Cusco 73 artigos
Bairro tradicional de San Blas em Cusco
Clique para classificar o artigo

O bairro de San Blas em Cusco

O bairro de San Blas é o coração da cidade de Cusco. As pessoas que estão neste bairro dizem que uma energia misteriosa é sentida através de suas ruas. Existem muitos restaurantes e bares onde você pode comer, beber e curtir boa música e a companhia de pessoas de todo o mundo e cultura. Existem também oficinas para artistas e artesãos famosos por suas obras.


O bairro de San Blas era o lar de muitos artistas desde a época dos incas. Os primeiros artesãos do local foram chamados de ‘Mitimaes’. Estes foram dedicados ao ensino de artesãos locais. Aos sábados, as ruas estão cheias de feiras, obras de arte, danças, música e comida.


Que especial há no bairro de San Blas?

  • O bairro de San Blas é famoso por concentrar lojas de artesanato e oficinas para os artesãos mais famosos de Cusco.
  • Também é chamada de ‘Varanda de Cusco’, porque está localizada na Plaza de Armas da cidade.
  • Suas ruas são estreitas e calçadas. Suas casas coloniais abrigam muitas das melhores oficinas e lojas de arte. Possui restaurantes com comida típica regional e estrangeira.
Praça San Blas
Igreja e praça de San Blas

Mapa do bairro San Blas

  • O bairro de San Blas está localizado a poucos quarteirões da Plaza de Armas de Cusco. Você pode chegar lá pela Rua Hatun Rumiyoc (onde está localizada a famosa 12 Angle Stone). Continuando por esta rua, você encontrará a encosta onde alcançará a pequena mas bela Plaza de San Blas.

O que ver lá?

  • Em sua excursão a San Blas, você pode visitar as oficinas e lojas dos melhores artistas de Cusco. Você também pode visitar outros lugares como: a pedra de 12 ângulos, o templo principal, o mercado de San Blas e muito mais.

Rua Hatun Rumiyoc (pedra de 12 ângulos)

– Hatun Rumiyoc é uma palavra quíchua que significa ‘grande rua de pedra’. Conecte a Plaza de Armas de Cusco com a famosa Pedra dos 12 ângulos. Esta popular rocha polida em doze cantos faz parte de uma parede do palácio inca de Sinchi Roca (hoje o Palácio do Arcebispo). Nesta rua mostra algumas lojas de artesanato.

Declive de San Blas

– No final da rua Hatun Rumiyoc, você encontrará a famosa encosta de San Blas, uma rua estreita e íngreme, onde você encontrará uma das melhores coleções de arte da cidade. Esta rua leva à igreja e praça principal de San Blas.

Galeria de Hilario Mendivil e família

– Ao lado da Plaza de San Blas é a exposição do renomado artesão Hilario Mendivil e sua família. Este artista de Cusco foi um dos melhores em termos de imagens tradicionais. Sua cerâmica de pescoço alongado, inspirada em lhamas e alpacas, é inconfundível e reconhecida em todo o mundo. Embora Hilario Mendivil faleceu em 1977, sua família continua seu legado.

A casa de Mérida

– A família Casa Mérida está localizada na rua Carmen Alto. O trabalho de Edilberto Mérida afastou-se das imagens tradicionais com um estilo europeu. Seu trabalho tem características desproporcionais, com mãos grandes e pés enormes. A maioria é costumbrista, onde os indígenas se destacam com rostos de dor. Uma de suas obras mais reconhecidas é o ‘Jesus Cristo indígena’.

Artesanato De Olave

– O artesão de Cusco Antonio Olave é famoso por ser o criador do ‘Manuelito boy’. A ternura e a delicadeza que suas obras emitem lhe renderam vários reconhecimentos, como: “Grão-mestre de artesanato peruano” e “Tesouro humano vivo da nação”. Em seu trabalho, você pode ver paladares espelhados, dentes de penas de pássaros e cabelos naturais na cabeça dessas crianças ‘Manuelitos’.

O templo de San Blas

– Na Plaza de San Blas é a principal igreja e templo construído em 1563 em um templo inca dedicado ao deus do raio (Illapa). No interior da igreja destaca-se o púlpito esculpido em cedro atribuído ao artesão Juan Tomás Tuyro Túpac. Nas paredes do templo, você também pode ver belas obras de arte.

O mercado de San Blas

– O pequeno, mas famoso mercado de San Blas, se caracteriza por oferecer frutas, vegetais e alimentos de Cusco aos turistas que lá trafegam. Muitos deles optam por almoçar ou café da manhã neste mercado. Você também pode comprar vários artesanatos, como roupas de alpaca, produtos de artesanato e muito mais.


O bairro de San Blas, em Cusco, é perigoso?

  • O bairro de San Blas possui segurança policial 24 horas por dia. Os turistas podem caminhar pelas ruas dia e noite com total tranquilidade.

O que levar?

  • Câmera fotográfica.
  • Dinheiro (de preferência).
  • Mapa de Cusco (ou use o Google Maps).
  • Mochila com água, lanches, frutas, etc.

Existe um passeio pelo bairro de San Blas?

  • As agências de turismo não oferecem um pacote turístico para o bairro de San Blas.
  • No entanto, se o turista quiser conhecer as atrações deste local na companhia de um guia turístico profissional, poderá solicitar seu serviço através de uma agência de turismo (on-line ou na cidade de Cusco).
Paccha de San Blas
Paccha na Praça de San Blas

Fatos interessantes sobre San Blas em Cusco

  • Durante o tempo dos incas, a área correspondente a San Blas foi chamada de ‘T’oqokachi’, uma palavra quíchua que significa ‘caverna de sal’. Após a invasão espanhola, o local foi renomeado para San Blas em homenagem ao bispo de Sebaste, que viveu no século III.
  • Segundo alguns cronistas, a múmia inca Pachacutec (imperador que Machu Picchu construiu) ficou no templo de Tococache (atual igreja de San Blas) até que os espanhóis a pegaram e a destruíram.
  • Durante a República do Peru, artesãos de Cusco se estabeleceram em San Blas. Desde então, o local ficou famoso como: o bairro boêmio.
  • Atualmente, no bairro de San Blas, muitos ‘mochileiros’ se reúnem, oferecendo artesanato, música e talento artístico. Apesar de sua fama, suas ruas são pouco percorridas pelos turistas. Sua pequena praça é o lugar perfeito para desfrutar de um momento de silêncio.

Galeria de imagens do bairro de San Blas

San Blas
San Blas
San Blas
San Blas
San Blas
San Blas
San Blas
Veja mais fotos de viajantes

Conselhos de pessoas que estiveram lá

O bairro de San Blas

Gianelly VPor: Gianelly V

“Um dos lugares mais bonitos de Cusco“

“San Blas é o meu lugar favorito em Cusco, sem dúvida. Suas ruas de paralelepípedos, seus bares, cafés e restaurantes estão misturados com museus e arte em todos os lugares; a decoração dos negócios, a arquitetura e o artesanato vendidos fazem um passeio impressionante “


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, abril 2, 2020