Machu Picchu 180 artigos
Ver ursos em Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Posso ver ursos em Machu Picchu?

Machu Picchu é considerado Patrimônio Histórico e Natural pela UNESCO. Além de suas incríveis estruturas, durante sua visita você poderá ver belas espécies de animais, plantas e insetos. Entre suas inúmeras espécies, destacam-se mais de trezentas espécies de orquídeas. Também se destaca por suas espécies de aves e mamíferos, como o urso-de-óculos e o galo-da-rocha. Os ursos de óculos são famosos por suas raras visitas ao sítio arqueológico inca. Posso ver ursos em Machu Picchu? Sim, você sabe como!



Urso de óculos
Urso de óculos ameaçado de extinção

Os ursos de óculos

  • O urso-de-óculos é o único desse tipo que habita a região da Cordilheira dos Andes na América do Sul.
  • Seu nome científico é tremarctos ornatus. Possui pelo preto e uma mancha branca na altura dos olhos, o que popularizou seu nome.
  • O urso de óculos pode atingir uma altura de 1,8 metros. Eles habitam a região tropical oriental da Cordilheira dos Andes. Sua dieta é baseada principalmente em frutas e plantas.
  • O urso de óculos pode viver até cinquenta anos em seu habitat natural. Seus costumes são solitários. Machos e fêmeas geralmente passam um bom tempo até a cópula e a separação subsequente.
  • Este mamífero é considerado em ‘situação vulnerável’ principalmente devido à caça ilegal em seu habitat natural.

Urso de óculos: informações gerais

O urso de óculos
ClasseMamífero
OrdemCarnívoro
FamíliaUrsidae
GêneroTremarctos
EspécieTremarctos decorados
HabitaçãoFlorestas úmidas altas do leste da Cordilheira dos Andes da América do Sul.
DistribuiçãoPeru, Colômbia, Equador, Venezuela e Bolívia.
MachosDe 100 a 200 quilos. Pêlo preto com manchas brancas nos olhos, pescoço, rosto e peito (varia de acordo com o indivíduo).
HembrasDe 35 a 85 quilos. Sua reprodução é de aproximadamente dois indivíduos por período de gestação.
ComidaFrutas e plantas silvestres (onívoros).
ComportamentoHábitos solitários e diurnos.
PeligroSituação vulnerável.
Espécies em Machu Picchuaproximadamente 70.

Os ursos de óculos em Machu Picchu

  • O urso-de-óculos é reconhecido mundialmente por sua pelagem branca no rosto, como se fossem óculos. Estima-se que no Santuário Histórico de Machu Picchu existam aproximadamente setenta espécies.
  • Os ursos de óculos são protegidos pelo Estado peruano promovendo a criação do Santuário Histórico de Machu Picchu. Esta área protegida tem um total de 32.592 hectares de montanhas e selva de Cusco.
  • É um mamífero na lista de espécies em situação de vulnerabilidade. Sua imagem foi incluída na moeda peruana de um sol, recentemente incluída na coleção de moedas de edição limitada do Banco Central do Peru.
Urso de óculos
Avistamento de um urso de óculos em Machu Picchu

Onde ver ursos de óculos?

  • Tornou-se comum ver ursos de óculos com seus filhotes brincando perto dos prédios de Machu Picchu. Eles podem ser vistos desde muito cedo até por volta das 4 da tarde, mas ficam apenas alguns minutos. Depois de atrair todos os olhares, eles voltam para a floresta em busca de outro lugar para brincar.
  • Em um dia de boa sorte, o urso de óculos também pode ser visto ao longo da Trilha Inca de Machu Picchu de 4 dias.
  • Além disso, o urso de óculos pode ser visto no Centro Andino de Conservação de Ursos da Associação Inka Terra, na cidade de Aguas Calientes. Até quatro ursos andinos com nomes foram registrados lá: Pepe, Kina, Coquito e Josi.

Pepe e Kina estão em cativeiro, morando sozinhos, sendo arrumados e a caminho da procriação. Coquito e Yosi (irmã de Kina) estão em situação de semi-liberdade. Eles se preparam para que, em um momento não muito distante, possam reentrar na selva de Cusco para viver por conta própria. Enquanto isso, essas espécies são protegidas pelas autoridades peruanas.


Cuidando de ursos de óculos em Machu Picchu

  • Ursos de óculos são protegidos pelas autoridades de Machu Picchu, Cusco e Peru. Somente pessoas autorizadas pelo Ministério da Cultura do Peru podem entrar no Santuário Histórico de Machu Picchu. Em cada ponto há cabines de segurança com guardas florestais encarregados de garantir a segurança da flora e fauna do local.
  • Os ursos de óculos que habitam o Santuário Histórico de Machu Picchu estão devidamente registrados. Vivem em liberdade e sua reprodução é de interesse das respectivas autoridades. O que se busca é a sua conservação.
Urso de óculos
Moeda peruana de um sol alusiva ao urso de óculos andino

O que fazer quando você vê um urso em Machu Picchu?

  • Os guias turísticos são responsáveis ​​por orientar os turistas em caso de encontro com os ursos de óculos.
  • No caso de avistar um urso de óculos, o turista deve manter a devida distância e limitar-se a tirar as fotos que julgar necessárias.
  • Ursos de óculos são animais inofensivos que só reagem agressivamente se ameaçados.

Mais informações sobre ursos de óculos

  • Caçar ursos de óculos é ilegal e punível pela justiça peruana.
  • O monitoramento de ursos de óculos foi realizado em Machu Picchu e Choquequirao, de agosto de 2014 a setembro de 2016. Pegadas de ursos, resíduos fecais, locais de alimentação e outras técnicas de rastreamento foram pesquisadas. Esta amostragem cobriu uma área aproximada de 368 quilômetros quadrados dentro do Parque Nacional Machu Picchu e sua zona tampão.
  • O monitoramento de ursos de óculos foi realizado por mais de dois anos e revelou a presença de ursos de óculos em mais de noventa e cinco por cento do parque nacional de Machu Picchu, em contraste com os trinta por cento dos estudos anteriores.
  • O Peru abriga 10 áreas naturais protegidas cuja principal espécie de conservação é o urso-de-óculos (urso andino).
  • A conservação do urso de óculos traz consigo a preservação de outras espécies na área natural protegida, neste caso Machu Picchu em Cusco.
Ursos de óculos
Urso de óculos fotografado na montanha Machu Picchu

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, outubro 7, 2022