Museu Inka: o melhor de Cusco
O museu Inka é considerado o melhor de Cusco. Possui um importante acervo de cerâmicas, têxteis, ferramentas e até múmias da época Inca e pré-Inca. O museu está localizado a poucos passos da Plaza de Armas, numa casa colonial ‘a Casa do Almirante’ e antigo palácio do Inca Huáscar. A entrada custa 10 soles para estrangeiros e 5 soles para peruanos. O museu funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados e domingos das 9h às 16h. Saber mais!
- O museu Inka, o melhor de Cusco
- Por que devo visitar o museu Inka em Cusco?
- O que encontrarei no museu Inka?
- As salas e exposições do museu Inka
- Localização
- Custos
- Horário de funcionamento
- Mais informações
- Perguntas e respostas: Museu Inca de Cusco
A grande história de Cusco, capital do império Inca
Você se interessa pela cultura dos Incas? Então a cidade de Cusco oferece uma variedade de museus muito atrativos para o visitante. Entre estes, o da Universidade San Antonio Abad (UNSAAC) ou, simplesmente, o Museu Inka, é uma das melhores opções. Isso se deve à grande quantidade de joias em prata, ouro, tecidos, múmias e, principalmente, à coleção de keros ou embarcações incas (a maior do mundo) que este local cultural possui.
O museu Inka, o melhor de Cusco
- Na cidade de Cusco existem vários museus, entre eles: o Museu de Arte Pré-colombiana, o Museu Sítio Coricancha, o Museu Casa Concha e o Museu Inca.
- O museu Inka é considerado o melhor de Cusco, a antiga capital do império Inca.
- O museu possui uma importante coleção de cerâmicas, têxteis, ferramentas de pedra, madeira e até múmias incas.
- O museu possui sete salas que mostram o avanço das antigas culturas do Peru, desde os primeiros habitantes de Cusco, como: o Chavín (1.200 – 400 aC), o Marcavalle (1.000 – 700 aC), o Nazca (100 – 800 aC). DC), Wari (600 – 1.200 DC), até a era Inca (1230 – 1535 DC).
- Além disso, o museu possui uma coleção de telas da época colonial (escola de pintura de Cusco).
- No acervo destacam-se as cerâmicas Moche, os keros ou vasos cerimoniais incas, os mantos Paracas, objetos de ouro e prata e até trepanações cranianas.
- Da mesma forma, o museu conta com exposições modernas de têxteis andinos confeccionados tradicionalmente na cidade de Chinchero (Vale Sagrado dos Incas).
- Por fim, o museu oferece maquetes de sítios arqueológicos, mapas educativos, representação de uma tumba inca e tudo dentro de um casarão colonial com muita história. O casarão fazia parte da Casa do Almirante (em referência ao Almirante Alderete Maldonado).
- Antes da era colonial, o local era o palácio do imperador Huáscar.
Por que devo visitar o museu Inka em Cusco?
- O Museu Inca tem uma importância histórica muito relevante porque foi aqui que durante a época Inca foi a residência de Huáscar, imperador de Tahuantinsuyo.
- Também é conhecida como Casa do Almirante porque foi construída no século XVII pelo Almirante Alderete Maldonado.
- A sua estrutura mantém-se até hoje, apesar de em 1950 ter sido danificada por um terramoto. Porém, em 1952 parte do estabelecimento foi demolido e posteriormente restaurado.
- No processo, perderam-se peças originais e um número significativo de tectos em caixotões. Os tesouros que este museu guarda datam da era pré-incaica ao século XX. A história de Cusco está resumida aí.
O que encontrarei no museu Inka?
- Em ordem cronológica, o Museu Arqueológico de Cusco (também conhecido como este) mostra o desenvolvimento de diversas culturas pré-incas como Chavín (1000 a.C.), Marcavalle (1000 a.C.), Nazca (1000 a.C.), Wari (800 d.C.) e outros até o início dos Incas.
- Além disso, a exposição destaca a importância do meio ambiente, das técnicas de subsistência, das atividades e até da recriação de uma tumba inca também chamada de Mallki Wasi.
- Seu acervo reúne peças importantes como têxteis, vasos cerimoniais, vasos cerimoniais (keros), trabalhos em ouro e prata, armas de guerra, restos humanos mumificados e muito mais.
As salas e exposições do museu Inka
A tradição Inca e pré-Inca ganha importância até hoje devido à identidade cultural com os Cusqueños. No Museu Inca há exposições temporárias que destacam a tradição das comunidades andinas que ainda praticam o que aprenderam com seus antepassados. Artistas de Cusco expõem seus trabalhos como: escultura em pedra, tecelagem, cerâmica e muito mais.
Estas são as salas em exposição:
- Sala de Culturas Pré-Incas – Esta sala exibe cerâmicas e artefatos líticos de culturas pré-incas, principalmente: Chavín, Paracas, Nazca, Wari, Mochica e Chimú.
- Sala de assentamentos humanos pré-incas – Esta sala mostra painéis, cerâmicas e ferramentas líticas das primeiras culturas que habitaram a região de Cusco, como: Marcavalle, Qorakalli, Chanapata e muito mais.
- Sala Ambiente – Esta sala mostra as diferentes regiões geográficas de Cusco, como Quechua, Puna ou Yunga (região da selva). A demonstração se dá por meio de mapas e maquetes com infográficos.
- Sala das Origens Incas – Esta sala demonstra a origem da etnia Inca do Altiplano por volta do século XII. São mapas, infográficos e cerâmicas que mostram os primeiros anos dos Incas no vale de Cusco.
- Sala da Continuidade Inca – Esta sala também é conhecida como ‘Os Incas de Qosqo’ por oferecer uma coleção de vasos cerimoniais, têxteis, cerâmicas e desenhos (de Guamán Poma de Ayala) da época imperial dos Incas.
- Sala da Invasão Espanhola – Como o próprio nome indica, esta sala exibe esculturas, telas, retratos e móveis da época espanhola em Cusco (do século XVI).
- Salão de Mallki Wasi ou Tumbas Incas – Esta sala apresenta uma amostra de uma tumba inca com múmias e cercada por objetos sagrados como cerâmicas, tecidos e oferendas aos deuses.
Localização
O museu Inka está localizado na Cuesta del Almirante 103, próximo à Plaza de Armas de Cusco. A partir daí, basta caminhar alguns passos (atrás da Sé Catedral) para aceder à porta do museu.
Custos
Estas são as taxas de entrada no museu:
Museu Inca de Cusco | Estrangeiro | Peruano |
---|---|---|
Adulto | 20 soles | 10 soles |
Estudante | 10 soles | 5 soles |
Horário de funcionamento
O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados o atendimento é das 9h às 16h.
Mais informações
- A beleza arquitetônica do Museu Inca é um grande atrativo para os visitantes. O que há de mais representativo no local são os caixotões característicos da época. A fachada da porta principal caracteriza-se pelas colunas de pedestal.
- A decoração é feita com rosetas circulares e quadradas. Essa estrutura se repetia em muitas casas de Cusco da época.
Perguntas e respostas: Museu Inca de Cusco
1) Onde fica o museu Inka em Cusco?
O Museu Inca de Cusco está localizado na Rua Cuesta del Almirante 103, a poucos passos da Plaza de Armas de Cusco.
2) Qual é o horário de funcionamento do museu Inka em Cusco?
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados e domingos, das 9h às 16h.
3) Quanto custa a entrada no museu Inka em Cusco?
A entrada no museu Inka em Cusco custa 20 soles para adultos estrangeiros e 10 soles para turistas peruanos.
4) Como chegar ao museu Inka em Cusco?
Da Plaza de Armas de Cusco você pode chegar ao museu Inka pela rua Cuesta del Almirante até o lado esquerdo da Catedral. A caminhada dura apenas 2 minutos em média.
5) Quantas salas tem o museu Inka em Cusco?
O Museu Inca de Cusco possui sete salas principais: Sala das culturas pré-incas, Sala dos assentamentos humanos pré-incas, Sala do meio ambiente, Sala das origens incas, Sala da continuidade inca, Sala da invasão espanhola, Sala do mallki wasi ou Tumbas Incas.
6) Qual é a estrutura do museu Inka em Cusco?
O Museu Inca de Cusco está construído em uma antiga mansão colonial chamada ‘Casa do Almirante’, que também foi o antigo palácio do Inca Huáscar.
7) Que cerâmicas são vistas no museu Inka de Cusco?
No museu Inca de Cusco você pode ver cerâmicas pertencentes às culturas Inca e pré-Inca, como: o Chavín (1.200 – 400 AC), o Marcavalle (1.000 – 700 AC), o Nazca (100 – 800 DC), o Wari (600 – 1.200 DC), até a era Inca (1230 – 1535 DC).
8) Existe um túmulo real no museu Inka em Cusco?
Sim, o museu Inca tem uma sala chamada ‘mallka wai’, uma representação em tamanho real de uma tumba inca.
9) Por que visitar o museu Inka em Cusco?
Recomenda-se visitar o museu Inca por ser considerado o melhor museu da cidade de Cusco e um dos melhores do Peru por sua coleção de cerâmicas e ferramentas líticas incas e pré-incas.
10) O museu Inka em Cusco oferece descontos?
Sim, o museu Inka de Cusco oferece descontos para estudantes estrangeiros e peruanos.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Espetacular!“
“Adorei, dá para ver toda a evolução Inca. Seus ancestrais, seus meios de sobrevivência, suas vestimentas e suas criações. Pude perceber que os atuais Incas ainda possuem traços de seus ancestrais.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 27, 2024