Calle Hatun Rumiyoc em Cusco
A cidade de Cusco é famosa por suas ruas estreitas e de paralelepípedos. Muitas delas ainda apresentam vestígios deixados pelos Incas. Você também pode apreciar as enormes mansões da época colonial. A Rua Hatun Rumiyoc é uma das ruas mais famosas da cidade. Todos os dias, centenas de turistas passam para tirar fotos ao lado da popular pedra de 12 ângulos. Há também edifícios que datam da época do vice-reinado. Há muitas barracas vendendo artesanato por aí. Tudo isso faz desta rua uma das mais turísticas de Cusco.
- Onde está localizado?
- Mapa para chegar à rua Hatun Rumiyoc
- O que seu nome significa?
- Por que essa rua é famosa?
- O que ver?
- Galeria de fotos
- Outras ruas famosas em Cusco
- Mais informações
Onde está localizado?
- A Rua Hatun Rumiyoc está localizada a apenas 450 metros da Plaza de Armas de Cusco, Peru. Partindo daí, siga pela Rua El Triunfo em linha reta até chegar à pedra dos 12 ângulos. Essa é a rua!
O que seu nome significa?
- Hatun Rumiyoc é uma palavra quíchua que significa “casa que tem pedras grandes ou que tem uma pedra grande”.
- O nome faz referência ao palácio de Inca Roca, uma construção de grandes muros de pedra que tinha função residencial para os membros de sua família real.

Hatun Rumiyoc
Por que essa rua é famosa?
- A Rua Hatun Rumiyoc é famosa principalmente pela pedra de 12 ângulos que está localizada ali.
- Esta famosa pedra faz parte do palácio de Inca Roca, o sexto governante do Incanato. Durante o período colonial, esta construção foi parcialmente desmantelada para construir a residência da família Valverde Contreras e Xáraba, marqueses de Roca Fuerte.
- No século XX, o edifício colonial tornou-se parte do Palácio Arquiepiscopal de Cusco. Apesar do passar dos séculos, o sólido muro de pedra inca ainda pode ser visto.
- O muro inca na rua Hatun Rumiyoc é um exemplo formidável da perfeição inca na escultura em pedra. Todos os dias muitos turistas passam por ali e tiram fotos com a pedra de 12 ângulos.

Pedra de 12 ângulos – Palácio do Arcebispo
O que ver?
- A pedra dos 12 ângulos – Uma enorme pedra de 6 toneladas cujos doze cantos esculpidos se encaixam perfeitamente com o resto da muralha inca pertencente ao palácio de Inca Roca (1350 d.C. – 1380 d.C.). Embora existam rochas com mais ângulos em Cusco, esta se destaca pelo seu tamanho e pela delicadeza de sua escultura. Acredita-se que se ele for removido, o muro inteiro desabará.
- Palácio do Arcebispo – A sede do Palácio do Arcebispo de Cusco foi construída em uma mansão colonial construída como palácio do primeiro bispo Vicente de Valverde usando as fundações do palácio Inca Roca. Depois de mudar de proprietário ao longo de vários séculos, foi doado à Arquidiocese de Cusco. Atualmente, também funciona no local o Museu de Arte Sacra.
- Lojas de artesanato – A rua Hatun Rumiyoc é famosa pelas centenas de lojas de artesanato localizadas lá. Os visitantes podem comprar roupas feitas de alpaca, joias de prata e ouro, pinturas com motivos andinos, esculturas, todos os tipos de souvenirs, além da clássica foto com uma alpaca ou lhama. A poucos passos da rua fica o famoso bairro de San Blas, onde estão localizadas diversas oficinas de artesanato de renomados artistas de Cusco.
Outras ruas famosas em Cusco
- Cerro San Blas – Continuando pela rua Hatun Rumiyoc, esta rua estreita e íngreme de paralelepípedos leva à Praça San Blas, onde estão localizadas as oficinas de artesanato de renomados artistas cusquenhos, como: a família Olave, a família Mendivil, a família Mérida, entre outros.
- Calle 7 Culebras – Esta famosa rua é uma das mais estreitas e tranquilas da cidade. Seu nome se deve ao fato de que leva à pequena praça das Nazarenas, que recebeu o nome quíchua de ‘Amaru Ccatta’ (14 cobras) porque a igreja das Nazarenas tem uma gravura de cobras. Está localizado a poucos passos da Plaza de Armas. Cusco é famosa por suas ruas e praças que datam da época inca e colonial.
- Rua Cuesta del Almirante – Esta rua recebeu esse nome em homenagem ao palácio colonial que pertenceu ao Almirante Francisco Alderete Maldonado (atualmente ocupado pelo Museu Inca de Cusco). O mesmo palácio foi ocupado por diversas personalidades como o vice-rei José de la Serna, o marechal Andrés de Santa Cruz, entre outros. Ela leva à Plaza de Armas.
- Calle Loreto – Esta rua estreita e de paralelepípedos faz fronteira com a Plaza de Armas. Durante o período inca, fazia parte do palácio de Huayna Cápac (chamado Amaru cancha ou palácio da serpente). Atualmente, é chamada de Rua do Loreto devido à sua localização ao lado da capela de Nossa Senhora do Loreto (pertencente à Companhia de Jesus). Destaca-se por suas muralhas incas.
Conselhos de pessoas que estiveram lá

“Rua de pedra com 12 esquinas“
“Esta rua é fabulosa, durante o dia e a noite há um Inca e você pode tirar fotos com ele, mas o melhor da rua é a pedra de 12 ângulos, por favor, não toque nela, pois nos disseram que o suor humano está deteriorando-a lentamente, nesta mesma rua há muitas lojas de artesanato, você pode comprar chuyos, cobertores e lembranças peruanas. Há também lojas onde você pode alugar um traje típico de Cusco e alguns bons restaurantes, altamente recomendados.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, março 4, 2025