Trilha Inca curta de 2 dias para Machu Picchu
A versão curta da Trilha Inca dura apenas 2 dias e, como a versão clássica de 4 dias, termina na cidade Inca de Machu Picchu. É um percurso altamente recomendado para os visitantes que não dispõem de tempo para uma longa caminhada. Para fazer esta rota é necessário comprar um tour através de uma agência de turismo de Cusco, online ou pessoalmente. Recomenda-se fazer isso com semanas de antecedência.
- A Trilha Inca Curta até Machu Picchu
- Mapa da rota
- Trilha Inca de 2 dias: dia a dia
- O tour: tudo incluído
- Quanto custa?
- Fotos da Trilha Inca 2 dias
- Mais informação
Rota curta da Trilha Inca para Machu Picchu
A Trilha Inca Curta até Machu Picchu
- A Trilha Inca Clássica dura 4 dias, percorre 39 quilômetros e termina no Intipunku (Porta do sol) de Machu Picchu.
- A Curta Trilha Inca dura apenas 2 dias, cobre 12 quilômetros e também termina em Intipunku, no coração da cidade inca de Machu Picchu.
- Esta versão resumida também cobre parte do Qhapac ñan, a rede de estradas que os Incas construíram e percorreram mais de 30 mil quilômetros por meio de partes dos atuais países do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina.
- Como a Trilha Inca Clássica, a rota curta requer autorizações especiais para ser percorrida. Essas licenças são concedidas pelo Sernanp (Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Estado) às agências de turismo de Cusco. É por isso que para fazer esse trajeto, você precisa comprar um tour em uma agência de turismo.
- Durante o percurso, são visitados até três sítios arqueológicos: Chachabamba, Wiñayhuayna e Machu Picchu. Além disso, paisagens impressionantes do vale do rio Urubamba e da cordilheira de Vilcabamba são apreciadas.
Mapa da rota
Mapa da Trilha inca curta
Trilha Inca de 2 dias: dia a dia
Este é o itinerário da Trilha Inca de 2 dias que a grande maioria das agências de turismo segue:
O primeiro dia:
- A rota começa com a viagem de minivan e trem da cidade de Cusco ao quilômetro 104 da ferrovia em direção a Aguas Calientes.
- Assim que você iniciar a rota, você visitará o sítio arqueológico de Chachabamba, localizado a poucos passos do rio Urubamba.
- No km 104 da ferrovia, começa a subida que atravessa trilhas íngremes por 6 quilômetros até chegar ao sítio arqueológico de Wiñayhuayna. É neste ponto que muitos turistas comem a lancheira incluída no passeio.
- De Wiñayhuayna, existem apenas 5 quilômetros para chegar ao Intipunku, a Porta do sol de Machu Picchu.
- De lá, você desce por quase 1 quilômetro até chegar à porta de saída de Machu Picchu, onde os ônibus para a cidade de Aguas Calientes são embarcados.
- Nesta cidade mágica, você janta e passa a noite em uma acomodação turística.
O segundo dia:
- O segundo dia começa bem cedo com o café da manhã no alojamento turístico e a subsequente viagem de ônibus ao sítio arqueológico de Machu Picchu.
- Uma vez em Machu Picchu, o passeio pelo sítio arqueológico é realizado junto com o guia turístico que o acompanhou durante a caminhada.
- Após a visita, procederemos ao retorno de ônibus para a cidade de Aguas Calientes. Alguns passeios incluem almoço neste local, enquanto outros não.
- Finalmente o turista retornará de trem e minivan para a cidade de Cusco.
O tour: tudo incluído
Em geral, as agências de turismo incluem o seguinte:
- Recolha na porta do hotel.
- Transporte de minivan para a estação de Ollantaytambo.
- Transporte em trem de expedição até o quilômetro 104 da ferrovia.
- Permissão para viajar pela rede de trilhas incas.
- Guia turístico oficial.
- Kit de primeiros socorros.
- Almoço embalado Almuerzo.
- Jantar em um restaurante turístico em Aguas Calientes.
- Alojamento turístico em Aguas Calientes.
- Café da manhã em um alojamento turístico em Aguas Calientes.
- Ônibus para Machu Picchu (ida e volta).
- Bilhete Machu Picchu Só.
- Transporte de retorno em trem de expedição para a estação de Ollantaytambo.
- Transporte de volta em minivan para a cidade de Cusco.
Quanto custa?
- A excursão Trilha Inca de 2 dias tem um custo aproximado de 500 dólares americanos por visitante. Este preço pode variar dependendo da agência de turismo que você escolher.
Mais informação
- A Trilha Inca de 2 dias é uma caminhada moderadamente difícil. Apenas os primeiros 6 quilômetros de subida são os mais difíceis. Em seguida, a caminhada é principalmente em estradas planas e descidas até chegar a Machu Picchu.
- Ao longo do percurso é possível observar uma diversidade de flores onde se destacam mais de trezentas variedades de orquídeas. No percurso também é possível avistar uma variedade de pássaros e borboletas. Os mamíferos são difíceis de apreciar, embora espécies como o urso-de-óculos ou o veado andino habitem esta geografia.
- A compra da excursão Trilha Inca de 2 dias pode ser feita online (ou na própria cidade de Cusco) com algumas semanas de antecedência. Pelo contrário, a excursão da Trilha Inca de 4 dias deve ser comprada online 6 ou 7 meses antes.
- Devido às fortes chuvas, a rota da Trilha Inca permanece fechada ao público durante o mês de fevereiro. Nesse mês, os guardas do parque realizam trabalhos de manutenção nas estradas. No resto do ano, o percurso é aberto ao público.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024