Machu Picchu 261 artigos
Mistério incalculável
Clique para classificar o artigo

Machu Picchu em Cusco: mistérios a serem desvendados

Machu Picchu was an Inca city built around 1450 A.D. by orders of the emperor Pachacutec. Its function was that of an urban and religious center where up to a thousand people lived. There were temples in honor of the Inca gods such as the mountains, the sun, the moon and the earth. In 1911, the American explorer Hiram Bingham made its existence known to the world. Since then, the scientific work of exploration and enhancement began. Although valuable information has been unveiled about the Inca citadel, there are still many aspects and mysteries to be unveiled.



Observando a cidadela inca de Machu Picchu
Observando a cidadela inca de Machu Picchu

Machu Picchu nas nuvens, uma incrível imagem de cartão postal
Ao entrar na Trilha Inca para Machu Picchu, é possível ver a antiga cidade de pedra que parece estar suspensa sob as nuvens. A luz da manhã vista de uma das montanhas de Machu Picchu é refletida centenas de metros abaixo no rio que circunda as montanhas, chamado Urubamba ou Vilcanota. Quando as nuvens terminam, o dia fica lindo e a cidade inca de Machu Picchu é revelada como quando um artista revela sua obra. E, embora a estação seca permita que você visite a cidade inca de Machu Picchu sob um sol radiante, a estação chuvosa também tem suas próprias características. Essa foto de cartão postal é tirada em dias chuvosos, especialmente em novembro, dezembro e janeiro. A Trilha Inca é fechada em fevereiro.


Machu Picchu, um lugar de mistério incalculável

  • Por alguma razão, Machu Picchu foi construída entre duas montanhas, bem no meio entre a cordilheira dos Andes e a selva amazônica. Aparentemente, para servir de ligação entre esses dois territórios, mas por que escolheram um lugar tão inacessível?
  • Era uma residência real? Era um refúgio para virgens destinadas ao sol? Era uma cidade sagrada? Por que foi abandonada? Essas são apenas algumas das perguntas que estão por trás do propósito para o qual a cidade sagrada dos Incas foi construída.
  • A cidade inca foi estrategicamente construída na fronteira entre as altas montanhas e a selva amazônica. O objetivo era comunicar as duas regiões, que eram vitais para o comércio de produtos como folhas de coca, minerais e frutas.
  • Assim, em 1450 d.C., o imperador Pachacutec ordenou a construção da cidade inca em uma geografia de difícil acesso, mas cercada por um banco de pedras (o que facilitou a construção de seus templos). Da mesma forma, os incas escolheram um ambiente bonito, cuja construção em pedra se harmonizava com a natureza.
  • O resultado foi uma cidadela que abrigava cerca de mil pessoas. Lá, os terraços agrícolas eram trabalhados, a cerâmica e os tecidos eram feitos. Naturalmente, os deuses incas, como as montanhas, o sol, a lua e a terra, também eram adorados.
  • Finalmente, para conectar Machu Picchu à cidade de Cusco, a capital do império inca, foi construída parte da rede de estradas incas, a famosa qhapac ñan.
Visita a Machu Picchu
Visita a Machu Picchu

A misteriosa energia de Machu Picchu

  • Muitas pessoas relatam sentir uma energia indescritível ao visitar Machu Picchu.
  • Alguns explicam isso como um fenômeno que ocorre devido à energia acumulada de todas as pessoas que visitam o sítio arqueológico.
  • No entanto, especialistas da área afirmam que existe um vórtice de energia sob a cidadela inca, assim como existiu por muito tempo, por exemplo, no Tibete.
  • Isso se reflete em crenças populares entre os turistas. Por exemplo, a crença de que, ao colocar as mãos perto do Intihuatana (relógio de sol), o visitante é preenchido com a energia do sol. Ou, ao tocar o granito da Pedra Sagrada, o turista recebe as energias das montanhas.

As misteriosas construções de Machu Picchu

  • Machu Picchu tem mais de 150 construções de pedra, incluindo caminhos, escadas, terraços agrícolas, pequenas praças, templos, recintos reais, recintos populacionais, oficinas e muito mais.
  • Os templos e os recintos reais são feitos de pedras enormes esculpidas e encaixadas perfeitamente com o restante da parede. Algumas pedras, como as do Templo das 3 Janelas, pesam cerca de 40 toneladas.
  • Como foram feitas suas estruturas? Essa pergunta é, desde o dia de sua descoberta até hoje, um dos maiores mistérios e questionamentos da humanidade.
  • Alguns falam da moldagem de pedras com plantas nativas, conhecidas apenas por pessoas escolhidas no império dos incas. Até mesmo os mais supersticiosos explicam a perfeição das paredes de Machu Picchu com a intervenção de alienígenas.
  • A verdade é que os incas trabalharam durante vários anos, com muito esforço, na escultura e moldagem de pedras. Elas eram esculpidas pedra por pedra em um trabalho laborioso de muitas pessoas e por um período de meses ou anos.
A construção de Machu Picchu
A construção de Machu Picchu

O mistério por trás da história de Machu Picchu

  • Toda a história conhecida da cidade inca de Machu Picchu vem após a invasão espanhola.
  • Como os incas nunca tiveram um sistema de escrita, não se sabe nada sobre a cidade inca antes da invasão, mas também não se sabe muito depois disso, pois, embora os espanhóis soubessem da existência de uma cidade inca chamada Llactapata (Machu Picchu), eles nunca a encontraram.
  • É por isso que o mistério de Machu Picchu é preservado até hoje.
  • Entretanto, as evidências encontradas no sítio arqueológico mostram que a cidade inca abrigava cerca de mil pessoas.
  • O imperador Pachacutec visitava a cidade inca pelo menos uma vez por ano. Além disso, algumas de suas estruturas, especialmente as localizadas nas montanhas, não haviam sido concluídas quando o local foi abandonado.
  • Machu Picchu foi gradualmente abandonada durante a guerra civil entre Huascar e Atahualpa (1529 a.D. – 1533 a.D.). No entanto, foi durante a invasão espanhola de Cusco (1532 d.C.) que os aldeões saíram para defender o exército de Manco Inca.
  • Embora não haja evidências de que os espanhóis tenham chegado a Machu Picchu, há vestígios de uma fogueira no Templo do Sol. Isso provavelmente significa a tentativa dos espanhóis de impor sua religião às crenças incas.
Descoberta de Machu Picchu - Foto no templo das 3 janelas
Descoberta de Machu Picchu – Foto no templo das 3 janelas

Os templos misteriosos de Machu Picchu

  • Em Machu Picchu, como nas principais cidadelas incas, há templos religiosos onde os habitantes adoravam suas principais divindades: o sol, a lua, as montanhas, a terra.
  • Os templos de Machu Picchu têm uma solidez que os distingue de outras estruturas e recintos. Além disso, cada detalhe explica algo sobre a cosmovisão inca.
  • O Templo das 3 Janelas, por exemplo, mostra uma parede com três grandes janelas trapezoidais. Elas representariam a visão de mundo inca em três mundos: o Hanan Pacha (mundo dos deuses), o Kai Pacha (o mundo dos humanos) e o Uku Pacha (o mundo dos mortos).
  • Além disso, na base da montanha Huayna Picchu está o pouco conhecido Templo da Lua, também chamado de Grande Caverna. Ele foi construído dentro de uma caverna natural e tem esculturas excepcionais. Parece um templo, por causa dos altares, mas alguns dizem que é um observatório astronômico. Acredita-se também que os mortos eram embalsamados ali.
  • Outro dos templos mais famosos de Machu Picchu é o Templo do Condor. Como o próprio nome sugere, essa construção adorava o condor andino. Os incas acreditavam que essa ave comunicava o mundo terreno (Kai Pacha) com o mundo superior (Hanan Pacha). Mesmo vista de uma das montanhas, Machu Picchu tem o formato de um condor.
Templo do Condor em Machu Picchu
Templo do Condor em Machu Picchu

Perguntas e respostas sobre os mistérios a serem desvendados em Machu Picchu

  • 1) Quais são as construções mais misteriosas de Machu Picchu?

    Machu Picchu tem construções de pedra misteriosas, cujo verdadeiro significado ainda não foi revelado. Destacam-se: o Templo do Sol, o Templo do Condor, o Templo das 3 Janelas e o Templo da Lua (Grande Caverna).

  • 2) Quando Machu Picchu foi construída e ela é um mistério?

    Testes de carbono quatorze indicam que Machu Picchu foi construída por volta de 1450 d.C.. Essa época corresponde à ascensão do imperador Pachacutec.

  • 3) Por que Machu Picchu foi construída em uma montanha alta?

    Machu Picchu foi estrategicamente construída na fronteira entre as altas montanhas e a selva amazônica. O objetivo era comunicar as duas regiões, que eram vitais para o comércio de produtos como folhas de coca, minerais e frutas.

  • 4) Qual é o mistério por trás do abandono de Machu Picchu?

    A pesquisa arqueológica em Machu Picchu indica que ela foi gradualmente abandonada durante a guerra civil entre Huascar e Atahualpa (1529 d.C. – 1533 d.C.). Entretanto, foi durante a invasão espanhola de Cusco (1532 d.C.) que os aldeões saíram para defender o exército de Manco Inca.

  • 5) Qual é o mistério por trás da descoberta de Machu Picchu?

    Em 1911, o explorador americano Hiram Bingham tornou a existência de Machu Picchu conhecida pelo mundo. Entretanto, a população local já sabia da existência de uma misteriosa cidade inca. Até mesmo nove anos antes da chegada de Bingham, o proprietário de terras local Agustín Lizárraga escreveu seu nome no Templo das 3 Janelas com a inscrição “A, Lizárraga 1902”.

  • 6) Qual é o mistério por trás do Templo das 3 Janelas de Machu Picchu?

    O Templo das 3 Janelas de Machu Picchu mostra uma parede com três grandes janelas trapezoidais. Elas representariam a visão de mundo inca em três mundos: o Hanan Pacha (mundo dos deuses), o Kai Pacha (o mundo dos humanos) e o Uku Pacha (o mundo dos mortos).

  • 7) Qual é o mistério por trás do Templo da Lua de Machu Picchu?

    O Templo da Lua ou Grande Caverna foi construído dentro de uma caverna natural e tem esculturas excepcionais. Parece um templo, por causa dos altares, mas alguns dizem que era um observatório astronômico. Acredita-se também que os mortos eram embalsamados ali.

  • 8) Qual é o mistério por trás do fogo no Templo do Sol em Machu Picchu?

    O Templo do Sol era o recinto religioso mais importante de Machu Picchu. Embora não haja nenhuma evidência de que os espanhóis tenham chegado a Machu Picchu, há vestígios de um incêndio nesse templo. Isso provavelmente significa a tentativa dos espanhóis de impor sua religião às crenças incas.

  • 9) Qual é o mistério por trás do Templo do Condor em Machu Picchu?

    Como o nome sugere, esse templo adorava o condor andino, um pássaro que, de acordo com a cosmovisão inca, comunicava o mundo terreno (Kai Pacha) com o mundo superior (Hanan Pacha). Machu Picchu, vista de uma das montanhas, tem até mesmo o formato de um condor.

  • 10) Como é a imagem de Machu Picchu envolta em nuvens de mistério?

    Em dias de estação chuvosa (novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março), Machu Picchu pode amanhecer coberta de nuvens. Isso impede que você obtenha as clássicas fotos de cartão postal. No entanto, quando as nuvens se dissipam, a cidade inca é mostrada envolta em nuvens, uma foto incrível em que Machu Picchu parece envolta em mistério.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Jazmine G.Por: Jazmine G.

“Linda e mágica“

“Nesse lugar, você pode sentir uma energia incrível, visitar, aproveitar e recarregar as energias. Fiquei realmente impressionado com toda a beleza e a combinação perfeita da cidade com a natureza no meio das montanhas.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, novembro 15, 2024