Machu Picchu 271 artigos
Rocha Funerária
Clique para classificar o artigo

Rocha Funerária em Machu Picchu

A Rocha Funerária de Machu Picchu é um dos edifícios menos conhecidos, mas não menos importantes, da cidadela Inca. Está localizado a poucos passos da Casa del Guardian ou Casa del Vigilante, ponto onde são tiradas fotos clássicas durante as visitas turísticas. Investigações arqueológicas indicam que era usada como mesa cerimonial onde as múmias eram embalsamadas. Além disso, acredita-se que também serviu como ponto de estudos astronômicos. Para visitá-lo é necessário completar o circuito 2 da cidade inca, o que pode ser feito com o ingresso Machu Picchu Classic. Saber mais!



A Rocha Funerária de Machu Picchu, ao fundo a Montanha Machu Picchu
A Rocha Funerária de Machu Picchu, ao fundo a Montanha Machu Picchu

Os edifícios religiosos mais importantes de Machu Picchu
Machu Picchu era uma cidade onde viviam cerca de mil pessoas. Além disso, era um local religioso onde eram adoradas divindades incas, como o sol, as estrelas, as montanhas, a lua, etc. Para isso os Incas construíram templos e santuários. Os mais importantes são o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas, a Pedra Sagrada e o Templo do Condor. Da mesma forma, na área da Casa do Guardião, onde há uma vista privilegiada do sítio inca, esculpiram uma rocha em forma de mesa cerimonial ou altar onde embalsamavam os mortos e adoravam os deuses celestiais.


Machu Picchu, cidade e local religioso

  • A cidade inca de Machu Picchu se apresenta como uma das cidades mais avançadas de seu tempo, por isso suas crenças estão firmemente enraizadas em cada um de seus recantos.
  • A adoração de diferentes divindades, e a adoração dos deuses através de rituais sagrados, além da representação de sua cultura, em suas esculturas e imagens distribuídas pela cidade, demonstram que Machu Picchu era um lugar sagrado para as pessoas que a habitavam. civilização que se viu, mais próxima de seus deuses, a partir deste santuário localizado nos Andes.
  • Na cidadela os deuses eram adorados através de altares e templos esculpidos em rocha fina. Isto é demonstrado pelos templos de Machu Picchu como o Templo do Sol, o Templo das 3 Janelas, a Rocha Sagrada e muito mais.
  • Dentro e ao redor desses templos, os Incas ofereciam folhas de coca, tecidos finos e muito mais. Também colocavam objetos preciosos em seus nichos ou janelas, como cerâmicas de ouro, estatuetas de prata ou mais.
Vista panorâmica da cidadela inca de Machu Picchu
Vista panorâmica da cidadela inca de Machu Picchu

As mais de 150 construções de Machu Picchu

  • Tudo indica que Machu Picchu foi construída para abrigar exclusivamente os mais altos níveis da aristocracia, dentro da escala social da civilização andina, fato que explica as contínuas celebrações que aconteciam na Cidade Sagrada com motivos religiosos e cívico-sociais.
  • Esses rituais sagrados foram construídos para aumentar a fertilidade de suas terras agrícolas, orações para invocar diversos fenômenos meteorológicos, celebrações pela chegada das estações quentes, bem como cerimônias e sacrifícios em homenagem às diferentes divindades incas.
  • No total, foram contados mais de 150 edifícios de pedra em Machu Picchu, incluindo terraços agrícolas, estradas incas, recintos menores, oficinas de artesanato, casas comuns e exclusivas, bem como templos religiosos. Estes últimos apresentam a melhor perfeição na sua construção, bem como nichos e altares para fazer oferendas.
  • Os templos incas mais importantes são o Templo do Sol, o Templo Principal, a Rocha Sagrada, o Templo do Condor, o Templo das 3 Janelas e a Grande Caverna, também conhecida como Templo da Lua.

A Rocha Funerária em Machu Picchu

  • A civilização Inca praticou uma infinidade de disciplinas; alguns deles tão importantes como astrologia, meteorologia, arquitetura ou medicina.
  • Eles puderam ser compreendidos graças às suas diferentes estruturas, símbolos e edifícios, intimamente relacionados com as disciplinas já mencionadas.
  • A Pedra Funerária é um desses símbolos importantes para esta civilização, que representa o que hoje conhecemos como a prática da medicina legal, uma vez que esta civilização praticava a prática de preservação dos mortos, através da mumificação.
  • A Pedra Funerária está localizada no setor agrícola da cidade, recebeu o nome de diferentes hipóteses da comunidade de especialistas, que, após múltiplas descobertas de sepulturas com restos humanos, a batizaram assim.
  • A rocha representa simbolicamente a entrada da necrópole da cidade inca de Machu Picchu.
  • A sua proximidade com o cemitério conferiu-lhe o carácter de ídolo; estima-se que a zona onde se encontra deva ter acolhido a celebração de um grande número de rituais funerários e albergado as oferendas religiosas da cidade.
  • Os vestígios arqueológicos encontrados nas proximidades permitiram explicar que o desenho da Pedra Funerária foi feito para servir de capela ou santuário da cidadela. Isto porque apresenta os elementos comuns deste tipo de edifícios.
  • Da mesma forma, é possível observar uma série de degraus que formam uma pequena escada, bem como a existência de um grande anel.
  • Pela sua natureza funerária, esta construção destinava-se ao processo de mumificação através do procedimento de secagem dos cadáveres para depois serem embalsamados.
  • No entanto, outros estudos tentaram explicar que a Pedra Funerária também tinha uma estreita relação com o estudo do cosmos e das estrelas, em particular, do Sol, uma vez que a sua luz incidia sobre ela durante o inverno do ano, fenómeno que poderia ter feito parte das crenças religiosas desta civilização.
Rocha Funerária de Machu Picchu
Rocha Funerária de Machu Picchu

Localização. Como chegar lá?

Mapa da rota clássica de Machu Picchu
Mapa da rota clássica de Machu Picchu

Qual ingresso para Machu Picchu escolher? Preços e horários

  • A Pedra Funerária pode ser visitada se você escolher o ingresso ‘Machu Picchu Clássico’. Este ingresso inclui o circuito 2 de Machu Picchu. Este circuito, além da Pedra Funerária, inclui a visita a edifícios como: o Templo do Sol (miradouro do topo), o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas, a Pedra Sagrada, a Sala dos Espelhos, as Fontes Sagradas e o setor agrícola. O ingresso também inclui uma visita à Casa do Guardião, de onde você poderá tirar a clássica foto de Machu Picchu.

Estes são os preços dos ingressos para Machu Picchu que incluem a visita à Pedra Funerária:

Entrada Clássica de Machu Picchu
Entrada para Machu PicchuEstrangeirosPeru, Colômbia, Equador ou Bolívia (CAN)
Adultos em geral152 S/.64 S/.
Estudantes universitários77 S/.32 S/.
Menores de 18 anos70 S/.32 S/.

E estes são os horários de entrada que você pode escolher ao comprar o ingresso Machu Picchu Classic:

  • Grupo 1. A entrada é a partir das 6 da manhã. até as 7 da manhã.
  • Grupo 2. A entrada é a partir das 7h. até as 8 da manhã.
  • Grupo 3. A entrada é das 8h às 9h.
  • Grupo 4. A entrada é das 9h às 10h.
  • Grupo 5. A entrada é das 10h às 11h.
  • Grupo 6. A entrada é das 11h ao meio-dia.
  • Grupo 7. A entrada é das 12h à 1h da tarde.
  • Grupo 8. A entrada é das 13h às 14h.
  • Grupo 9. A entrada é das 14h às 15h.
  • Grupo 10. A entrada é das 15h às 16h.

Outras construções importantes em Machu Picchu

Além da Pedra Funerária, estas são outras construções importantes em Machu Picchu:

  • O Intihuatana – O Intihuatana era um calendário astronômico ou relógio de sol construído em uma rocha esculpida no topo do setor religioso de Machu Picchu. Possui um pequeno formato piramidal e uma esfera superior cuja sombra no granito previa a época correta de semeadura e colheita na cidadela inca.
  • A Rocha Sagrada – A Rocha Sagrada é uma imensa pedra esculpida no norte de Machu Picchu. Tem base de 3 metros e altura de até 7 metros. Também tem um formato semelhante ao das encostas de uma montanha, por isso era um santuário aos ‘Apus’ ou deuses da montanha na visão de mundo inca. Em suas bases, alguns visitantes costumam deixar oferendas como folhas de coca.
  • O Templo do Sol – O Templo do Sol era o local religioso mais importante de Machu Picchu, pois adorava o deus sol ou ‘Inti’. Possui estrutura semicircular e fica sobre uma caverna natural, conhecida como Tumba Real. Também possui entalhes finos. Sobre as suas janelas os raios solares iluminam o seu interior. Possui também nichos onde foram deixadas oferendas de ouro, prata e pedras preciosas.
Intihuatana (onde o sol está amarrado) – Machu Picchu
Intihuatana (onde o sol está amarrado) – Machu Picchu

Perguntas e respostas sobre a Rocha Funerária em Machu Picchu

  • 1) O que é a Rocha Funerária de Machu Picchu?

    A Pedra Funerária é uma pedra esculpida na área da Casa dos Guardiões de Machu Picchu onde os Incas embalsamavam suas múmias e provavelmente adoravam deuses celestiais como o sol, as estrelas e a lua.

  • 2) Onde fica a Rocha Funerária de Machu Picchu?

    A Pedra Funerária está localizada no setor da Casa dos Guardiões, na parte alta da cidadela Inca.

  • 3) Qual era a função da Rocha Funerária de Machu Picchu?

    A Pedra Funerária teve a função de observatório astronômico e mesa cerimonial para embalsamamento de múmias na era Inca.

  • 4) Quanto custa visitar a Rocha Funerária de Machu Picchu?

    A Pedra Funerária está incluída no ingresso Machu Picchu Classic, que custa 152 soles para adultos estrangeiros.

  • 5) Como chegar à Rocha Funerária de Machu Picchu?

    Para chegar lá você deve começar pelo portão de entrada de Machu Picchu. Depois você deve caminhar em média 30 minutos por escadas de pedra até chegar ao setor da Casa do Guardião.

  • 6) Posso visitar a Rocha Funerária de Machu Picchu todos os dias do ano?

    Sim, esta construção Inca está disponível todos os dias do ano.

  • 7) Qual ingresso escolher para visitar a Rocha Funerária de Machu Picchu?

    O ingresso Machu Picchu Classic permite visitar a Pedra Funerária.

  • 8) Posso tocar na Rocha Funerária de Machu Picchu?

    Não, esta construção inca não pode ser tocada pelos visitantes. Só pode ser fotografado a uma distância permitida.

  • 9) Que circuito em Machu Picchu inclui a visita à Pedra Funerária?

    O Circuito 2 é o que inclui a visita à Rocha Funerária de Machu Picchu.

  • 10) Que construções semelhantes à Pedra Funerária existem em Machu Picchu?

    Além da Rocha Funerária de Machu Picchu, você pode visitar outras construções semelhantes como a Intihuatana, a Rocha Sagrada, o Templo do Sol ou a Grande Caverna, também conhecida como Templo da Lua.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Kate W.Por: Kate W.

“Excelente viagem“

“Viajei ao Peru para conhecer Machu Picchu e não queria voltar. Tudo é excelente, os restaurantes, a comida, os hotéis, o carinho das pessoas, tudo. Eu voltaria sem dúvida.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 27, 2024