Edifício das Três Portas em Machu Picchu
O edifício das Três Portas é uma construção inca impressionante, localizada ao lado norte de Machu Picchu e às vezes é difícil de encontrar. Deve seu nome ao conjunto de dezoito recintos e três pátios e três portas simétricas que lhe dão o nome. Especula-se que esse lugar cumpria a função de oficina, embora também possa ter servido como depósito (colcas) ou simples habitações. As Três Portas podem ser visitadas com os ingressos para o Circuito Clássico de Machu Picchu. Conheça mais!
- O que é o edifício das Três Portas de Machu Picchu?
- Localização
- Como chegar lá?
- História das Três Portas
- Com qual ingresso de Machu Picchu visitar as Três Portas?
- Horário de visita
- Mais informações para sua visita
- Perguntas e respostas sobre as Três Portas em Machu Picchu
Machu Picchu abriga mais de 150 construções e templos de grande importância, entre as construções mais famosas você pode visitar: o Templo do Sol, o Templo Principal, o Intihuatana, o Templo das 3 Janelas ou o Templo do Condor. O edifício das Três Portas não possui a fama dessas construções. No entanto, sua visita revela o estilo rústico que os incas usaram para a construção de moradias, colcas e oficinas para o povo (quéchuas).
O que é o edifício das Três Portas de Machu Picchu?
- O edifício das Três Portas de Machu Picchu é composto por recintos de pedra e adobe (tipo rústico) que teriam servido como oficinas de artesanato, depósitos (chamados colcas na língua quéchua) ou simplesmente habitações para a classe trabalhadora da cidade inca.
- As Três Portas contam com 18 recintos, dos quais 16 fazem parte de uma praça octogonal de bela organização arquitetônica. Outros dois estão localizados fora dessa praça octogonal.
- Esse conjunto de construções incas está distribuído ao redor de outros três pátios. Os recintos são retangulares com acessos de duplo umbral e três muros.
- As pesquisas em Machu Picchu dividiram esses setores em ‘Grupo alto’ e ‘Conjunto das Três Portas’.
- Apesar da sua beleza arquitetônica, são pouco visitadas pelos turistas em Machu Picchu. Encontram-se em bom estado de conservação.
Localização
- O edifício das Três Portas está localizado no lado norte do sítio arqueológico de Machu Picchu (a poucos passos da porta de entrada para a montanha Huayna Picchu).
- Seu percurso faz parte do circuito 2 (rota clássica), onde você também poderá conhecer o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas, a Praça Sagrada, as Fontes Sagradas, a Rocha Sagrada, os Espelhos de Água e os Terraços Agrícolas.
Como chegar lá?
Para visitar o edifício das Três Portas deve-se seguir a seguinte rota desde a porta de entrada de Machu Picchu:
- Desde a porta de entrada do circuito 2 de Machu Picchu deve-se subir até o terraço inferior, ideal para tirar as fotos dos sonhos (rota de aproximadamente 15 minutos).
- Desse local deve-se descer até o setor urbano. Ali é possível visitar construções como o Templo do Sol, a Praça Principal e o Templo das 3 Janelas (rota de aproximadamente 60 minutos).
- Do setor urbano de Machu Picchu deve-se continuar com a rota de retorno que inclui a visita a construções como a Rocha Sagrada. Ali encontra-se o conjunto das Três Portas (rota de aproximadamente 30 minutos).
- Finalmente deve-se realizar a rota de retorno à porta de saída de Machu Picchu visitando construções como: a Sala dos Espelhos de Água, as Fontes de Água ou o setor dos terraços agrícolas.
História das Três Portas
- O edifício das Três Portas foi construído por ordens do imperador Pachacutec em meados do século XV junto com o restante das edificações da cidadela inca.
- Para sua construção foram utilizadas as pedreiras que se situavam em Machu Picchu. A mão de obra utilizada veio do lado norte do Tahuantinsuyo, a mais de 2 mil quilômetros de distância.
- Durante as Guerras de Vilcabamba (de 1532 a 1572 D.C.) a população de Machu Picchu abandonou gradualmente o local.
- Pouco a pouco a densa vegetação cobriu Machu Picchu. Assim, por mais de 400 anos a cidade inca foi esquecida até que em 1911 o explorador norte-americano Hiram Bingham anunciou mundialmente sua descoberta.
Com qual ingresso Machu Picchu visitar as Três Portas?
O edifício das Três Portas pode ser visitado com os seguintes ingressos para Machu Picchu:
| Ingressos | Construções incluídas | Circuito | Duração | Restrições | Disponibilidade | Tempo de reserva | Horários de entrada | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Rota Clássica Planejada (2-A) | Templo do Sol, Templo Principal, Templo das 3 Janelas, Praça Principal, Fontes Sagradas, Espelhos de Água, Rocha Sagrada, as Três Portas e os terraços agrícolas | Circuito 2 – Rota Clássica | 2 horas e 30 minutos | Apto para todos os públicos | O ano todo | 3 meses antes | Dez horários com intervalos de uma hora: 06:00 – 15:00 | 
| Rota Clássica Terraço Inferior (2-B) | Templo do Sol, Templo Principal, Templo das 3 Janelas, Praça Principal, Fontes Sagradas, Espelhos de Água, Rocha Sagrada, as Três Portas e os terraços agrícolas | Circuito 2 – Rota Clássica | 2 horas e 30 minutos | Apto para todos os públicos | O ano todo | 3 meses antes | Dez horários com intervalos de uma hora: 06:00 – 15:00 | 
Horário de visita
- O edifício das Três Portas pode ser visitado todos os dias do ano, das 6 da manhã às 5 da tarde.
- Os 10 horários de entrada são em intervalos de uma hora, começando às 6 da manhã e indo até às 3 da tarde.
Horários dos ingressos para Machu Picchu
Cada um dos 10 ingressos de entrada para Machu Picchu tem horários diferentes, alguns contam com apenas dois grupos de entrada, outros quatro e alguns até dez, como é o caso dos ingressos da Rota Clássica Planejada (2-A) e da Rota Clássica Terraço Inferior (2-B), que incluem a visita ao edifício das Três Portas.
Mais informações para sua visita
- O edifício das Três Portas é um dos mais espaçosos de Machu Picchu. Descartamos que tenha tido uma função religiosa. O mais provável é que tenha sido uma oficina para fabricação de cerâmicas, têxteis e mais.
- Durante sua visita ao edifício das Três Portas, não perca a oportunidade de conhecer outras construções famosas de Machu Picchu, como: o Templo do Sol, o Templo das 3 Janelas, a Rocha Sagrada, a Praça Principal, entre muitas outras construções.
- Durante sua visita ao edifício das Três Portas, não perca a oportunidade de conhecer outras construções famosas de Machu Picchu, como: o Templo do Sol, o Intihuatana ou o Templo das 3 Janelas.
- Lembre-se de reservar sua entrada para o circuito clássico de Machu Picchu com 3 meses de antecedência. Assim você poderá conhecer as incríveis Três Portas.
- Machu Picchu está aberto todos os dias do ano, onde você poderá aproveitar diferentes climas conforme a temporada da sua visita. A estação seca (abril a outubro) e a estação das chuvas (novembro a março).
- Dentro de Machu Picchu existem 3 circuitos de visitação e cada um dos 10 ingressos segue uma dessas rotas. Conhecer as Três Portas só é possível pelo circuito 2 (rota clássica).
- Para ter uma melhor aventura no santuário histórico, o recomendável é aclimatar-se em Cusco durante os primeiros dias da sua viagem, assim você evitará sofrer com o mal de altitude.
- Ao reservar sua experiência de viagem junto ao Boletomachupicchu, você encontrará uma grande diversidade de opções para tornar sua viagem inesquecível. Consulte com nossos assessores todos os pacotes turísticos disponíveis.
Perguntas e respostas sobre as Três Portas em Machu Picchu
- 1. Qual foi a função do edifício das Três Portas?- O conjunto das Três Portas cumpriu a função de oficina em Machu Picchu (para fabricação de cerâmicas e têxteis). Presume-se que também serviu como depósito (colca) ou recinto para a classe trabalhadora. 
- 2. Onde fica o edifício das Três Portas?- Esta construção inca fica no lado norte do sítio arqueológico de Machu Picchu. 
- 3. Com qual ingresso posso visitar esta construção inca?- Você pode visitar o edifício das Três Portas com os seguintes ingressos que incluem o circuito clássico: a) Machu Picchu Clássico Planejado (rota 2A) e b) Machu Picchu Clássico Terraço Inferior (rota 2B). 
- 4. Qual é a história do edifício das Três Portas?- Esta construção foi ordenada pelo imperador inca Pachacutec em meados do século XV. Depois foi gradualmente abandonada nas Guerras de Vilcabamba (século XVI). Hoje é uma das atrações turísticas de Machu Picchu. 
- 5. Qual é o horário de visita desta construção inca?- O edifício das Três Portas pode ser visitado todos os dias do ano, das 6h às 17h. 
- 6. Posso entrar no edifício das Três Portas de Machu Picchu?- Sim, o acesso a esta construção inca está permitido para todos os turistas que visitam o sítio arqueológico. 
- 7. Quanto custa a visita ao edifício das Três Portas?- Os ingressos do circuito 2 de Machu Picchu custam 152 soles para adultos, 77 soles para estudantes universitários e 70 soles para menores de 18 anos. 
- 8. Qual circuito de Machu Picchu permite visitar o edifício das Três Portas?- Você pode visitar esta construção inca fazendo o circuito 2 Machu Picchu, chamado rota clássica, que requer reserva prévia de 3 meses. 
- 9. Como visitar o edifício das Três Portas com guia profissional?- Se não visitar Machu Picchu com um tour tudo incluído, pode solicitar os serviços de um guia profissional na entrada de Machu Picchu (custo aproximado de 8 dólares por visitante). 
- 10. Quais construções incas visitar além do edifício das Três Portas?- Na sua visita a Machu Picchu pelo circuito 2, você também pode conhecer construções incas como: Templo do Sol, Templo Principal, Templo das 3 Janelas, Praça Principal, Fontes Sagradas, Espelhos de Água, Rocha Sagrada e alguns terraços agrícolas. Aproveite a maravilha do mundo! 
Conselhos de pessoas que estiveram lá
 Por: Aurelia K.
Por: Aurelia K.“Machu Picchu é tudo o que esperei“
“Visitar o Edifício das Três Portas foi incrível. Fiquei impressionada com a construção e o bom estado de conservação. Estar lá, rodeada de história e natureza, foi algo único. Realmente faz pensar em tudo que os incas conquistaram. É um lugar que precisa ser visto pessoalmente.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 15, 2025


