Huayna Picchu 48 artigos
Motivos para subir
Clique para classificar o artigo

Algumas das muitas razões para escalar Huayna Picchu

Huayna Picchu é o local mais visitado de Machu Picchu. Há muitos motivos para chegar a esse lugar e há até mais do que o suficiente. É por isso que neste artigo queremos lhe contar algumas das muitas razões para escalar Huayna Picchu. Por exemplo, podemos começar com o fato de que no topo dessa montanha é possível encontrar construções incas. Essas construções têm detalhes incríveis que parecem desafiar a gravidade e a própria natureza, pois são construções nas ravinas da montanha. Junte-se a nós para saber mais sobre esse lugar privilegiado e dois motivos específicos para visitá-lo.



Turista no cume de Huayna Picchu
Turista no cume de Huayna Picchu

Huayna Picchu ou Montanha Jovem

Huayna Picchu é a montanha que todos nós podemos ver nas fotos de cartão postal de Machu Picchu. É aquele pico alto que aparece logo atrás da cidadela inca. A rota que chamamos de Huayna Picchu permite a entrada em Machu Picchu e, em seguida, a subida a pé por essa montanha íngreme.

Há muitas pessoas que se atrevem a subir até esse local apenas para satisfazer sua curiosidade sobre esse lugar enigmático. Além disso, a caminhada segue os caminhos traçados pelos planejadores urbanos do antigo Tahuantinsuyo. Ou seja, segue parte do famoso Qhapac Ñam ou Estradas do Inca.

Huayna Picchu também é conhecida como a montanha jovem. Essa seria uma tradução direta do quíchua. Enquanto as outras montanhas recebem nomes semelhantes, como no caso de Huchuy Picchu, que seria a Pequena Montanha, e também o nome da mítica Machu Picchu, que está relacionada à Velha Montanha. Formando assim uma tríade particular de montanhas em nossa maravilha do mundo.

Montanha Huayna Picchu na parte de trás das ruínas
Montanha Huayna Picchu na parte de trás das ruínas

Razões para escalar Huayna Picchu

Todos os itens mencionados acima já são alguns dos motivos pelos quais você deve visitar ou caminhar até o topo do Huayna Picchu. Outro motivo é a subida por quatrocentos metros de pedra, lama e vegetação, que lhe dará a chance de ter um encontro íntimo com a natureza e a vibração que ela transmite ao longo de todo o percurso.

O governo peruano restringiu o acesso à montanha há alguns anos, para evitar a deterioração de seu frágil ecossistema. Essa restrição se tornará mais severa com o passar do tempo, e o enorme número de pessoas que querem conhecê-la tornará sua visita mais complicada. Por esse motivo, recomendamos que você faça a reserva o quanto antes, felizmente hoje em dia não é tão difícil entrar.

Linha do tempo para a subida de Huayna Picchu:

  • Entrada no primeiro horário – 07:00 às 07:45 horas.
    • A subida para Machu Picchu deve começar a partir das 6h20 da manhã nos ônibus.
    • É melhor entrar em Machu Picchu no horário indicado.
    • A primeira excursão a Machu Picchu tem duração média de 1 hora.
    • A subida a Huayna Picchu deve ser feita aproximadamente às 8:00 da manhã.
    • O tempo de subida até o cume pode levar de 1 hora a 1 hora e 30 minutos.
    • O retorno é de menos de 1 hora.
    • A segunda excursão a Machu Picchu pode levar de 45 minutos a 1 hora.
  • Entrada no primeiro horário – 09:00 às 09:45 horas.
    • Você também deve iniciar suas atividades uma hora antes do horário de entrada.
    • Você só poderá entrar em Huayna Picchu fazendo a primeira entrada por Machu Picchu.
    • É provável que o passeio a Machu Picchu demore um pouco mais do que o normal devido à presença de mais pessoas.
    • A subida a Huayna Picchu deve ser concluída antes das 11:00 horas.
    • A subida pode parecer mais pesada devido à presença do sol na caminhada. O tempo médio é de 1 hora e 30 minutos.
    • Finalmente, a descida até a saída de Machu Picchu pode levar até 2 horas a mais.
    • Você deve estar preparado para uma atividade de aproximadamente 5 horas.

Ônibus para Machu Picchu, a melhor opção
Os ônibus para Machu Picchu fazem uma viagem de 30 minutos. Nesse tempo, os ônibus conectarão o distrito de Machu Picchu Pueblo com a área de acesso ao sítio arqueológico. Obviamente, também é possível fazer a subida a Machu Picchu a pé, mas isso requer 2 horas de atividade intensa. Isso, somado ao passeio pela cidadela inca e à subida a Huayna Picchu, torna-se uma atividade muito extenuante. Se você acha que pode fazer isso, controle seu tempo. Caso contrário, a melhor opção é pegar os ônibus ecológicos.


A dificuldade

O nível de dificuldade que ela apresenta pode ser misturado com o tempo que você leva para subir, o que se transformará em um desafio muito interessante, por meio de caminhos que começam com uma dificuldade bastante baixa, a lama e as pedras mal atrapalham o caminho e tudo parece fácil. Não demora muito para começar a apreciar a beleza da floresta tropical que circunda essa área. Depois de uma curta caminhada, o caminho se torna sinuoso e pantanoso, com paredes de pedra molhadas que você terá de escalar, em alguns casos com a ajuda de cordas ou com as mãos, para subir.

Todo o ambiente parece ter sido criado em um computador ou em um estúdio de Hollywood. Você terá uma sensação de estranheza, exacerbada pela névoa matinal que envolve as ravinas, com belas paisagens em todas as direções.

Subindo os degraus de pedra até o cume de Huayna Picchu
Subindo os degraus de pedra até o cume de Huayna Picchu

O ponto de vista

No topo, você chegará a uma espécie de mirante, que lhe permitirá ter uma vista soberba da cidade de Machu Picchu. As diferentes vistas de Machu Picchu do topo do Huayna Picchu são uma das melhores recompensas que essa atividade oferece. O principal ponto de vista de Huayna Picchu está localizado bem no topo da montanha. Ali, uma pedra esculpida naturalmente parece indicar o lugar perfeito para apreciar todo o esplendor de Machu Picchu.

A flora e a fauna do local são simplesmente maravilhosas, com espécies que não são vistas em nenhum outro lugar do mundo (endêmicas). Além das belas espécies que podem ser encontradas, as belas vistas e a própria atividade. Uma das alternativas para a alta temporada é visitar o Templo da Lua, que está localizado no sopé da montanha. Provavelmente não oferece vistas maravilhosas, mas é uma experiência incrível. É melhor fazer isso com a família ou grupos de amigos maiores de 18 anos. Isso se deve ao fato de que, agora, a entrada só é válida para essa faixa etária.

Um jovem apreciando as incríveis vistas do topo de Huayna Picchu
Um jovem apreciando as incríveis vistas do topo de Huayna Picchu

Algumas recomendações para a subida de Huayna Picchu

  • Favor reservar com pelo menos 3 a 4 meses de antecedência.
  • Só é possível fazer 400 reservas por dia.
  • Esse ingresso e passeio são apenas para pessoas maiores de 18 anos.
  • Caso não tenha conseguido fazer uma reserva, você pode comprar o ingresso Machu Picchu + Templo da Lua.
  • Outra entrada que oferece belas vistas é Machu Picchu + Montanha.
  • Durante o passeio e a estadia em Machu Picchu Pueblo, use repelente contra mosquitos.
  • Faça a caminhada com calçados confortáveis e resistentes, de preferência tênis de caminhada.
  • Não carregue muitos pertences ou pertences que exijam as duas mãos.
  • A caminhada exige muita atenção para evitar acidentes.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Huayna Picchu

Tatty O.Por: Tatty O.

“Huayna Picchu majestoso“

“Ao subir de Machu Picchu para Huayna Picchu, você percebe como a paisagem é linda e especial, cercada por imensas montanhas. Não tenho palavras para descrever esse lugar, fiquei totalmente maravilhado com Huayna Picchu.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 5, 2024