Machu Picchu 156 artigos
Precauções de saúde em Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

O mal de altitude (soroche) e outros cuidados para ter em Machu Picchu

O mal de altitude e cuidados de saúde em Machu Picchu

Machu Picchu situa-se entre os limites das regiões naturais da serra e da selva do Peru; Além disso, de estar a uma altura considerável (2440 metros acima do nível do mar). Isso leva a um problema de saúde muito comum, O mal de altitude; comumente chamado “soroche”. Vamos conhecer mais sobre este tópico, bem como algumas sugestões de saúde para uma estadia completa em Machu Picchu.


O que é o mal de altitude?
Quanto tempo demora para se aclimatar no Cusco, fazer trekking ou outras atividades?
Como evitar o mal de altitude?
Quais são os sintomas de doença de altitude?
Que vacinas eu preciso no Peru?
Que outras recomendações de saúde devo ter em mente?

O que é o mal de altitude?

 

Em altitudes elevadas, algumas pessoas podem sofrer o mal de altitude, também conhecida como doença de montanha aguda ou SOROCHE, isso está associado à falta de oxigênio que ocorre em altitudes elevadas. Pode apresentar dores de cabeça e náuseas, sintomas ainda mais fortes, que em alguns casos requerem hospitalização. Uma aclimatização adequada impedirá que você fique doente.

Quanto tempo leva para se aclimatar no Cusco para fazer trekking ou outras atividades?

Pelo menos 2 dias de aclimatação são necessários antes de iniciar qualquer atividade em Cusco e, embora possa ser apenas um, é o tempo recomendado pelos médicos para uma boa aclimatação para mais de 2.500 metros acima do nível do mar O Vale Sagrado dos Incas, localizado a 2.800 metros acima do nível do mar é o melhor lugar para se aclimatar antes de visitar Machu Picchu, ou qualquer outra experiência em Cusco (3.390 metros acima do nível do mar).

 

Mal de altitude
Mal de altitude (Soroche). O que fazer?

 

Como evitar o mal de altitude?

É possível evitar o mal de altitude, para isso, é aconselhável beber bastante líquido e evitar tanto quanto possível refeições pesadas e esforço físico, especialmente no Cusco. O mate de coca é usado desde a época dos Incas e é um remédio natural e efetivo para prevenir e aliviar o mal de altitude. Mas se você preferir os medicamentos; O Sorojchi Pills é muito eficaz para combatê-lo.

 

Sabe-se que aqueles com mais de 50 anos são menos propensos a ficar doentes com o mal de altitude; No entanto, pela experiência, sabemos que o mal de altitude pode atacar qualquer pessoa, independentemente da condição física, da idade ou do estado de saúde. Tenha em mente como combater o mal de altitude, especialmente se vier de cidades próximas ao nível do mar.

Machu Picchu está localizado a 2.400 metros acima do nível do mar, então você não terá que se preocupar muito com a altitude; no entanto Cusco está localizado em 3.399 metros acima do nível do mar, tome suas precauções.

Quais são os sintomas de o mal de altitude?

Não ter uma aclimatização correta aumenta o risco de ficar doente com o mal de altitude; Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náuseas, dispneia e letargia. Em muitos casos, os hotéis em Cusco recebem seus convidados com mate de coca, mas é aconselhável levá-lo antes mesmo de chegar à Cidade de Cusco, assim reduzirá as chances de ficar doente. Tudo será muito fácil se você tiver um horário flexível no primeiro dia da sua chegada.

 

Tomando as precauções necessárias e seguindo o conselho usual, o mal de altitude não causará maiores inconvenientes na sua viagem, podendo desfrutar em plenitude a maravilha Inca e tudo o que a Cusco tem para oferecer.

Que vacinas eu preciso no Peru?

Não são necessárias vacinas especiais para visitar Machu Picchu, Lima, Cusco, Lago Titicaca em Puno ou a Cordilheira Blanca em Arequipa, Peru. Mas recomendamos consultar seu médico sobre suas necessidades individuais em uma viagem como essa.

 

No caso de você planejar visitar a floresta amazônica, Iquitos, Puerto Maldonado ou a reserva de biosfera de Manu, antes ou depois de visitar Machu Picchu, você precisará de algum tipo de vacinação; você pode verificar as vacinas necessárias no “Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos”, seu site é constantemente atualizado e pode ser consultado sobre a vacinação necessária para viajar para qualquer parte do mundo.

Que outras recomendações de saúde devo ter em mente?

Sobre comida

A cidade de Aguas Calientes oferece muitas opções para desfrutar da comida peruana; No entanto, você deve ter cuidado ao escolher o lugar para comer, verificar se ele mantém condições higiênicas adequadas. Se você não soubesse, a digestão é mais lenta quando a altura é maior, é por isso que recomendamos evitar refeições pesadas; não só para evitar a indigestão, mas também porque é uma forma de evitar o mal de altitude.

Sobre a agua

Não beba diretamente das torneiras em Cusco ou Aguas Calientes; antes de beber, deve ser fervido; Por outro lado, você pode comprar água engarrafada, é mais seguro e você pode encontrá-lo em todos os lugares. Evite lavar e tomar banho nas águas dos rios e lagoas nas proximidades, que podem estar contaminados, causando infecções graves nos olhos e ouvidos. As piscinas são seguras para tomar um banho. Não perca a oportunidade de visitar os banhos termais de Aguas Calientes.

Cuide da sua pele

No Peru e nas áreas circundantes, a radiação é muito alta por sua proximidade com o equador. Recomenda-se evitar a exposição direta ao sol e usar proteção solar, mesmo em dias ensolarados (protetor solar, chapéus e óculos escuros); ah e não se esqueça de um poderoso repelente de insetos, já que está em plena selva alta.

O que trazer?

  • Roupas quentes
  • Medicação própria
  • Protetor solar

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, março 12, 2019