Machu Picchu 245 artigos
Guia de viagem sem problemas
Clique para classificar o artigo

Destino Machu Picchu no Peru: guia descomplicado para chegar

Machu Picchu é o destino número um no Peru. É também um dos lugares mais visitados da América do Sul e, é claro, do mundo. A rota para a cidade inca é uma viagem ao glorioso passado dos incas: sua grandiosa arquitetura de pedra, sua esplêndida paisagem e sua história fazem dela uma atração turística especial. Para chegar lá sem problemas, você deve organizar sua viagem com dois ou três meses de antecedência. Seja comprando uma excursão ou viajando por conta própria, você deve reservar seus hotéis, se aclimatar bem e determinar o itinerário certo. Saiba mais!



Vista panorâmica de Machu Picchu
Vista panorâmica de Machu Picchu

Machu Picchu, o destino número um do Peru e um dos melhores da América do Sul e do mundo
Se Machu Picchu for o destino de sua viagem ao Peru, saiba que é a atração mais visitada da América do Sul, um Patrimônio Mundial, uma das 7 maravilhas do mundo e o bastião do que já foi o maior império da América do Sul. Machu Picchu foi construída no meio de duas montanhas entre os Andes e a Amazônia, quase 500 metros acima do vale do rio Urubamba. É uma misteriosa maravilha da engenharia construída há mais de 500 anos, com 600 terraços, mais de 170 edifícios, centenas de degraus e caminhos, vários templos, 16 fontes e até mesmo templos dedicados ao deus sol (o deus Inti). Os incas construíram sua cidade com milhares de pedras, algumas delas realmente grandes, trazidas de pedreiras de granito branco a mais de 30 quilômetros do local. Como eles fizeram isso? É uma grande obra de engenharia humana.


Machu Picchu: o melhor destino turístico do Peru

  • Desde 2018, Machu Picchu foi escolhida como o melhor destino turístico da América do Sul, de acordo com o World Travel Awards, um símile ao Oscar do turismo mundial.
  • Além disso, todos os anos Machu Picchu ocupa os primeiros lugares na preferência de visitantes de todo o mundo, de acordo com fóruns on-line como o TripAdvisor.
  • Desde que foi redescoberta em 1911 por Hiram Bingham, a cidade inca tem atraído milhões de pessoas de todo o mundo e é, nos últimos anos, um dos destinos mais desejados do planeta.
  • De acordo com as estatísticas, Machu Picchu passou de 400.000 visitantes em 2000 para um milhão em 2010 e mais de 1,2 milhão em 2014. Atualmente, o sítio arqueológico inca recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano.
  • E cada vez mais turistas de todo o mundo estão interessados em visitar a Maravilha do Mundo. A experiência em Machu Picchu inclui aventura (trilhas para caminhadas), paisagens incríveis (a cidade inca é um dos lugares mais fotografados do planeta), arquitetura incrível e muita história.
Foto de cartão postal da cidadela inca de Machu Picchu
Foto de cartão postal da cidadela inca de Machu Picchu

As misteriosas construções da cidade inca de Machu Picchu

  • Machu Picchu tem mais de 150 construções de pedra, como templos, terraços, recintos simples, recintos reais, mirantes, escadarias e muito mais. Algumas das construções ainda têm histórias para contar, como a Tumba Real ou o Templo do Sol.
  • O lendário e misterioso trabalho em pedra dos incas pode ser visto nos edifícios mais importantes, que exibem uma precisão no assentamento das pedras que quase desafia a lógica. A qualidade do trabalho realizado pelos incas é tão grande que, mesmo hoje, depois de 500 anos, permanece em bom estado de conservação.
  • Os incas não conheciam metal, carbono ou qualquer outro material que lhes permitisse alcançar tamanha precisão na moldagem de uma das pedras mais duras da região, portanto, como eles fizeram isso ainda é um mistério. Alguns de seus templos mais famosos são o Templo do Sol, o Templo Principal, o Intihuatana, o Templo das 3 Janelas, o Templo do Condor ou a Rocha Sagrada.
  • Além do trabalho peculiar nas rochas, outra característica distintiva de Machu Picchu é o sistema de terraços (andenes), que não só serviu para ganhar terras agrícolas na montanha, mas também para evitar que a cidade deslizasse da montanha. Estima-se que existam mais de 9 hectares de terraços agrícolas na cidade inca. Isso permitiu que a cidade permanecesse intacta, depois de ter sido abandonada por 400 anos sob a vegetação da selva para evitar que ela, como dezenas de outras cidades incas, fosse destruída por invasores.
  • Os terraços agrícolas de Machu Picchu foram projetados para lidar com os 200 cm3 de chuva por ano, que, de outra forma, poderiam causar grandes e destrutivos deslizamentos de terra. Sem esse sistema, a cidade teria desmoronado há centenas de anos.
Turista observando as construções de Machu Picchu
Turista observando as construções de Machu Picchu

Um guia sem problemas para Machu Picchu

  • Para ir a Machu Picchu sem problemas, você deve primeiro decidir se quer contratar uma excursão ou ir por conta própria. Se for com uma excursão, não precisará se preocupar com muita coisa, pois a excursão já inclui os serviços necessários, tais como: retirada do hotel em Cusco, transporte até a estação de trem, passeio de trem turístico, passeio final de ônibus turístico, entrada em Machu Picchu, serviço de guia turístico e retorno à cidade de Cusco (de ônibus e trem). Se você escolher uma excursão de 2 dias, o hotel geralmente está incluído.
  • Entretanto, se você for por conta própria, deverá organizar tudo com 2 ou 3 meses de antecedência para que a viagem seja tranquila. A primeira coisa a fazer é comprar o ingresso de entrada para Machu Picchu on-line (no site www.machupicchu.gob.pe).
  • A disponibilidade de ingressos para Machu Picchu tem um limite, por isso é recomendável escolher o ingresso de sua preferência (ingresso recomendado Machu Picchu Classic – Circuito 2) no horário que preferir.
  • Depois de obter sua passagem, dependendo do dia e do horário de entrada, é necessário comprar a passagem de trem. Você pode fazer isso nos sites da Peru Rail ou da Inca Rail. Há vários serviços disponíveis, todos de alta qualidade para turistas.
  • Tanto a entrada para Machu Picchu quanto a passagem de trem são os serviços mais importantes. Os outros serviços, como a passagem de ônibus, o serviço de guia turístico ou o hotel em Aguas Calientes, podem ser reservados posteriormente, on-line ou pessoalmente em Cusco.
Mapa para chegar a Machu Picchu saindo de Cusco
Mapa para chegar a Machu Picchu saindo de Cusco

Dicas para ir a Machu Picchu sem problemas

  • Machu Picchu fica aberta 365 dias por ano, mas de novembro a março é a estação das chuvas. E, embora tenha suas vantagens, a maioria das pessoas prefere vir durante a estação seca (abril a outubro), dando origem à alta temporada de turismo em Cusco e Machu Picchu.
  • Machu Picchu está localizada a 2.400 metros acima do nível do mar. Embora essa não seja uma altitude em que você corra o risco de sofrer de mal de altitude, a única maneira de entrar na cidade inca é pela cidade de Cusco, que fica a 3.390 metros acima do nível do mar. Essa é uma altitude que pode causar o mal de altitude, especialmente se você vier de cidades próximas ao nível do mar.
  • Portanto, lembre-se de que uma boa aclimatação é altamente recomendada para uma viagem a Machu Picchu. Experimente o “mate de coca”, um remédio ancestral usado desde a época dos incas, que pode reduzir os sintomas e a possibilidade de ficar doente.
  • Algumas pessoas decidem, no dia de sua chegada a Cusco, ir diretamente para o vilarejo de Aguas Calientes (aos pés de Machu Picchu) ou para o Vale Sagrado dos Incas, ambos localizados em altitudes mais baixas. Maximize a hidratação de seu corpo bebendo bastante água e chá de coca, evite álcool, atividade excessiva e refeições pesadas.
  • Você pode optar por se hospedar em Cusco ou Aguas Calientes, ou em ambos, dependendo do tipo de viagem que deseja. Há centenas de opções de acomodação, desde albergues e pousadas até hotéis 5 estrelas.

Quais ingressos você deve escolher para visitar Machu Picchu?

Esses são os ingressos disponíveis para sua visita a Machu Picchu:

  • Ingresso Machu Picchu Clássico Foto – Oferece o circuito 1 no sítio arqueológico.
  • Ingresso Machu Picchu Clássico – Oferece o circuito 2 no sítio arqueológico.
  • Ingresso Machu Picchu Clássico Terraço Inferior – Oferece o circuito 2 no sítio arqueológico (foto clássica em um terraço inferior).
  • Ingresso Machu Picchu Templos Inferiores – Oferece o circuito 3 no sítio arqueológico.
  • Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu – Oferece o circuito 3 no sítio arqueológico, bem como a caminhada até a montanha Huayna Picchu.
  • Ingresso Machu Picchu + Montanha – Oferece o circuito 1 no sítio arqueológico, bem como a caminhada até a montanha Machupicchu.
  • Ingresso Machu Picchu + Huchuy Picchu – Oferece o circuito 3 no sítio arqueológico, bem como a caminhada até a pequena montanha Huchuy Picchu.
  • Ingresso Machu Picchu + Intipunku – Oferece o circuito 1 no sítio arqueológico, bem como a caminhada até Intipunku (Portão do Sol).
  • Ingresso Machu Picchu + Ponte Inca – Oferece o circuito 1 no sítio arqueológico, bem como a caminhada até a Ponte Inca.
  • Ingresso Machu Picchu + Templo da Lua – Oferece o circuito 3 no sítio arqueológico, bem como a caminhada até o Templo da Lua (Grande Caverna).
Mapa de Machu Picchu com todos os circuitos e trilhas
Mapa de Machu Picchu com todos os circuitos e trilhas

Perguntas e respostas sobre Machu Picchu no Peru

  • 1) É recomendável ir a Machu Picchu com um guia turístico?

    Você pode explorar Machu Picchu com a ajuda de seu smartphone ou de um livro-guia detalhado; no entanto, um guia adicionará um toque pessoal, além de conhecimento técnico. Uma visita guiada em Machu Picchu dura cerca de 2 horas e 30 minutos.

  • 2) Quais itens são proibidos em Machu Picchu?

    Há itens que você não pode trazer para Machu Picchu, incluindo bastões de trekking, guarda-chuvas, drones, bengalas para deficientes físicos, e você só pode entrar com um deles se puder provar que precisa dele, em caso de problemas de mobilidade, no entanto, eles terão que ter uma ponta coberta de borracha.

  • 3) Quais são os ônibus para Machu Picchu no trecho final?

    Levará cerca de uma hora e meia para ir de Aguas Calientes até o portão de entrada de Machu Picchu, por isso recomendamos pegar um dos ônibus para Machu Picchu, que o levará até a entrada de Machu Picchu em apenas 25 minutos. Embora esse serviço possa ser um pouco caro, lembre-se de que você precisará de toda a sua energia em Machu Picchu. A frequência das saídas é excelente, partindo a cada 10 minutos a partir das 5h30 da manhã.

  • 4) Qual ingresso escolher para adicionar um pouco de aventura à viagem a Machu Picchu?

    Em Machu Picchu, há várias opções de trekking para adicionar um pouco de aventura à sua visita. De todas elas, a mais popular e recomendada é a rota para a montanha Huayna Picchu.

  • 5) Qual é o tipo de ingresso mais recomendado para Machu Picchu?

    Cada um dos dez tipos de ingressos para Machu Picchu oferece uma experiência diferente. De todos, o mais recomendado é o ingresso “Classic Machu Picchu”, que oferece o circuito 2 do sítio arqueológico.

  • 6) Qual circuito em Machu Picchu me permite ver mais?

    O circuito 2 é o mais recomendado em Machu Picchu, pois permite que você veja a maioria das construções de pedra. Além disso, permite a foto clássica, que é obtida no setor da Casa do Guardião.

  • 7) Qual é o principal problema ao visitar Machu Picchu?

    O principal problema na visita turística a Machu Picchu é conseguir um ingresso a tempo. Os ingressos têm disponibilidade limitada, por isso é necessário comprá-los on-line com dois ou três meses de antecedência.

  • 8) Que problema o fechamento de Machu Picchu poderia causar?

    O sítio arqueológico de Machu Picchu está aberto todos os dias do ano. Os principais problemas que podem causar seu fechamento são emergências, como protestos sociais (bloqueios de estradas) ou desastres naturais (como deslizamentos de terra devido a chuvas fortes).

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Amiel R.Por: Amiel R.

“Espiritualidade e natureza“

“Se você ama a natureza, a espiritualidade e a história, Machu Picchu é o lugar que você deve escolher para visitar, é um dos lugares mais fantásticos do mundo, mas também há tópicos relacionados, como astrologia e mistérios infinitos não descobertos. Você precisa ir pelo menos uma vez na vida, não é à toa que é uma das 7 maravilhas do mundo.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, outubro 28, 2024