Machu Picchu com crianças: uma viagem escolar cheia de história e aventura
Machu Picchu é maravilhoso para todos, especialmente crianças, pois os edifícios e a natureza que abriga inspiram imaginação e criatividade. Uma viagem à cidade inca com crianças pequenas é inesquecível, desde que você a planeje bem. Aqui, explicamos tudo o que você precisa saber para que sua viagem com crianças e estudantes seja divertida e os ajude a aprender mais sobre esta cultura magnífica.
- Machu Picchu para crianças e estudantes
- Planejando uma viagem para Machu Picchu com estudantes
- Passeio para Machu Picchu
- Crianças têm desconto para entrar em Machu Picchu?
- Uma viagem inesquecível para crianças
- Perguntas frequentes
Machu Picchu para crianças e estudantes
Como parte das tradições estudantis, fazer excursões é uma motivação comum para uma viagem dos sonhos no final do ano. No Peru, existem muitos lugares considerados destinos imperdíveis pelo menos uma vez na vida, mas o que definitivamente se destaca é Machu Picchu, a Maravilha do Mundo, que não é apenas um destino de aventura, mas também de história e cultura em meio a paisagens mágicas.
A excursão estudantil é recomendada para crianças a partir de 11 anos, até estudantes do ensino médio com menos de 17 anos. Isso lhes permite receber descontos significativos em sua visita a Machu Picchu, e também é uma idade ideal para estimular sua imaginação.
Onde fica Machu Picchu?
Machu Picchu está localizada na Selva Alta de Cusco, ao longo do Vale Sagrado dos Incas. Sua geografia permite encontrar paisagens repletas de vegetação, além de uma fauna muito diversa. Está localizada a 2.430 metros acima do nível do mar e pertence ao distrito de Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Águas Calientes. A distância de Cusco é de quase 100 quilômetros e pode ser alcançada por diversas rotas, cada uma com um nível de aventura diferente.
Planejando uma viagem para Machu Picchu com estudantes
Viagens ou excursões estudantis são muito populares, especialmente como forma de celebração. A organização oferece grupos grandes, permitindo que alunos do ensino fundamental e médio acessem preços melhores sem abrir mão da qualidade do serviço.
Entre os pontos mais importantes que você deve ter em mente ao organizar sua viagem estudantil para Machu Picchu, temos os seguintes:
- Faça reservas com antecedência – Machu Picchu é visitado por milhares de pessoas todos os dias, e a disponibilidade pode se esgotar com meses de antecedência. Portanto, você deve reservar com antecedência para comprar os ingressos, especialmente se estiver planejando fazer o tour clássico. É melhor fazer isso com três meses de antecedência para garantir o ingresso de sua escolha na melhor época.
- Viajando para Cusco – Muitos grupos de pessoas começam sua jornada longe de Cusco, onde a aventura para Machu Picchu começa. Recomenda-se planejar a viagem da maneira que for mais conveniente para cada um. Alguns optam por voar, enquanto outros preferem ir de ônibus. A principal diferença é o tempo de viagem e o conforto.
- Viajando de Cusco para Machu Picchu – Ao chegar em Cusco, você encontrará muitas opções para chegar a Machu Picchu. De confortáveis viagens de trem a excursões de um ou vários dias, aqui estão as opções mais populares:
Passeio de trem de Ollantaytambo
- Esta é a maneira mais rápida e confortável de chegar a Machu Picchu. Começa em Cusco, com uma viagem de duas horas até a cidade de Ollantaytambo. Em seguida, você embarcará no trem para Águas Calientes (cidade de Machu Picchu), também uma viagem de duas horas. Toda a viagem passa por paisagens de tirar o fôlego em todo o Vale Sagrado dos Incas.
- Ao chegar em Ollantaytambo, você pode optar por fazer uma breve parada para visitar seu impressionante sítio arqueológico, o que agregará valor à sua viagem estudantil.
Viagem pela Rota Hidrelétrica
- Esta é a maneira mais barata de chegar a Machu Picchu e é uma grande aventura. Começa em Cusco, com uma viagem de 6 horas de carro até a cidade de Santa María. Esta cidade abriga a usina hidrelétrica, de onde parte a caminhada de 2 horas até Águas Calientes.
- A viagem é tranquila, por trilhas planas que acompanham os trilhos do trem. Ao longo do caminho, você verá a exuberante vegetação típica da selva, que cria belas paisagens. Com sorte, você poderá até avistar animais típicos da região.
- A abordagem usual para esta rota é passar a noite em Santa María, já que a viagem pode ser árdua. Isso também lhe dá tempo para visitar as famosas fontes termais de Cocalmayo à noite. Assim, na manhã seguinte, você pode começar a caminhada até Machu Picchu com muito mais tranquilidade e energia.
Excursão pela Trilha Inca
- Considerada uma das melhores trilhas do mundo, a Trilha Inca é a opção ideal para estudantes do ensino médio que desejam vivenciar uma aventura inesquecível e envolvente por paisagens de selva, além de descobrir sítios arqueológicos em meio a montanhas que só podem ser acessados por esta rota.
- A aventura dura quatro dias, percorrendo aproximadamente 43 quilômetros. As noites são passadas em acampamentos sob as estrelas e cercados por vistas mágicas. No último dia da trilha, você entra em Machu Picchu pelo portão Inti Punku, a mesma rota usada pelos próprios incas.
- A Trilha Inca também tem uma versão mais curta, de dois dias, com apenas 11 quilômetros de extensão. O primeiro dia é dedicado a caminhadas e um passeio panorâmico por Machu Picchu, e a noite é passada em um hotel em Águas Calientes. O segundo dia oferece um passeio detalhado pelo santuário arqueológico, dando tempo também para você aprender um pouco mais sobre a cidade de Machu Picchu.
A viagem de Águas Calientes a Machu Picchu
Ao chegar a Águas Calientes, você encontrará duas maneiras de chegar a Machu Picchu. A mais comum é pegar o ônibus ecológico Consettur, que leva apenas 25 minutos. É confortável e sua estação fica a poucos passos da praça principal. A segunda opção, gratuita, é uma caminhada com subida constante por degraus de pedra em meio à vegetação, que pode levar pouco mais de duas horas. A opção mais recomendada é pegar o ônibus primeiro e depois descer a pé na volta, pois é muito mais fácil e leva metade do tempo.
Rotas de viagem para Machu Picchu | |||
---|---|---|---|
Detalhes | Passeio de trem de Ollantaytambo | Viagem pela Rota Hidrelétrica | Excursão pela Trilha Inca |
Rota de viagem | Cusco – Ollantaytambo – Águas Calientes | Cusco – Santa María – Hidrelétrica – Águas Calientes | Cusco – Wayllabamba – Pacaymayo – Wiñay Huayna – Machu Picchu |
Duração da viagem | 2 horas de carro e 2 horas de trem. | 6 horas de carro e 2 horas de caminhada. | 4 dias de caminhada. |
Atrações da rota | Passeio panorâmico de carro e trem pelo Vale Sagrado, além da opção de visitar o sítio arqueológico de Ollantaytambo. | Saiba mais sobre a região da selva de Cusco, as fontes termais de Cocalmayo e a envolvente caminhada na Hidroelétrica. | Uma aventura imersiva explorando trilhas incas, visitando muitos sítios arqueológicos e passando noites mágicas cercado pela natureza e paisagens de sonho. |
Benefícios | A rota mais confortável e rápida para Machu Picchu. | Uma rota cheia de aventura e a opção mais barata para chegar a Machu Picchu. | Uma rota repleta de sítios arqueológicos e vistas exclusivas, além de trilhas históricas. |
Esforço físico | Muito baixo, não requer esforço. | Médio, envolve uma longa viagem de carro e uma caminhada leve. | Pare, 43 quilômetros são percorridos em 4 dias. |
Viagem ideal | Viaje para Machu Picchu em apenas um dia. | Uma viagem de dois dias a Machu Picchu. O primeiro dia é passado com pernoite em Santa María e o segundo dia é dedicado à visita a Machu Picchu. | Uma aventura completa que termina com um passeio por Machu Picchu. Uma das melhores trilhas do mundo. |
Planejamento | O ideal é reservar passagens para Machu Picchu com 3 meses de antecedência e 1 mês antes para passagens de trem. | Reserve o seu ingresso ideal para Machu Picchu com 3 meses de antecedência. Reserve a Trilha Inca com 3 ou 4 meses de antecedência. | Se você fizer a curta Trilha Inca apenas 2 meses antes. |
A cidade de Águas Calientes
Também conhecida como Machu Picchu, oferece serviços turísticos de primeira classe, incluindo hotéis, restaurantes e bares. Águas Calientes também oferece muitas atrações para visitar, incluindo suas fontes termais, seu museu local, seu mercado de artesanato e, graças à sua rica biodiversidade, trilhas imersivas de exploração.
Passeio para Machu Picchu
Há duas opções de planejamento para a viagem a Machu Picchu. Uma é planejar de forma independente, reservando serviço por serviço, com maior dificuldade.
Mas como segunda opção, e a mais recomendada para grupos, é entrar em contato com uma agência de viagens como a Boletomachupicchu, que facilitará tudo, desde a organização até o roteiro; você não terá que se preocupar com nada.
Você também receberá refeições, orientação e atividades adicionais para garantir uma viagem memorável. Lembre-se de que você pode fazer isso em qualquer uma das rotas para Machu Picchu (o trem de Ollantaytambo, a rota hidrelétrica e a Trilha Inca).
Ao planejar sua viagem para Machu Picchu, você também pode adicionar os seguintes passeios para melhorar sua experiência com crianças e estudantes:
- Passeio pela Cidade de Cusco – Viagens com estudantes serão ainda mais gratificantes se você começar explorando as principais atrações turísticas de Cusco, como o templo Qoricancha, a catedral e os sítios arqueológicos de Sacsayhuamán, Qenqo e Puca Pucará. Este passeio dura apenas meio dia, dando tempo para você explorar mais atividades.
- Passeio pelo Vale Sagrado – Esta é uma das rotas imperdíveis em Cusco e também uma das rotas para Machu Picchu. No passeio pelo Vale Sagrado, você pode visitar diversos sítios arqueológicos, como Pisac, Ollantaytambo e Chinchero. Você também estará cercado por belas paisagens o tempo todo.
- Passeio de quadriciclo por Maras e Moray – Neste passeio, você descobrirá um novo lado do Vale Sagrado, visitando as minas de sal de Maras e os terraços circulares de Moray. É uma rota cheia de adrenalina, repleta de diversão e belas paisagens. O passeio é muito seguro e todo o equipamento necessário é fornecido.
- Passeio pelo Vale Sul – Esta é uma das melhores atividades para estudantes, pois inclui visitas a sítios arqueológicos pouco conhecidos e repletos de história (Tipón, Pikillacta e a Igreja de San Pedro de Andahuaylillas). O Vale Sul oferece uma perspectiva diferente de Cusco e é um passeio de apenas meio dia.
Quantos serviços de trem existem na rota para Machu Picchu?
PeruRail e Inca Rail operam a rota para Machu Picchu. Cada uma oferece quatro serviços de trem diferentes, com preços que variam de acordo com sua experiência e necessidades. Lembre-se de que a viagem de trem de Ollantaytambo para Machu Picchu leva duas horas, assim como a viagem de volta.
Crianças têm desconto para entrar em Machu Picchu?
Sim, menores de idade recebem descontos substanciais na compra de ingressos para Machu Picchu. Este desconto também se aplica na reserva do seu passeio à cidadela inca. Os principais descontos em ingressos para crianças e estudantes estão disponíveis nos seguintes casos:
- Crianças menores de 3 anos: Crianças menores de 3 anos não pagam entrada em Machu Picchu, a entrada é gratuita.
- Crianças menores de 17 anos: Crianças e estudantes menores de 17 anos recebem um grande desconto na entrada de Machu Picchu.
Preços dos ingressos para crianças em Machu Picchu | ||
---|---|---|
Ingressos | Preço para crianças estrangeiras | Preços para crianças CAN (Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Chile e Argentina) |
Machu Picchu + Montanha (Rota 1A) | 118 PEN | 80 PEN |
Terraço Superior de Machu Picchu ou Foto Clássica (Rota 1B) | 70 PEN | 32 PEN |
Machu Picchu + Inti Punku (Rota 1C) | 70 PEN | 32 PEN |
Machu Picchu + Ponte Inca (Rota 1D)* | 70 PEN | 32 PEN |
Machu Picchu Classicamente Projetado (Rota 2A) | 70 PEN | 32 PEN |
Terraço Inferior Clássico de Machu Picchu (Rota 2B) | 70 PEN | 32 PEN |
Machu Picchu + Huayna Picchu (Rota 3A)* | 118 PEN | 80 PEN |
Templos Inferiores ou da Realeza Projetados por Machu Picchu (Rota 3B) | 70 PEN | 32 PEN |
Machu Picchu + Grande Caverna ou Templo da Lua (Rota 3C)* | 118 PEN | 80 PEN |
Machu Picchu + Huchuy Picchu (Rota 3D)* | 118 PEN | 80 PEN |
*Os ingressos estão disponíveis apenas para maiores de 12 anos acompanhados por um adulto responsável ou responsável.
Uma viagem inesquecível para crianças
Viajar para Machu Picchu é uma experiência repleta de nuances surpreendentes. Primeiro, a viagem em si é uma grande aventura, permitindo que não apenas o destino, mas toda a jornada seja agradável.
Para muitas crianças e estudantes, chegar a Cusco pode ser uma oportunidade raramente oferecida em suas vidas, ou pelo menos não com as pessoas com quem viajam. É a idade ideal para explorar ou fortalecer laços que só surgem por meio de novas experiências.
Portanto, se você tiver a oportunidade de viajar para Machu Picchu, é recomendável não perdê-la. Principalmente se tiver a chance de fazê-lo com seus colegas de infância ou do ensino médio. (A melhor época para visitar Machu Picchu)
Perguntas frequentes
1) A partir de que idade as crianças têm desconto?
Há descontos para crianças de 17 a 3 anos. Essa faixa etária oferece um desconto significativo. Crianças menores de 3 anos não pagam; a entrada é gratuita.
2) Existem outros descontos para professores ou familiares?
Sim, os pacotes turísticos incluem tarifas promocionais e até entrada gratuita se um determinado número de alunos for atingido. Você também pode encontrar descontos se o professor ou familiar dos alunos for de Cusco.
4) Há alguma restrição para entrar em Machu Picchu?
Há restrições apenas para algumas trilhas dentro de Machu Picchu. Uma delas é que crianças menores de 12 anos não podem percorrer algumas trilhas. Isso significa que elas não poderão escalar Huayna Picchu, Huchuy Picchu, a Ponte Inca ou mesmo o Templo da Lua.
5) Com que antecedência a reserva deve ser feita?
Recomenda-se reservar seus ingressos para Machu Picchu com pelo menos três meses de antecedência se você quiser ingressos para as rotas mais populares. Se você quiser apenas rotas cênicas, às vezes um mês é suficiente.
6) Qual é a rota que os estudantes mais gostam para chegar a Machu Picchu?
Definitivamente, é a Trilha Inca, uma aventura de quatro dias que unirá ainda mais crianças e estudantes. Cada aventura e experiência serão memórias inesquecíveis.
7) É difícil fazer a Trilha Inca com alunos?
A principal dificuldade ao percorrer a Trilha Inca costuma ser o cansaço. Como estudantes e crianças estão fazendo isso, será mais fácil, visto que eles estão em boas condições físicas nessa idade.
8) Qual é o melhor ingresso de estudante para Machu Picchu?
Se você busca um passeio mais detalhado e imersivo, os ingressos ideais são aqueles que incluem o Circuito 2 (Rota Clássica) e o Circuito 3 (Rota Real). As principais opções são:
- Ingresso para Machu Picchu com design clássico (Rota 2A)
- Ingresso Machu Picchu Classic Terraço Inferior (Rota 2B)
- Ingresso projetado pela realeza de Machu Picchu ou Templos Inferiores (Rota 3B)
9) Qual é a melhor maneira de visitar Machu Picchu em apenas um dia?
A melhor maneira de chegar lá é com o passeio de um dia inteiro por Machu Picchu. Esta experiência começa cedo pela manhã, quando você viaja de carro para Ollantaytambo, onde embarca no trem para Águas Calientes. Ao chegar, você pega o ônibus para Machu Picchu e desfruta de um passeio imersivo até o início da tarde, quando retorna a Cusco após o almoço e um breve passeio pela cidade.
10) Estudantes universitários também têm acesso a descontos?
Os ingressos para Machu Picchu também incluem descontos para estudantes universitários com menos de 25 anos, desde que tenham um documento de identidade válido ou comprovante.
Conselhos de pessoas que estiveram lá

“Viajamos de Lima“
“Sou professora primária e este ano saímos com os meus alunos e um grupo de pais. Nos divertimos muito em Machu Picchu, aprendemos mais sobre nossos antepassados e voltamos todos para Lima nos sentindo mais peruanos do que nunca. Recomendo esta experiência para crianças e também para famílias de todo o Peru e do mundo inteiro.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 29, 2025