Maukallaqta, localização e história
É um importante sítio arqueológico pré-inca. Destacam-se as suas paredes de pedra e barro. Tudo parece indicar que este local pertencia à cultura Wari. Ao mesmo tempo, resultaria como um vínculo com a nascente cultura inca. Será um lugar para demonstrar o patrimônio arquitetônico Wari aos Incas?
- O que é?
- Qual é a sua localização?
- Como chegar a Maukallaqta?
- O que você vai encontrar?
- História
- Galeria de imagens
- Custo de entrada
- Horário de atenção
- Algumas recomendações
- Perguntas frequentes
Sítio arqueológico de Maukallaqta – Paruro
O que é?
Maukallaqta é um sítio pré-incaico, estima-se que tenha sido um importante ponto administrativo, habitacional e religioso da cultura Wari. A palavra Maukallaqta, vem de duas palavras Quechua “Mauka” e llaqta” que significam: “velho” e “cidade ou localidade”; então significaria “cidade velha” em espanhol. Apresenta construções que respondem ao tempo e estilo dos waris. Ou seja, usaram algumas pedras esculpidas e outras moldadas para a construção de suas paredes.
Qual é a sua localização?
Maukallaqta, está localizado no Canyon formado pelo Rio Apurimac. Este belo vale pertence à Província de Paruro e pertence ao distrito de Pacaritambo; tudo isso na região de Cusco. A distância de Maukallaqta até a cidade imperial de Cusco é de 285 quilômetros.
Como chegar a Maukallaqta?
Isso pode ser feito de duas maneiras. A primeira é contratar um serviço de guia em uma agência de turismo. A segunda é independente. O itinerário mais convencional de Cusco a Maukallaqta é o seguinte:
- Pegue um ônibus de Cusco para Yaurisque, esses ônibus estão localizados na Avenida Belempampa. Esta viagem leva uma hora.
- Você pode tomar café da manhã no Yaurisque e comprar comida, bebida ou lanche.
- Em Yaurisque, pegue um ônibus para o centro da cidade de Mollebamba (aproximadamente uma hora de carro)
- A partir do centro povoado de Mollebamba, a caminhada começa até o complexo de Maukallaqta. O tempo estimado em um bom ritmo é de uma hora.
- Para retornar a Cusco, basta retornar pela mesma rota.
O que você vai encontrar?
Por causa da herança dos Wari aos Incas, podemos encontrar dentro do recinto, vários arranjos de kallankas, que são construções retangulares onde se veneravam os ancestrais e algumas divindades. A maioria das construções tem calcário e barro como materiais. Alguns dos recintos, certamente destinados a cerimónias religiosas, têm portas de batente duplo, enquanto outros edifícios têm dois níveis.
Você também encontrará lugares exclusivos como fontes religiosas e canais de água. Este lugar demonstra ao mundo o domínio efetivo da arquitetura e engenharia. Também podemos apreciar a construção de plataformas e muros altos, aparentemente de contenção.
Kallankas-Maukallaqta
História
É amplamente considerado que Maukallaqta era um lugar importante. Nesse local, cultuava-se o nascimento dos filhos do Sol, pensando na lenda dos Irmãos Ayar que saíram do morro Tambo Tocco. No entanto, um detalhe importante é apontar que outras culturas já existiam antes dos Incas.
Nesse sentido, seria necessário explicar a relação entre essas duas culturas. De acordo com alguns estudos, fica claro que os Waris herdaram muito de sua técnica arquitetônica dos Incas. Possivelmente na tentativa de provar o valor do novo regime político, eles formularam novas concepções ideológicas e religiosas. Fazendo deste recinto uma pacarina que teria muito a ver com a Lenda dos Irmãos Ayar.
Dentro dos prédios você pode ver, perto da praça cerimonial, 8 nichos e uma porta com batente triplo. Este é o lugar mais característico do lugar e para o qual está relacionado com a lenda acima mencionada. A presença de uma ombreira tripla era usada apenas em locais de culto religioso importante. O mesmo pode ser encontrado na Ilha da Lua e do Sol no Lago Titicaca.
Outra lenda narra que o deus Sol enviou seus filhos para educar e proteger os humanos. Esses filhos do sol foram Manco Cápac e Mama Ocllo, que saíram do Lago Titicaca.
Custo de entrada
Maukallaqta não tem taxa de entrada. A entrada é gratuita.
Horário de atenção
A entrada em Maukallaqta pode ser feita durante todo o ano, de segunda a domingo e em qualquer horário. Mas é recomendável fazê-lo durante a manhã para poder voltar sem problemas.
Algumas recomendações
- Traga roupas quentes e uma capa de chuva
- Sapatos confortáveis
- Levar documentos pessoais
- Traga dinheiro
- Traga água ou uma bebida hidratante.
- Protetor solar.
- Traga uma câmera.
- Recolher o lixo ou lixo produzido durante a viagem.
Perguntas frequentes
1. Onde está Maukallaqta?
Maukaqllaqta fica na região de Cusqueña, precisamente no distrito de Pacaritambo na província de Paruro.
2. Você só pode visitar Maukallaqta com agências de turismo?
Não, mas é o mais recomendado. As agências possuem um roteiro que inclui transporte e alimentação. Isso facilitará a viagem que você só terá que aproveitar.
3. O que levar?
É aconselhável trazer agasalhos e sapatos confortáveis, bem como dinheiro e um documento de identidade.
4. Como está o clima?
Tem um clima seco. Algumas manhãs a temperatura pode chegar a 20°C. desde que faça sol. No entanto, em dias nublados e durante a tarde a temperatura pode cair para menos de 10°C.
5. Quanto tempo dura todo o passeio?
A viagem inteira pode levar de 8 a 9 horas, contando o tempo de retorno a Cusco.
6. Quando ir?
É possível ir em qualquer época do ano, de Cusco você pode completar o passeio em apenas um dia. Para evitar chuvas inesperadas, recomenda-se ir na estação seca, de março a outubro.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024