Cusco 128 artigos
Templos incas
Clique para classificar o artigo

Templos incas mais importantes em Cusco

Por toda Cusco, encontraremos muitos lugares repletos de história, onde mistérios abundam, deixando você mais do que impressionado com cada um deles. Entre os locais mais importantes da cultura inca estão seus templos, construídos para adorar múltiplas divindades, dada sua natureza politeísta. Descubra quais foram os mais significativos, quais eram suas funções e onde estão localizados, para que você possa agendar uma visita ao seu roteiro por Cusco. Não perca!



Templo de Qoricancha e Convento de Santo Domingo
Templo de Qoricancha e Convento de Santo Domingo

Qual era a importância de um Templo para os Incas?

Para os incas, os templos eram locais de culto às suas divindades. Dada a natureza politeísta da cultura inca, eles possuíam muitos recintos dedicados a cada uma delas. Entre suas principais divindades estavam o deus Viracocha, Pachamama (Mãe Terra), Mama Quilla (deusa da Lua), Illapa (deus dos raios e das tempestades), Mama Cocha (deusa da água) e sua principal entidade, Inti (deus do Sol).

Nos templos incas, não se tratava apenas de adorar seus deuses; rituais e oferendas também eram realizados. Eles também serviam como centros cerimoniais, locais astronômicos e centros políticos.

Desde a sua construção, cada templo estava em constante conexão com a divindade à qual era dedicado, permitindo que se apreciasse neles características dos deuses atribuídos, sentindo-se assim mais conectado a eles, imbuindo-os de uma energia que muitos podem testemunhar até hoje ao visitar esses lugares.

Além disso, para o Inca, o principal governante do império Tahuantinsuyu, era um lugar para encontrar algum tipo de conexão ou comunicação com essas entidades, para que pudesse garantir, junto com rituais e oferendas, um bom presságio de seus deuses.

Templos de Machu Picchu
Templos de Machu Picchu

O Bilhete Turístico de Cusco:
se você deseja visitar os pontos turísticos mais impressionantes da cidade de Cusco, deve adquirir o bilhete turístico, que oferece quatro tipos de passeios. O primeiro é o bilhete completo, que combina três circuitos e permite visitar até 16 destinos, incluindo sítios arqueológicos, museus e centros culturais. Outras opções incluem o Circuito 1, que inclui Sacsayhuamán, Qenqo, Puka Pukara e Tambomachay. O Circuito 2 visita sítios como Qoricancha, Tipón, Pikillacta e muitos museus. Por fim, o Circuito 3 inclui os sítios arqueológicos mais importantes do Vale Sagrado, como Ollantaytambo, Pisac, Chinchero e Moray.


Os templos incas mais importantes de Cusco

Se você está visitando Cusco e quer conhecer os templos incas mais importantes, listamos as principais características de cada um para que você tenha uma experiência muito mais imersiva. Descubra seus principais mistérios e maravilhe-se com suas construções impressionantes.

Qoricancha (Cusco)

O Qoricancha foi provavelmente o principal templo da cultura inca e destinava-se principalmente à adoração do deus sol. Hoje, em suas fundações, podemos ver a Igreja de Santo Domingo, onde, apesar da passagem do tempo, muitas peças e recintos destinados à veneração de seus deuses ainda estão preservados.

Além disso, por ser um lugar tão grande, também oferecia um local para a adoração de outras divindades, como um salão para as estrelas, um salão para o arco-íris e um salão para os relâmpagos. Outras atrações incluem sua fonte cerimonial, o salão de sacrifícios e seus jardins sagrados.

Visitá-lo é muito fácil, pois fica no centro da cidade. Basta comprar o ingresso turístico de Cusco.

Qoricancha – Templo do Sol
Qoricancha – Templo do Sol

Templo da Lua (Machu Picchu)

Uma das estruturas mais impressionantes que encontraremos em Machu Picchu é o místico Templo da Lua. Este local pode ser visitado com o ingresso ” Machu Picchu com Templo da Lua ou Grande Caverna (Rota 3C)”, que nos leva ao local após uma caminhada de aproximadamente uma hora.

Todo o local é cercado por uma vegetação exuberante, conferindo-lhe uma vista ainda mais mágica. O Templo da Lua está construído dentro de uma caverna natural, onde podemos apreciar estruturas delicadas com pequenas portas e janelas que se misturam perfeitamente com as imensas rochas ao redor.

Este local servia como local de adoração à lua, bem como para sacrifícios. As cavernas estavam intimamente ligadas ao mundo dos mortos na cultura inca, o que é uma das razões de sua grande importância.

Templo da Lua em Machu Picchu
Templo da Lua em Machu Picchu

Templo do Sol (Ollantaytambo)

Um dos principais recintos encontrados na fortaleza arquitetônica de Ollantaytambo é o Templo do Sol, que é composto por seis imensos monólitos de pedra que formam uma muralha impressionante.

Embora se diga que nunca foi concluído, em sua superfície podem ser vistas entalhes em alto-relevo, como chakanas em forma de escada (que simbolizavam a cosmovisão andina: “Hanan Pacha” (plano celeste), “Kay Pacha” (plano terrestre) e “Ukhu Pacha” (mundo subterrâneo). Também é possível observar a presença de quatro pumas, considerados um dos animais mais sagrados para os incas.

Para vê-lo, precisamos apenas comprar o bilhete turístico de Cusco e visitar Ollantaytambo em nossa viagem a Cusco.

Templo do Sol - Ollantaytambo
Templo do Sol – Ollantaytambo

Templo da Água (Cusco)

Tambomachay, também conhecido como Templo da Água, é um local de culto à água, dada a sua importância como fonte de vida. Também demonstra o impressionante conhecimento da cultura inca em engenharia hidráulica , já que o local possui canais de pedra que fluem o ano todo, até hoje.

Este local foi construído sobre um rio e nascentes; seu layout impressionante irá surpreendê-lo, já que a água continua a fluir após aproximadamente 600 anos.

Para visitar o Templo da Água, ou Tambomachay, você precisa comprar um ingresso turístico de Cusco. Este local fica a 25 minutos da cidade.

Tambomachay - Templo da Água
Tambomachay – Templo da Água

Templo de Wiracocha (Raqchi)

Segundo muitas crenças culturais andinas, o deus Wiracocha foi o criador do universo, razão pela qual o templo de Raqchi foi construído em sua homenagem. Este local destaca-se por seus imensos muros de pedra e adobe, com quatorze metros de altura, localizados em uma esplanada repleta de janelas e portas. Suas dimensões são muito amplas, visto que possuía um teto sustentado por colunas de até vinte e cinco metros de altura em seu ponto mais alto. Por isso, era considerado o maior templo do Império Inca.

No local, também veremos alguns recintos que serviam como armazéns ou moradias, algumas fontes de água e o “maior templo inca”, onde poderemos apreciar mais da sua impressionante arquitetura.

Para chegar ao Templo de Wiracocha, precisamos primeiro viajar para Raqchi, que fica a 2 horas e 30 minutos da cidade de Cusco. A entrada é feita por meio de um ingresso vendido no local.

Templo de Wiracocha - Raqchi
Templo de Wiracocha – Raqchi

Templo do Condor (Machu Picchu)

O templo mais impressionante que homenageia um animal sagrado para a cultura inca é o Templo do Condor, que pode ser visitado em nosso passeio por Machu Picchu, especificamente com um dos quatro ingressos que levam você ao circuito três.

Este local fica próximo a uma caverna, onde rochas foram moldadas para formar as asas do condor. Abaixo delas, também veremos uma estrutura triangular de pedra com o bico do condor e sua plumagem característica em um dos cantos.

Durante o passeio, podemos ver a caverna localizada a uma curta distância. Dizem que era ali que as múmias eram colocadas, além de servirem para prestar homenagem às suas divindades.

Templo do Condor - Machu Picchu
Templo do Condor – Machu Picchu
Os templos incas mais importantes
Templo IncaLocalizaçãoDivindade PrincipalRecursos em destaqueAcesso
QoricanchaCuscoInti (Sol) e divindades menores.Recintos para o sol, estrelas, arco-íris, relâmpagos, fontes cerimoniais e jardins sagrados.Bilhete turístico de Cusco.
Templo da LuaMachu PicchuQuilha (Lua) e mundo dos mortos.Construído dentro de uma caverna natural, harmonizado com as rochas e usado para fins ritualísticos.Ingresso “Machu Picchu com Templo da Lua (rota 3C)”.
Templo do SolOllantaytamboInti (Sol)Seis enormes monólitos de pedra com relevos de chakanas, pumas e símbolos andinos.Bilhete turístico de Cusco.
Templo da Água (Tambomachay)CuscoA águaCanais esculpidos em pedra, fontes ainda em funcionamento e arquitetura hidráulica avançada.Bilhete turístico de Cusco.
Templo de WiracochaRaqchiWiracocha (Criador do universo)Paredes de pedra e adobe de 14 metros de altura, colunas, janelas e espaços cerimoniais.Entrada no mesmo local.
Templo do CondorMachu PicchuCondorFusão de rochas em forma de condor e presença de uma caverna para múmias e oferendas.Ingresso para Machu Picchu (circuito 3)
IntihuatanaMachu PicchuSolPedra ritual para medir o tempo solar (solstícios), alinhada astronomicamente.Só é possível vê-lo de longe.
Templo das Três JanelasMachu PicchuVisão de mundo andinaTrês grandes janelas representando os três mundos da cosmovisão andina: Hanan Pacha (mundo superior), Kay Pacha (mundo terrestre) e Ukhu Pacha (mundo inferior)Ingresso para Machu Picchu (circuito 3)

Dicas para visitar os templos incas mais importantes

Para garantir que você tenha uma experiência de viagem ainda melhor visitando os templos incas mais importantes, compartilharemos uma série de dicas e recomendações que ajudarão você e o manterão informado ao visitar cada um deles. Saiba mais sobre eles:

  • Você encontrará a maioria dos templos incas mais impressionantes em Machu Picchu, então programe sua visita a essa maravilha do mundo e não perca uma das melhores experiências da sua vida.
  • Visitar um dos templos nos fará mergulhar em um lugar carregado de energia ancestral, onde poderemos aprender mais sobre sua história e ganhar uma experiência em primeira mão, que é a mais valiosa de todas.
  • Antes de embarcar em caminhadas extenuantes em Cusco, lembre-se de descansar pelo menos uma vez ao dia para evitar o mal da altitude e aproveitar melhor sua estadia.
  • Se você visitar Cusco durante a estação chuvosa (novembro a março), esteja preparado para cada uma de suas viagens com roupas impermeáveis ou uma capa de chuva, pois o clima pode mudar a qualquer momento.
  • Visitar Cusco durante a estação seca (abril a outubro) oferecerá um clima mais claro e colorido, embora geralmente haja mais visitantes.
  • Para uma experiência de viagem mais envolvente, recomendamos visitar cada um dos principais templos incas, para que você possa descobrir diferentes perspectivas sobre sua cultura, arquitetura e história.
  • Aproveite seu passeio por Cusco e desfrute com tranquilidade de cada uma das paisagens que encontrará, sua geografia lhe permitirá ter momentos de introspecção e paz .
  • Para melhorar sua experiência de viagem em Cusco, agradeça à Pachamama (Mãe Terra) por cada momento surpreendente ao longo do caminho, assim como acontece na cultura andina.
  • Lembre-se de que, junto com o Boletomachupicchu, você pode reservar experiências e passeios por Cusco. Consulte nossos consultores sobre todas as opções disponíveis.

Perguntas frequentes

  • 1) Quais templos incas podem ser visitados com o Bilhete Turístico de Cusco?

    O Bilhete Turístico de Cusco permite acesso a vários templos e complexos arqueológicos importantes, como Qoricancha, Sacsayhuamán, Qenqo, Ollantaytambo e Pisac.

  • 2) Qual é o templo inca mais importante de Cusco?

    O templo Qoricancha é considerado o mais importante de todo o Império Inca, era dedicado principalmente ao deus Sol (Inti).

  • 3) Qual é o maior templo construído pelos Incas?

    O Templo de Wiracocha, localizado em Raqchi, é considerado o maior templo do Império Inca.

  • 4) Quais templos incas estão localizados em Machu Picchu?

    Em Machu Picchu você pode visitar vários templos sagrados, como o Templo do Sol, o Templo do Condor, o Templo das Três Janelas e o Templo da Lua.

  • 5) Qual é a melhor época do ano para visitar os templos incas?

    A melhor época para visitar os templos é entre abril e outubro, quando o clima é mais seco e o céu está limpo. Durante esses meses, é mais fácil apreciar as paisagens e estruturas sem chuva, embora o número de turistas também seja maior.

  • 6) Os templos incas ainda são usados para fins cerimoniais?

    Sim, alguns templos como Qoricancha e Sacsayhuamán ainda são usados para rituais andinos, especialmente durante o Inti Raymi, que é celebrado todo dia 24 de junho.

  • 7) Há algum templo inca pouco conhecido que valha a pena visitar?

    Certamente, lugares como o Templo da Lua (em Machu Picchu) ou o Templo de Wiracocha em Raqchi (fora do circuito turístico tradicional) oferecem experiências menos lotadas.

  • 8) Quais funções os templos desempenhavam na cultura Inca?

    Os templos não eram apenas locais de culto, mas também centros cerimoniais, astronômicos e políticos.

  • 9) Por que alguns templos incas são construídos sobre cavernas?

    Cavernas eram consideradas portais para Ukhu Pacha, o mundo interior ou subterrâneo. Para os incas, esses espaços naturais eram sagrados, e construir templos dentro deles permitia uma conexão direta com os espíritos ancestrais.

  • 10) Como os templos se relacionavam com o ambiente natural?

    A arquitetura inca respeitava e integrava-se à paisagem. Muitos templos foram construídos em locais estratégicos perto de montanhas sagradas (apus), rios ou cavernas.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Aron R.Por: Aron R.

“Experiência no Templo do Condor“

“O lugar me fascinou, a arquitetura do lugar deixa você sem palavras, um lugar escondido em Machu Picchu que você definitivamente tem que visitar.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, junho 4, 2025