Cusco 73 artigos
Montanha 7 Cores: informações
Clique para classificar o artigo

Montanha 7 Cores: localização, altitude e mais informações

A montanha das 7 Cores (também chamada de Vinicunca ou simplesmente “montanha do arco-íris”) é uma das mais novas e melhores atrações do Peru. Está localizada a mais de 100 quilômetros da cidade de Cusco, em um cume altitudinal situado a 5.200 metros acima do nível do mar (m.a.s.l.). É uma formação montanhosa manchada com várias tonalidades como resultado da complexa combinação de minerais. As encostas e o cume são tingidos de vários tons, incluindo vermelho, roxo, verde, amarelo, rosa e outras variações. Essa atração turística era cercada de gelo há poucos anos. Desde 2016, esse lugar recebe centenas de visitantes por dia, tornando-se, juntamente com Machu Picchu, um dos lugares mais visitados em Cusco-Peru. Aqui estão todas as informações sobre a Montanha das 7 Cores.


A Montanha das 7 Cores é a segunda atração turística mais visitada em Cusco, atrás apenas de Machu Picchu. A melhor maneira de visitá-la é com uma excursão com tudo incluído. O motivo? Fazer isso por conta própria é difícil, não há transporte público no local, o que pode ser ainda mais caro em comparação com uma excursão. Felizmente para os turistas, a excursão para esse destino é uma das mais baratas em Cusco (em comparação com outras excursões, como Machu Picchu e o Vale Sagrado). Você está disposto a isso?


 montanha de 7 cores
Bela vista da montanha de 7 cores, também conhecida como a montanha do arco-íris.

Localização, altura e mais informações:

Por que ela se chama 7 Colours Mountain? – De acordo com a pesquisa realizada no local, as tonalidades multicoloridas se devem aos diferentes minerais que cobrem a área em camadas: argila vermelha e lama (rosa), argila (vermelha), arenito (branco), marga (lavanda), argila e óxido de cobre (verde) e limonita (amarelo amarronzado). Essas substâncias naturais começaram a se formar há 65 milhões de anos, quando a água e a chuva cobriram suas encostas e cumes. Com o passar do tempo, o clima extremo derreteu a neve que se formou ali, revelando ao mundo o que hoje é uma das atrações turísticas mais importantes de Cusco.

Localização e altura – Este asombroso lugar se ubica en los Andes del Perú, en el departamento del Cusco y provincia de Canchis, a 5,200 m.s.n.m., un área de considerable elevación. Pertenece al pueblo de Pitumarca quienes lo denominan el ‘Cerro Colorado’. Debido a que se sitúa camino al imponente nevado Ausangate, este sitio fue conocido mucho antes por los aventureros que se atrevían a hacer la caminata. Las fotos que ellos publicaban en Facebook e Instagram, le hicieron ganar popularidad. Tem sido uma atração turística popular desde 2016.

Como chegar lá? – Devido à sua localização, a pouco mais de 100 quilômetros da cidade de Cuzco, esse lugar pode ser alcançado primeiramente de carro. Após uma viagem de cerca de 2 horas pela rodovia peruana Longitudinal de la Sierra del Sur, você chegará ao vilarejo de Cusipata. El trayecto continúa por un camino de trocha hasta la comunidad de de Phulawasipata. . Desde allí se sigue una ruta por laderas montañosas. Essa rota tem 5 quilômetros de extensão e pode ser feita a pé ou a cavalo para finalmente chegar à Vinicunca. Há passeios que oferecem esse serviço.


Mapa da Rota da Montanha 7 Cores

O clima – O clima, típico das altitudes mais elevadas de Cusco, é frio. A chuva, o vento e o mal de altitude (ou soroche) podem ser os maiores obstáculos para os viajantes. As temperaturas podem cair abaixo de zero grau Celsius. As chuvas podem ocorrer em qualquer época do ano. Traga um poncho de chuva para sua visita.

Flora e fauna – A incrível geografia do lugar é o cenário de animais típicos dos altos Andes, como lhamas, alpacas e vicunhas. Os habitantes da área criam cavalos para oferecê-los como transporte aos visitantes. Devido à altitude dessa região, o ichu, ou grama natural dos Andes, é abundante.

Paisagem de montanha com 7 cores
Paisagem que pode ser vista no início da jornada até a montanha de 7 cores.

Viagem à Montanha das 7 Cores

7 Colours Mountain Tour – Esse pitoresco cume costumava ser uma rota atraente para a Montanha de neve Ausangate 4 dias. Com o passar dos anos, essa montanha ganhou popularidade por si só. Hoje, a maneira mais comum de visitar esse pico é por meio de uma excursão. Há serviços de 1 dia e 2 dias. A maioria deles inclui transporte, alimentação, taxas de entrada e um guia profissional. Na cidade de Cuzco, há muitas agências de turismo que oferecem esses serviços.

Está viajando sozinho? – Também é possível visitar o “Cerro Colorado” por conta própria. Para isso, o visitante deve pegar o ônibus para “Sicuani” na cidade de Cusco e descer no vilarejo de Cusipata. Em seguida, pegue um táxi coletivo até a comunidade de Phulawasipata, onde começa a caminhada até a Montanha das 7 Cores. A taxa de entrada é de 15 soles para peruanos e 25 soles para estrangeiros.

Dificuldade da montanha – La caminata toma aproximadamente 2 horas (depende del estado físico del turista). No es peligroso y demanda un esfuerzo físico moderado-alto. Há seções com subidas e descidas consideráveis. No entanto, Uma das maiores dificuldades é o clima frio e a sensação térmica. A altitude da região pode causar mal de altitude ou soroche. Recomenda-se uma aclimatação prévia de 1 ou 2 dias na cidade de Cusco.

Recomendações – Passe um ou dois dias se aclimatando na cidade de Cusco. Traga roupas quentes para a trilha. Se você não se considera em boas condições físicas para a caminhada, alugue um cavalo de um dos habitantes locais. Nesse dia, não se esqueça de chapéu ou boné, protetor solar, jaqueta, calça, tênis de caminhada e capa de chuva.


Passeio de quadriciclo até a Montanha das 7 Cores – Uma opção de aventura para o clássico passeio à Montanha dos 7 Cores é escolher o passeio de quadriciclo. Essa rota acrescenta um circuito de quadriciclo de quase 2 horas. Todos os outros serviços incluídos são os mesmos: pick up, transporte completo, guia profissional, café da manhã e almoço. O custo do passeio de quadriciclo é mais caro em comparação com o passeio clássico.

Diferença: passeio de 7 cores pela montanha, passeio clássico e passeio de quadriciclo

DetalhesTour Clássico de VinicuncaTour de quadriciclo em Vinicunca
Hora de início4 am5 am
Hora de término6 pm6 pm
IncluindoRecepção, guia, taxas de entrada, transporte, café da manhã e almoço.Recepção, guia, taxas de entrada, transporte, café da manhã, almoço e equipamento completo de quadriciclo.
Caminhada final6 quilômetros (difícil).2 quilômetros (moderado).
Altitude5.200 m de altitude.5.200 m de altitude.
Opção de cavaloSim (opcional).Não (moto opcional).
Preço40 USD aprox.90 USD aprox.
RecomendadoPara todos.Para os jovens.

7 Colours Mountain na Argentina, China e outros países:

O Peru não é o único país cuja geografia abriga uma dessas formações naturais. Na América do Sul, a Argentina também foi abençoada com paisagens semelhantes. No mundo, o Irã, a China e as Ilhas Maurício também abrigam uma formação geológica semelhante.

Montanha 7 Cores na Argentina – Além de Cusco, os Andes argentinos têm uma formação montanhosa de várias cores. O “Cerro de Siete Colores” é um dos lugares mais turísticos da cidade de Purmamarca, na província de Jujuy, na Argentina. Ele está localizado em uma geografia desértica onde, à luz do sol, esse pico mostra suas cores impressionantes.

Montanha 7 Cores na China – O Parque Arqueológico Zhangye Danxia, na província de Gansu, na China, também tem uma formação semelhante. Essas formações montanhosas são reconhecidas como as mais belas do país. Elas são uma das principais atrações da região.

7 Colours Mountain em outros países – Além do Peru, da Argentina e da China, o Irã e as Ilhas Maurício também abrigam formações coloridas. Em Maurício, elas são chamadas de “Terra das Sete Cores” por suas dunas tingidas em uma infinidade de tons. No Irã, elas são chamadas de “Ala Daghlar” e são uma das principais paisagens da cidade de Tabriz, no nordeste do país asiático.

Rota de montanha em 7 cores
Turistas na rota para a montanha do arco-íris

Perguntas e respostas sobre a Montanha das 7 Cores

  • 1) Qual é o custo para participar do 7 Colours Mountain?

    A taxa de entrada em Vinicunca para peruanos é de 15 soles (4 dólares). Os estrangeiros pagam 25 soles (7 dólares). Os ingressos têm um preço simbólico para a manutenção da atração turística.

  • 2) Como alugar um cavalo durante a visita à Serra da Vinicunca?

    Na comunidade de Phulawasipata, os moradores alugam seus cavalos por aproximadamente 100 soles (US$ 30). Esse é um serviço de ida e volta.
    A única maneira de alugar um cavalo é negociar diretamente com os moradores. Não há como reservar um cavalo on-line.

  • 3) ¿Cómo evitar el mal de altura en la Montaña de los 7 Colores?

    Mal de altitude ou soroche é um desconforto natural que as pessoas sofrem quando visitam regiões de altitude elevada. Os principais sintomas são dor de cabeça e fadiga.
    Para evitar os sintomas durante a caminhada até Vinicunca, é recomendável se acostumar com o clima da cidade de Cusco pelo menos um ou dois dias antes da caminhada.
    Também é aconselhável beber bastante água. O chá de coca é a melhor opção: essa infusão é feita com a folha de coca, a planta sagrada dos incas.

  • 4) Qual é o horário de funcionamento da Montanha das 7 Cores?

    A Vinicunca não tem um horário definido. As visitas são exclusivas durante o dia e parte da tarde, devido ao clima extremamente frio quando o sol se põe.
    Os passeios à Montanha das 7 Cores de 1 dia têm uma programação aproximada de 14 horas (das 4h às 18h).

  • 5) As crianças podem visitar a Montanha das 7 Cores?

    As crianças podem visitar Vinicunca sob a supervisão dos pais. No entanto, o clima e a altitude não são recomendados para bebês ou crianças com problemas de saúde.

  • 6) Há hotéis próximos à Montanha das 7 Cores?

    Os serviços de hotelaria mais próximos de Vinicunca estão no vilarejo de Cusipata. Os hotéis de lá são simples, mas agradáveis.

  • 7) Há banheiros na Montanha das 7 Cores?

    Em alguns pontos do caminho para Vinicunca, os moradores forneceram banheiros básicos para as necessidades dos turistas. Esses banheiros custam 1 sol peruano (0,3 dólar americano).

  • 8) Como contratar um guia turístico?

    A única maneira de visitar Vinicunca na companhia de um guia turístico é adquirindo o serviço de excursão. Caso contrário, você pode visitar sem um guia.

  • 9) É possível visitar Vinicunca em uma cadeira de rodas?

    Infelizmente, não é possível visitar Vinicunca em uma cadeira de rodas. Isso se deve ao fato de que as estradas de terra são muito íngremes em certas partes, impossibilitando o deslocamento sobre rodas.

  • 10) Os adultos mais velhos podem visitar a Vinicunca?

    Os adultos mais velhos podem visitar a Montanha das 7 Cores se estiverem em boa forma física. Os adultos mais velhos que não estão acostumados a fazer caminhadas devem consultar seu médico.


Conselhos de pessoas que estiveram lá

Montanha de sete cores

Carlos Y. Por: Carlos Y.

“Essa experiência foi fantástica“

“Estar no topo dessa montanha é algo de que você se lembrará para o resto de sua vida. Não apenas por sua beleza, mas também por ter chegado à linha de chegada. Adorei esse momento! Algumas recomendações: use roupas esportivas confortáveis, sapatos confortáveis, uma jaqueta, um lenço ou algo para cobrir o nariz. Além disso, esteja aclimatado“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, maio 5, 2023