As melhores experiências para viver na sua viagem a Machu Picchu
Machu Picchu oferece múltiplas rotas de entrada e uma variedade de trilhas: desde percursos curtos e fáceis até travessias exigentes que podem durar vários dias. Antes de escolher, vale a pena perguntar: qual tipo de experiência você quer viver lá? Todos os dias, cerca de 2.500 pessoas de diversas partes do mundo visitam Machu Picchu, cada uma com motivações diferentes. Para ajudar você a definir a sua, aqui estão as principais opções de acesso e as rotas de caminhada. Assim, você poderá escolher a experiência que melhor se adapta às suas expectativas.
- Machu Picchu de trem (1 dia)
- Machu Picchu e Montanha Huayna Picchu (1 dia)
- Cidadela Machu Picchu e Montanha Machu Picchu (1 dia)
- Caminho Inca Clássico (4 dias / 3 noites)
- Caminho Inca Curto (2 dias / 1 noite)
- Caminho Inca Inka Jungle (4 dias / 3 noites)
- Caminhada até Machu Picchu pelo Salkantay (5 dias / 4 noites)
- Perguntas Frequentes

Machu Picchu
Machu Picchu de trem (1 dia)
- A viagem mais comum a Machu Picchu é pela rota de trem. É a opção mais simples e confortável, que atravessa paisagens impressionantes do Vale Sagrado até chegar ao povoado de Aguas Calientes (Machu Picchu pueblo).
- O trem pode ser embarcado em várias estações (Wanchaq, San Pedro, Ollantaytambo e Poroy), sendo a mais popular Ollantaytambo, devido à sua variedade de horários e maior proximidade de Machu Picchu.
- Uma grande vantagem dessa rota é que os bilhetes de trem podem ser reservados com apenas semanas de antecedência, embora as entradas para Machu Picchu precisem ser compradas com pelo menos um mês de antecedência (as entradas mais populares, como Montanha Huayna Picchu e Circuito Clássico, devem ser feitas com três meses de antecedência).
- Finalmente, ao chegar a Aguas Calientes pelo trem, você deverá escolher entre subir de ônibus ou caminhando até o Santuario Histórico de Machu Picchu.
- A viagem completa por essa rota pode ser feita em apenas um dia. Por exemplo, junto ao tour full day em Machu Picchu, o percurso começa na cidade de Cusco de madrugada, e depois segue até Ollantaytambo e Aguas Calientes. O tour pela cidadela inca está programado para o meio-dia e o retorno é à tarde, chegando a Cusco à noite.
Recomendações da rota: Perfeita para quem deseja chegar sem esforço e aproveitar a viagem rápida sem complicações.
Machu Picchu e Montanha Huayna Picchu (1 dia)
- Uma das melhores aventuras que você pode viver em Machu Picchu é aquela que leva até o topo da Montanha Huayna Picchu.
- A Montanha Huayna Picchu é o pico popular que aparece nas fotos clássicas da cidadela inca, sendo a mais alta (a menor é Huchuy Picchu).
- Os trilhos dessa rota são considerados uma das melhores caminhadas curtas do mundo, devido à adrenalina e à beleza da paisagem durante o percurso.
- Do topo (2.693 metros acima do nível do mar), você poderá contemplar o Santuario Histórico de Machu Picchu em toda a sua grandiosidade, além de toda a biodiversidade tropical ao redor do local.
- Para viver essa aventura, você precisará adquirir o ingresso “rota Montanha Huayna Picchu (3A)”, que deve ser reservado com dois meses de antecedência (350 ingressos diários disponíveis).
- Há apenas dois horários disponíveis nesta rota, o primeiro às 7:00 da manhã e o segundo às 9:00. Se você não conseguir ingressos para essa aventura, pode adquirir um dos 50 ingressos diários adicionais disponíveis em Aguas Calientes.
- Essa experiência também pode ser vivida em apenas um dia, chegando pela rota de trem a partir de Ollantaytambo.
Recomendações da rota: Ideal para quem quer viver uma aventura de altura dentro de Machu Picchu com vistas espetaculares.

Vista de Huayna Picchu
Cidadela Machu Picchu e Montanha Machu Picchu (1 dia)
- Uma rota imperdível dentro do Santuario Histórico de Machu Picchu é a que sobe até o topo da Montanha Machu Picchu, razão pela qual a cidadela inca leva esse nome.
- Ao contrário da trilha para Huayna Picchu, a Montanha Machu Picchu possui caminhos mais amplos e menos íngremes. É uma opção ideal para ser feita em família.
- Do topo (3.082 metros acima do nível do mar), você terá a vista panorâmica mais ampla de toda Machu Picchu.
- Essa aventura também possui seu próprio ingresso “rota Montanha Machu Picchu (1A)”, que pode ser adquirido com apenas um mês de antecedência.
- Há dois horários disponíveis para essa travessia, o primeiro às 6:00 da manhã e o segundo às 8:00. Se você não conseguir ingresso para essa aventura, pode adquirir um dos 50 ingressos diários adicionais disponíveis em Aguas Calientes.
- Essa experiência também pode ser vivida em apenas um dia, chegando pela rota de trem a partir de Ollantaytambo.
Recomendações da rota: A melhor opção dentro de Machu Picchu para apreciar vistas panorâmicas da cidadela inca e da natureza ao redor.

Montanha Machu Picchu
Caminho Inca Clássico (4 dias / 3 noites)
- A rota mais extensa, e onde você vive uma maior aventura, é o Caminho Inca. Uma experiência de quatro dias e três noites através de trilhas históricas e sítios arqueológicos exclusivos.
- Essa travessia percorre caminhos que os próprios incas usavam para chegar diretamente a Machu Picchu. No quarto dia de caminhada, chega-se à cidadela inca pela porta Inti Punku, conhecendo uma vista muito especial do local.
- Para viver essa experiência, é necessário reservar um tour com uma agência de turismo (com 4 a 5 meses de antecedência), pois não é permitido fazer a caminhada por conta própria.
- O Caminho Inca é uma das caminhadas mais surpreendentes do mundo. Seus trilhos, com mais de 500 anos, levam você por locais com paisagens incríveis, flora e fauna impressionantes, e algumas das construções incas mais maravilhosas (Llactapata, Runkurakay, Sayacmarca, Phuyupatamarca e Wiñayhuayna).
- São percorridos aproximadamente 42 quilômetros, sendo considerado uma experiência de alta dificuldade, embora realizá-lo possa se tornar uma das melhores experiências da sua vida.
Recomendações da rota: A melhor aventura por caminhos históricos, ideal para quem busca uma vivência completa e desafiadora.
Caminho Inca Curto (2 dias / 1 noite)
- Também existe uma versão curta de dois dias do Caminho Inca, para que você não perca essa aventura, caso tenha pouco tempo de viagem.
- O Caminho Inca Curto começa no quilômetro 104, onde você caminhará apenas 11 quilômetros até chegar a Machu Picchu pela porta Inti Punku.
- No primeiro dia da experiência, você chegará diretamente a Machu Picchu, onde será feito apenas um passeio panorâmico. A noite será passada em um hotel em Aguas Calientes (Machu Picchu pueblo) e o segundo dia será focado na visita imersiva à cidadela inca.
- A experiência é menos intensa, embora você ainda visite construções históricas (Chachabamba, Wiñayhuayna) e trilhas repletas de grande biodiversidade.
- A reserva pode ser feita com 2 ou 3 meses de antecedência. Lembre-se de que ela também deve ser feita junto a uma agência de turismo autorizada, garantindo a segurança dos visitantes e preservando as trilhas.
Recomendações da rota: Perfeito se você quiser viver a essência do Caminho Inca sem tanto esforço.
| DIFERENÇAS ENTRE O CAMINHO INCA CLÁSSICO E O CURTO | ||
|---|---|---|
| Característica | Caminho Inca Clássico (4 dias) | Caminho Inca Curto (2 dias) |
| Duração | 4 dias / 3 noites | 2 dias / 1 noite |
| Nível de dificuldade | Alto | Moderado |
| Distância aproximada | 42 quilômetros | 12 quilômetros |
| Altitude máxima | 4.215 metros acima do nível do mar | 2.700 metros acima do nível do mar |
| Atrações principais | Llactapata, Runkurakay, Sayacmarca, Phuyupatamarca, Wiñay Wayna, Inti Punku e Machu Picchu | Chachabamba, Wiñay Wayna, Inti Punku e Machu Picchu |
| Pernoite | Acampamentos ao longo da rota | Hotel em Aguas Calientes |
| Disponibilidade | Reserva com 4 a 5 meses de antecedência | Reserva com 2 a 3 meses de antecedência |

Caminho Inca Machu Picchu
Caminho Inca Inka Jungle (4 dias / 3 noites)
- Uma das opções mais incríveis e adrenalínicas para chegar até Machu Picchu é o Inka Jungle. Essa vivência combina muitos esportes para superar trechos do caminho até a cidadela inca.
- A experiência inclui descidas de bicicleta, caminhadas, zipline (tirolesa) e rafting. Além disso, em todo momento você será acompanhado por algumas das melhores paisagens de todo o Peru.
- No Inka Jungle, as noites são passadas em hotéis de diversos vilarejos que são percorridos durante a travessia (Santa María, Santa Teresa e Aguas Calientes).
- A rota para chegar a Aguas Calientes percorre o caminho alternativo de Hidroelétrica no terceiro dia. O último dia é destinado a conhecer a cidadela inca e, à tarde, retornar para a cidade de Cusco de trem.
- A reserva do tour Inka Jungle pode ser feita com 1 ou 2 meses de antecedência. Se você viaja em grupo, essa é a melhor opção para viver diversas experiências antes de conhecer a maravilha do mundo.
Recomendações da rota: A opção mais variada, é o mix ideal para quem quer uma vivência adrenalínica.
A rota alternativa por Hidroelétrica
A opção mais econômica para chegar a Machu Picchu é a rota pela estação Hidroelétrica, que envolve um primeiro trajeto de carro até Santa María (5 horas) e uma curta caminhada (2 horas) até chegar a Aguas Calientes (Machu Picchu pueblo). O último trecho da caminhada faz parte da experiência do Inka Jungle e do Salkantay trek, sendo uma rota simples e cheia de natureza onde você verá paisagens deslumbrantes.
Caminhada a Machu Picchu pelo Salkantay (5 dias / 4 noites)
- Uma aventura diferente para chegar a Machu Picchu é o Salkantay Trek, que percorre paisagens andinas e tropicais, permitindo conhecer diversos ângulos do variado território cusquenho.
- A rota de 5 dias percorre caminhos ao redor de um dos picos mais bonitos, o Salkantay (segundo mais alto de Cusco), que está a 6.271 metros acima do nível do mar.
- Outras atrações do caminho são: A lagoa Humantay, o abra Salkantay, as Águas termais de Cocalmayo, a rota Hidroelétrica e vales da ceja de selva.
- As noites do Salkantay Trek são passadas em acampamentos sob as estrelas; somente a última noite será em um hotel em Aguas Calientes.
- A reserva do tour Salkantay Trek pode ser feita com 1 ou 2 meses de antecedência. Se você viaja em grupo, essa é a melhor opção para viver diversas experiências antes de conhecer a maravilha do mundo.
- Viajar com um grupo pode intensificar a experiência do Salkantay Trek, que pode ser reservado com 1 ou 2 meses de antecedência.
Recomendações da rota: A rota mais desafiadora, com grande diversidade de paisagens naturais.

Caminhada Salkantay Machu Picchu
Perguntas frequentes
1) Qual é a melhor forma de chegar rápido a Machu Picchu?
A opção mais prática é a viagem de trem de Ollantaytambo. É confortável, rápida e permite desfrutar de uma rota paisagística do Vale Sagrado sem esforço.
2) Posso visitar Machu Picchu em apenas um dia?
Sim, a opção mais prática é viajar de trem de Ollantaytambo até Aguas Calientes e depois subir de ônibus ou caminhando. É uma rota confortável, ideal para quem deseja aproveitar ao máximo o dia.
3) Devo comprar minhas entradas para Machu Picchu com muita antecedência?
O ideal é adquiri-las pelo menos um mês antes, pois a disponibilidade é bastante limitada. Para a rota até a montanha Huayna Picchu ou o circuito clássico, recomendamos reservar com três meses de antecedência.
4) Quão difícil é subir até a montanha Huayna Picchu?
É uma caminhada um pouco desafiadora e muito adrenalínica devido aos trechos íngremes, mas totalmente segura. Se você busca uma aventura curta com vistas impressionantes, essa é a opção perfeita.
5) A montanha Machu Picchu é adequada para ir em família?
Sim, seus trilhos são mais largos e menos íngremes do que os da Huayna Picchu, tornando-a uma caminhada segura para viajantes de todas as idades. A vista panorâmica do topo é inesquecível, especialmente para as crianças.
6) É obrigatório contratar uma agência para fazer o Caminho Inca?
Sim, porque essa rota requer permissões rigorosas para garantir a integridade dos visitantes e da rota. Ao reservar o Caminho Inca conosco, você garantirá uma experiência inesquecível e completamente segura.
7) Com quanto tempo de antecedência devo reservar o Caminho Inca Clássico?
O ideal é garantir seu lugar com 4 ou 5 meses de antecedência, pois é uma das rotas mais procuradas. Para o Caminho Inca curto, você pode encontrar disponibilidade com 2 ou 3 meses de antecedência.
8) O Caminho Inca Curto é uma boa alternativa se eu tiver pouco tempo?
Definitivamente, é uma caminhada de dois dias que conserva a essência do Caminho Inca e permite entrar em Machu Picchu pela emblemática porta Inti Punku. É mais acessível e perfeita se você procura uma experiência mais tranquila.
9) O que inclui a experiência do Inka Jungle?
Inclui descidas de bicicleta, caminhadas, tirolesa e rafting, além de paisagens espetaculares. É ideal para quem busca uma aventura diversificada antes de conhecer Machu Picchu.
10) Como é a experiência no Salkantay trek?
A experiência percorre uma das rotas mais variadas e desafiadoras antes de chegar a Machu Picchu. A rota passa por paisagens andinas, picos nevados, lagos e áreas tropicais. É perfeita para quem busca um contato imersivo com a natureza.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
Por: Jhonn K.“Imperdível“
“A sensação que você sente ao estar diante dessa incrível cidade do século XV é difícil de descrever com palavras, talvez se eu tivesse tirado uma foto com lágrimas nos olhos, entenderiam o que senti, e o que poderiam sentir nesse lugar maravilhoso. Machu Picchu é mágica, cheia de história e mistérios não resolvidos, sem mencionar a enorme energia que se pode sentir.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 3, 2025