A Casa do Guardião em Machu Picchu
A Casa do Guardião é uma construção inca em Machu Picchu. Ao contrário dos principais templos e recintos, sua arquitetura é rústica. Sua fama reside principalmente no fato de que, a partir dali e seus arredores, os turistas conseguem a sonhada foto clássica com a cidadela inca ao fundo. Para visitar essa edificação e conseguir a foto que todos procuram, é necessário comprar um dos quatro ingressos que incluem o circuito panorâmico de Machu Picchu.
- O que é a Casa do Guardião?
- Onde fica a Casa do Guardião?
- História
- Com qual ingresso para Machu Picchu visitar a Casa do Guardião?
- Como conseguir a foto clássica de Machu Picchu desde a Casa do Guardião?
- Qual é o horário de visita?
- Dicas para a visita a Machu Picchu
- Perguntas e respostas sobre a Casa do Guardião
A Casa do Guardião é a construção que mais turistas querem visitar em Machu Picchu. O motivo? É dali que se tira a clássica foto postal da cidadela inca. Apenas quatro ingressos permitem visitá-la e conseguir essa foto icônica: o ingresso Machu Picchu + Montanha (rota 1A), o ingresso Terraço Superior ou Foto Clássica (rota 1B), o ingresso Portão Inti Punku (rota 1C) e o ingresso Ponte Inca (rota 1D). A Casa do Guardião espera por você!
O que é a Casa do Guardião?
- A Casa do Guardião é uma das construções mais famosas de Machu Picchu, mas não exatamente pela qualidade de sua arquitetura, composta principalmente por pedras pequenas e adobe.
- A fama dessa construção inca deve-se principalmente à sua localização privilegiada, de onde se tem belas vistas de Machu Picchu. De fato, dali e seus arredores se consegue a clássica foto postal da cidadela inca que todos os turistas sonham.
- Como o nome indica, a função da Casa do Guardião foi vigiar a cidadela inca. No seu interior destacam-se três janelas quadradas com vistas paisagísticas de Machu Picchu.
- A Casa do Guardião é a única construção coberta (com o famoso ichu ou palha selvagem) de todo Machu Picchu. Atualmente é proibido entrar nesse recinto. Só é permitido aproximar-se e tirar as clássicas fotos postais com o sítio arqueológico ao fundo.
- Da Casa do Guardião é possível observar as duas montanhas mais emblemáticas de Machu Picchu, o Huayna Picchu e o Huchuy Picchu; você estará de frente a todas as construções e templos que compõem a cidadela inca.
Onde fica a Casa do Guardião?
- A Casa do Guardião está situada na parte alta de Machu Picchu, a cerca de 2.430 metros acima do nível do mar.
- Para chegar lá, deve-se entrar no sítio arqueológico pelo circuito 1, conhecido como rota panorâmica.
- Depois de 15 minutos de caminhada em subida, chega-se à Casa do Guardião.
- Também você encontrará o terraço superior, onde poderá descansar um pouco, compartilhar um momento agradável e visualizar o santuário histórico.
História
- A Casa do Guardião foi construída junto com as demais construções de Machu Picchu, em meados do século XV.
- Ao contrário dos principais templos e recintos de pedra finamente talhada, a Casa do Guardião possui uma arquitetura simples, construída com pedras pequenas e adobe. Seu telhado de ichu, com duas águas, ainda se conserva (e é renovado) até hoje.
- A poucos passos da Casa do Guardião há uma rocha esculpida com degraus tipo escadaria. Presume-se que ali se embalsamavam múmias (pessoas importantes) para seu posterior enterro.
- Hoje, a Casa do Guardião é uma das principais construções de Machu Picchu por causa das incríveis fotos da cidadela inca que turistas podem conseguir dali.
Com qual ingresso para Machu Picchu visitar a Casa do Guardião?
A Casa do Guardião (onde se consegue a clássica foto postal de Machu Picchu) pode ser visitada com os seguintes ingressos, que incluem o percurso pelo circuito 1 (rota panorâmica).
Ingresso | Circuito do percurso | Tempo de reserva | Rota incluída | Disponibilidade | Horários |
---|---|---|---|---|---|
Machu Picchu + Montanha (rota 1A) | Circuito 1 – Rota Panorâmica | 1 mês antes | Caminhada para a montanha Machu Picchu | O ano todo |
|
Machu Picchu Terraço Superior ou Foto Clássica (rota 1B) | Circuito 1 – Rota Panorâmica | 1 mês antes | Não inclui | O ano todo |
|
Machu Picchu + Inti Punku (rota 1C) | Circuito 1 – Rota Panorâmica | 1 mês antes | Caminhada até o portão Inti Punku | Temporada alta de ingressos (19 de junho a 02 de novembro) |
|
Machu Picchu + Ponte Inca (rota 1D) | Circuito 1 – Rota Panorâmica | 1 mês antes | Caminhada até a Ponte Inca | Temporada alta de ingressos (19 de junho a 02 de novembro) |
|
Machu Picchu conta com 3 circuitos de percurso, cada um incluído entre os 10 ingressos disponíveis. As rotas correspondentes são:
- Circuito 1 – Rota Panorâmica: Percorre a parte alta da cidadela inca, oferecendo as melhores vistas de Machu Picchu.
- Circuito 2 – Rota Clássica: Percorre a parte média da cidadela inca, visitando alguns dos templos e construções mais importantes.
- Circuito 3 – Rota Realeza: Visita a parte baixa da cidadela inca, junto a algumas construções e templos de grande relevância.
Como conseguir a foto clássica de Machu Picchu desde a Casa do Guardião?
- Na Casa do Guardião você pode conseguir a foto clássica com Machu Picchu ao fundo.
- Para isso, é necessário adquirir um dos ingressos que permitem sua visita: a) ingresso montanha Machu Picchu (rota 1A), b) ingresso Terraço Superior ou Foto Clássica (rota 1B), c) ingresso Portão Inti Punku (rota 1C) e d) ingresso Ponte Inca (rota 1D).
- Esses ingressos devem ser reservados com pelo menos um mês de antecedência, assim você garante o dia e horário de sua preferência.
- Apenas os ingressos para montanha Machu Picchu e Terraço Superior estão disponíveis o ano todo. Os ingressos para o Portão Inti Punku e a Ponte Inca estão disponíveis apenas de 19 de junho a 02 de novembro (temporada alta de ingressos).
- Por fim, basta esperar um momento livre para se posicionar de costas para a paisagem de Machu Picchu. As melhores fotos são conseguidas à tarde. Se chover ou a neblina impedir a vista, não será possível conseguir a tão esperada foto.
Qual é o horário de visita?
- Machu Picchu e a Casa do Guardião ficam abertos todos os dias do ano, das 6h às 17h.
- Cada ingresso tem seu próprio horário; você os encontrará em intervalos de uma hora, das 6h até as 15h, que é o último horário de entrada.
Dicas para a visita
Siga estas dicas durante sua visita à Casa do Guardião em Machu Picchu:
- Não é permitido entrar na Casa do Guardião. Só é possível tirar a foto clássica de lá.
- Respeite as orientações do guarda-parque que fica ao lado da Casa do Guardião, como, por exemplo: não se aproximar demais das bordas do caminho, não desviar do circuito permitido, não emitir gritos que perturbem o caráter sagrado da cidadela inca.
- Para tirar a foto clássica de Machu Picchu, respeite as outras pessoas na fila que buscam a foto clássica. Quem chega primeiro, consegue sua foto primeiro.
- Ao lado da Casa do Guardião há um amplo terraço onde você pode descansar e apreciar cada ângulo da cidadela inca.
- Reserve seus ingressos para o circuito 1, rota panorâmica, com um mês de antecedência, para não perder os melhores panoramas do santuário histórico.
- A visita ao circuito panorâmico é meramente contemplativa; você verá desde o terraço superior toda a natureza que rodeia a cidadela inca, assim como suas construções e templos.
- Pessoas que fazem o Caminho Inca também podem acessar esse setor, já que passam por aqui ao entrar em Machu Picchu.
Perguntas e respostas sobre a Casa do Guardião
1. O que ver na Casa do Guardião de Machu Picchu?
A Casa do Guardião é famosa porque dali se consegue a clássica foto postal de Machu Picchu.
2. Quanto custa o ingresso para a Casa do Guardião?
É possível visitar a Casa do Guardião com os ingressos: a) ingresso Montanha Machu Picchu (200 soles peruanos), b) ingresso Terraço Superior ou Foto Clássica (152 soles peruanos), c) ingresso Portão Inti Punku (152 soles peruanos) e d) ingresso Ponte Inca (152 soles peruanos).
3. A que altitude está a Casa do Guardião?
A Casa do Guardião de Machu Picchu está a 2.430 metros acima do nível do mar.
4. Qual circuito em Machu Picchu inclui a visita à Casa do Guardião?
O circuito 1, chamado rota panorâmica de Machu Picchu, é uma visita contemplativa que oferece os melhores ângulos da cidadela inca.
5. Quem construiu a Casa do Guardião?
A Casa do Guardião, como o restante das construções de Machu Picchu, foi mandada construir pelo imperador Pachacutec por volta de 1450 d.C.
6. Qual é o horário de visita à Casa do Guardião?
A Casa do Guardião de Machu Picchu pode ser visitada todos os dias do ano, das 6h às 17h.
7. Posso visitar a Casa do Guardião com meu ingresso ‘Machu Picchu + Montanha (rota 1A)’?
Sim, esse tipo de ingresso em Machu Picchu permite visitar a Casa do Guardião, junto ao circuito panorâmico.
8. Posso visitar a Casa do Guardião com meu ingresso ‘Machu Picchu + Huayna Picchu (rota 3A)’?
Não. Esse tipo de ingresso (assim como o ingresso Machu Picchu + Huchuy Picchu (rota 3D)) não permite visitar a Casa do Guardião; em vez disso, dá acesso ao circuito 3, chamado rota realeza, que percorre a parte baixa de Machu Picchu.
9. Posso conseguir a foto clássica de Machu Picchu desde a Casa do Guardião?
Sim, dessa construção e seus arredores é possível conseguir a foto clássica com Machu Picchu ao fundo.
10. Se chover, não poderei tirar a foto clássica de Machu Picchu?
Sim, infelizmente em caso de chuva ou neblina, não será possível conseguir a foto clássica de Machu Picchu desde a Casa do Guardião. É necessário um dia limpo para obter essa fotografia. Embora, se você prefere uma paisagem mais mística entre as nuvens, é uma oportunidade ideal.
Conselhos de pessoas que estiveram lá

“A melhor vista de Machu Picchu“
“A Casa do Guardião foi um dos meus lugares favoritos em Machu Picchu. De lá se vê toda a cidadela, e a vista é incrível. Fiquei um bom tempo apenas olhando e tirando fotos. É um lugar que transmite muita paz e faz você pensar em como viviam os incas. Sem dúvida, é uma parada obrigatória se você visita Machu Picchu.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 10, 2025