Machu Picchu 245 artigos
Mais turistas
Clique para classificar o artigo

Machu Picchu: Quando há mais turistas?

Os meses de maio, junho, julho e agosto são considerados os meses mais movimentados em Cusco, pois é quando a maioria dos turistas chega a Machu Picchu. São considerados meses de alta temporada turística, quando os ingressos se esgotam mais rapidamente e a cidadela inca parece lotada de pessoas. Além disso, há datas especiais em que muitos turistas visitam o sítio arqueológico, como Natal, Ano Novo, o festival Inti Raymi (24 de junho) e outras. Descubra quando há mais visitantes em Machu Picchu e como organizar sua viagem de acordo com isso.



Turistas na Casa do Guardião - Machu Picchu
Turistas na Casa do Guardião – Machu Picchu

As principais festividades em Cusco e Machu Picchu
Machu Picchu pode ser visitada durante todo o ano. No entanto, a maioria dos turistas prefere visitá-la durante a época festiva, quando as ruas de Cusco ficam repletas de música, danças e demonstrações de sua grande tradição e cultura. A data festiva mais importante é durante a celebração do Inti Raymi. A chamada “Fiesta del Sol” ocorre todo dia 24 de junho na cidade de Cusco. O festival tem suas origens na época dos incas, quando era celebrado o Wawa Inti Raymi, o início de um novo ano solar. Hoje, nessa data, Cusco se enche de cores, música e apresentações públicas em homenagem aos ancestrais incas (três apresentações na esplanada do Coricancha, na Plaza de Armas e na fortaleza de Sacsayhuaman). Além do Inti Raymi, uma data cheia de alegria e tradição é o Corpus Christi, que é celebrado em uma quinta-feira de junho (data móvel). Nesse dia, as ruas de Cusco ficam cheias de devotos das principais esculturas de santos e virgens da cidade. Também há muitos visitantes que enchem as ruas da cidade atraídos pelas demonstrações de fé, música, danças e gastronomia. Finalmente, os carnavais de fevereiro são muito curiosos e atraem a atenção dos turistas por causa das apresentações de dança e música nas ruas de Cusco. Especialmente, aos domingos, quando todos os moradores realizam jogos com água, talco e pica pica.


Quando há mais turistas em Machu Picchu?

A alta temporada turística em Machu Picchu ocorre nos meses de maio, junho, julho e agosto, quando mais turistas de todo o mundo – principalmente dos Estados Unidos e da Europa – chegam ao território peruano.

Nesses dias, Machu Picchu está sempre cheia de visitantes, que compram com antecedência as cerca de 6 mil vagas para uma visita de um dia ao sítio arqueológico. O mesmo acontece em Cusco, no Vale Sagrado, na Montanha das 7 Cores e em outras atrações turísticas de Cusco. Todos os locais turísticos da região de Cusco estão lotados de pessoas.

Os outros meses do ano também têm um número significativo de visitantes, mas não na escala desses meses. Os meses com o menor número de turistas em Cusco e Machu Picchu são janeiro, fevereiro e março. Esses meses também coincidem com os dias mais chuvosos em Cusco, o que prejudica as excursões ao ar livre.

Além dos meses de alta temporada turística, as datas especiais e festivas são as que mais atraem turistas. São datas como o Natal (25 de dezembro) e o Ano Novo (1º de janeiro). Muitos visitantes sonham em passar esses dias especiais em Machu Picchu.

Os feriados que atraem o maior número de visitantes são a Festa de Inti Raymi (24 de junho) e Corpus Christi (uma quinta-feira em maio). Nesses dias, além do número de turistas durante a alta temporada, outros visitantes chegam atraídos pela história, cultura e tradições de Cusco nessas datas festivas. Esses são os dias do ano em que a maioria dos turistas caminha por Machu Picchu e pelas ruas de Cusco.

Turistas em Machu Picchu
Turistas em Machu Picchu

Como organizar sua viagem durante a alta temporada turística em Machu Picchu?

Siga estas etapas para organizar sua viagem a Machu Picchu durante a alta temporada turística:

  • 1. garanta as passagens para Machu Picchu com meses de antecedência:

    Os ingressos de entrada para Machu Picchu são os primeiros que você deve adquirir se quiser visitar a cidade em maio, junho, julho e agosto.

    Os ingressos geralmente se esgotam com um ou dois meses de antecedência, especialmente os ingressos que incluem o circuito 2: a entrada Machu Picchu Clássica e a entrada Machu Picchu Classic Lower Terrace.

    Recomenda-se comprar os ingressos on-line com 3 meses de antecedência. Depois de saber o dia e a hora de sua visita a Machu Picchu, você deve continuar com as outras etapas para organizar sua viagem.

  • 2. Comprar o serviço de trem para Machu Picchu

    A grande maioria dos turistas visita Machu Picchu por meio da viagem de trem que passa pela estação de Ollantaytambo e termina na cidade de Aguas Calientes (a apenas 30 minutos de Machu Picchu em uma rota final de ônibus).

    Se for fazer a viagem de trem, é preciso comprar as passagens on-line nos sites das duas únicas empresas disponíveis: Peru Rail e Inca Rail.

    Cada empresa oferece diferentes tipos de trens. A Peru Rail oferece o Expedition, o Vistadome, o Vistadome Observatory e o trem de luxo Hiram Bingham. A Inca Rail oferece: The Voyager, The 360, The Premium & Lounge e The Private.

    Cada trem tem um horário diferente. O visitante deve escolher o horário que lhe permita acessar Machu Picchu a tempo, de acordo com o bilhete de entrada escolhido.

  • 3. Reserve os serviços de ônibus e guia turístico (você também pode fazer isso pessoalmente quando estiver em Machu Picchu)

    Os dois ingressos mais importantes são a entrada para Machu Picchu e a passagem de trem. Em seguida, você pode providenciar sua passagem de ônibus para a rota final de Aguas Calientes a Machu Picchu e vice-versa, bem como o serviço de guia turístico no sítio arqueológico.

    As passagens de ônibus podem ser compradas na cidade de Aguas Calientes sem nenhum problema. Há ainda a opção de caminhar em vez de pegar o ônibus (a caminhada é gratuita para todos). O percurso a pé é de 2 horas, subindo degraus.

    O serviço de guia turístico pode ser contratado na entrada de Machu Picchu. Embora não seja obrigatório entrar com um, é altamente recomendável para conhecer a real importância da cidade inca e suas mais de 150 construções de pedra.

  • 4. Organizar outros hotéis e passeios em Cusco

    Depois de organizar a visita a Machu Picchu, é hora de separar os quartos de hotel, seja em Cusco, no Vale Sagrado ou em Aguas Calientes (vilarejo de Machu Picchu). Os passeios para o Vale Sagrado, a Montanha das 7 Cores, a Lagoa Humantay e a cidade de Cusco são os mais solicitados pelos visitantes. Eles podem ser organizados com antecedência ou apenas alguns dias antes da viagem.

Mapa dos passeios em Machu Picchu
Mapa dos passeios em Machu Picchu

Ingressos e circuitos, qual escolher?

Ao organizar sua visita a Machu Picchu na alta temporada turística, você deve escolher um dos dez ingressos de entrada:

BilheteCircuitoIncluindo
Ingresso Machu Picchu Clássico com FotoCircuito 1Inclui uma visita à Casa do Guardião (foto clássica).
Ingresso Machu Picchu ClássicoCircuito 2Inclui visitas à Casa do Guardião, ao Templo do Sol, ao Templo Principal, ao Templo das 3 Janelas, à Rocha Sagrada, aos Espelhos d’Água e ao setor agrícola.
Ingresso Machu Picchu Clássico terraço inferiorCircuito 2Inclui a visita à Casa do Guardião (terraço inferior), ao Templo do Sol, ao Templo Principal, ao Templo das 3 Janelas, à Rocha Sagrada, aos Espelhos d’Água e ao setor agrícola.
Ingresso Machu Picchu parte inferior dos templosCircuito 3Inclui a visita à Tumba Real, ao Templo do Sol, à Casa do Inca, aos Três Portões, ao Templo do Condor e ao setor agrícola.
Ingresso Machu Picchu com Huayna PicchuCircuito 3Inclui a caminhada até a montanha Huayna Picchu, bem como a visita à Tumba Real, ao Templo do Sol, à Casa do Inca, aos Três Portões, à Rocha Sagrada, ao Templo do Condor e ao setor agrícola.
Ingresso Machu Picchu com MontanhaCircuito 1Inclui a caminhada até a montanha Machu Picchu, bem como a visita à Casa do Guardião (foto clássica).
Ingresso Machu Picchu com Huchuy PicchuCircuito 3Inclui a caminhada até a montanha Huchuy Picchu, bem como a visita à Tumba Real, Templo do Sol, Casa do Inca, Três Portões, Rocha Sagrada, Templo do Condor e setor agrícola.
Ingresso Machu Picchu com Ponte IncaCircuito 1Inclui a caminhada até a Ponte Inca de Machu Picchu, bem como a visita à Casa do Guardião (foto clássica).
Ingresso Machu Picchu com IntipunkuCircuito 1Ele inclui a caminhada até o Intipunku (Portão do Sol) de Machu Picchu, bem como a visita à Casa do Guardião (foto clássica).
Ingresso Machu Picchu com a Grande CavernaCircuito 3Inclui a caminhada até a Grande Caverna (Templo da Lua), bem como a visita à Tumba Real, Templo do Sol, Casa do Inca, Três Portões, Rocha Sagrada, Templo do Condor e setor agrícola.

Machu Picchu na alta temporada turística e no resto do ano

Machu Picchu na alta temporada (principalmente maio, junho, julho e agosto)

  • Longas filas para embarcar no ônibus para Machu Picchu.
  • Machu Picchu lotada, especialmente pela manhã.
  • Sem ingressos para Machu Picchu se você comprar de última hora.
  • Machu Picchu com menos chance de chuva, facilitando a obtenção da clássica foto de cartão postal.

Esta é Machu Picchu na baixa temporada (principalmente em janeiro, fevereiro e março).

  • Filas mais rápidas para embarcar nos ônibus para Machu Picchu.
  • Machu Picchu com menos pessoas e mais espaço para caminhar.
  • É possível comprar ingressos para Machu Picchu com algumas semanas de antecedência.
  • Machu Picchu pode estar enevoada e chuvosa ao amanhecer, o que torna impossível tirar uma foto de cartão postal. Entretanto, a paisagem parece mais verde.
Passeio pelo santuário histórico de Machu Picchu
Passeio pelo santuário histórico de Machu Picchu

Perguntas e respostas

  • 1) Quando há mais turistas em Machu Picchu?

    Maio, junho, julho e agosto são considerados a alta temporada para o turismo em Cusco e Machu Picchu.

  • 2) E quando há menos turistas em Machu Picchu?

    Janeiro, fevereiro e março são considerados a baixa temporada para o turismo em Cusco e Machu Picchu.

  • 3) Quais são os feriados mais populares em Machu Picchu?

    Inti Raymi (24 de junho) e Corpus Christi (quinta-feira em maio ou junho) são consideradas as duas datas mais festivas em Cusco e Machu Picchu.

  • 4) Com quanto tempo de antecedência devo comprar ingressos para Machu Picchu durante a alta temporada turística?

    Recomenda-se comprar os ingressos para Machu Picchu com 3 meses de antecedência.

  • 5) Com quanto tempo de antecedência devo comprar ingressos para Machu Picchu na baixa temporada turística?

    Recomenda-se comprar os ingressos para Machu Picchu com um ou dois meses de antecedência.

  • 6) Qual é o mês mais movimentado em Machu Picchu?

    Junho é o mês em que a maioria dos visitantes está em Machu Picchu, especialmente nas manhãs, quando é mais movimentado.

  • 7) Quais são os ingressos que se esgotam mais rapidamente durante a alta temporada turística em Machu Picchu?

    Os ingressos que se esgotam mais rapidamente são: a) Entrada clássica de Machu Picchu e b) Entrada clássica do terraço inferior de Machu Picchu.

  • 8) Quais são os ingressos que menos se esgotam durante a alta temporada turística em Machu Picchu?

    Os ingressos que se esgotam menos rapidamente em Machu Picchu são: a) Entrada para os Templos Inferiores de Machu Picchu e b) Entrada para Machu Picchu com a Ponte Inca.

  • 9) Pode chover se eu visitar Machu Picchu em junho?

    Em junho, há muito pouca chance de chover em Machu Picchu.

  • 10) É muito frio se eu visitar Machu Picchu em agosto?

    Em agosto, Machu Picchu tem uma temperatura amena entre 8ºC. e 12ºC. à noite.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Ángela F.Por: Ángela F.

“Bonito“

“Machu Picchu é, sem dúvida, um lugar muito especial para todos os padrões. Destaco sua história, sua paisagem e, acima de tudo, a cordialidade de seu povo.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, outubro 15, 2024