Machu Picchu 261 artigos
Machu Picchu de bicicleta
Clique para classificar o artigo

Machu Picchu de bicicleta: a aventura na selva inca

Se você gosta de esportes de aventura e, principalmente, de ciclismo, essa é a sua melhor opção para conhecer Machu Picchu. O Inca Jungle oferece a oportunidade de passar até 4 dias de pura adrenalina antes de chegar à cidadela inca. O passeio em duas rodas está incluído, assim como outros esportes de aventura: canoagem, tirolesa e trekking. A visita inclui uma tarde relaxante nos banhos termais de Cocalmayo – saiba mais!



Aventura na selva inca até Machu Picchu
Aproveite a aventura na selva inca de bicicleta até Machu Picchu

A rota para Machu Picchu pela Hidroeléctrica
O tour Inca Jungle atravessa a selva de Cusco até chegar à estação Hidroelétrica, onde começa a rota final para Machu Picchu. A rota Hidroeléctrica é uma caminhada de 10 quilômetros paralela ao rio Vilcanota até chegar à cidade de Aguas Calientes. Essa rota é a preferida pelos jovens aventureiros, pois permite que eles evitem a viagem de trem. Para chegar à Hidroeléctrica, é preciso pegar um ônibus de Cusco (5 horas de viagem) ou fazer o tour Inca Jungle.


O que é a selva inca?

  • A selva inca é uma das opções alternativas para visitar uma das maravilhas do mundo.
  • Esse é um passeio de até 4 dias e 3 noites, ideal para aventureiros que gostam de esportes radicais. Entre as principais atrações desse circuito está o passeio de bicicleta de aproximadamente 5 horas por paisagens e vilarejos inesquecíveis.
  • Além disso, o passeio inclui a prática de outros esportes de aventura, como canoagem, tirolesa e trilhas para caminhadas.
  • Durante a rota, no vilarejo de Santa Teresa, visitamos os banhos termais de Cocalmayo, considerados os melhores de toda Cusco.
  • A última parte do passeio pela selva inca inclui a famosa caminhada da estação hidrelétrica até o vilarejo de Aguas Calientes (10 quilômetros). No dia seguinte, visitaremos Machu Picchu e retornaremos a Cusco de ônibus.

Quais esportes de aventura estão incluídos?

O ciclismo de aventura é apenas um dos esportes incluídos no Inca Jungle. Além disso, há canoagem, tirolesa e caminhadas. O passeio também inclui desfrutar dos banhos termais (medicinais). No final do passeio, a beleza da cidadela de Machu Picchu coroa a aventura.

CiclismoCanoagemZiplineCaminhadas
DiaPrimeiroPrimeiroTerceiroTodos os dias
LocalDe Abra Málaga a Santa MariaNo rio Vilcanota, no vilarejo de Santa MaríaNo vilarejo de Santa TeresaEm toda a selva inca
Distância76 quilômetros5 quilômetros1 quilômetro em diferentes seções29 quilômetros
EquipeBicicleta, capacete, luvas, joelheiras.Roupa de mergulho, colete salva-vidas, canoa, remos, etc..Capacetes, coletes de segurança, corda de segurança, etc.Não inclui nenhum equipamento
DificuldadeModeradoModeradoModeradoModerado
PaisagensAltas montanhas e selva de CuscoSelva de CuscoSelva de CuscoSelva de Cusco
AconselhamentoO percurso é feito em trilhas asfaltadas. Recomenda-se cautela com os veículos.O percurso é feito ao longo do rio Vilcanota. Recomenda-se escolher uma agência de turismo séria.A aventura é realizada em um centro de aventura na vila de Santa Teresa. Recomenda-se escolher uma agência de turismo séria.A caminhada é feita pela selva de Cusco. Recomenda-se o uso de protetor solar, chapéu, repelente de mosquitos e calçados para trekking.

O passeio de 4 dias na selva inca é assim

  • Dia 1 – A selva inca começa com a subida de carro até a passagem de Málaga (aproximadamente 2 horas da cidade de Cusco), um local a 4330 metros acima do nível do mar. Em seguida, descemos de bicicleta até o vilarejo de Huamanmarca, onde é servido o almoço. Nesse ponto, aqueles que desejarem poderão se aventurar nas águas do rio Vilcanota. Os que não quiserem, continuarão a descida de bicicleta até o vilarejo de Santa Maria.

  • Dia 2 – No segundo dia, você apreciará a flora e a fauna do vilarejo de Santa Maria em uma caminhada inesquecível ao longo de parte da antiga Trilha Inca. Depois, você pode aproveitar as águas relaxantes dos banhos termais de Cocalmayo. Devido à proximidade com a selva, o cenário é inesquecível.

  • Dia 3 – O terceiro dia é destinado à caminhada pelas rotas que os descobridores de Machu Picchu fizeram. Além disso, aqueles que desejarem se aventurarão a fazer a tirolesa no vilarejo de Santa Teresa. Desse lugar, iniciaremos a viagem até o vilarejo de Aguas Calientes, um lugar mágico onde passaremos a noite antes da visita à Maravilha do Mundo.

  • Dia 4 – O dia culminante da aventura é o quarto. No início da manhã, você caminhará até Machu Picchu (ou de ônibus, se desejar). Lá, você poderá aprender mais sobre a cidadela inca graças ao serviço de guia. Você também terá tempo livre para explorar o local por conta própria. No final, você retornará à cidade de Aguas Calientes, onde, após uma agradável visita, voltará de trem para a cidade de Ollantaytambo e, finalmente, para a cidade de Cusco.

Tziplining de uristas ou ziplining em Santa Teresa no caminho para Machu Picchu
Turistas praticando tirolesa na vila de Santa Teresa

Este é o passeio pela selva inca de 3 dias (versão curta)

  • Dia 1Essa versão mais curta da Inca Jungle começa com a subida até o passo de Málaga. Em seguida, desceremos até o vilarejo de Santa María. Depois do almoço, chegaremos ao vilarejo de Santa Teresa, onde desfrutaremos dos banhos termais de Cocalmayo.

  • Dia 2 – No segundo dia, você desfrutará de uma agradável caminhada por paisagens inesquecíveis até o vilarejo de Aguas Calientes. No caminho, o visitante poderá ver as rotas dos descobridores da Cidadela Inca.

  • Dia 3 – No terceiro dia, você subirá a pé ou de ônibus, dependendo da preferência do visitante, até Machu Picchu. Se tiver reservado sua passagem com antecedência, você também poderá visitar a montanha Huayna Picchu ou a montanha Machu Picchu. Por fim, você retornará à cidade de Aguas Calientes, de onde um trem o levará a Ollantaytambo. De lá, um carro o levará à cidade de Cusco.

Piscinas das fontes termais de Colcalmayo em Santa Teresa
Piscinas das fontes termais de Colcalmayo em Santa Teresa

O que devo levar para o passeio na selva inca?

  • Passaporte (ou carteira de identidade).
  • Água para reidratação.
  • Chapéu, repelente contra mosquitos e medicamentos básicos.
  • Roupas e calçados adequados para a aventura.
  • Uma câmera.
  • Roupas de banho (para a visita aos banhos termais de Cocalmayo).
  • Toalha.
  • Roupas de dormir.
  • Dinheiro.
  • Seguro de viagem (opcional).

Outras opções de aventura em Cusco

  • A Trilha Inca para Machu Picchu – Rota de trekking de 4 dias e 3 noites ao longo das trilhas incas (qhapac ñan) para Machu Picchu como os incas costumavam fazer (através do Intipunku). A caminhada inclui visitas a sítios arqueológicos incas, bela flora e fauna e muito mais. Ela só pode ser feita com uma excursão (oferece acampamento, alimentação, guia, carregadores e muito mais).
  • Trilha Salkantay para Machu Picchu – Rota de trekking de 5 dias e 4 noites que abrange trilhas de alta altitude perto do nevado Salkantay, bem como seções da selva de Cusco até chegar a Machu Picchu pela cidade de Aguas Calientes. Inclui visitas a locais turísticos famosos, como a Lagoa Humantay, os banhos termais de Cocalmayo, Machu Picchu e muito mais. Pode ser feito com uma excursão ou por conta própria.
  • Trilha de Lares para Machu Picchu – Rota de trekking de 4 dias e 3 noites que passa por trilhas de alta altitude onde o visitante apreciará belas paisagens (lagoas, montanhas nevadas, campos) e vilarejos andinos com muita cultura e tradição. Inclui uma visita aos banhos termais do vilarejo de Lares. O penúltimo dia é a viagem de trem de Ollantaytambo a Aguas Calientes. Isso pode ser feito com uma excursão ou por conta própria.
  • Rota via Hidroelétrica para Machu Picchu – Essa curta caminhada é conhecida como a “rota aventureira para Machu Picchu”, pois não oferece a confortável viagem de trem, mas um trecho de 10 quilômetros da estação Hidroeléctrica até o vilarejo de Aguas Calientes (Machupicchu pueblo). Para chegar à Hidroeléctrica, é preciso viajar por terra de Cusco por cerca de 5 horas. Essa é a rota mais barata para Machupicchu.

Perguntas e respostas sobre a selva inca em Cusco

  • Quantos dias dura o passeio pela selva inca?

    A versão clássica do passeio pela selva inca dura 4 dias e 3 noites. A versão alternativa dura 3 dias e 2 noites.

  • Quais são as atrações turísticas incluídas na Inca Jungle?

    A Inca Jungle inclui visitas a atrações turísticas, como a passagem de Málaga, o vilarejo de Santa Teresa, os banhos termais de Cocalmayo, o vilarejo de Aguas Calientes e a cidadela inca de Machu Picchu.

  • Quais são os esportes de aventura incluídos na Inca Jungle?

    O passeio pela Inca Jungle inclui a prática de esportes de aventura, como: ciclismo, canoagem, tirolesa e trekking.

  • A Inca Jungle é adequada para visitantes de todas as idades?

    Sim, a Inca Jungle é recomendada para visitantes de todas as idades. Entretanto, é mais recomendada para jovens ou pessoas com espírito jovem.

  • Posso fazer a Inca Jungle por conta própria?

    Não, a Inca Jungle é um passeio que, por motivos de segurança, é feito com uma agência de turismo. Ele inclui a prática de esportes de aventura, que devem ser feitos com todos os equipamentos de segurança.

  • Qual é a melhor época do ano para fazer a Inca Jungle?

    O passeio pela selva inca está disponível durante todo o ano. Entretanto, por motivos de segurança, é recomendável fazer essa aventura de abril a novembro. De dezembro a março, as chuvas são mais constantes, o que torna a caminhada mais difícil.

  • Quanto custa o passeio pela selva inca?

    A excursão de 4 dias e 3 noites pela Inca Jungle custa entre US$ 380 e US$ 440, dependendo da agência de turismo que você escolher.

  • Qual operadora de turismo devo escolher para a Inca Jungle?

    Há muitas agências de turismo que oferecem a excursão Inca Jungle para Machu Picchu. Recomenda-se escolher uma agência de turismo de boa reputação e com boas avaliações em fóruns on-line, como o TripAdvisor.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Inca Jungle

Santi F.Por: Santi F.

“Aventura completa!“

“Primeiro dia de ciclismo. Descida de 4500m para 2500m. No segundo dia, caminhamos o dia todo nas montanhas, passando pela vegetação e, por um momento, pelo penhasco, mas fazemos várias paradas e o guia explica muitos costumes e fatos sobre o local e os incas. No terceiro dia, caminhamos por 4 horas até a usina hidrelétrica, almoçamos e depois caminhamos por 2 horas até Aguas Calientes, onde dormimos e no dia seguinte vamos para Machu Picchu.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024