Excursões para Machu Picchu – As melhores rotas a pé
Machu Picchu é um dos melhores destinos do mundo que pode ser visitado durante todo o ano. Por isso, é um dos destinos mais visitados por turistas de todo o mundo. Além disso, Machu Picchu é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, por isso sua fama mundial se intensificou e a curiosidade de milhares de turistas aumentou o interesse em visitá-la. Por outro lado, Machu Picchu é o lar de muitas alternativas para os amantes de caminhadas, trekking ou rotas semelhantes. Por isso, neste blog, queremos falar sobre as melhores opções ou rotas de caminhada que podemos fazer em Machu Picchu. Vamos começar!
- Subida a Machu Picchu a pé
- Excursão a Machu Picchu pela Trilha Inca
- Caminhada de Machu Picchu a Huayna Picchu
- Caminhada das plataformas superiores até a montanha Machu Picchu
- Caminhada de Machu Picchu até o Templo da Lua
- Caminhada da Hidroeléctrica
- Caminhada Salkantay de 4 ou 5 dias
Estas são algumas das melhores excursões que você pode fazer para chegar a Machu Picchu
Subida a Machu Picchu a pé
Depois da viagem de trem para Machu Picchu ou de outra rota, como a rota econômica ou outra rota de trekking, você normalmente chega primeiro a Machu Picchu Pueblo. A partir desse ponto e se o horário permitir, você pode escolher entre duas opções.
A primeira opção é pegar um ônibus ecológico para chegar à área de acesso do sítio arqueológico em menos de 30 minutos. A segunda opção é fazer uma caminhada de até 2 horas. O caminho é ascendente e muito exigente. Por isso, não é uma opção muito boa para todos.
A subida a pé até Machu Picchu exige apenas que você tenha um ingresso em um horário que lhe permita chegar a tempo e o desejo de fazê-la. A caminhada é feita em uma rota ascendente com alguns degraus. Recomenda-se usar calçados confortáveis e levar uma camisa polo ou uma muda de roupa semelhante.
Detalhes que devem ser levados em conta sobre a subida a pé para Machu Picchu
- Reserve as passagens a partir das 9h00. Isso lhe dará bastante tempo para chegar.
- Traga uma garrafa de água e também alguns lanches ou frutas.
- Observe que a maioria dos circuitos de Machu Picchu leva mais de 2 horas.
- Não faça a caminhada com pressa. É melhor começar a caminhada cedo.
- Há muitas pessoas que fazem essa rota. Além disso, você encontrará excelente sinalização.
Excursão a Machu Picchu pela Trilha Inca
Essa é uma das rotas mais exigentes, porém belas, para Machu Picchu. A rota da Trilha Inca começa em Piscacucho e, para isso, é necessário embarcar nos serviços de trem. Para obter mais informações, consulte Quais são os trens que o levam a Machu Picchu?
A Trilha Inca oferece uma excursão de 4 dias em contato total com a natureza. Ou seja, as noites serão passadas em acampamentos e haverá também cozinheiros para preparar a comida. Assim, os turistas poderão desfrutar de belas vistas no almoço, no jantar e no café da manhã.
Durante esse passeio de trekking, você atravessará parte dos Andes de Cuzco e entrará na selva alta de Cuzco. Dessa forma, você desfrutará de belas paisagens que mudam até ficarem repletas de vegetação densa. No quarto dia, nas primeiras horas da manhã, chegaremos a Machu Picchu e depois prosseguiremos com o passeio pela cidadela.
Detalhes que devem ser levados em conta sobre a Trilha Inca
- Para fazer a excursão da Trilha Inca, é necessário reservar o bilhete da Trilha Inca com antecedência.
- O ingresso para a Trilha Inca de 4 dias deve ser reservado com 3 a 4 meses de antecedência.
- A caminhada só pode ser feita com agências de viagem autorizadas para a rota.
- Infelizmente, durante o mês de fevereiro, não é possível fazer a caminhada. A rota está passando por manutenção.
- Recomenda-se estar fisicamente preparado para aproveitar a experiência.
Caminhada de Machu Picchu a Huayna Picchu
Essa é uma das rotas estabelecidas em Machu Picchu, mas infelizmente não há muitos ingressos diários disponíveis. Essa caminhada só pode ser feita com o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu.
A caminhada começará quando o circuito se conectar com a Rocha Sagrada na cidadela de Machu Picchu. A partir desse ponto, você deve passar pelo posto de controle, onde se registrará novamente e validará sua entrada. Você também terá de informar o horário de entrada.
A caminhada segue um caminho ascendente até o topo da montanha em questão. Dessa forma, você pode seguir parte da Qhapac Ñam ou Trilha Inca. Da mesma forma, no topo de Huayna Picchu você pode encontrar construções incas que são um verdadeiro desafio para o trabalho de engenharia. É, sem dúvida, uma das melhores rotas para se fazer a pé.
Detalhes que devem ser levados em conta sobre a caminhada em Huayna Picchu
- Você só pode entrar nessa rota a pé e com o ingresso: Machu Picchu + Huayna Picchu.
- Deve-se levar em conta que esse ingresso tem apenas dois horários de entrada. São às 7:00 e às 9:00 horas.
- Esse ingresso pode ser reservado durante todo o ano. Portanto, é recomendável fazer a reserva com 3 a 4 meses de antecedência.
- A rota deve ser seguida com cuidado e somente seguindo a rota.
- É aconselhável fazer a caminhada com calçados resistentes e seguros.
- Você pode ou não optar por fazer o percurso com um guia turístico profissional.
Ingressos de entrada para Machu Picchu
Atualmente, você pode encontrar 10 ingressos de entrada para Machu Picchu. Todos eles são projetados para seguir um circuito específico, que oferece uma experiência diferente dependendo da rota que você tomar. Assim, temos o Circuito 1 ou Rota Panorâmica, o Circuito 2 ou Rota Clássica e o Circuito 3 ou Rota Real. O primeiro permite que você tenha vistas incríveis de Machu Picchu, o segundo permite que você faça o passeio pela cidadela inca e o terceiro permite que você faça o passeio pela parte baixa de Machu Picchu, bem como outras rotas, como a Huayna Picchu. É claro que você terá de respeitar seu ingresso.
Caminhada das plataformas superiores até a montanha Machu Picchu
Outra opção que pode ser feita a pé e por belas trilhas é a rota para a montanha de Machu Picchu. Essa excursão só pode ser feita com o ingresso Machu Picchu + Montanha. É uma excelente opção para quem gosta de vistas panorâmicas.
Depois de entrar em Machu Picchu e subir até as plataformas superiores, você pode caminhar até o topo da montanha mais alta de toda a geografia que cerca a cidadela inca. Por esse motivo, esse ingresso e passeio permitem que você tire ou capture a clássica foto de cartão postal de Machu Picchu.
A trilha segue uma rota segura e fácil. A caminhada não é tão íngreme quanto a de Huayna Picchu, mas parece um pouco mais longa. A experiência completa pode levar até 7 horas, portanto, é importante levar água, lanches e outras provisões.
Detalhes que devem ser levados em conta na rota de trekking na montanha Machu Picchu
- Isso só pode ser feito com o ingresso do Circuito 1: Machu Picchu + Montanha.
- O ingresso em questão tem apenas dois horários de entrada. O primeiro grupo entra às 7h00 e o segundo grupo às 9h00.
- O ingresso pode ser reservado durante todo o ano e pode ser visitado sem nenhuma restrição.
- Para comprar esse ingresso, é recomendável fazer uma reserva com 2 meses de antecedência.
- É importante seguir o circuito estabelecido para esse ingresso ou rota por Machu Picchu.
- Não se esqueça de levar uma garrafa de água e alguns lanches. Lembre-se de que a atividade total pode levar até 7 horas no total.
Melhor época para visitar Machu Picchu
No sul do Peru, onde Machu Picchu está localizada, há duas estações distintas. A primeira começa em novembro e vai até março (aproximadamente), sendo a estação das chuvas. Em algumas ocasiões, houve relatos de danos nas estradas e problemas semelhantes causados pelas chuvas contínuas. Por outro lado, a segunda estação começa de abril a outubro, conhecida como a estação marítima. Durante esses meses, é mais aconselhável visitar Machu Picchu, pois isso permite uma viagem mais segura e sem muitas complicações.
Caminhada de Machu Picchu até o Templo da Lua
O Templo da Lua em Machu Picchu está localizado a aproximadamente 2 quilômetros da cidadela. Para chegar lá, é preciso seguir o Qhapac Ñam ou as Trilhas Incas. Ela segue uma rota descendente que lhe permite apreciar mais a biodiversidade do local.
Para seguir a rota a pé até o Templo da Lua, você também deve começar após a caminhada pela cidadela e chegar à Rocha Sagrada. Perto desse local, você encontrará o ponto de controle para continuar a rota até o Temple of the Moon.
Para realizar a caminhada, deve-se observar que essa rota só está disponível durante a alta temporada. Isso ocorre principalmente como uma forma de se tornar mais fluido. Ao chegar ao Templo da Lua, você poderá apreciar a magnífica construção do templo. Destacará a presença de uma grande pedra em formato circular que forma uma caverna graças às paredes incas que parecem segurar a pedra.
Detalhes que devem ser levados em conta sobre a rota de caminhada do Templo da Lua
- Você só pode caminhar até esse local com o ingresso: Machu Picchu + Templo da Lua ou A Grande Caverna.
- Esse ingresso tem dois horários de entrada. Um deles começa às 7:00 horas e o segundo começa às 9:00 horas.
- Esse ingresso só estará disponível de 1º de junho a 15 de outubro. Também conhecido como alta temporada.
- Recomenda-se fazer uma reserva com 1 ou 2 meses de antecedência.
- Você pode levar uma mochila pequena para carregar seus pertences e algumas bebidas ou lanches para repor as energias.
Caminhada da Hidroeléctrica
Essa opção também é conhecida como a rota econômica para visitar Machu Picchu. Ainda é uma opção econômica, apesar do fato de você ter de passar a noite em Machu Picchu. Ou seja, são necessários dois dias para realizar um passeio confortável e agradável pela cidadela inca.
Também será importante levar em conta a viagem anterior à Hidroeléctrica. Ou seja, você terá de solicitar o serviço de transporte de Cusco. Ao chegar à Hidroeléctrica, você almoçará e depois caminhará até Machu Picchu Pueblo. A caminhada dura aproximadamente 2 horas.
Por outro lado, você terá que levar em conta a seleção do bilhete. Ou seja, você poderá escolher entre as 10 opções que pode reservar. É recomendável que você pegue as rotas dos primeiros grupos de pessoas a entrar. Isso é para que, no segundo dia, você possa fazer a viagem de volta sem nenhum problema.
Se estiver procurando acomodações baratas, você também poderá encontrar algumas opções se procurar com antecedência. Se você tiver uma barraca e um saco de dormir, ou seja, equipamento de acampamento, também poderá passar a noite no acampamento municipal local. Lá, as opções de pagamento serão muito mais baratas e, mesmo que você tenha o equipamento, poderá preparar sua própria comida.
Detalhes que devem ser levados em conta na rota de caminhada da Hidroelétrica
- Será necessário viajar de ônibus até Hidroeléctrica. O tempo aproximado para essa viagem é de 7 horas (Cusco – Hidroeléctrica).
- Você terá que reservar o ingresso de entrada para Machu Picchu que desejar. Isso deve ser feito com 1 mês de antecedência.
- O bilhete de entrada deve ser em um horário que lhe permita retornar à Hidroeléctrica a pé antes das 14:00 horas.
- Você também pode optar por caminhar até a área de acesso a Machu Picchu, como visto no primeiro ponto deste blog.
- Recomenda-se levar apenas o necessário. Especialmente se você não tiver muita experiência na rota de trekking.
Caminhada Salkantay de 4 ou 5 dias
Uma das opções gratuitas e mais populares é a rota para Machu Picchu via Salkantay. Essa rota de caminhada para Machu Picchu permite que você suba até a passagem de Salkantay e depois desça pelas montanhas até chegar à selva alta de Hidroeléctrica.
A rota do Salkantay Trek, ao contrário da rota da Trilha Inca, não é regulamentada por nenhuma entidade. São apenas algumas comunidades e o pessoal associado a elas que regulam a rota. Ou seja, eles fazem a manutenção adequada e cuidam da segurança dos turistas.
Nesse sentido, essa é uma das rotas de caminhada que pode ser feita durante todo o ano e também por conta própria. Se você tiver experiência, poderá acampar por conta própria ou procurar alguns acampamentos para alugar ao longo da rota. O Salkantay Trek pode ser feito em 4 ou 5 dias. Isso dependerá de cada grupo ou pessoa que se atrever a encarar esse desafio.
Detalhes a serem levados em conta na rota de caminhada Salkantay Trek
- Lembre-se de que é possível fazer essa rota por conta própria. Isso se você tiver um bom preparo físico.
- Você terá que reservar o circuito ou rota que melhor lhe convier para visitar Machu Picchu.
- É aconselhável fazer a reserva com meses de antecedência.
- Para retornar a Cusco, é recomendável comprar uma passagem de trem para Cusco ou Ollantaytambo.
- A melhor alternativa é fazer essa rota com uma agência de viagens que forneça o equipamento e tudo o que for necessário.
- Faça um treinamento prévio com meses de antecedência antes de fazer essa rota.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Vistas espetaculares“
“É uma subida cansativa e intensa, você precisa ter cuidado onde pisa. Não recomendo se você sofre de vertigem, pois o caminho é construído entre penhascos e falésias. Por outro lado, aproveite o topo da montanha com pessoas de todas as idades.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, novembro 28, 2024