Cusco 72 artigos
Tudo sobre Raqchi
Clique para classificar o artigo

Raqchi: conheça tudo sobre o sítio arqueológico ao sul de Cusco

 

Raqchi é um dos sítios arqueológicos mais populares em Cusco. Devido às construções incas encontradas ali, essa cidadela era tão importante quanto Machu Picchu. Saiba todas as informações sobre este sítio arqueológico do Vale do Sul, também conhecido como o Templo de Huiracocha.



Cidadela Raqchi

Construções de Raqchi

Raqchi: localização, clima e muito mais

O que é Raqchi?

Raqchi foi um assentamento de casas e templos incas dedicados a Wiracocha (ou Huiracocha), o deus criador do mundo de acordo com muitas culturas andinas.

Acredita-se que Raqchi foi construído durante os governos dos Incas Huiracocha, Pachacútec e Túpac Yupanqui durante a maior parte do século XV.

No entanto, as escavações realizadas no local, encontraram restos de cerâmica de culturas pré-incaicas. Isso mostraria que Raqchi era um local sagrado para as culturas que precederam os incas.

Hoje, Raqchi é uma das atrações turísticas mais importantes do Vale do Sul de Cusco. Todos os dias o número de turistas que visitam seus edifícios cheios de história aumenta.

O deus Huiracocha é conhecido como o “Deus do Cajado” por sua representação com bastões em suas mãos. De acordo com a visão andina, ele criou o céu e a terra.

Onde está localizada?

Raqchi está localizado no Vale do Sul de Cusco. Pertence ao distrito de San Pedro de Cacha, na província de Canchis. O sítio arqueológico está localizado a 3.550 metros acima do nível do mar (msnm).

Como chegar ao Raqchi?

Raqchi está localizado a quase 119 quilômetros da cidade de Cusco. Para chegar lá, você deve pegar a estrada para o sul que liga Cusco a Puno. A viagem de carro leva cerca de 1 hora e 40 minutos.

Como é o clima em Raqchi?

O clima em Raqchi é temperado e seco. Existem 2 estações durante o ano.

A estação seca vai de abril a outubro e é caracterizada por dias ensolarados (21ºC) e noites frias (0ºC), e a estação chuvosa acontece de novembro a março. Durante esses meses, as chuvas ocorrem com mais frequência.

Como é a geografia em Raqchi?

Raqchi está localizado no Vale Vilcanota, junto ao rio de mesmo nome. A área total do Parque Arqueológico é de mil hectares. Ao redor são túmulos, construções pré-incas e aquedutos.

Quais são recintos arqueológicos existem em Raqchi?

  • O Templo de Huiracocha – Esta construção monumental é o maior dos Incas. É um templo (do qual só restam as paredes), de pedra e adobe de 20 metros de altura. Tem janelas, portas e colunas.
  • O Templo Inca Mayor – Este recinto é semelhante ao Templo de Huiracocha. No entanto, atualmente apenas as fundações de pedra e adobe do site são mantidas.
  • As Colcas (armazéns) – Estas pequenas construções circliares foram usadas para armazenar alimentos. Em Raqchi, até 156 colcas foram encontradas. Tal quantidade de produtos tinha o objetivo de manter os visitantes e mensageiros do império (chaskis).
  • Os Locais – Estes edifícios eram casas ou quartéis dedicados aos habitantes. Em Raqchi, tem um total de 22 recintos localizados paralelos uns aos outros em uma esplanada.
  • As Fontes das Águas – Estas construções finamente esclipidas foram destinadas a fornecer água para Raqchi. A fonte mais bem trabalhada chama-se ‘Baños del Inca’.
  • O Qhapac Ñan – O sítio arqueológico de Raqchi era parte de Qhapac Nan, a rede de trilhas construídas pelos Incas sobre seu império. Como Raqchi era uma espécie de “Chaskiwasi” (casa dos mensageiros), gozou de grande importância durante os incas.
O templo de Huiracocha em Raqchi

O templo de Huiracocha em Raqchi

Durante as escavações em Raqchi, uma estátua do deus Huiracocha foi encontrada dividida em duas. Atualmente, um está em um museu em Madri e o outro no Museu Inca em Cusco.

Raqchi: passeios e preços

Como visitar Raqchi com tour?

Não há muitos passeios que oferecem uma visita ao sítio arqueológico de Raqchi. Os poucos passeios oferecidos incluem outros locais turísticos do Vale do Sul de Cusco. As reservas podem ser feitas online ou no Centro Histórico de Cusco:

Tour de 1 día a Raqchi – O tour de 1 dia inteiro para Raqchi é a forma mais comum de visitar o Templo de Huiracocha. Eles geralmente incluem transporte (ida e volta), almoço, guia turístico e entrada para este e outros locais turísticos (Piquillacta, Andahuaylillas).

Tour pela rota Cusco – Puno – Este serviço de ônibus particular de um dia leva os turistas a algumas das atrações turísticas do Vale do Sul. Além de Raqchi, visite o Templo Colonial de Andahuaylillas e o Museu de Pukara, na região de Puno.

Turismo vivencial em Raqchi – Outra das formas de visitar Raqchi é através do tour de turismo vivencial de 2 dias e 1 noite. Este serviço inclui transporte, alimentação, acomodação em uma família nativa e entrada no sítio arqueológico de Raqchi.

Quanto custa?

O custo dos passeios de um dia para Raqchi e outras atrações do Vale do Cusco Sul custam cerca de US $ 80 por pessoa.

O custo do passeio de ônibus pela rota Cusco – Puno tem um custo aproximado de 65 U $ D por turista.

O custo da excursão de turismo experiencial em Raqchi custa US $ 70 por pessoa.

Como visitar Raqchi com o Bilhete Turístico de Cusco?

O Bilhete Turístico do General Cusco inclui a entrada para Raqchi. Este conjunto de bilhetes foi projetado para o turista ter acesso ao menor custo para todas as atrações de Cusco e arredores, como Sacsayhuaman, Coricancha, Pisac, Ollantaytambo, entre outros.

Para adquirir o Bilhete Turístico de Cusco, você deve comprá-lo pessoalmente nos escritórios autorizados. O bilhete inclui apenas a entrada para as atrações turísticas. Transporte, serviço de guia ou algum tipo de comida não está incluído.

Quanto custa?

O Bilhete Turístico do General Cusco tem um custo de 130 soles (40 U $ D) por pessoa. Estudantes universitários pagam 70 soles (US $ 21). O ingresso inclui Raqchi e muitas outras atrações de Cusco.

Como visitar Raqchi por sua própria conta?

Para visitar Raqchi sozinho, você só deve pegar os ônibus (Cusco – Urcos, ou Cusco – Sicuani). Uma vez em Raqchi, você deve comprar o bilhete de entrada diretamente. A estação de ônibus na Avenida Huayruropata (Cusco) é de onde saem os carros.

Quanto custa?

O ingresso para Raqchi custa 10 soles (US $ 3) por pessoa. Os únicos custos adicionais são transporte, comida e alguma despesa extra.

Raqchi: tudo sobre o sítio arqueológico

Quando é a melhor época para ir a Raqchi?

A melhor época para visitar Raqchi é durante a estação seca (abril a outubro). Durante esses meses, os dias são mais ensolarados e há menos chance de chuva.

Como contratar um guia em Raqchi?

Quer visitar Raqchi por sua própria conta junto a um especialista sobre os incas? No mesmo sítio arqueológico, você pode contratar os serviços de um guia turístico. Tours para Raqchi incluem este serviço.

Qual é o horário em Raqchi?

Raqchi permanece aberto ao público de segunda a domingo, das 7 às 18 horas.

Dicas para viajar para Raqchi

  • Raqchi é uma das melhores atrações do Vale do Sul de Cusco, onde você também pode encontrar os centros arqueológicos Inca de Tipón e Piquillacta. Atreva-se a descobrir os mistérios desses lugares incríveis.
  • Raqchi é um dos lugares onde costumes e tradições ainda são preservados há centenas de anos. Incentive-se a interagir com a população ou, porque não, a fazer turismo experiencial.
  • Durante a visita a Raqchi, não deixe de levar protetor solar, chapéu, água, uma câmera e um poncho em caso de chuva.
  • Se você planeja visitar Raqchi em junho, lembre-se que no terceiro domingo daquele mês é celebrado o ‘Festival Raqchi’, um festival com danças, comida e muita bebida.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 29, 2018