Machu Picchu 186 artigos
4 maneiras de vivenciar a viagem perfeita
Clique para classificar o artigo

Machu Picchu: 4 maneiras de vivenciar a viagem perfeita

Machu Picchu é um dos destinos preferidos de visitantes de todo o mundo. Porém, a grande maioria não conhece tudo o que a Cidadela Inca pode oferecer. Existem diversas experiências para viver ali, como subir ao topo da montanha Huayna Picchu ou a surpreendente Trilha Inca. Que outras maneiras existem de desfrutar plenamente da Maravilha do Mundo? Descubra quatro alternativas!



Quatro maneiras de vivenciar a viagem perfeita a Machu Picchu
Descubra as maneiras mais incríveis de fazer a viagem perfeita a Machu Picchu

Qual é o circuito que devo escolher em Machu Picchu?
Para visitar Machu Picchu existem até quatro tipos de circuitos. O mais recomendado é o circuito 2, que inclui o tour mais completo pela cidadela Inca: Templo do Sol, Templo Principal, Templo das 3 Janelas, Intihuatana, Rocha Sagrada, Templo do Condor, Espelhos de Água e muito mais. Os ingressos ‘Machupicchu Só’ e ‘Machupicchu + Ponte Inca’ permitem fazer o circuito 2. Este tour dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos (com a companhia de um guia turístico).


1. O incrível tour pelas construções de pedra de Machu Picchu

  • Em 1911, o explorador americano Hiram Bingham chegou a Machu Picchu e deu a conhecer ao mundo a importância do sítio arqueológico por ele chamado de ‘Cidade Perdida dos Incas’.
  • O que ele realmente descobriu foi Machu Picchu, um centro urbano-religioso construído pela cultura Inca há mais de 600 anos.
  • Sem saber, o professor da Universidade de Yale tornou-se o primeiro turista a acolher a Maravilha do Mundo.
  • Hoje, este complexo arqueológico recebe mais de um milhão de visitantes por ano e é a principal atração do Peru.
  • A redescoberta deste lugar por Hiram Bingham trouxe ao planeta o conhecimento de construções tão incríveis como o Templo do Sol, o Intihuatana, o Templo do Condor ou o Templo da Lua.
  • Atualmente, este complexo arqueológico é chamado de Cidadela Inca e é a principal forma de vivenciar a viagem perfeita a Machu Picchu.
  • O percurso por essas misteriosas construções incas passa por plataformas, monumentos líticos de diversos formatos e uma paisagem incrível que se harmoniza com o entorno.
  • A entrada na Cidadela Inca é feita com até cinco tipos diferentes de ingressos: a) ingresso Machupicchu Só, b) ingresso Machupicchu + Huaynapicchu, c) ingresso Machupicchu + Montanha, d) ingresso Machupicchu + Huchuypicchu ou e) ingresso Machupicchu + Ponte Inca .
  • O ingresso mais recomendado é o ‘Machu Picchu Só’, pois permite escolher qualquer um dos quatro circuitos: circuito 1, 2, 3 ou 4. O circuito 2 é o percurso mais recomendado, pois inclui os principais templos da cidadela Inca.
Vista das ruas de Machu Picchu
Vista do interior de Machu Picchu

2. A aventura de subir ao topo das montanhas de Machu Picchu

  • Machu Picchu está localizada no lado leste da Cordilheira dos Andes, em Cusco, Peru.
  • Possui clima subtropical temperado com chuvas e vegetação abundantes. Acima deste sítio arqueológico há uma montanha vertical chamada Huayna Picchu.
  • Além disso, no topo da cidadela inca está a montanha Machu Picchu, a montanha que deu nome ao sítio arqueológico.
  • Huayna Picchu (2.693 metros acima do nível do mar), uma importante formação montanhosa, contém construções incas, como um conjunto de escadas de pedra até o topo ou um templo inca em uma caverna chamada Templo da Lua ou Grande Caverna.
  • Hoje, Waynapicchu é uma das principais atrações da Maravilha do Mundo. Oferece uma das aventuras mais incríveis do planeta. É a subida ao topo desta montanha íngreme, considerada uma das caminhadas curtas mais incríveis do mundo.
  • A montanha Machu Picchu (2.430 metros acima do nível do mar) permite uma caminhada árdua, mas com uma bela vegetação. O percurso é mais longo que Huayna Picchu, mas com trechos mais largos e seguros. Portanto, a entrada é permitida a pessoas de todas as idades (a entrada em Huayna Picchu só é permitida para maiores de 12 anos).
  • Essa forma de conhecer Machu Picchu é uma das preferidas dos turistas. No topo de Huayna Picchu e da montanha Machu Picchu você pode ver a cidadela Inca e a paisagem circundante de um ponto de vista privilegiado.
  • A entrada em Waynapicchu é com o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu, que inclui visita à cidadela Inca (através do circuito 4). A entrada na montanha Machu Picchu é feita com o ingresso Machu Picchu + Montanha, que inclui visita à cidadela Inca (através do circuito 3).
Vista do topo de Huayna Picchu
Topo de Huayna Picchu de onde você pode ver toda a cidade inca

3. A aventura da Trilha Inca até Machu Picchu, a melhor caminhada do mundo

  • A Trilha Inca para Machu Picchu é considerada a melhor rota de caminhada do planeta.
  • Esta caminhada é especial porque percorre 39 quilômetros do qhapac ñan, a rede de estradas incas. Portanto, você só poderá fazer o tour com uma agência de turismo autorizada. Os visitantes não podem caminhar sozinhos pela Trilha Inca.
  • O percurso é composto por caminhos de pedra feitos pelos Incas. O tour inclui visita a sítios arqueológicos incas, como: Llactapata, Sayacmarca, Phuyupatamarca, Wiñayhuayna e, no final, Machu Picchu.
  • A Trilha Inca permite chegar a Machu Picchu pela mesma rota que os Incas fizeram. No final você chega à cidade Inca através do Intipunku ou Puerta del Sol. De lá você tem uma primeira vista paisagística de todo o complexo arqueológico. Para muitos é uma experiência inesquecível.
  • A Trilha Inca para Machu Picchu só é feita com tour. Os tours, devido à grande procura e disponibilidade limitada, devem ser adquiridos online com 4 ou 5 meses de antecedência. O turista pode escolher a agência de turismo de sua preferência.
  • Os tours incluem tudo o que é necessário para uma visita segura: transporte turístico, entrada em todos os atrativos turísticos, guia profissional, equipamentos de camping, alimentação dos cozinheiros, carregadores para levar os utensílios necessários e muito mais.
  • Além disso, existe uma versão curta da Trilha Inca chamada ‘Trilha Inca Curta 2 dias’. Esta rota percorre um trecho de 13 quilômetros desde o setor Chachabamba até Machu Picchu, passando pelo sítio inca de Wiñayhuayna. Este percurso é recomendado para visitantes que não dispõem de muito tempo para a clássica caminhada de 4 dias.
O que você verá na rota da Trilha Inca
O que você verá na rota da Trilha Inca

4. A caminhada Salkantay, incrível rota de 5 dias para Machu Picchu

  • A caminhada Salkantay é conhecida como uma das rotas de caminhada mais famosas para Machu Picchu. Para alguns é ainda melhor que a Trilha Inca de 4 dias.
  • A caminhada Salkantay dura 5 dias e percorre a pé aproximadamente 70 quilômetros desde a cidade de Mollepata, nas altas montanhas de Cusco, até Machu Picchu, passando por incríveis atrações turísticas como a lagoa Humantay, o passo Salkantay, os banhos termais Cocalmayo e a bela selva. .alto de Cusco.
  • A caminhada Salkantay, ao contrário da Trilha Inca para Machu Picchu, pode ser feita com um tour com tudo incluído ou por conta própria. As estradas que percorrem são algumas das mais belas paisagens de Cusco. A altura máxima é o Passo Salkantay, a 4.600 metros acima do nível do mar. A altitude mais baixa é a cidade de Aguas Calientes, a 2.040 metros acima do nível do mar.
  • Durante a caminhada Salkantay, os turistas passam quatro noites em acampamentos preparados para os climas quentes e frios de Cusco. Os acampamentos são: em Mollepata, no povoado de Chaullay, na praia de Salhuayaco e no povoado de Aguas Calientes (hotel última noite). No quarto dia você poderá visitar o sítio arqueológico inca de Llactapata.
  • No último dia da caminhada Salkantay, o turista chega a Machu Picchu pela cidade de Aguas Calientes. Este percurso pode ser feito a pé (2 horas) ou de ônibus (30 minutos).
  • Existe outra versão da caminhada Salkantay que dura apenas 4 dias. Esta rota de caminhada, ao contrário da caminhada de 5 dias em Salkantay, cobre uma pequena seção por transporte terrestre.
  • A caminhada de 5 dias em Salkantay pode ser feita com uma agência de turismo. A disponibilidade é ampla para que você possa comprar com 1 a 4 semanas de antecedência sem problemas.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Adriana C.Por: Adriana C.

“Valeu a pena!“

“A viagem é uma infinidade de coisas lindas, que vão se somando com o passar dos dias. Todos os lugares visitados têm seu charme e a cereja do bolo são as ruínas de Machu Picchu. Não há palavras para descrever a beleza e a energia que existe neste lugar. O calor e a gentileza das pessoas fazem você se sentir em casa.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, fevereiro 1, 2024