendada, localizada a 2 horas de estrada de Cusco.

  • Onde fica Cusco e onde fica Machu Picchu?

    Cusco e Machu Picchu ficam a pouco mais de 100 quilômetros de distância. A rota mais rápida é de ônibus e trem da estação de Ollantaytambo.

  • Quais são os trens da Peru Rail?

    A Peru Rail oferece até quatro tipos de serviços: Expedition, Vistadome, Hiram Bingham e trem local (somente para peruanos).

  • Quais são os trens da Inca Rail?

    A Inca Rail oferece até três tipos de serviços: The Voyager, The 360 e The Private.

  • De onde parte o trem local para os peruanos irem a Machu Picchu?

    O trem local para peruanos para Machu Picchu parte de duas estações: estação San Pedro ou estação Ollantaytambo.

  • Posso chegar a Machu Picchu a pé?

    Sim, a rota de caminhada mais popular para Machu Picchu é a Trilha Inca de 4 dias. Essa rota de trekking começa no quilômetro 82 da ferrovia e termina em Machu Picchu pelo portão do sol, o Intipunku.

  • É obrigatório pegar o trem para Machu Picchu?

    O trem é a rota mais rápida e segura para Machu Picchu. As outras rotas são a Trilha Inca e a rota Hidroelétrica. A última começa em Cusco e vai até a estação Hidroelétrica na selva de Cusco (5 horas de viagem). Finalmente, são 2 horas de caminhada até Aguas Calientes (vilarejo de Machupicchu).

  • Como chegar a Machu Picchu saindo de Lima?

    Para chegar a Machu Picchu de Lima (capital do Peru), é preciso primeiro fazer uma viagem à cidade de Cusco, seja de ônibus ou avião.

  • Qual é o trem mais caro para Machu Picchu?

    Definitivamente, o trem mais caro para viajar para Machu Picchu é o serviço de luxo Hiram Bingham da Peru Rail e o serviço de luxo The Private da Inca Rail.

  • Onde pegar o trem de volta de Machu Picchu para Cusco?

    O trem de retorno de Machu Picchu para Cusco é tomado na cidade de Aguas Calientes. A viagem pode ser feita até a estação de Ollantaytambo (depois de ônibus) ou diretamente até a estação de San Pedro, em Cusco.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Sandra VPor: Sandra V

“Incrível“

“Um dos lugares mais bonitos que já vi em minha vida. Subi a montanha Machu Picchu, pois não consegui reservar as passagens para subir a montanha Huayna Picchu. Gostei muito dessa montanha, pois é mais alta que a Huayna Picchu, mas mais fácil de escalar, e é possível tirar belas fotos dela. Fiquei tão impressionado com Machu Picchu que voltei para casa com vários livros sobre Machu Picchu e a cultura inca.“


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, março 20, 2024