Inkilltambo em Cusco
Inkilltambo é uma das atrações turísticas menos conhecidas de Cusco. Ele está localizado dentro do parque arqueológico de Sacsayhuaman. É um santuário religioso (huaca) construído pelo Inca Wiracocha e remodelado pelo imperador Pachacutec. A visita a esse lugar é totalmente gratuita. Os poucos turistas que o visitam encontram estradas incas, terraços, templos, canais de água, escadas e recintos. É uma ótima opção econômica para uma viagem a Cusco.
- Descrição
- Localização
- Mapa
- Como chegar lá?
- História do local
- Arquitetura
- Há passeios?
- Quanto custa para ir por conta própria?
- Galeria de fotos
- Outras atrações turísticas nas proximidades
- Mais informações
Inkilltambo
Descrição
- O nome Inkilltambo vem de uma palavra quíchua que, traduzida para o espanhol, significa “jardim florido ou pousada florida”. É uma “huaca” inca que adorava a água e pertence ao famoso parque arqueológico de Sacsayhuaman.
- Possui recintos, terraços, canais de água, escadas de pedra e templos. Ela pertence ao sistema de “ceques” incas. Ou seja, o sistema de linhas imaginárias que agrupava os centros religiosos mais importantes do império.
- Foi construído durante o governo do Inca Wiracocha, entre 1400 e 1438. Foi restaurado somente em 2015 e 2016. A entrada em Inkilltambo é gratuita. Mesmo assim, poucos turistas se atrevem a ir até lá.
Localização
- Inkilltambo está localizado no distrito de San Sebastian, a apenas 7,3 quilômetros de carro do centro da cidade de Cusco.
- Pertence ao imenso parque arqueológico de Sacsayhuaman (ao sul dos 3.903 hectares que formam o parque arqueológico).
- Geograficamente, está localizado na chamada ravina de Kallachaca, a 3.548 metros acima do nível do mar.
Mapa
Como chegar lá?
Há várias maneiras de chegar a Inkilltambo de qualquer parte da cidade de Cusco:
- De carro particular ou táxi pela Avenida Collasuyo até o distrito de San Sebastian (veja o mapa). Essa rota o deixará a apenas alguns passos do Inkilltambo. Essa é a opção mais segura se você estiver com crianças, pessoas idosas ou simplesmente não quiser caminhar.
- Com uma caminhada a partir do centro de Cusco. Você pode chegar a Inkilltambo pegando o setor do Templo da Lua. A partir desse templo, é possível caminhar cerca de 2 quilômetros, aproximadamente (até o Templo da Lua, é possível caminhar ou pegar os ônibus da empresa Señor del Huerto ou Cristo Blanco).
- Com uma caminhada a partir do centro de Cusco. Pode-se chegar a Inkilltambo pela entrada sul de Sacsayhuaman, localizada no setor de Ayuda Mutua (pode-se chegar lá com os ônibus da empresa Inca Express). De lá, é preciso caminhar cerca de 5 quilômetros. Essa caminhada atravessa as trilhas incas (qhapac ñan).
História do local
- De acordo com as crônicas escritas pelos espanhóis que chegaram ao Peru durante o período colonial, Inkilltambo foi construído durante o governo do Inca Wiracocha.
- Sua função era a de um centro agrícola e um local de culto religioso. Como Inkilltambo fazia parte do sistema inca “ceque”, presume-se que tenha tido importância religiosa.
- Depois de Wiracocha, Inkilltambo foi aprimorada durante o governo do imperador Pachacutec. Foram construídos templos religiosos e o sistema de andenería foi aprimorado.
- Com o passar dos anos, as estruturas e os terraços de Inkilltambo perderam a importância que tinham na época dos incas. Foi somente em 2015 e 2016 que o governo peruano realizou um trabalho para restaurá-los.
- O trabalho conseguiu recuperar as estradas, plataformas, canais de água e cercas de pedra (semidestruídas). A entrada em Inkilltambo é gratuita para o público.
- A área é o lar de várias famílias andinas pertencentes ao vale de Tambomachay. Ao longo das estradas incas, você pode ver outras estruturas incas, como a “kallachaka” (pirâmide inca).
Arquitetura
- Inkilltambo foi originalmente construído em um estilo rústico. No entanto, após a ascensão ao poder do imperador Pachacutec, foi usado um estilo fino que se harmonizava com as pedras abundantes do setor, bem como com as fontes de água existentes no local.
- Sua função era a de uma “huaca” para a adoração da água. Para esse fim, foram construídos recintos com nichos (apenas cinco permanecem até hoje) e canais de água que abasteciam os terraços sustentados por enormes paredes de pedra.
- Hoje, restam apenas as fundações dos principais edifícios, bem como os principais caminhos e escadas de pedra. Vale a pena observar a limpeza das plataformas e dos canais de abastecimento de água.
- Inkilltambo também tem um templo principal finamente esculpido. Os alimentos eram armazenados em colcas (armazéns). Nas plazas (quadras), a população local se reunia.
Há passeios?
- As excursões para Inkilltambo não são muito populares entre os turistas que visitam Cusco.
- Pouquíssimas agências de turismo oferecem esse tipo de serviço. Um dos poucos passeios oferece um tour de bicicleta por Inkilltambo. Os preços variam de 15 a 30 dólares por pessoa (pergunte diretamente à agência de turismo de sua escolha).
Quanto custa para ir por conta própria?
- A entrada no Inkilltambo é totalmente gratuita para todas as pessoas, sejam elas turistas nacionais ou estrangeiros.
- O único custo (opcional) para ir por conta própria é o transporte. Os ônibus de transporte público para o setor do Templo da Lua ou para a área sul de Sacsayhuaman custam 1 sol peruano (aproximadamente 0,3 dólares).
Outras atrações turísticas nas proximidades
Durante sua visita a Inkilltambo, você também pode visitar as seguintes atrações turísticas em Cusco:
- O Templo da Lua – Um grupo de pedras onde se destaca uma caverna misteriosa que, segundo a crença dos colonizadores, simbolizava a fertilidade. A entrada para esse lugar é gratuita. Está localizado a apenas 2 quilômetros a pé de Inkilltambo, aproximadamente.
- O Kallachaka – Essa construção inca tem uma forma piramidal circular onde eram realizadas cerimônias religiosas. A área tem trilhas incas, terraços, bancos de pedra e belas paisagens. A entrada é gratuita. Localiza-se a aproximadamente 5 quilômetros a pé de Inkilltambo.
- Qenqo – Esse sítio arqueológico tem construções misteriosas, como túneis, um anfiteatro, um pequeno Intihuatana (relógio de sol) e uma sala subterrânea com uma mesa cerimonial onde provavelmente eram realizados sacrifícios. Fica a aproximadamente 5 quilômetros (a pé) de Inkilltambo. O ingresso é o Bilhete Turístico de Cusco, que custa 70 soles peruanos e inclui Sacsayhuaman, Pucapucara e Tambomachay.
- Sacsayhuaman – O famoso sítio arqueológico de Sacsayhuaman é conhecido por suas imensas paredes com pedras que pesam mais de 120 toneladas. Foi um centro religioso que serviu de fortaleza durante as guerras entre os incas e os espanhóis no século XVI. Localiza-se a 5 quilômetros a pé de Inkilltambo. A entrada é feita com o Bilhete Turístico de Cusco.
Mais informações
- Na parte superior do Inkilltambo, há barracas de comida e artesanato.
- A época ideal para visitar é de abril a outubro. Durante esses meses, há menos chance de chuvas. Isso facilita a caminhada e o passeio pelo sítio arqueológico.
- Durante sua visita a Inkilltambo, não se esqueça de levar bons sapatos, um poncho (pode chover a qualquer momento em Cusco), lanches, bebidas reidratantes, um chapéu e roupas confortáveis.
- A cidade de Cusco tem muitas construções incas que são gratuitas para os visitantes. Além de Inkilltambo, você pode visitar o templo da lua (templo da fertilidade). Também a pedra dos 12 ângulos, o kallachaka e muito mais.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 24, 2024