Clique para classificar o artigo

Quechua, a língua dos Incas

Quechua, também chamado de ‘Runa simi’, é a língua nativa mais usada na América do Sul. É falado em várias regiões do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. Possui vários dialetos e divisões. Era a língua dos Incas, que a espalharam por todo o império Tahuantinsuyo. Existem quase 12 milhões de falantes de quíchua no continente. Ao contrário do que muitos pensam, essa linguagem, longe de desaparecer, criou novas raízes. Atualmente é uma das línguas oficiais do Peru.


Idioma quechua inca
Representação do inca

Qual é a origem do Quechua?

  • A ‘Runa simi’ ou Quechua nasce na costa central da região de Lima. Espalhando-se de lá para Cusco e todo o Vale Sagrado dos Incas, expandindo-se para o território sudeste junto com o império dos Incas . Os vencedores impuseram sua linguagem como força unificadora, surgindo assim a linguagem do estado.
  • O termo “Runa simi” foi alterado para “Kichua” ou “Quechua” na obra “Arte e vocabulário da língua geral do Peru chamada Quichua”, escrita por Fray Domingo de Santo Tomás no século XVI.

Quechua e os Incas

  • Segundo a lenda da origem dos Incas, estes vêm do Altiplano. Os primeiros incas que chegaram a Cusco no século 13 não falavam quíchua. Eles falavam ‘puquina’, que era uma língua nativa das muitas que se falavam nas cidades que cercavam o lago Titicaca no planalto, fronteira com o Peru e a Bolívia. Ao chegar a Cusco, adaptaram-se ao idioma falado lá, que era o quíchua (que já era falado em muitas áreas andinas e costeiras do Peru).
  • Durante o período expansionista do Império Inca (no início do século 15), a língua Quechua se espalhou principalmente nas terras altas e no território meridional do Império Tahuantinsuyo . Em muitas partes do norte e da costa a ‘Runa simi’ já era falada. Em outros lugares, o quíchua não substituiu as línguas aborígenes faladas, como a mochica ou o cañari.

Mapa da língua quíchua hoje

Mapa da língua quechua
Mapa da língua quechua

História da Língua Quechua

Quechua no antigo Peru

  • Quechua se expande da cultura Caral em Lima para depois se expandir para alguns grupos étnicos como Chavín, Lima, Moche Wari e Nazca; ao sul, os K’anas, Chunpiwillkas, Qanchis, Ayarmakas e outros.
  • Na região de Cusco, Quechua chega com os Yauris, os Chunpiwillkas e os Canchis . Os incas, ao chegarem a Cusco, também adaptam o quíchua como língua própria. Mais tarde, com a expansão do império inca, esta língua foi finalmente consolidada no vasto território inca.

Quechua durante a época colonial

  • No vice-reinado do Peru, o quíchua continuou a ser a língua mais falada pelo povo que foi forçado a aprender espanhol.
  • No entanto, os missionários católicos usaram o quíchua e outras línguas faladas no império dos incas para transmitir a nova doutrina religiosa no novo mundo.
  • Os manuais religiosos foram escritos nas línguas mais importantes do império, como aimará, mochica ou guarani . Foi assim que os espanhóis aumentaram rapidamente seu poder sobre o povo do império.

Quechua no século 20

  • Em meados do século 20, o quíchua foi declarado a língua oficial do Peru, Bolívia e Equador . A educação nesta língua é estabelecida nos locais onde é falada.
  • Algumas de suas variedades reduzem o número de falantes. No entanto, de acordo com vários estudos, cada vez mais pessoas falam esta língua, principalmente nas áreas urbanas.
  • Até nove variedades diferentes são identificadas, a maior diversidade das quais está no setor norte do Peru e Equador.

Quechua hoje

  • Actualmente se habla quechua en la zona occidental de Sudamérica. Es, junto al español, el idioma oficial en países como Ecuador, Colombia, Bolivia, Perú, Chile, y Argentina.
  • Es usado en la región andina, especialmente donde se asientan comunidades indígenas como en la región de San Pedro de Atacama en Chile. Mientras que en Argentina, el quechua es ampliamente hablado en la provincia de Santiago del Estero.
  • Finalmente, en Perú, Bolivia y Ecuador es donde más hablantes hay. El quechua se ha vuelto tan popular entre propios y extraños, que incluso tiene su propio motor de búsqueda en Google.

Muchos lingüistas coinciden en que el quechua es una de las lenguas que mejor manifiestan los estados de ánimos, la dulzura, la ternura, la pasión, ira o desdén. Para muchos quechua hablantes, es muy difícil traducir el quechua a otros idiomas pues se pierde mucho durante este proceso. A pesar de lo que muchos piensan, el quechua sigue firme en su evolución. Se cree que cada año son más las personas que aprenden la lengua de los incas.


¿Existen libros escritos en quechua?

  • Se dice que Fray Domingo de Santo Tomás (fraile dominico), fue el primer misionero en aprender la lengua quechua. Durante su tarea evangelizadora en Perú, publicó las dos primeras obras en quechua, “la gramática o arte de la lengua general de los indios de los reinos del Perú” y el “Lexicón” (vocabulario de la lengua general del Perú).
  • Em 1680, começou a chamada idade de ouro da literatura quíchua (principalmente no sul do Peru). É neste período que se escreve o drama ‘Ollantay’, oriundo de uma tradição oral desde os tempos dos Incas.
  • Após a derrota de Túpac Amaru II (1781), fica proibido o uso de roupas e línguas nativas, bem como qualquer manifestação de costumes ou modos de vida diferentes dos dos invasores. Provocando o declínio das elites andinas e gerando um estigma social contra a língua, mas sem fazê-la desaparecer por completo.
Idioma quechua inca
Primeiro livro quíchua “Lexicon” de Fray Domingo de Santo Tomás

Quantas pessoas falam quíchua?

  • Atualmente, cerca de 12 milhões de pessoas falam o quíchua. O Peru é o país com mais falantes do quíchua. A língua dos incas também é falada no norte da Argentina, sudeste da Bolívia, Chile (em Alto e El Loa), bem como no sudoeste da Colômbia e no nordeste do Equador. É a língua nativa mais falada no continente.

Quechua na viagem a Cusco e Machu Picchu

  • Cusco, a antiga capital do império inca, é um dos lugares do Peru com mais falantes do quíchua. Estima-se que 45% da população fale essa língua. É por isso que o turista, durante sua visita a Cusco e Machu Picchu, terá que se deparar com um falante quíchua em algum momento.
  • No entanto, em Cusco, muitos dos falantes de quíchua também são fluentes em espanhol como segunda língua. Alguns deles também sabem inglês. Portanto, recomenda-se aos turistas que conheçam um pouco de espanhol e, por que não, quíchua para sua visita a Cusco e Machu Picchu no Peru.

Algumas características do Quechua

Quechua é uma língua bastante expressiva. Expressa confiança, apreço e carinho. Estas são algumas das suas características:

  • Onomatopaico: as vozes quíchua nascem de ruídos naturais, como o som do vento, o correr da água, o chilrear dos pássaros, etc.
  • Polissintético: é dito assim, já que acrescentando um morfema ou sufixo a um lexema ou raiz, nascem outras palavras.
  • Polissêmico: um grande número de palavras na língua quíchua têm dois ou mais significados

Aprenda algumas palavras em quechua

Não perca a oportunidade de aprender um pouco do Quechua. Você terá orgulho de saber algo da língua Inca, mesmo que sejam apenas algumas palavras:

  • Olá: Rimaykullayki ou Napaykullayki.
  • Como vai você?: Allillanchu?
  • Bem. E você?: Allillanmi, Qamrí?
  • Qual é o seu nome?: Imataq sutiyki?
  • Meu nome é: Sutiymi kan …
Idioma quechua inca
A Língua Quechua se espalhou nos quatro Suyos

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 11, 2020