Clique para classificar o artigo

Huayna Picchu: Vale a pena escalar a montanha?

Huayna Picchu ou Wayna Picchu é a alta montanha que guarda Machu Picchu. Ela está a 2.720 metros acima do nível do mar (m.a.s.l.), quase 300 metros mais alta que a Cidadela Inca. Subir até o topo é um desafio e tanto. Seus degraus íngremes de pedra estão localizados próximos a desfiladeiros aterrorizantes. Há muitos mitos e verdades sobre esse cume. Dizem até que é muito perigoso chegar ao topo. Mas não se preocupe. É apenas uma caminhada exaustiva até o topo da Maravilha do Mundo. Vale a pena o esforço e o tempo? Claro que sim. A subida a esse cume é considerada uma das caminhadas curtas mais incríveis do mundo.



Huayna Picchu
Aproveite o incrível passeio pela montanha Huayna Picchu

Vale a pena escalar Huayna Picchu?

De acordo com os comentários de viajantes de todo o mundo em fóruns como o TripAdvisor, Huayna Picchu vale a pena. Isso se deve à aventura de escalar suas antigas trilhas incas ao longo de cânions cheios de adrenalina. Ao chegar ao topo, os turistas sentirão que o esforço valeu a pena. De lá, é possível apreciar todo o esplendor da Cidadela Inca, bem como a cidade de Aguas Calientes, o rio Vilcanota, a montanha Putucusi e toda a flora e fauna típicas da região.

A estação seca (abril a outubro) é a melhor época para aproveitar Waynapicchu. Como o tempo não é chuvoso, os degraus não ficam molhados. O céu está limpo e você pode ver a bela paisagem da Maravilha do Mundo sem nuvens. Um dos benefícios de pensar em visitar Huayna Picchu é que você também pode fazer o passeio pela cidadela inca, justamente entrando pela área agrícola, passando pelas amplas esplanadas e conectando seu passeio pela Rocha Sagrada antes de subir Huayna Picchu.

Turistas escalando Huayna Picchu
Turistas escalando Huayna Picchu

Huayna Picchu é perigoso?

Huayna Picchu é difícil, mas não perigoso. A subida é de até 2 quilômetros de caminhos e trilhas íngremes de pedra. Leva-se de 1 a 2 horas para chegar ao topo, dependendo da condição física do visitante. Essas trilhas estão localizadas próximas a ravinas assustadoras. Parece perigoso? Na verdade, não. Há uma variedade de medidas de segurança implantadas na montanha, como cordas para se segurar nas seções mais difíceis. Há também uma equipe de apoio pronta para oferecer ajuda, se necessário.

Essa aventura é reconhecida como uma das caminhadas curtas mais incríveis do mundo. Agora, por motivos de segurança. Somente pessoas com mais de 18 anos de idade poderão escalar a montanha Huayna Picchu. A trilha é cercada por uma vegetação exuberante. Não é recomendada para visitantes que sofrem de vertigem ou medo de altura. Do topo, você pode apreciar toda a beleza da Maravilha do Mundo de um ângulo único. Do topo.

Nova e oficial alta temporada para entrada em Machu Picchu
Desde junho de 2024, várias mudanças foram implementadas em Machu Picchu, uma delas é que a alta temporada foi oficializada. Essa nova temporada terá um período de tempo em que você poderá encontrar novos ingressos e, em alguns casos, mais ingressos disponíveis. A alta temporada começa oficialmente de 1º de junho a 15 de outubro. Essas datas coincidem com a estação seca, que é a época ideal para viajar a Machu Picchu e fazer belos passeios pela cidadela inca, pois há menos probabilidade de chuva e neblina.


O que há em Huayna Picchu?

Huayna Picchu é o lar de antigas escadas incas que levam ao topo da Cidadela Inca, em uma escalada cheia de adrenalina e natureza. Além disso, há muitas outras atrações.

  • O Templo da Lua, também conhecido como a Grande Caverna, é uma das construções incas mais imponentes perto de Machu Picchu. Agora é possível entrar nesse local na alta temporada com o ingresso Machu Picchu + Templo da Lua.
  • As escadas da morte, esse é um setor com escadas bastante íngremes que testarão suas pernas e a vertigem que você pode sentir na altitude. Apesar do nome, é uma seção segura e todos os visitantes podem fazê-la sem problemas.
  • Belas vistas, uma vez no topo da montanha, você pode apreciar toda a geografia do lugar e a passagem do rio pela vegetação abundante, da mesma forma que pode apreciar a maioria das trilhas que se conectam com Machu Picchu.
  • Parte da flora e da fauna, ao percorrer essas trilhas, você pode apreciar parte da flora da área geográfica, como as famosas orquídeas, que têm uma grande variedade. Além disso, e com muita sorte, é possível ver alguns dos pássaros, insetos e outros animais da região. Para isso, é necessário estar atento.
  • Por que eles fizeram essa construção em um lugar tão inacessível? Para os incas, as montanhas (chamadas de “apus” ou “senhores”) eram espíritos que governavam a vida das pessoas.
  • Fato: Huayna Picchu pode ser traduzido como “Montanha Jovem”.
O Templo da Lua na montanha Huayna Picchu
O Templo da Lua na montanha Huayna Picchu

Como visitar Huayna Picchu?

A entrada para essa montanha só é possível com o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu. Esse ingresso é o mais solicitado pelos visitantes e, portanto, o mais difícil de obter. Recomenda-se reservá-lo com 2 meses de antecedência. Durante a alta temporada turística (de abril a outubro), ele deve ser comprado com até 4 meses de antecedência. As reservas são feitas on-line. Devido aos caminhos estreitos de Waynapicchu, somente 400 pessoas por dia podem entrar nessa aventura. Há 2 horários ou grupos para escolher:

  • Grupo 1: A entrada em Machu Picchu é das 07h00 às 07h45 (200 pessoas).
  • Grupo 2: A entrada para Machu Picchu é das 9:00 às 9:45 (200 pessoas).

Esse ingresso inclui o passeio pelas ruínas arqueológicas da Cidadela Inca. Depois de reservar seu ingresso, você deve ir até o portão de entrada de Waynapicchu, localizado ao norte e dentro de Machu Picchu. O ingresso permite que você permaneça na Maravilha do Mundo até a 01:00 p.m. no caso do grupo 1. O grupo 2 pode fazer isso até as 14:00 horas.


Preços, dificuldade e mais informações

Os preços do ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu dependem da nacionalidade e da idade do visitante. Os descontos estão disponíveis para estudantes universitários, cidadãos da Comunidade Andina de Nações (Peru, Bolívia, Equador e Colômbia) e menores de idade (8 a 17 anos). É importante mencionar que Huayna Picchu só está aberta a visitantes maiores de 18 anos. Consulte os preços em nosso site.

A escalada até o topo do Waynapicchu é considerada de dificuldade moderada a média. Não é necessário ser um montanhista experiente para chegar ao topo. Tudo o que você precisa é ter vontade de chegar ao topo. Há até casos de adultos mais velhos que, lenta mas seguramente, conseguem chegar ao topo.

A segurança em Huayna Picchu também depende de você. Siga as placas ao longo da trilha. Não procure orientações por conta própria. Evite tirar fotos ou selfies perto dos barrancos. Os únicos casos de acidentes na montanha foram causados pela imprudência dos turistas.

Traga roupas leves e uma capa de chuva para o caso de chover. É importante usar calçados adequados para caminhadas e levar um recipiente com água potável. Traga também chapéu, protetor solar, repelente de insetos, lanches e uma câmera para registrar as incríveis vistas do topo.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Huayna Picchu

Fernanda A.Por: Fernanda A.

“Como ver Machu Picchu pelos olhos de um condor!“

“A visita a Huayna Picchu exige esforço e força de vontade. Subir os degraus testa seu condicionamento físico, mas, uma vez lá em cima, toda a jornada vale a pena. Ver a cidadela inca de Machu Picchu a partir de Waynapicchu é como vê-la pelos olhos de um condor. A beleza do lugar é espetacular. Bons sapatos e uma roupa com água serão seus melhores amigos na subida.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 28, 2024