10 coisas para fazer em Cusco
Cusco era a capital do Império dos Incas. Hoje é considerada a “Capital Arqueológica da América” e o primeiro destino turístico da América do Sul. A cidade ‘umbigo do mundo’ tem muitas atrações para os turistas. O principal deles, sem dúvida, é Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do mundo. No entanto, existem muitas outras atividades para fazer em Cusco.
- Visite Machu Picchu e outros sítios arqueológicos Inca
- Tour pela cidade de Cusco
- Desfrute da cozinha peruana
- Conheça pessoas de outras partes do mundo
- Pratique turismo de aventura no Vale Sagrado
- Faça caminhadas incríveis
- Faça turismo místico
- Aproveite a vida noturna em Cusco
- Atreva-se a fazer turismo experiencial
- Tire lembranças exclusivas
1. Visite Machu Picchu e outros sítios arqueológicos incas
- A cidade de Cusco é considerada a “Capital Arqueológica da América” devido aos seus muitos edifícios incas que sobrevivem até hoje.
- Em 2007, Machu Picchu foi escolhido como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
- Em 2016, os usuários da web especializados em turismo do TripAdvisor consideraram a Cidade Inca como o melhor destino turístico do mundo.
- Sem dúvida, é um pecado vir a Cusco e não visitar Machu Picchu, nem suas montanhas: Huayna Picchu e Machu Picchu.
- No entanto, existem também outros vestígios arqueológicos de grande interesse, tais como: Sacsayhuaman, Pisac, Ollantaytambo, Choquequirao e muitos mais.

Muralhas da fortaleza de Sacsayhuaman em Cusco
2. Viaje pela cidade de Cusco
- Cusco é considerada uma “cidade-museu”, já que suas ruas de paralelepípedos são cheias de história.
- Nas ruas de Cusco, a tradição inca é harmoniosamente combinada com a espanhola. Os antigos palácios Inca são combinados com as estruturas coloniais que formam construções únicas.
- É por isso que em 1983 a Unesco declarou a cidade de Cusco como “Patrimônio Cultural da Humanidade”.
- Entre as atrações turísticas mais importantes de Cusco estão: a Plaza de Armas, as 13 igrejas do Centro Histórico, o Templo de Coricancha, a Pedra dos 12 ângulos no bairro de San Blas e muito mais.
- Além disso, na cidade de Cusco abundam os cafés, restaurantes, bares, hotéis e todos os tipos de serviços turísticos.

Família passeando pela praça principal de Cusco
3. Aprecie a culinária peruana
- O Peru é considerado o destino gastronômico número um do mundo, de acordo com o World Travel Awards.
- Cusco, por ser a cidade turística mais importante do país, possui uma variedade de pratos para satisfazer o paladar dos turistas.
- Entre os pratos típicos mais populares da região estão: o cuy al horno (porquinho da índia), o porco assado, o Chiri Uchu, entre outros.
- Existem diferentes tipos de preços: de restaurantes 5 Forks para o mercado popular de San Pedro com pratos a preços acessíveis.
- Alguns dos pratos típicos do Peru que você pode experimentar em Cusco são: o ceviche, o lomo saltado, a causa recheado, a batata a la huancaína e muito mais.

Cuy al horno, um dos pratos típicos de Cusco
4. Conheça pessoas de outras partes do mundo
- Cusco recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano. É a cidade mais cosmopolita do Peru.
- É por isso que viajar para a “Capital do Império dos Incas” é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas de todo o planeta.
- Os peruanos, por exemplo, são pessoas amigas, então não é difícil saber um pouco mais sobre o Peru através de seu povo.
- Da mesma forma, cidadãos de todo o planeta vêm para Cusco com a intenção de interagir com pessoas de outros lugares.
- Os lugares mais populares para turistas em Cusco são: Machu Picchu, a Montanha das 7 Cores, Sacsayhuaman e a Plaza de Armas.

A visita a Cusco e Machu Picchu lhe dará a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo
5. Pratique o turismo de aventura no Vale Sagrado
- O Vale Sagrado dos Incas tem uma localização privilegiada na Cordilheira dos Andes. É composto principalmente das cidades de Pisac, Chinchero, Urubamba e Ollantaytambo.
- Sua geografia possui cenários necessários para a prática do turismo de aventura. No entanto, eles também abrigam importantes sítios arqueológicos, como Pisac e Ollantaytambo.
- Suas montanhas íngremes são ideais para tirolesa, parapente, escalada e muito mais.
- Seus rios Urubamba e Vilcanota são adequados para passeios de barco em qualquer um dos seus níveis.
- Você também pode explorar as belas paisagens do Vale Sagrado a cavalo, bicicleta ou ATV.
- Uma das opções mais aventureiras preferidas pelos turistas é o Inca Jungle Tour, que combina ciclismo, passeios de barco, caminhadas para terminar com uma visita a Machu Picchu.

Os passeios de quadriciclo são alguns dos esportes que você pode fazer em Cusco
6. Faça passeios incríveis
- A Trilha Inca para Machu Picchu é considerada uma das 5 melhores trilhas do mundo. Corre cerca de 39 quilômetros através de impressionantes paisagens até chegar a Machu Picchu pela “Puerta del Sol”, como os Incas fizeram há mais de 500 anos.
- No entanto, este passeio impressionante não é o único que você pode fazer em Cusco. Existem outras opções igualmente incríveis como: a rota através da neve Salkantay, a caminhada através de Lares ou a cidade inca de Choquequirao.
- Em Machu Picchu também é possível fazer caminhadas curtas, como a trilha Intipunku, a Ponte Inca, a montanha Machu Picchu ou a montanha Huayna Picchu. Este último é considerado um dos mais incríveis passeios curtos do planeta.

Salkantay caminhar até Machu Picchu
7. Faça turismo místico
- Cusco era a capital do império dos incas. A cosmovisão do homem andino era e está intimamente relacionada à natureza: a terra, o sol e as colinas.
- É para que realizar o turismo místico oferece ao visitante a oportunidade de conhecer o modo de pensar dos antigos colonos incas.
- Entre as atividades mais praticadas no turismo de aventura estão: o pagamento à terra, a leitura da folha de coca, a cerimônia de purificação e os retiros da ‘ayahuasca’.
- A ‘ayahuasca’ é uma bebida alucinógena nativa da densa vegetação da Amazônia peruana. Esta cerimônia ocorre principalmente nas aldeias da selva do Peru.

Ritual de pagamento à terra
8. Aproveite a vida noturna em Cusco
- Cusco atrai milhares de turistas de todo o mundo todas as noites, dispostos a se divertir.
- Isso faz da “Cidade do umbigo do mundo” um dos locais com maior vida noturna no Peru.
- A Plaza de Armas é o centro de uma grande variedade de bares, clubes e pubs onde você pode desfrutar de todos os tipos de música: do eletrônico ao latino-americano.
- No Peru existem vários coquetéis cujo ingrediente principal é o pisco (aguardente de uva peruana), como: pisco sour, chilcano, coquetel algarrobina e um muito curioso chamado ‘Machu Picchu’.
9. Atreva-se a fazer turismo experiencial
- O turismo experiencial vem crescendo nos últimos anos. É uma alternativa ao turismo convencional: o turista deixa de ser um observador para se tornar participante do cotidiano do meio ambiente.
- Cusco tem várias opções para envolver o visitante da vida cotidiana do homem dos Andes. As atividades mais destacadas são: agro-turismo em comunidades indígenas como Raqchi, Willoq e outras.
- Durante os passeios de turismo vivencial em Cusco, o visitante realiza atividades comuns no estilo de vida dos povos andinos como plantio e colheita de produtos naturais, criação de animais domésticos (cobaias, vacas, alpacas), fabricação de roupas, cerimônias de pagamento para a terra e muito mais.

Grupo de turistas fazendo turismo experiencial em Cusco
10. Leve lembranças únicas
- Cusco é a terra dos artesãos. Entre os trabalhos realizados pelo povo do lugar, destacam-se têxteis, cerâmicas, prataria, pintura e escultura em madeira.
- Os objetos artesanais são vendidos em diferentes partes da cidade, como os mercados de San Pedro, o mercado de Pisac e o mercado de Aguas Calientes.
- Entre os produtos de maior procura entre os turistas estão: os chullos, os ponchos de alpaca, vicuña bem como as jóias de prata e até ouro.
- O bairro de San Blas, na cidade de Cusco, é famoso pela feitura de santos e virgens alongadas no pescoço, feitas no estilo do renomado artesão de Cusco Hilario Mendívil.

Em todo o seu tour de Cusco você pode encontrar lembranças de todos os tipos
Conselhos de pessoas que estiveram lá
Por: Mario C.“Cidade agradável!“
“Uma linda cidade para viajar, com belos mirantes de onde se pode ver toda a cidade, há bons e variados bares, karaokê, discotecas, restaurantes e artesanatos. O centro cívico é um bom lugar para visitar, também muito seguro e você pode encontrar todos os tipos de lembranças“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024