Doença de altitude em Machu Picchu? O que fazer?
Machu Picchu está a 2.430 metros acima do nível do mar (7.972 pés). Por esse motivo, é normal que os turistas sofram da famosa “doença da altitude” (também conhecida como doença das montanhas ou, simplesmente, soroche). Embora os sintomas geralmente desapareçam gradualmente, existem maneiras eficazes de combater esse desconforto.
- O que é doença de altitude?
- Doença de altitude em Cusco?
- Doença de altitude em Machu Picchu?
- O que fazer contra o mal da altitude?
- Coisas importantes sobre o mal da altitude a considerar
- Altitudes das atrações turísticas de Cusco
Machu Picchu é visitado diariamente por pessoas de todo o mundo e de todas as idades
Cusco é uma cidade localizada nas montanhas do Peru (Cordilheira dos Andes). Lá é comum os visitantes sofrerem do mal da altitude. Os sintomas (náusea, fadiga, dor de cabeça) geralmente desaparecem 1 ou 2 dias depois.
O que é doença de altitude?
- Definição : A doença da altitude é uma má adaptação do corpo à diminuição do oxigênio em locais de grande altitude. Os sintomas geralmente são sentidos quando 2.400 metros acima do nível do mar (7.874 pés) são excedidos.
- Sintomas : os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e geralmente desaparecem após dois ou três dias. Os mais recorrentes são: náusea, fadiga, cansaço, tontura, insônia, falta de apetite, dor de cabeça e aumento da freqüência cardíaca.
- Tratamentos : No caso de sofrer fortemente com os sintomas da doença da altitude, recomendamos: oxigenoterapia e anti-inflamatórios. Além disso, você deve beber muita água (o chá de coca é amplamente utilizado nos Andes).
Doença de altitude em Cusco?
- A cidade de Cusco está a 3.399 metros acima do nível do mar (11.151 pés).
- É normal que os turistas sofram de alguns dos sintomas da doença da altitude na cidade de Cusco.
- A maioria dos turistas sente os sintomas da doença da altitude com mais intensidade no primeiro dia de sua visita a Cusco.
- No entanto, depois de um dia ou dois, os sintomas geralmente desaparecem até não serem sentidos.
- Se o visitante faz algum tipo de esforço físico (correr, subir escadas, pular), é normal respirar com dificuldade e sentir o coração bater mais rápido.
Doença de altitude em Machu Picchu?
- A cidade inca de Machu Picchu fica a 2.430 metros acima do nível do mar (7.972 pés).
- Embora seja possível sentir os sintomas da doença da altitude, se houve uma aclimatação prévia à altitude de Cusco, os desconfortos serão quase nulos.
- Em Machu Picchu, existem trilhas para caminhadas nas montanhas próximas. Os mais populares são o Huayna Picchu, a 2.720 metros do mar (8.923 pés). e Machu Picchu Mountain, a 3.082 metros do mar (10.111 pés).
- Ao subir as montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu; o turista sentirá dificuldade em respirar e maior agitação.
Tome as devidas precauções à chegada a Cusco e aproveite suas férias visitando Machu Picchu
Não importa de onde vem. Nem quantos anos você tem, qual a sua experiência ou viagem; todas as pessoas podem adoecer por causa da altitude. No entanto, nem todas as pessoas experimentam sintomas com a mesma intensidade.
O que fazer contra o mal da altitude?
- Mantenha a calma – Seu corpo está tentando se acostumar com a menor quantidade de oxigênio, por isso é de extrema importância que você relaxe nos primeiros dias em que estiver em Cusco.
- Respire fundo – Mais uma vez, seu corpo está tentando obter o oxigênio necessário. Para fornecer oxigênio suficiente aos pulmões, é aconselhável parar e respirar profundamente de tempos em tempos.
- Evite álcool – Alguns estudos sugerem que os efeitos do álcool são maiores em lugares altos. Além disso, o álcool pode exacerbar os efeitos da doença da altitude. Fique longe de pisco, pelo menos nos primeiros dias em Cusco.
- Beba bastante água – o mal da altitude pode causar garganta seca, causando sede. Além disso, a água potável acalma a respiração pesada e alivia a sensação de falta de oxigênio causada pela doença da altitude.
- Acostume-se a Cusco – A cidade de Cusco fica a quase mil metros (3.280 pés). acima de Machu Picchu. Se o turista se adaptar satisfatoriamente à cidade de Cusco, é certo que não terá problemas para visitar Machu Picchu.
- Comprimidos de Sorojchi – Um dos medicamentos recomendados para aliviar os sintomas da doença da altitude é chamado de “comprimidos de Sorojchi”. Você pode encontrá-los em qualquer farmácia em Cusco sem receita médica.
- Traga gotas de clorofila – este remédio natural aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Portanto, há mais oportunidades para o oxigênio ser absorvido pelo sangue. Pode ser encontrado em qualquer loja de alimentos naturais em Cusco.
- Beba chá de coca – A folha de coca tem sido usada desde antes da época dos incas como remédio para várias doenças. Atualmente, a infusão de folhas de coca é amplamente utilizada em Cusco para combater os sintomas da doença da altitude.
Coisas importantes sobre o mal da altitude a considerar
- Realmente não há cura para o mal da altitude. A única maneira eficaz é voltar à elevação normal.
- A doença da altitude afeta os turistas na cidade de Cusco. Em Machu Picchu, o mal da altitude não é realmente um problema.
- As montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu são os únicos lugares onde os turistas podem sentir alguns dos sintomas da doença da altitude.
- Não é recomendável escalar as montanhas de Machu Picchu para idosos com problemas cardíacos ou outras doenças físicas.
- A montanha das 7 cores é a atração turística de Cusco, localizada na altitude mais alta: 5.200 metros acima do nível do mar (17.060 pés).
- Uma boa opção para os turistas que querem evitar a altura da cidade de Cusco é ficar na cidade de Urubamba. Esta cidade possui bons hotéis e está localizada a quase 600 metros (1968 pés). menos que Cusco.
O chá de coca ajudará a aliviar os sintomas da doença da altitude ou “Soroche”
Altitudes das atrações turísticas de Cusco
- Sacsayhuaman – 3.700 msnm (12.139 pés).
- Tipón – 3.600 msnm (11.811 pés).
- Piquillacta – 3.350 msnm (10.990 pés).
- Chinchero – 3.762 msnm (12.342 pés).
- Pisac – 2.972 msnm (9.759 pés).
- Urubamba – 2.871 msnm (9.419 pés).
- Ollantaytambo – 2.792 msnm (9.160 pés).
- Aguas Calientes – 2.040 msnm (6.692 pés).
- Montaña 7 Colores – 5.200 msnm (17.060 pés).
- Maras – 3.380 msnm (11.089 pés).
- Moray – 3.385 m de altitude (11.105 pés).
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Chá de coca“
“Estou muito nervoso e com muito medo da altitude, mas antes de viajar para Machu Picchu e durante toda a minha estadia em Cusco, tomei chá de coca; Foi-me recomendado por um amigo de Cusco. Não tive problema, além do mais, levar uma caixa de saquetas para casa para fazer minhas próprias infusões e minha família gostou, é delicioso, evita tomar pílulas e doenças da altitude, eu recomendo. “
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024