Machu Picchu 271 artigos
Fontes de água
Clique para classificar o artigo

As fontes sagradas em Machu Picchu

As fontes sagradas de Machu Picchu são uma das obras menos valorizadas, mas muito importantes da cidadela. São os canais de água que abastecem os recintos, como a Casa do Inca ou o Templo do Sol. São de vital importância visto que o sítio arqueológico está localizado em uma geografia tropical com chuvas fortes e constantes, principalmente em janeiro. , fevereiro e março. Sem as fontes de água, a cidade Inca teria desabado há muitos anos. Ainda hoje, passados mais de quinhentos anos, as fontes continuam a cumprir a sua função. Saber mais!



Uma das fontes de água de Machu Picchu
Uma das fontes de água de Machu Picchu

A água e sua importância em Machu Picchu
As fontes de água de Machu Pichu são uma das obras de engenharia hidráulica mais surpreendentes de Cusco. Foi construído em 1450 DC e tinha a função de fornecer água fresca e limpa a todas as pessoas que habitavam a cidade inca. Além disso, a água cumpria uma função cerimonial em locais sagrados como a Casa do Inca ou o Templo do Sol. Para os Incas, a água era um elemento de purificação do espírito. É por isso que os sacerdotes realizavam rituais nas fontes sagradas. Hoje, as fontes sagradas continuam a transportar água permitindo a subsistência do sítio arqueológico, local considerado uma Maravilha do Mundo.


Quais são as fontes de água de Machu Picchu?

  • As fontes de água de Machu Picchu são canais que recebem água das altas montanhas, das chuvas constantes, e as distribuem por toda a cidade inca para três funções: permitir a subsistência de cerca de mil pessoas, permitir a irrigação das dezenas de terraços agrícolas e realizar cerimônias de purificação religiosa por sacerdotes.
  • Existem muitas fontes de água em Machu Picchu. As mais importantes, as que apresentam melhor talha, são as chamadas ‘escadas do chafariz’, localizadas no setor religioso. Estes forneciam água para a Casa do Inca e nas proximidades do Templo do Sol, dois dos edifícios mais importantes.
Fonte de água sob os degraus de pedra em Machu Picchu
Fonte de água sob os degraus de pedra em Machu Picchu

Localização

  • As Fontes Sagradas de Machu Picchu estão localizadas no setor religioso da cidade inca, bem como nos templos da parte baixa.
  • As fontes mais importantes, as mais bem esculpidas, estão localizadas entre duas das construções mais importantes da cidade sagrada de Machu Picchu: o Templo do Sol e o Palácio Real.

Como foram construídas as fontes de água de Machu Picchu?

  • O primeiro desafio enfrentado pelos Incas foi como transportar a água de nascentes localizadas a quase um quilômetro de distância até a primeira fonte.
  • Para isso, os engenheiros incas construíram uma parede permeável de quase 15 metros de comprimento, que retinha a água que posteriormente seria filtrada para um canal de pedra.
  • Este mesmo canal coleta água de uma segunda fonte, um pouco menor; A água flui para a cidadela Inca através de um canal de 12 centímetros de largura e 12 centímetros de profundidade.
  • O engenheiro hidráulico Ken Wright diz que seus cálculos revelaram que esse sistema poderia movimentar mais de 300 litros de água por minuto; o dobro dos canais típicos que transportavam a água da chuva para evitar inundações.

Fontes de água de Machu Picchu: características e função

  • Cada uma dessas fontes possui vazão de água suficiente para abastecer toda a população de Machu Picchu.
  • Uma das linhas do canal passa sob a muralha externa da cidade (através da área agrícola). E a outra através de um muro até à zona residencial, onde a água corre por 16 fontes.
  • Cada uma dessas fontes foi projetada para formar um riacho, ideal para encher um aríbalo (jarro de barro usado pelos Incas).
  • Todas as fontes estão interligadas por canais que percorrem quase 60 metros (em cascata), com queda de mais de 20 metros.
  • A primeira fonte fica muito perto da residência do Imperador Pachacutec, o que deve ter permitido que ele fosse o primeiro a ter acesso à água.
  • Todas as fontes (inclusive a primeira) poderiam ser utilizadas por qualquer pessoa da cidade, exceto a última, por estar localizada dentro do Templo do Condor.
  • As fontes eram abastecimento controlado de água, serviço público; Construída de forma a proteger a arquitetura escalonada da erosão.
  • O engenheiro hidráulico Charles Ortloff diz: “nada parecido existe em qualquer outro ambiente urbano antigo ou em outros assentamentos incas”.
Fonte de água em Machu Picchu ainda funciona
Fonte de água em Machu Picchu ainda funciona

Mais informações sobre as fontes sagradas de Machu Picchu

  • Os nomes das fontes de água – Ao longo de sua história, esta incrível construção inca recebeu muitos nomes. Isto se deve aos numerosos estudos arqueológicos e antropológicos realizados em Machu Picchu, que deram nome a cada uma das estruturas e elementos da Cidade Inca. As fontes de água também são chamadas de ‘escadas de fonte’. É também conhecida como: “a rua das fontes” , “a escadaria das fontes” ou geralmente chamada de “fontes litúrgicas” .
  • A natureza sagrada da água em Machu Picchu – Estes são alguns dos nomes dados a este conjunto de reservas ou fontes de água (Paqchas), composto por 16 fontes; que eram considerados sagrados, devido ao caráter espiritual e divino que os Incas atribuíam aos elementos naturais. A água foi uma das divindades mais importantes para a cultura Inca, pois foi reconhecida por eles como doadora da vida. É por esta razão que a cidade possuía uma infinidade de fontes e lagos, nos quais esta divindade podia ser adorada.
  • De onde vem a água das fontes? – Essas fontes captam água de diversas nascentes subterrâneas, localizadas dentro do labirinto de montanhas que circundam Machu Picchu, bem como de infiltrações de águas pluviais; gerando uma das riquezas naturais mais preciosas não só da Civilização Inca, mas hoje. Este incrível sistema hidráulico foi essencial para a existência do Império Inca.
  • Para onde vai a água das fontes? – A água das fontes flui para os múltiplos canais que percorrem o terreno inclinado da Cidade Inca ; Para além dos terraços de cultivo, estas superfícies planas facilitaram a construção de fontes e reservatórios destinados, tanto ao consumo humano como elemento essencial da vida, como ao culto desta divindade inca (Água).
  • Caráter cerimonial das fontes de Machu Picchu – O conjunto de fontes é construído aproveitando as encostas da montanha de Machu Picchu, o local é chamado de “escadaria das fontes litúrgicas” e é composto por 16 fontes ou lagoas de água, construídas com muito finos trabalhos de alvenaria e talha rupestre, formando um complexo sistema hidráulico, geralmente conhecido como aqueduto. Da mesma forma, a construção apresenta numerosos entalhes poligonais em rocha maciça; que deve ter tido um significado religioso para a cultura Inca.
  • Las Wayranas – Existe uma fonte principal, localizada em frente a um dos edifícios predominantes de Machu Picchu, conhecido como Wayrana; Portanto, os estudiosos concluíram que esta fonte era utilizada para fins espirituais, na prática de cerimônias sagradas e rituais em que o povo Inca adorava a água.

Como visitar as fontes sagradas de Machu Picchu? ingresso e horários

Você pode visitar as fontes sagradas de Machu Picchu através do circuito 3 por Machu Picchu. Este ingresso está incluso em até quatro tipos de ingressos:

  • Ingresso Templos Inferiores de Machu Picchu – O ingresso permite fazer apenas o circuito 3, incluindo uma visita às Fontes Sagradas da Casa del Inca e nos terraços inferiores.
Entrada aos Templos de Machu Picchu da parte inferior – Oficial
Entrada para Machu PicchuEstrangeirosPeru, Colômbia, Equador ou Bolívia
Adultos em geral152 S/.64 S/.
Estudantes universitários77 S/.32 S/.
Menores (de 3 a 17 años)70 S/.32 S/.
Entrada Machu Picchu con Huayna Picchu – Oficial
Entrada para Machu PicchuEstrangeirosPeru, Colômbia, Equador ou Bolívia
Adultos em geral200 S/.112 S/.
Estudantes universitários125 S/.80 S/.
Menores de 18 anos118 S/.80 S/.
  • Bilhete Machu Picchu com Huchuy Picchu – O ingresso permite fazer o circuito 3, bem como a rota de caminhada até a pequena montanha Huchuy Picchu. A caminhada está disponível de 1º de junho a 15 de outubro, mas apenas para visitantes maiores de 18 anos.
Entrada Machu Picchu com Huchuy Picchu – Oficial
Entrada para Machu PicchuEstrangeirosPeru, Colômbia, Equador ou Bolívia
Adultos em geral152 S/.64 S/.
Estudantes universitários77 S/.32 S/.
Menores de 18 anos70 S/.32 S/.
Entrada Machu Picchu com Huchuy Picchu – Oficial
Entrada para Machu PicchuEstrangeirosPeru, Colômbia, Equador ou Bolívia
Adultos em geral200 S/.112 S/.
Estudantes universitários125 S/.80 S/.
Menores de 18 anos118 S/.80 S/.

Perguntas e respostas sobre as fontes sagradas de Machu Picchu

  • 1) Quais são as fontes sagradas de Machu Picchu?

    As fontes sagradas de Machu Picchu são plataformas de quedas d’água que transferiram este elemento para a subsistência da cidade.

  • 2) Onde estão localizadas as fontes sagradas de Machu Picchu?

    Eles estão localizados na parte superior, média e inferior de Machu Picchu. As fontes sagradas, as mais importantes, encontram-se no setor sagrado do sítio arqueológico.

  • 3) Qual era a função das fontes sagradas de Machu Picchu?

    Serviam para a subsistência da população de Machu Picchu, para a irrigação dos terraços agrícolas e para a realização de cerimônias religiosas de purificação do espírito.

  • 4) Qual era a importância da água em Machu Picchu?

    A água era um elemento fundamental para a subsistência. Além disso, a água era um elemento considerado sagrado pela sua natureza purificadora do espírito.

  • 5) As fontes de água de Machu Picchu ainda são válidas?

    Sim, as fontes continuam funcionando como escoamento da grande quantidade de água de Machu Picchu, produto das chuvas.

  • 6) Com que ingresso posso visitar as fontes de água de Machu Picchu?

    Esta construção inca pode ser visitada através do circuito 3 incluído em quatro ingressos: a) entrada aos Templos de Machu Picchu da parte inferior, b) entrada a Machu Picchu com Huayna Picchu, c) entrada a Machu Picchu com Huchuy Picchu ed) entrada para Machu Picchu com Templo da Lua.

  • 7) Em que construção posso apreciar as fontes sagradas de Machu Picchu?

    As fontes sagradas, as mais importantes, podem ser vistas na Casa do Inca de Machu Picchu.

  • 8) Quais são os horários de visitação das fontes sagradas de Machu Picchu?

    As fontes sagradas podem ser visitadas durante o horário normal de Machu Picchu: das 6h às 17h.

  • 9) Quanto custa o ingresso para visitar as fontes sagradas de Machu Picchu?

    O ingresso dos Templos de Machu Picchu na parte inferior (circuito 3) custa 152 soles para adultos estrangeiros.

  • 10) Posso tocar nas fontes sagradas de Machu Picchu?

    Não é permitido tocar nas fontes sagradas de Machu Picchu. Só é permitido tirar fotografias e apreciá-las a uma distância segura.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Ernesto J.Por: Ernesto J.

“História pura em Machu Picchu“

“Tive a sorte de fazer o passeio por Machu Picchu com um guia que me contou vários detalhes, não só sobre Machu Picchu, mas também sobre a própria história dos Incas. À medida que visitávamos os principais templos, cada palavra fazia sentido. Foi uma experiência única.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 24, 2024