Machu Picchu 244 artigos
Viagem para Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Vale Sagrado e Machu Picchu: viagem passo a passo

O Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu são dois destinos turísticos imperdíveis em uma viagem a Cusco, Peru. O primeiro permite o acesso ao segundo, portanto, é aconselhável fazer uma excursão de dois dias para visitar os dois lugares. É possível fazer uma excursão de dois dias ou ir por conta própria. Em Ollantaytambo, no coração do Vale Sagrado, você pega o trem que, em quase duas horas, leva ao povoado de Machu Picchu, também conhecido como Aguas Calientes. Descubra passo a passo como organizar sua viagem a essas duas atrações turísticas no Peru.



Machu Picchu construída no topo de uma montanha
Machu Picchu construída no topo de uma montanha

A rota Vale Sagrado – Machu Picchu na visita a Cusco
A mítica cidade inca de Machu Picchu, mais conhecida como a “cidade perdida dos incas”, é a obra-prima da civilização inca e uma das poucas cidades incas que não foi destruída ou modificada durante a invasão espanhola. Foi construída por volta de 1450 d.C. e está localizada 80 km a noroeste da cidade de Cusco, no vale formado pelo Rio Urubamba, conhecido como o Vale Sagrado dos Incas. A maioria dos turistas que vão a Cusco faz a rota de dois dias Vale Sagrado (Pisac, Urubamba e Ollantaytambo) – Machu Picchu. Essa visita pode ser feita com uma excursão com tudo incluído ou por conta própria, começando em Cusco.


O histórico Vale Sagrado dos Incas

O histórico Vale Sagrado dos Incas é uma área geográfica andina muito apreciada pelos Incas há mais de 500 anos. O motivo? Eles aproveitaram sua terra fértil para construir milhares de terraços e terraços agrícolas. Além disso, ali foram construídas importantes cidadelas, que hoje são sítios arqueológicos visitados por turistas de todo o mundo.

No Vale Sagrado dos Incas, você pode visitar diferentes atrações turísticas, como as minas de sal de Maras, os terraços circulares de Moray, o sítio arqueológico de Pisac, a cidadela inca de Ollantaytambo, o palácio inca e a igreja colonial de Chinchero e muitos outros lugares. Descubra o que uma visita ao histórico Vale Sagrado dos Incas tem a oferecer!

  • Pisac

    É um vilarejo pitoresco localizado a 32 km da cidade de Cusco, com um dos melhores sistemas de terraços criados pelos incas. Também abriga torres, fortalezas e observatórios astronômicos; entre as estruturas também se destaca o cemitério inca, o maior cemitério antigo da América. Mas isso não é tudo, todas as semanas há uma feira dominical onde artesãos e comerciantes indígenas vêm oferecer seus produtos, você pode encontrar artesanato, joias e tecidos da melhor qualidade, não perca o mercado de Pisac, é uma experiência inesquecível.

Sítio arqueológico de Pisac
Sítio arqueológico de Pisac
  • Ollantaytambo

    Esse é o vilarejo onde você terá de embarcar no trem para Machu Picchu, a 97 quilômetros de Cusco. Lá você encontra uma grande fortaleza que servia como ponto de controle para as pessoas que queriam atravessar o vale e entrar em Machu Picchu. Outra das estruturas incas que você não pode perder em Ollantaytambo é o Templo do Sol (templo dedicado ao Deus Sol), os banhos das ñustas (princesas incas), etc. A atual cidade de Ollantaytambo foi construída sobre as muralhas da antiga cidade inca.

Foto do mirante de Ollantaytambo
Foto do mirante de Ollantaytambo
  • Urubamba

    É outra antiga cidade inca sobre a qual foi construída uma cidade colonial. Ela está localizada na área mais fértil do vale e deve ter sido um dos principais centros de produção agrícola do império. Hoje, é um belo campo que produz frutas e o melhor milho branco do mundo. Urubamba está localizada aos pés da montanha coberta de neve Chicón, a 72 quilômetros de Cusco. Também é chamada de “A Pérola do Vilcanota”, devido às incríveis paisagens que a cercam.

Vista panorâmica de Urubamba
Vista panorâmica de Urubamba
  • Chinchero

    Chinchero é um dos vilarejos mais tradicionais do Peru. Localiza-se a apenas 30 quilômetros de Cusco. É também a cidade turística mais alta do Vale Sagrado, a 3.762 metros acima do nível do mar. É famosa por sua terra fértil, onde são cultivadas diversas variedades de batata. Também foi o local do palácio do imperador Tupac Yupanqui (filho do grande líder Pachacutec). No século XVI, os espanhóis destruíram o templo inca e, sobre seus alicerces, construíram uma igreja colonial que permanece de pé até hoje.

Sítio arqueológico de Chinchero
Sítio arqueológico de Chinchero

Excursão de 1 dia ao Vale Sagrado dos Incas
A excursão clássica ao Vale Sagrado dos Incas inclui a visita a três locais históricos: a cidade inca de Pisca, a fortaleza de Ollantaytambo e Chinchero. O passeio começa e termina com o retorno à cidade de Cusco. Por outro lado, se você fizer um passeio de dois dias ligando o Vale Sagrado a Machu Picchu, os destinos a serem visitados são: Pisac e Ollantaytambo. Nesse povoado, você viajará de trem até o povoado de Machu Picchu (Aguas Calientes), onde passará a noite em um hotel turístico. No segundo dia, você visitará Machu Picchu e retornará a Cusco. Ambas as opções são muito populares entre os visitantes de todo o mundo.


A cidade sagrada de Machu Picchu

Machu Picchu é um dos melhores destinos turísticos do planeta. A viagem até lá oferece muita história, paisagens naturais, serviços turísticos de boa qualidade, além de trilhas para caminhadas em altas montanhas. O Vale Sagrado dos Incas pode ser alcançado de trem a partir do vilarejo de Ollantaytambo. Na cidade de Aguas Calientes, pega-se um ônibus turístico que leva 30 minutos até a cidade sagrada. Lá, você pode visitar cerca de 150 construções incas. Há também a opção de fazer uma das trilhas de caminhada até as montanhas.

  • Aguas Calientes

    É o vilarejo mais próximo de Machu Picchu (a apenas 10 quilômetros de distância), por isso também é chamado de Machu Picchu pueblo. Os trens chegam lá vindos de Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas. No vilarejo, você pega os ônibus que, em apenas 30 minutos, sobem as encostas de uma montanha até o sítio arqueológico de Machu Picchu. O vilarejo também é famoso pela excelente qualidade de seus restaurantes, cafés, bares, hotéis turísticos e atrações turísticas, como seus banhos termais.

  • Machu Picchu

    Machu Picchu é um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, com 1,6 milhão de visitantes todos os anos. Lá você pode ver mais de 150 construções de pedra, incluindo o Templo do Sol, o Intihuatana, a Rocha Sagrada, o Templo Principal e muito mais. Da Casa del Vigilante, você pode tirar a foto clássica que todos os visitantes desejam. Sua construção foi ordenada pelo imperador Pachacutec no século XV. Desde 2007, ela é considerada uma das novas maravilhas modernas do mundo.

  • Rotas de trekking em Machu Picchu

    Dentro do sítio arqueológico de Machu Picchu, há várias trilhas de caminhada para suas montanhas. A rota mais famosa é a de 2 quilômetros de subida até o topo de Huayna Picchu (2.693 m.a.s.l.). Também a rota de 2,5 quilômetros em caminhos ascendentes até o topo da montanha Machu Picchu (3.082 m.a.s.l.). Ou a rota curta de menos de 1 quilômetro até a montanha Huchuy Picchu (2.497 metros acima do nível do mar). Além disso, há rotas opcionais para Intipunku, a Ponte Inca ou a Grande Caverna.

Observando a cidadela inca de Machu Picchu
Observando a cidadela inca de Machu Picchu

A jornada passo a passo para o Vale Sagrado e Machu Picchu

O Vale Sagrado, Cusco e Machu Picchu recebem mais visitantes do que qualquer outro lugar no Peru. O Vale Sagrado é um lugar muito agradável; o clima é agradável, as pessoas são agradáveis, os sítios arqueológicos são impressionantes e você pode encontrar todos os serviços necessários, hotéis, restaurantes e assim por diante. É também onde você entrará em Machu Picchu, um dos destinos mais incríveis do mundo.

Para fazer a viagem ao Vale Sagrado e Machu Picchu, você deve seguir estas etapas:

  • DIA 1:

    • Passe pelo menos duas noites em Cusco para se adaptar melhor à altitude da Cordilheira dos Andes.
    • Faça uma excursão ou decida ir por conta própria.
    • Se você decidir ir por conta própria, contrate um transporte particular ou viaje de transporte público. Os ônibus saem da rua Puputi (em direção a Pisac) ou da rua Pavitos (em direção a Chinchero ou Ollantaytambo) em Cusco.
    • Para entrar em Pisac, Ollantaytambo, Moray e Chinchero, você deve comprar o Bilhete Turístico de Cusco na porta de um dos sítios arqueológicos (custa 70 soles para estrangeiros e 40 soles para peruanos).
    • Em Ollantaytambo, você deve pegar o trem para Machu Picchu (recomenda-se comprar a passagem on-line com antecedência).
Mapa da rota Cusco - Aguas Calientes pelo Vale Sagrado
Mapa da rota Cusco – Aguas Calientes pelo Vale Sagrado
  • DIA 2:

    • Em Aguas Calientes, você deve passar uma noite em um dos hotéis turísticos da cidade (recomenda-se reservar o hotel on-line com antecedência).
    • No segundo dia, compre sua passagem de ônibus que o levará a Machu Picchu em 30 minutos. Essa passagem pode ser comprada no próprio vilarejo sem nenhum problema.
    • O ingresso de entrada para Machu Picchu deve ser comprado on-line com antecedência. Se você procurar um ingresso de última hora, corre o risco de não poder visitar a cidade inca, pois a disponibilidade é limitada.
    • No portão de entrada de Machu Picchu, você pode conseguir guias turísticos em grupo ou particulares.
    • Na cidade de Aguas Calientes, há restaurantes para café da manhã e almoço, todos de boa qualidade.
    • Após a visita, o retorno a Cusco deve ser feito da mesma forma: de ônibus e trem.
Rota de Aguas Calientes ao Santuário de Machu Picchu
Rota de Aguas Calientes ao Santuário de Machu Picchu

Por que visitar o Vale Sagrado na viagem a Machu Picchu?

  • O Vale Sagrado dos Incas abriga não apenas sítios arqueológicos incas e pré-incas, mas também belas vilas coloniais, construídas perto e acima deles. O vilarejo de Pisac e seu mercado de artesanato são imperdíveis no vale.
  • O Vale Sagrado também é o melhor lugar para se aclimatar antes de visitar Machu Picchu, pois está em uma altitude média e tem um dos climas mais agradáveis da região. Uma boa aclimatação é necessária, especialmente se você planeja fazer alguma das caminhadas dentro do Parque Nacional de Machu Picchu, como escalar a montanha Huayna Picchu.
  • Visitar o Vale Sagrado dos Incas antes de entrar em Machu Picchu permite que você veja os territórios e as cidades mais importantes do que foi o vasto Império Inca, proporcionando uma visão mais completa dessa incrível civilização.
  • O Vale Sagrado dos Incas também lhe dá a oportunidade de praticar esportes ao ar livre, de aventura e radicais; você pode fazer caminhadas, mountain bike, tirolesa ou alguns mais radicais, como escalada ou rafting (níveis 2, 3 e 4).
  • O trem para Aguas Calientes viaja pelo Vale Sagrado dos Incas, o que lhe dá a oportunidade de apreciar belas paisagens a cada curva.
Vale Sagrado dos Incas
Vale Sagrado dos Incas

Perguntas e respostas: viagem passo a passo ao Vale Sagrado e Machu Picchu

  • 1) Quais são as atrações turísticas do Vale Sagrado?

    O Vale Sagrado tem atrações turísticas interessantes, como Pisac, Ollantaytambo, Chinchero, Maras e Moray.

  • 2) Como chegar ao Vale Sagrado dos Incas saindo de Cusco?

    Da cidade de Cusco, há duas rotas para o Vale Sagrado. A primeira é a viagem para Pisac (35 quilômetros). A segunda é a rota para Chinchero (30 quilômetros).

  • 3) Como viajar do Vale Sagrado para Machu Picchu?

    A rota de trem de Ollantaytambo (Vale Sagrado) para Machu Picchu é a que conecta as duas atrações turísticas. O trajeto é de apenas 35 quilômetros em média (1 hora e 40 minutos de viagem).

  • 4) Quanto custa visitar o Vale Sagrado dos Incas?

    O Bilhete Turístico de Cusco inclui a entrada para Pisac, Moray, Chinchero e Ollantaytambo no Vale Sagrado. Custa 70 soles para estrangeiros e 40 soles para peruanos.

  • 5) Quanto custa o ingresso de entrada para Machu Picchu?

    O ingresso clássico para Machu Picchu custa 154 soles para adultos estrangeiros. O ingresso oferece descontos para menores de 18 anos, estudantes universitários e cidadãos do Peru, Colômbia, Equador e Bolívia.

  • 6) Como ir de Aguas Calientes a Machu Picchu?

    Os ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu saem do vilarejo a cada 5 minutos. A viagem é de 10 quilômetros (30 minutos).

  • 7) Posso me hospedar no Vale Sagrado?

    Sim, em Urubamba há os melhores hotéis do Vale Sagrado (serviços de 2, 3, 4 e 5 estrelas).

  • 8) Posso me hospedar em Machu Picchu?

    Sim, na cidade de Aguas Calientes há uma variedade de hotéis com serviços de 2, 3, 4 e 5 estrelas.

  • 9) Qual é a melhor época para ir ao Vale Sagrado e Machu Picchu?

    A estação seca não tem chuvas, o que facilita o trekking ao ar livre no Vale Sagrado e em Machu Picchu. Essa estação ocorre de abril a outubro.

  • 10) Como é o clima no Vale Sagrado e em Machu Picchu?

    O clima no Vale Sagrado e em Machu Picchu é temperado, com dias ensolarados (entre 18ºC e 22ºC) e noites frias (entre 8ºC e 12ºC).

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Vale Sagrado

Laura H.Por: Laura H.

“Ruínas impressionantes“

“Não consigo explicar a majestade do vale, você precisa vivenciá-la. Se você pensou que só poderia ver construções incríveis em Machu Picchu, está enganado. O que você pode ver em muitas partes do vale o surpreenderá tanto quanto a maravilha.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, outubro 28, 2024