Clique para classificar o artigo

Yucay

Yucay é uma vilarejo da província de Urubamba, ao nordeste da cidade de Cusco, em Vale Sagrado. Quando está em Yucay, se dará conta que é um dos melhores lugares do Vale Sagrado dos Incas, mas não só por suas construções antigas ou por todo o legado Inca que você pode encontrar o lugar, mas também por suas terras férteis e clima maravilhoso. Uma das características mais interessantes deste povo, é que foi alterado em muitos momentos de sua história. E diz que, no início, está a cidade foi originalmente a capital do império dos incas.

Templo de Yucay
Templo colonial de Yucay

O que significa Yucay?

Yucay é uma palavra quechua que significa engano ou encanto em castelhano, mas, aparentemente, isso não teria nada que ver com a origem do nome da cidade. O cronista Pedro Cieza de León descreve-o assim: “Yucay é muito bonito, metido a altura das montanhas, de tal forma que, com o casaco que lhe fazem, é de temple saudável e alegre, porque nem faz muito frio nem muito calor”.

Onde está Yucay?

O histórico e colonial distrito de Yucay está localizado a 48 km da cidade de Cusco e a 71 km, se toma o caminho pelo lado de Pisac. Yucay encontra-se a 500 m abaixo da cidade do Cusco; esta altura dá-lhe de um dos melhores climas em todo o Vale Sagrado dos Incas.

Como chegar ao Yucay?

Para chegar lá, primeiro você terá que pegar um ônibus até Urubamba, a partir da rua Puputi em Cusco, e depois tomar outro até a cidade de Yucay; não osbtante, a forma mais simples de chegar e conhecer Yucay, é um tour organizado pelo Vale Sagrado dos Incas. Para mais informações, entre em contato conosco através de info@boletomachupicchu.com.Para chegar lá, primeiro você terá que pegar um ônibus até Urubamba, a partir da rua Puputi em Cusco, e depois tomar outro até a cidade de Yucay; não osbtante, a forma mais simples de chegar e conhecer Yucay, é um tour organizado pelo Vale Sagrado dos Incas. Para mais informações, entre em contato conosco através de info@ingressomachupicchu.com.

Vilarejo de Yucay

O atual vilarejo de Yucay está construído sobre a antiga propriedade de Huayna Cápac. Ele mandou construir palácios, terraços e um sistema de irrigação que ainda existe; as pedras com as quais foram construídos os terraços foram trazidas de áreas muito afastadas, para melhorar a produção de milho e outros cultivos na área. Diz-Se que este território foi também um dos preferidos do inca Pachacútec e Wiracocha.

Yucay foi o principal lugar da resistência inca durante a conquista, comandada por Manco Inca; ou Inca rebelde reuniu um exército para enfrentar a invasão espanhola, mas foi derrotado Cañari (indígenas ao serviço de Francisco Pizarro) dirigidos por Apu Chillche. Quando Sayri Tupac (filho de Manco Inca) tomou o comando do império, cedeu de imediato ante os conquistadores e parou a guerra civil; em troca lhe deu as terras de Yucay, e viveu lá até que morreu envenenado por ou carrasco de seu pai, Apu Chillche. Em 1823 Simón Bolívar, permaneceu por um tempo neste lugar, exatamente pelas na casa fazenda Orihuela.

O que ver em Yucay?

Todo o povo está cheio de belas edificações construídas ao longo de sua história. Uma das características mais marcantes do povo de Yucay, são as suas duas principais praças, que abrigam árvores gigantescas de Pisonay. Estas são divididos por uma igreja colonial chamada de Santiago Apóstolo. Neste local foram realizadas batalhas durante a resistência contra os invasores espanhóis. Na praça Manco II, pode-se apreciar o palácio da ñusta e restos do que foi o palácio de Sayri Tupac.

Terraços incas em Yucay
Fina terraços incas em Yucay
  • Terraços de Yucay

    Neste lugar é possível encontrar os terraços incas de maior tamanho de todo o Vale Sagrado dos Incas. Estas plataformas ainda são usados hoje; para chegar a eles, terá que subir por pequenas etapas pré-hispânicas aderida para cada plataforma. Aqui você pode ver a chamada Pedra Mitológica; uma formação pétrea em que se pode distinguir os três níveis da cosmovisão andina: o Hanan Pacha (mundo dos deuses), representado por um condor, o Kay Pacha (mundo das pessoas) cuja representação é um puma, e o Uhu Pacha (submundo ou mundo inferior) que é representado por uma serpente.

  • Templo Santiago Apóstolo em Yucay

    É um templo que data do 1.650, edificado pelo Bispo Manuel de Mollinedo e o sacerdote Juan Arias da Lira. No interior pode ver valiosas peças de arte, entre as quais se destaca a de Santiago Apóstolo, o altar-mor é feito em pão de ouro e folheados a prata.

  • A Kancha de Sayri Túpac Inca

    Trata-se de uma construção inca, que deve servir a fins agrícolas e religiosos. No conjunto arqueológico, poderá achar um forno de cerâmica pré-hispânico em surpreendente estado de conservação, além de estruturas que parecem servir como uma espécie de calendário lunar.

  • A área de Saywa

    Neste local foram descobertas pictografias (forma de comunicação gráfica pertencente ao neolítico) e pinturas rupestres de mais de 4000 anos de idade. No lugar onde se achavam estas pinturas, também foram encontrados restos de cerâmica e restos ósseos, que dão evidência as múltiplas ocupações do lugar.

  • Reserva Natural de Yanacocha

    Chega-se através de um caminho desde a fazenda de Huayoqhari, é uma caminhada de 4 horas por belas paisagens, com quebradas e as belas lagoas de Yanacocha e Quellococha, rodeadas de vegetação nativa.

  • Outros lugares de interesse

    O povo de Yucay pode ascender ao nevado de San Juan (5,000 m.s.n.m.), é um lugar muito interessante para as pessoas que gostam de aventura e caminhadas. Mas sabemos que não vem para Cusco só por Yucay, assim que verifique a disponibilidade de Bilhetes Machu Picchu; estes têm de ser reservados com antecedência, sobre tudo o bilhete Machu Picchu + Huayna Picchu, que deve ser reservado 6 meses antes.

 

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Yucay

Jorge DPor: Jorge D

“Eu gostaria de viver em um lugar assim“

“Estivemos em Yucay no nosso percurso pelo Vale Sagrado, minha esposa e eu ficamos impressionados com o lugar, embora o hotel em que ficamos muito contribuiu um pouco para isso, o certo é que – pelo que nos explicaram – foi um lugar de retiro para os imperadores incas. E quem não viveria feliz em um lugar assim.“


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, maio 30, 2017