Machu Picchu 308 artigos
Guia de viagem sem problemas
Clique para classificar o artigo

Machu Picchu no Peru: guia fácil para organizar sua viagem

Machu Picchu é o destino número um no Peru. Além disso, é um dos lugares mais visitados na América do Sul e, claro, do mundo. A rota até a cidade inca é uma viagem ao passado glorioso dos incas: sua grande arquitetura de pedra, sua paisagem deslumbrante e sua história a tornam uma atração turística especial. Para ir sem problemas, é necessário organizar a viagem com dois ou três meses de antecedência. Seja comprando um tour ou viajando por conta própria, é preciso reservar os hotéis, fazer uma boa aclimatação e determinar o itinerário correto. Saiba mais!



Vista panorâmica de Machu Picchu
Vista panorâmica de Machu Picchu

Machu Picchu, o destino número 1 do Peru e um dos melhores da América do Sul e do mundo
Se Machu Picchu é o destino da sua viagem ao Peru, saiba que é a atração mais visitada da América do Sul, patrimônio da humanidade, uma das 7 maravilhas do mundo e o bastião do que foi o maior império da América do Sul. Machu Picchu está construída entre duas montanhas, entre os Andes e a Amazônia, quase 500 metros acima do vale do rio Urubamba. É uma misteriosa maravilha da engenharia construída há mais de 500 anos, com 600 terraços, mais de 170 edifícios, centenas de degraus e caminhos, vários templos, 16 fontes e, inclusive, templos dedicados ao deus Sol (o deus Inti). Os incas construíram sua cidade com milhares de pedras, algumas realmente grandes, trazidas de pedreiras de granito branco a mais de 30 quilômetros do local. Como fizeram isso? Trata-se de uma grande obra da engenharia humana.


Machu Picchu: o melhor destino turístico do Peru

  • Desde 2018, Machu Picchu é eleito o melhor destino turístico da América do Sul segundo o World Travel Awards, o equivalente aos prêmios Óscar do turismo mundial.
  • Além disso, todos os anos Machu Picchu ocupa as primeiras posições na preferência dos visitantes de todo o mundo, segundo fóruns da internet como o TripAdvisor.
  • Desde que foi redescoberta em 1911 por Hiram Bingham, a cidade inca atraiu milhões de pessoas de todo o planeta, tornando-se, nos últimos anos, um dos destinos mais desejados do mundo.
  • De acordo com as estatísticas, Machu Picchu passou de receber 400 mil visitantes no ano 2000 para um milhão em 2010 e superou 1,2 milhão em 2014. Hoje, o sítio arqueológico inca recebe cerca de 1,6 milhão de visitantes por ano.
  • • E a cada vez mais turistas de todo o mundo se interessam em conhecer a Maravilha do Mundo. A experiência oferecida pela cidadela inca inclui aventura (rotas de trekking), paisagens incríveis (a cidade inca é um dos lugares mais fotografados do planeta), uma arquitetura impressionante e grandes histórias por trás de cada construção.
Foto postal da cidadela inca de Machu Picchu
Foto postal da cidadela inca de Machu Picchu

As construções misteriosas da cidade inca de Machu Picchu

  • Machu Picchu possui mais de 150 construções de pedra, como templos, terraços, recintos simples, recintos reais, mirantes, escadarias e muito mais. Algumas edificações ainda guardam histórias para contar, como o Túmulo Real ou o Templo do Sol.
  • O lendário e misterioso trabalho em pedra dos incas pode ser visto nos edifícios mais importantes, que exibem uma precisão no encaixe das pedras que quase desafia a lógica. Tal é a qualidade do trabalho alcançado pelos incas que, ainda hoje, depois de 500 anos, permanece em bom estado de conservação.
  • Os incas não conheciam o metal, o carbono, nem qualquer material que lhes permitisse atingir tal precisão ao moldar uma das pedras mais duras da região, portanto o “como fizeram isso?” continua sendo um mistério. Alguns dos seus templos mais famosos são o Templo do Sol, o Templo Principal, o Intihuatana, o Templo das 3 Janelas, o Templo do Condor e a Rocha Sagrada.
  • Além do peculiar trabalho nas rochas, outra característica distintiva de Machu Picchu é o sistema de terraços (andenes), que não apenas serviam para ganhar área de cultivo na montanha, mas também para evitar que a cidade escorregasse morro abaixo. Calcula-se que na cidade inca existam mais de 9 hectares de terraços agrícolas. Isso permitiu que a cidade permanecesse intacta, depois de ser abandonada por 400 anos sob a vegetação da selva, impedindo que, assim como dezenas de outras cidades incas, fosse destruída pelos invasores.
  • Os terraços agrícolas de Machu Picchu foram projetados para suportar os 200 cm³ de chuva anuais, que poderiam causar grandes e destrutivos deslizamentos em outras circunstâncias. Sem esse sistema, a cidade teria desabado há centenas de anos.
Turista observando as construções de Machu Picchu
Turista observando as construções de Machu Picchu

Guia para visitar Machu Picchu sem problemas

  • Para visitar Machu Picchu sem problemas, primeiro deve decidir se contrata um tour ou vai por conta própria. Se for com um tour, não precisará se preocupar com nada, já que o pacote inclui todos os serviços necessários, como: traslado do seu hotel em Cusco, transporte até a estação de trem, viagem no trem turístico, trajeto final em ônibus turístico, entrada em Machu Picchu, serviço de guia turístico e retorno à cidade de Cusco. Se escolher um tour de 2 dias, o hotel está incluído adicionalmente.
  • No entanto, se for por conta própria, deve organizar tudo com pelo menos 3 meses de antecedência para uma viagem tranquila. O primeiro passo será adquirir pela internet o ingresso para Machu Picchu (através do site Boletomachupicchu ou da página do Ministério da Cultura).
  • A disponibilidade de ingressos para Machu Picchu é limitada. Você pode encontrá-los com 1 mês de antecedência, embora, se quiser uma das opções mais populares (circuito clássico e montanha Huayna Picchu), deva comprá-los 3 meses antes.
  • Depois de conseguir o ingresso, conforme o dia e o horário de entrada, você deve adquirir seu bilhete de trem. Pode fazê-lo nos sites da PeruRail, Inca Rail ou também através do Boletomachupicchu. Existem diversos serviços — a escolha dependerá de seus desejos e necessidades no momento.
  • Tanto o ingresso para Machu Picchu quanto o bilhete de trem são os serviços mais importantes. Os demais, como o bilhete de ônibus, o serviço de guia turístico ou o hotel em Aguas Calientes, podem ser reservados com mais calma, pela internet ou pessoalmente em Cusco.
Mapa para chegar a Machu Picchu desde Cusco
Mapa para chegar a Machu Picchu desde Cusco

Os circuitos de Machu Picchu
No momento de adquirir um dos 10 ingressos para Machu Picchu, você notará que cada um inclui um dos 3 circuitos em que o Santuário Histórico está dividido. O circuito 1, rota panorâmica (4 ingressos); o circuito 2, rota clássica (2 ingressos); o circuito 3, rota da realeza (4 ingressos).


Conselhos para visitar Machu Picchu

  • Machu Picchu está aberto os 365 dias do ano. No entanto, de novembro a março é a estação das chuvas. E embora tenha suas vantagens, a maioria das pessoas prefere vir durante a estação seca (de abril a outubro), o que marca a alta temporada de turismo em Cusco e Machu Picchu.
  • Machu Picchu está localizada a 2.430 metros acima do nível do mar. Embora essa não seja uma altitude que apresente risco de mal de altitude, a única forma de chegar à cidade inca é pela cidade de Cusco, que se encontra a 3.399 metros acima do nível do mar. Essa, sim, é uma altitude que pode causar o mal de altitude, especialmente se você vier de cidades próximas ao nível do mar.
  • Por isso, lembre-se de que uma boa aclimatação é altamente recomendada para uma viagem a Machu Picchu. Experimente o “chá de coca”, um remédio ancestral usado desde a época dos incas, que pode reduzir os sintomas e a possibilidade de adoecer.
  • Algumas pessoas decidem, no dia da chegada a Cusco, ir diretamente ao vilarejo de Aguas Calientes (aos pés de Machu Picchu) ou ao Vale Sagrado dos Incas, ambos situados em altitudes mais baixas. Mantenha-se bem hidratado bebendo bastante água e evite o álcool, atividades extenuantes e refeições pesadas.
  • Você pode escolher se hospedar em Cusco, em Aguas Calientes ou em ambos, dependendo do tipo de viagem que desejar. Existem centenas de opções de hospedagem, desde albergues e hostels até hotéis 5 estrelas.
  • O horário de Machu Picchu é das 06:00 da manhã até as 17:00 da tarde. Ao comprar um ingresso, você poderá escolher o horário de entrada, que vai das 06:00 da manhã até as 15:00 da tarde.
  • No total, há 10 ingressos disponíveis, todos estarão habilitados de 19 de junho a 02 de novembro, enquanto o restante do tempo (de 03 de novembro a 18 de junho) apenas 6 ingressos estarão disponíveis.
  • Existem muitas rotas para chegar ao Santuário Histórico; entre as mais populares estão: o trajeto clássico de trem a partir de Ollantaytambo, a caminhada de 4 dias pela Trilha Inca e a rota alternativa por Hidroelétrica.

Os ingressos que você deve escolher para visitar Machu Picchu

Estes são os ingressos disponíveis para sua visita a Machu Picchu:

Os ingressos para Machu Picchu
IngressoCircuitoPercursoDisponibilidadeReserva préviaHorários
Rota Montanha Machu Picchu (1A)Circuito 1 – Rota PanorâmicaTerraço superior e subida à Montanha Machu PicchuTodo o ano1 mês antes
  • Grupo 1: Entrada às 06:00 a.m.
  • Grupo 2: Entrada às 08:00 a.m.
Rota Terraço Superior ou Foto Clássica (1B)Circuito 1 – Rota PanorâmicaTerraço Superior e parte alta de Machu PicchuTodo o ano1 mês antesDez horários com intervalos de uma hora: 06:00 a.m. – 15:00 p.m.
Rota Portada Inti Punku (1C)Circuito 1 – Rota PanorâmicaTerraço superior e caminhada até o Inti Punku19 de junho – 02 de novembro1 mês antes
  • Grupo 1: Entrada às 08:00 a.m.
  • Grupo 2: Entrada às 09:00 a.m.
  • Grupo 3: Entrada às 10:00 a.m.
  • Grupo 4: Entrada às 11:00 a.m.
Rota Ponte Inca (1D)Circuito 1 – Rota PanorâmicaTerraço superior e caminhada até a Ponte Inca19 de junho – 02 de novembro1 mês antes
  • Grupo 1: Entrada às 08:00 a.m.
  • Grupo 2: Entrada às 09:00 a.m.
  • Grupo 3: Entrada às 10:00 a.m.
  • Grupo 4: Entrada às 11:00 a.m.
Rota Clássica Designada (2A)Circuito 2 – Rota ClássicaSetor médio, Templo do Sol, Praça Sagrada, Rocha Sagrada, Espelhos d’água e o Templo das 3 JanelasTodo o ano3 meses antesDez horários com intervalos de uma hora: 06:00 a.m. – 15:00 p.m.
Rota Clássica Terraço Inferior (2B)Circuito 2 – Rota ClássicaTerraço inferior, setor médio, Templo do Sol, Praça Sagrada, Rocha Sagrada, Espelhos d’água e o Templo das 3 JanelasTodo o ano3 meses antesDez horários com intervalos de uma hora: 06:00 a.m. – 15:00 p.m.
Rota Montanha Huayna Picchu (3A)Circuito 3 – Rota da RealezaParte inferior, Templo do Sol, Casa do Inca, Templo do Condor, terraços agrícolas, Tumba Real e subida à Montanha Huayna PicchuTodo o ano2 meses antes
  • Grupo 1: Entrada às 07:00 a.m.
  • Grupo 2: Entrada às 09:00 a.m.
Rota Realeza Designada ou Templos da Parte Inferior (3B)Circuito 3 – Rota da RealezaParte inferior, Templo do Sol, Casa do Inca, Templo do Condor, terraços agrícolas, Tumba Real e zonas agrícolasTodo o ano1 mês antesDez horários com intervalos de uma hora: 06:00 a.m. – 15:00 p.m.
Rota Grande Caverna ou Templo da Lua (3C)Circuito 3 – Rota da RealezaParte inferior, Templo do Sol, Casa do Inca, Templo do Condor, terraços agrícolas, Tumba Real e caminhada até a Grande Caverna19 de junho – 02 de novembro1 mês antes
  • Grupo 1: Entrada às 07:00 a.m.
  • Grupo 2: Entrada às 08:00 a.m.
Rota Montanha Huchuy Picchu (rota 3D)Circuito 3 – Rota da Realeza (Percorre a parte inferior de Machu Picchu)Parte inferior, Templo do Sol, Casa do Inca, Templo do Condor, terraços agrícolas, Tumba Real e subida à Montanha Huchuy Picchu19 de junho – 02 de novembro2 meses antes
  • Grupo 1: Entrada às 09:00 a.m.
  • Grupo 2: Entrada às 11:00 a.m.

Perguntas e respostas

  • 1) Recomenda-se visitar Machu Picchu com um guia turístico?

    Você pode explorar Machu Picchu com a ajuda do seu smartphone ou de um guia impresso detalhado; no entanto, um guia adicionará um toque pessoal e conhecimentos técnicos. Um tour guiado em Machu Picchu dura cerca de 2 horas e 30 minutos.

  • 2) Quais itens são proibidos em Machu Picchu?

    Há itens que não são permitidos em Machu Picchu, incluindo bastões de trekking, guarda-chuvas, aviões não tripulados, drones e bengalas de apoio. Só poderá entrar com um desses se comprovar necessidade por mobilidade reduzida — nesse caso, as pontas deverão estar cobertas com borracha.

  • 3) Quais são os ônibus que levam a Machu Picchu no trecho final?

    Levará cerca de uma hora e meia para ir de Águas Calientes até o portão de entrada de Machu Picchu, por isso recomendamos pegar um dos ônibus para Machu Picchu, que o levarão até a entrada em apenas 25 minutos. Embora o serviço possa ser um pouco caro, lembre-se de que precisará de toda sua energia no sítio arqueológico. A frequência é excelente: saem a cada 10 minutos a partir das 5h30 da manhã.

  • 4) Qual ingresso escolher para adicionar um pouco de aventura à viagem a Machu Picchu?

    Dentro de Machu Picchu existem várias trilhas para adicionar um toque de aventura à visita. Entre todas, a mais popular e recomendada é a rota da Montanha Huayna Picchu.

  • 5) Qual é o tipo de ingresso para Machu Picchu mais recomendado?

    Cada um dos dez tipos de bilhetes para Machu Picchu oferece uma experiência diferente. Entre eles, os mais recomendados são os que incluem o Circuito 2, a rota clássica de Machu Picchu — mas lembre-se de reservá-los com pelo menos 3 meses de antecedência.

  • 6) Qual circuito em Machu Picchu permite conhecer mais construções?

    O Circuito 2 e o Circuito 3 são os mais recomendados, pois permitem conhecer a maioria das construções e templos de pedra.

  • 7) Qual é o principal problema ao visitar Machu Picchu?

    O principal problema ao visitar Machu Picchu é conseguir um ingresso a tempo. Os bilhetes têm disponibilidade limitada, por isso é necessário comprá-los online com antecedência de dois a três meses.

  • 8) Que tipo de problema pode causar o fechamento de Machu Picchu?

    O sítio arqueológico de Machu Picchu está aberto todos os dias do ano. Os principais motivos que podem levar ao fechamento são emergências como protestos sociais (bloqueios de estradas) ou desastres naturais (como deslizamentos devido a fortes chuvas).

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Amiel R.Por: Amiel R.

“Espiritualidade e natureza“

“Se você ama a natureza, a espiritualidade e a história, Machu Picchu é o lugar ideal para visitar. É um dos locais mais fascinantes do mundo, e ainda está rodeado de temas ligados à astrologia e inúmeros mistérios não revelados. Você precisa ir pelo menos uma vez na vida — não é à toa que é uma das 7 maravilhas do mundo.“


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, outubro 24, 2025