Machu Picchu 182 artigos
Deuses Incas
Clique para classificar o artigo

Os Deuses Incas

A esfera religiosa na civilização Inca, foi basicamente composto pelas mesmas divindades que as culturas que a precederam, sofrendo pequenas variações na aparência e denominações. Chavin, Huari e Inca Caral-se, através de Nasca e Mochica, o deus da água foi a mais alta divindade de vida nos Andes.

Viracocha, Com, Ai Apaec, Illapa são apenas nomes para o grande Deus doador da vida, que ordena as chuvas e permite a agricultura. O historiador D. Kaufmann chama de "deuses de subsistência", em referência à sua intervenção na obtenção de alimentos.

dioses inca Machu Picchu
Pagamento à Terra – Legado dos Incas

Huiracocha (Água) e Pachamama (Mãe Terra)

Mais que os deuses fazedores da terra, os Incas adoravam que forneceu-lhes comida, daí o casal divino da Cosmovisão Andina, composta por Huiracocha (água) e Pachamama (Mãe Terra). O deus da água fertilizada a Pachamama. Para ser quebrado esse equilíbrio, a Pachamama parar de produzir e escassez de acontecer e com ela a fome.

Junto a este par encarregado de fertilizar a terra, aparece o Inti, o deus do Sol, o doador da luz, aquele que deixou ler e estações climáticas, também cria ciclos agrícolas; Illapa, deus do raio, uma outra versão do deus de água de origem pan-andina; também chamado Libiac, qhoa, o felino alado que serviu a Huiracocha entre outros deuses menores.

 

A formação de lugares sagrados: montanhas e lagos

Durante toda a cultura Inca, havia uma espécie de tradição de peregrinação. Os centros organizadores da área andina, eram símbolos sagrados, lugares onde as pessoas estavam concentradas ao culto, os seus deuses, aceitando a regra dos representantes dos poderes sobrenaturais na terra. Huiracocha criou lagos e lagoas, era fonte inesgotável de vida.

Os Apus foram consideradas divindades masculinas. Estes adorá-los, desde pequenas unidades domésticas para os mais altos elites Inca da sociedade e outros reinos e domínios.

A chegada dos espanhóis, veio com a imposição de religião ocidental, a qual fizeram seu misturando com seus costumes ancestrais, então eles estavam, obviamente, aceitável para os invasores ocidentais.

 

Patrimônio Cultural

Peregrinação e memória

Dispõe do registro de muitas maneiras em que os Incas demonstrou sua devoção, incluindo a imagens da andantes. E as peregrinações imaginárias nos santuários localizados em lugares especiais do território. Estes são o material e história espiritual que levou a costumes religiosos contemporâneos. O peregrino devoto, que caminhando nesta terra e sua história, fez parte da memória de um país.

Prova disso pode dar as peregrinações atuais, que são uma mistura, com influência da cultura ocidental, tanto dos invasores espanhóis, ea antiga cultura Inca. Tais como La Candelaria, a Virgem do Carmen, a Virgem de Guadalupe, a Virgem de Cocharcas e muitos outros. Eles se formaram do Cristos caminhantes em montanhas sagradas.

O comércio de bens e sentimentos

Devoção é associada com o comércio de bens e sentimentos. Nas imediações do Maras, em frente do Nevado Chicon, há uma igreja solitária, que a cada ano atrai milhares de peregrinos e os viajantes que se reúnem em 17 de agosto para a troca de bens (troca directa), orar e dança, tudo acompanhado por uma enorme devoção popular, tradição presente há séculos.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, maio 28, 2017