O que fazer em Ollantaytambo?
Ollantaytambo é uma das aldeias mais pitorescas do Peru. Lá você pega os trens para Machu Picchu, então é uma parada obrigatória. Além disso, há um famoso sítio arqueológico, belas cachoeiras, uma lagoa impressionante e muito mais. Que mais lugares há nesta cidade?
- Informações básicas sobre Ollantaytambo
- Ruínas de Ollantaytambo
- Museu Catcco
- Plaza de Armas e Igreja de Ollantaytambo
- Cidade de Ollantaytambo
- Sítio Arqueológico de Pinkuylluna
- Cachoeiras Perolniyoc
- A lagoa de Yanacocha
- Turismo experiencial em Ollantaytambo
- Trilha Inca
Vista da cidade de Ollantaytambo
Informações básicas sobre Ollantaytambo
Primeiro vamos conhecer alguns detalhes sobre esta cidade peculiar:
- Altura em metros e pés: 2792 metros acima do nível do mar (9160 pés).
- Localização: Está localizado a 72 km a nordeste da cidade de Cusco, no Vale Sagrado dos Incas.
- Clima: O clima é seco e chuvoso, dependendo da estação do ano. A temperatura média é de 13ºC.
- Como chegar lá? De Cusco você atravessa a estrada através de Chinchero. Demora cerca de 1 hora e 50 minutos de carro.
Ruínas de Ollantaytambo
A principal atração turística de Ollantaytambo é, sem dúvida, seu sítio arqueológico. As estruturas que os Incas construíram lá são tão impressionantes quanto os edifícios em Machu Picchu.
- As ruínas de Ollantaytambo eram um centro militar e religioso localizado em uma alta montanha.
- O sítio arqueológico ainda possui imensas construções incas, como o Templo do Sol, a Capa Monumental, o Banho de Ñusta e muitos outros.
- Lá eles enfrentaram as tropas do rebelde inca Manco Inca e os invasores espanhóis comandados por Hernando Pizarro.
Como visitar este lugar? O ingresso a este e a outros atrativos turísticos é feita com o bilhete turístico de Cusco.
Museu Catcco
Se os turistas quiserem mais informações sobre os pontos turísticos de Ollantaytambo, podem ir a este lugar. Há também exposições de artesanato feitos pelos locais.
- O Catcco significa Centro Andino para a Tecnologia e Cultura das Comunidades de Ollantaytambo.
- Este local cultural exibe peças artesanais exclusivas criadas pelos próprios moradores.
- Além disso, o local inclui uma exposição didática sobre as origens de Ollantaytambo. Tem uma sala de conferências para eventos culturais.
Como visitar o Catco? O local abre de terça a domingo das 10h às 13h30 e às 14h. às 4 da tarde. Os turistas devem ir ao setor de Qosqo Ayllu na mesma cidade.
Plaza de Armas de Ollantaytambo
Um dos lugares obrigados a visitar em Ollantaytambo é a Plaza de Armas. Ali estão os principais serviços turísticos do povo.
- A Plaza de Armas de Ollantaytambo é o ponto mais movimentado da cidade. Tem árvores, bancos e está rodeado por vários cafés, bares e restaurantes turísticos.
- Existem também os principais hotéis e serviços turísticos. A uma curta distância da Plaza de Armas você chega à estação de trem em direção a Machu Picchu.
- Perto de lá também se encontra a Igreja de Santiago Apóstolo, padroeiro do povo.
Como chegar à Plaza de Armas? Os ônibus que cobrem a rota Cusco – Ollantaytambo param na Plaza de Armas. Você também pode chegar lá andando de qualquer parte da cidade.
Cidade de Ollantaytambo
Ollantaytambo não é apenas uma estação de trem para chegar a Machu Picchu. A cidade está cheia de construções incas que sobrevivem no tempo. Muitos turistas estão encantados com este lugar.
- A cidade de Ollantaytambo é a única no Peru que preserva seu desenho urbano original Inca.
- As estruturas inca, colonial e moderna estão misturadas em suas ruas. Andar pela cidade é como caminhar por uma cidade de museu.
- Nos arredores da cidade, você também pode desfrutar da bela paisagem do rio Vilcanota e do Vale Sagrado dos Incas.
- Como se mobiliza em Ollantaytambo? A cidade não é grande. Você pode chegar aos principais pontos turísticos a pé. Não é necessário pegar um táxi.
Ruas da cidade de Ollantaytambo
Sítio Arqueológico de Pinkuylluna
Os armazéns de Pinkuylluna são um dos atrativos menos conhecidos de Ollantaytambo e Cusco. Eles estão no meio de uma montanha íngreme. De lá você pode ver toda a cidade como uma bela paisagem.
- A partir de qualquer parte do povo, pode-se apreciar algumas construções incas em forma de casas localizadas na estreiteza da montanha.
- Estas estruturas incas são conhecidas como os depósitos de Pinkuylluna. Os Incas construíram esses depósitos para armazenar vários produtos, como milho, batata, coca e muito mais.
- Do Pinkuylluna você pode ver toda a cidade e seus arredores. Os Incas construíram-no a essa altura para que o clima conservasse melhor a comida.
Como chegar ao Pinkuylluna? Você pode chegar lá a pé. Siga apenas a estrada da rua ‘Qosqo Ayllu’ da praça principal. A viagem demora 20 ou 30 minutos.
Cachoeiras Perolniyoc
Ollantaytambo também oferece atrações turísticas. As cachoeiras de Perolniyoc são uma atração natural que inclui uma curta rota de trekking.
- As quedas de Perolniyoc são uma atração natural muito bonita localizada nos arredores de Ollantaytambo. Você pode chegar por conta própria ou através de uma excursão de aventura.
- As cachoeiras têm uma cachoeira de mais de 100 metros de altura. A beleza do lugar é uma das atrações favoritas dos habitantes locais.
- Você não precisa comprar um ingresso para visitar as Cataratas do Perolniyoc. Você só precisa chegar ao local e apreciar a beleza da paisagem.
Como chegar às cachoeiras? O Perolniyoc está localizado a 30 minutos a pé da vila de Socma. Você pode chegar lá por uma curta viagem de carro de Ollantaytambo.
A lagoa de Yanacocha
A lagoa Yanacocha é uma atração natural de grande popularidade nas cidades ao redor de Ollantaytambo. A rota de trekking até este lago também é uma atividade turística incrível.
- Yanacocha significa ‘Lagoa Negra’. Esta atração natural fica perto da cidade de Huayabamba (a apenas 26 km de Ollantaytambo).
- A cor das águas desta lagoa é negra. O diâmetro do lago é de 240 metros. A profundidade, de 14 metros. O lugar é cercado por um conjunto de montanhas.
- Muitos turistas decidem acampar perto da lagoa. O local também é ideal para tirar fotos muito boas.
Como chegar à lagoa Yanacocha? A única maneira de chegar lá é a pé. A jornada começa em Huayabamba. A estrada leva aproximadamente 4 horas. A entrada é grátis.
Turismo experiencial em Ollantaytambo
Uma das novas atividades em Ollantaytambo é o turismo experiencial na comunidade de Willoq. Esta cidade preserva muitas das antigas tradições andinas.
- A comunidade de Willoq está localizada a 45 minutos de carro de Ollantaytambo. Esta pequena cidade é visitada por turistas desde 1992.
- Os principais costumes em Willoq incluem o cultivo da terra e as técnicas de tecelagem ancestral.
- Lá, os turistas também podem aprender mais sobre o estilo de vida das comunidades camponesas de Cusco, bem como sobre seus problemas e alegrias.
Como fazer turismo experiencial em Ollantaytambo? Existem várias agências de turismo que realizam essa atividade em Willoq. Através da internet, você pode entrar em contato e obter mais informações.
Trilha Inca
Ollantaytambo é a rota obrigatória para chegar a Machu Picchu em trem e também através do Trilha Inca. Esta caminhada de 4 dias é considerada uma das melhores do mundo.
- O ponto de partida para a Trilha Inca é no quilômetro 82 da ferrovia que leva a Machu Picchu. De Ollantaytambo são 15 quilômetros pelo carro (33 minutos).
- De lá, os turistas viajam uma distância total de 39,6 quilômetros através de antigas trilhas incas para chegar a Machu Picchu na manhã do dia 4.
- Durante o passeio, os turistas apreciarão outros sítios arqueológicos incas, como Patallacta, Q’ente, Wiñaywayna e muitos outros.
Como fazer a Trilha Inca? Você só pode fazer a Trilha Inca contratando os serviços de uma agência de turismo (online). A reserva deve ser feita com 4 ou 6 meses de antecedência.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024