Machu Picchu 296 artigos
Ecoturismo em Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Ecoturismo em Machu Picchu: dicas para uma viagem responsável à maravilha do mundo

Machu Picchu é um destino imperdível, pelo menos uma vez na vida. Aninhado nas montanhas e cercado por uma vegetação exuberante, é um sítio arqueológico que preserva uma conexão perfeita com a natureza ao redor. Desde que Machu Picchu foi declarada uma Maravilha do Mundo, o número de visitantes tem se multiplicado diariamente, e é por isso que cumprir as medidas de conservação é tão importante. Descubra como ajudar a preservar o histórico santuário inca e aproveite uma viagem praticando ecoturismo em Machu Picchu.



Turista visitando a parte baixa de Machu Picchu
Turista visitando a parte baixa de Machu Picchu

Machu Picchu, um destino ecológico

A cidadela inca de Machu Picchu foi construída no século XV pelo Inca Pachacútec. Sua localização geográfica se deve à sua rica biodiversidade, à presença de numerosas montanhas “apus” recortadas e à presença do Rio Urubamba. Esses detalhes sempre foram essenciais para a cultura inca, visto que, para eles, a terra, “pachamama”, era uma divindade, a quem se devia reciprocidade por todo o bem-estar que ela proporciona (das plantações aos recursos que ali se encontram).

É por isso que todas as suas construções estão em perfeita simbiose com a natureza circundante, buscando alterar o ecossistema o mínimo possível. Essa característica pode ser observada não apenas em Machu Picchu, mas também em Ollantaytambo, Pisac, Chinchero, Sacsayhuamán e muitos outros destinos do antigo império Tahuantinsuyu.

Nos tempos modernos, preservar esses ecossistemas é mais difícil, visto que os sítios arqueológicos são destinados ao turismo e todos querem ver as maravilhas e a magia de Machu Picchu. O desafio recai sobre o Ministério da Cultura, que implementa medidas de conservação e reduz o impacto ambiental; embora também dependa de cada visitante, buscando proteger o ambiente em que se encontra a cidadela inca.

Vista panorâmica da cidadela inca de Machu Picchu
Vista panorâmica da cidadela inca de Machu Picchu

Machu Picchu foi projetado para ser um destino de ecoturismo, desde a forma tradicional de chegar ao sítio arqueológico (em um ônibus ecológico) até o acesso limitado permitido (5.600 pessoas por dia). Você também pode acessá-lo a pé; muitas das aventuras se concentram em descobrir a biodiversidade do sítio sem perturbar indevidamente o ecossistema, oferecendo experiências mais autênticas e responsáveis.


Como praticar ecoturismo em Machu Picchu?

Se você está planejando uma viagem para Machu Picchu e quer minimizar seu impacto praticando ecoturismo, oferecemos algumas recomendações que irão melhorar sua experiência de viagem. (Destinos ecológicos e sustentáveis em Cusco)

  • Evite tocar em edifícios incas

    Sabemos que pode ser tentador tocar nas fascinantes estruturas de pedra, mas é uma má ideia. Os resíduos de loções, protetores solares e repelentes de insetos em nossas mãos contêm substâncias químicas que podem danificar a superfície da rocha. Além disso, milhares de pessoas visitam Machu Picchu todos os dias; imagine o desgaste que ocorreria se cada uma delas passasse os dedos pelas superfícies da cidade.

  • Leve seu lixo

    Não jogue nada fora no terreno de Machu Picchu. Sabemos que você pode precisar levar água e lanches, que geralmente vêm em embalagens descartáveis. Portanto, você também deve reservar um espaço para armazenar seus resíduos. Dessa forma, preservamos o meio ambiente ao redor do sítio arqueológico.

  • Escolha transporte sustentável

    Opte por caminhar ou usar bicicleta durante seus passeios. Felizmente, para subir a Machu Picchu, só há uma opção: pegar um ônibus ecológico, o que reduz bastante o impacto causado pelos milhares de pessoas que visitam o santuário histórico diariamente.

  • Consuma produtos locais

    A produção agrícola é abundante em todo o Vale Sagrado, que também abriga Machu Picchu. Ao escolher sua comida, procure consumir produtos locais. Você não só estará apoiando a economia local, como também desfrutando de refeições mais saudáveis.

  • Evite poluição sonora

    Machu Picchu preserva um ecossistema rico em flora e fauna nativas, que pode ser perturbado por ruídos altos. Isso também afeta a tranquilidade dos visitantes do sítio arqueológico, já que a tranquilidade de estar cercado por paisagens tão incríveis é uma das principais atrações do local.

  • Evite perturbar lhamas e animais

    Apesar de serem animais muito fofos, lembre-se de que as lhamas costumam cuspir quando se sentem desconfortáveis e até mordem quando ameaçadas. O santuário arqueológico abriga muitos animais, de lhamas a insetos. Respeite o ambiente. Se estiver acompanhado de um guia, você pode pedir ajuda para tirar uma foto com as lhamas de Machu Picchu.

  • Traga garrafas de água reutilizáveis

    Todo o lixo (incluindo garrafas plásticas de bebidas) deve ser enviado de Machu Picchu para Cusco de trem. Ajude a reduzir o desperdício usando garrafas reutilizáveis. Lembre-se de que os milhões de visitantes de Machu Picchu geram toneladas de lixo todos os anos.

  • Não compre produtos feitos de animais

    Machu Picchu abriga dezenas de espécies de plantas e animais ameaçadas ou protegidas, incluindo ursos, onças, macacos e pássaros. Nunca compre um produto feito de uma espécie de planta ou animal ameaçada de extinção.

  • Compre artesanato local

    A cultura andina ostenta belos e impressionantes produtos artesanais, cujo artesanato preserva técnicas que datam de muito antes da era inca. Ao comprar um desses produtos, você leva consigo um pedaço do destino. Você também estará apoiando a economia local, garantindo a preservação contínua desse conhecimento ancestral.

  • Visite destinos alternativos

    A cidade de Cusco é cercada por belos pontos turísticos que você pode explorar sem as multidões dos pontos turísticos mais populares. Entre os mais recomendados estão Choquequirao, Vale de Lares, Huchuy Qosqo e Ausangate.

Grupo de turistas visitando Machu Picchu
Grupo de turistas visitando Machu Picchu

Experiências de Ecoturismo em Cusco

Buscar experiências de ecoturismo e descobrir lugares de tirar o fôlego é possível durante sua viagem a Cusco. A região possui não apenas sítios arqueológicos, mas também destinos naturais que podem enriquecer ainda mais sua viagem. Visite cada um dos seguintes destinos para vivenciar uma experiência inesquecível, além de praticar o ecoturismo.

  • Choquequirao

    O sítio arqueológico de Choquequirao é uma das estruturas incas mais impressionantes, embora não seja tão popular, pois normalmente exige uma caminhada de quatro dias. É uma experiência muito mais imersiva e autêntica, dado o baixo número de pessoas que percorrem suas trilhas históricas.

    Ao chegar, você entenderá por que Choquequirao é frequentemente chamado de irmão mais novo de Machu Picchu, já que também é um vasto sítio arqueológico no topo de uma montanha. Ao longo da caminhada, você será cercado por paisagens repletas de biodiversidade e, ao chegar, descobrirá edifícios enigmáticos repletos de história.

  • Vale de Lares

    Lares é uma cidade localizada na província de Calca, conhecida por suas paisagens deslumbrantes cercadas por montanhas e picos nevados como Verónica, Sawasiray, Pitusiray e Chicón. As aventuras aqui envolvem caminhadas exploratórias, geralmente levando a Ollantaytambo, onde você pode decidir se retorna a Cusco ou embarca em uma aventura mais longa até Machu Picchu.

    Durante sua visita, você descobrirá comunidades andinas repletas de tradição, uma rica flora típica das regiões altas andinas e inúmeros animais. Lares também ostenta fontes termais em meio a paisagens deslumbrantes, perfeitas para relaxar.

  • Huchuy Qosqo

    É um sítio arqueológico localizado no topo de uma montanha na cidade de Lamay, parte do Vale Sagrado dos Incas. É um local onde podemos ver habitações e armazéns de adobe e pedra, além de grandes campos naturais e fontes de água (muitas das quais ainda funcionam). Uma das principais atrações de Huchuy Qosqo é sua paisagem, visto que sua altitude (3.600 metros acima do nível do mar) nos permite contemplar o Vale Sagrado em todo o seu esplendor.

    Existem várias rotas para explorar este sítio arqueológico mágico, como a rota por Tambomachay, a rota por Chinchero e a rota de Lamay. Todas as rotas envolvem caminhadas, mas valem o esforço para explorar este sítio arqueológico escondido nas montanhas.

  • Ausangate

    O Monte Ausangate, coberto de neve, é a montanha mais alta de Cusco, atingindo 6.484 metros acima do nível do mar e fazendo parte da cordilheira de Vilcanota. Visitá-lo envolve longas caminhadas, geralmente com duração de quatro a cinco dias, embora também haja opções de apenas um dia em áreas mais remotas, como o Tour das Sete Lagoas.

    Durante sua caminhada até a Montanha Ausangate, você descobrirá sua biodiversidade, incluindo geleiras, lagoas e riachos, além de uma rica flora e fauna locais. Outra atração é a cultura local, onde você visitará comunidades que preservam muitas tradições andinas ao longo do caminho.

Observando uma das lagoas de Ausangate
Observando uma das lagoas de Ausangate
Destinos turísticos em Cusco para ecoturismo
DestinoTipo de experiênciaDuração médiaNível de dificuldadeCaracterística principalAfluxo turístico
AusangateCaminhada em alta montanha ao longo de lagoas e geleiras4-6 dias (rota completa)Alto (altitudes acima de 5.000 metros acima do nível do mar)Paisagens andinas com montanhas cobertas de neve e muitas lagoas coloridasBaixo
Huchuy QosqoRota arqueológica com vista para o Vale Sagrado1-2 dias (rota completa)Médio (ideal para caminhantes ocasionais)Sítio arqueológico pouco frequentado próximo a impressionantes mirantes naturaisBaixo
Vale de LaresCaminhada cultural ao lado de comunidades e paisagens andinas3-4 dias (rota completa)Médio (caminhadas longas, mas acessíveis)Experiência de caminhadas e prática de turismo vivencial junto a comunidades e fontes termaisMédia
ChoquequiraoRota arqueológica pelas áreas de sobrancelhas da selva4-5 dias (rota completa)Alto (caminhada exigente com grandes declives)Um sítio arqueológico grande e pouco visitado, uma oportunidade de descobri-lo antes que fique superlotado.Baixo

Dicas para viagens responsáveis

  • Opte por transporte sustentável ao se locomover, especialmente em viagens curtas. Caminhar ou alugar bicicletas é a melhor opção se você estiver em Cusco.
  • Tente reduzir sua pegada de carbono viajando leve e conscientemente, e opte por usar produtos biodegradáveis sempre que possível.
  • Evite usar plásticos de uso único; recomenda-se usar garrafas reutilizáveis e sacos de pano.
  • Não jogue lixo nem perturbe a biodiversidade dos lugares que você visita; respeitar a natureza é fundamental.
  • Aprenda e respeite os costumes locais, muito do que você vê pode ser bastante surpreendente.
  • Hospede-se em casas locais ou em alojamentos ecológicos. Dessa forma, você pode apoiar a economia local.
  • Se você for comprar artesanato, procure por artesanatos autênticos e locais; eles são as melhores lembranças que você pode levar para casa.
  • Coma produtos locais, procure restaurantes que usem ingredientes da região.
  • Participe de projetos comunitários ou seja voluntário; essas experiências darão mais significado à sua viagem.
  • Escolha destinos turísticos alternativos: Ausangate, Huchuy Qosqo, Lares e Choquequirao são suas melhores opções.
  • Seu comportamento inspira outros viajantes, deixando o lugar melhor do que o encontrou.

Perguntas frequentes

  • 1) Como praticar ecoturismo em Machu Picchu?

    Visitar Machu Picchu e reduzir seu impacto é possível escolhendo rotas alternativas, não deixando lixo pelo caminho, não perturbando a biodiversidade e evitando tocar em estruturas incas.

  • 2) Por que Machu Picchu é um destino ecológico?

    Por estar cercado pela natureza, coexiste em simbiose com o meio ambiente. Além disso, muitas das medidas tomadas para evitar a perturbação excessiva do ecossistema são essenciais para proporcionar uma experiência autêntica (ônibus ecológicos, limites de capacidade e planos de rotas).

  • 3) Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu de forma sustentável?

    Durante a temporada regular, é a melhor época para visitar Machu Picchu de forma sustentável. De janeiro a março, menos pessoas visitam o sítio arqueológico, resultando em um menor impacto ambiental.

  • 4) Quais rotas alternativas existem para chegar a Machu Picchu sem contribuir para o turismo de massa?

    Você pode visitar Machu Picchu pela Trilha Lares, pela Usina Hidrelétrica e pela Trilha Inca. Você também pode seguir as rotas menos populares para o sítio arqueológico, como a Ponte Inca, Intipunku e a Grande Caverna.

  • 5) Qual é o impacto do turismo de massa em Machu Picchu?

    O turismo em massa em Machu Picchu pode afetar o ecossistema ao redor, especialmente por abrigar muitas plantas e animais. Com o tempo, também afeta os edifícios e estradas dentro da cidadela inca.

  • 6) Quantos visitantes são permitidos por dia em Machu Picchu?

    Machu Picchu tem capacidade para 5.600 pessoas por dia, o suficiente para tentar preservar esta maravilha do mundo.

  • 7) Quais são os melhores lugares para ecoturismo em Cusco?

    Os melhores destinos de ecoturismo em Cusco são o sítio arqueológico de Choquequirao, o Vale de Lares, o parque arqueológico Huchuy Qosqo e caminhadas na montanha nevada de Ausangate.

  • 8) Como é a experiência em Choquequirao?

    Choquequirao é um vasto sítio arqueológico nas montanhas do distrito de Santa Teresa. É uma experiência imersiva e autêntica, com poucos visitantes. Envolve uma caminhada extenuante, mas o destino é quase tão deslumbrante quanto Machu Picchu.

  • 9) Como é a experiência no Vale de Lares?

    O Vale de Lares oferece uma experiência cultural e vivencial em meio às comunidades locais e às paisagens andinas. Você também pode visitar suas famosas fontes termais para uma pausa relaxante.

  • 10) Como é a experiência em Huchuy Qosqo?

    A experiência em Huchuy Qosqo é mais curta; dependendo da rota escolhida, pode levar um ou dois dias. Ao longo da jornada, você será cercado pelas paisagens deslumbrantes do Vale Sagrado, além de um sítio arqueológico inca pouco conhecido.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Gabriel H.Por: Gabriel H.

“A joia do Peru“

“Machu Picchu é um sítio que emociona assim que o vemos. Passear entre os seus templos e terraços rodeados de montanhas é uma experiência única. É um lugar que todos deveriam visitar uma vez na vida.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 19, 2025