Vale Sul Cusco 7 artigos
Huasao: os incríveis pântanos de Cusco
Clique para classificar o artigo

Huasao: os incríveis pântanos de Cusco

A apenas 30 minutos da cidade de Cusco, no distrito de Huasao, é uma das atrações turísticas favoritas do povo de Cusco. Este é o pantanal Huasao, uma área natural onde enormes esculturas em madeira foram feitas com figuras fictícias como ‘Groot’, ‘Baby Groot’ e ‘Ents’. Essas e outras figuras do lugar têm uma mensagem de cuidado com o meio ambiente. Visitar as zonas húmidas é uma excelente oportunidade para fugir à agitação da cidade e encontrar um pouco de natureza.



Huasao Pantanal
Huasao Pantanal – Cusco

Os pântanos de Huasao são uma atração turística que só pode ser visitada por conta própria. Atualmente, o único passeio com tudo incluído nas proximidades abrange os sítios arqueológicos de Tipón, Piquillacta e a igreja de San Pedro de Andahuaylillas. Este serviço, chamado ‘Excursão ao Vale Sul de Cusco’, não inclui o tour de Huasao.


Os pântanos de Huasao

Os pântanos de Huasao são um centro recreativo no vale sul de Cusco. É famosa por sua beleza cênica onde vivem várias espécies de aves. No entanto, nos últimos anos, foram criadas esculturas de madeira com diferentes figuras de animais e personagens fictícios. Isso causou a atração de visitantes, principalmente os de Cusco.

Embora poucos turistas estrangeiros conheçam essas zonas úmidas, é uma excelente opção se você viajar por conta própria pelo chamado ‘Vale Sul de Cusco’. Perto estão outras atrações como o sítio arqueológico de Tipón, o sítio arqueológico de Piquillacta ou a cidade de Andahuaylillas.


Mapa para chegar lá

Esta atração turística está localizada a apenas 30 minutos por estrada da cidade de Cusco (aproximadamente 19 quilômetros). Está localizado na cidade de Huasao, distrito de Oropesa, província de Quispicanchi em Cusco.

Viajar para lá sozinho é fácil. Você só deve pegar um transporte público chamado ‘Los Leones’ ou ‘Saylla – Huasao’. O custo da viagem é de apenas 1 dólar. O transporte público sairá a poucos passos do pantanal e pode ser feito na avenida La Cultura del Cusco.

Mapa para llegar a los humedales de Huasao
Mapa para chegar ao Huasao Wetlands

O vilarejo de Huasao

Huasao é uma pequena cidade andina ao sul da cidade de Cusco. Suas ruas simples de terra e casas de adobe escondem um lugar cheio de tradição. O mais impressionante é definitivamente o suprimento de ‘xamãs’ que abundam nesta cidade. De fato, muitas pessoas de Cusco vêm a Huasao para procurar ‘ancoradouros’, ‘boa sorte’, ‘leituras de folhas de coca’ ou simplesmente ‘uma oferenda às montanhas (pachamama)’.

A tradição xamânica em Huasao remonta aos mesmos tempos incas. Segundo a tradição, os pais transmitem esse conhecimento aos filhos e assim por diante. Andando por suas ruas, qualquer um pode se deparar com os avisos dos ‘xamãs’ oferecendo seus serviços.


Os pântanos: flora e fauna

Os pantanais Huasao são um centro recreativo que oferece um microecossistema onde existem diferentes tipos de plantas como o nihua (Cortaderia sp), o chachacomo ( Escallonia resinosa), molle (Schinus molle), chillca (Baccharis latifolia) e flor de cantuta (Cantua buxifolia), esta última reconhecida como a flor nacional do Peru.

Por causa de sua altitude (aproximadamente 3.150 metros acima do nível do mar). Esta geografia oferece um excelente habitat para diferentes aves como o pato andino (Oxyura ferruginea), a garça cinzenta (Ardea cinérea), as poroncoes (Cavia tschudii) e muito mais.


As esculturas de madeira

No passado, as silenciosas zonas úmidas de Huasao eram visitadas apenas por algumas pessoas, especialmente por moradores de Cusco. No entanto, isso mudou com a fabricação de várias figuras de animais, plantas e pessoas fictícias. Estas esculturas de madeira foram obra do artista cusquenho Juan Chalco Chura. Entre as figuras de animais, destacam-se anfíbios, répteis, dinossauros e até uma sereia. Por outro lado, as esculturas de pessoas fictícias mais marcantes são de ‘Ents’, ‘Groot’ e ‘Baby groot’. Seu objetivo era passar uma mensagem sobre o cuidado com o meio ambiente. Atualmente, o número de visitantes aumentou. Mesmo assim, ainda não são muitos os turistas que se atrevem a chegar lá.


Há excursões?

Atualmente não há passeios para as zonas úmidas de Huasao. O único passeio ao ‘Vale Sul de Cusco’ inclui uma visita aos sítios arqueológicos de Tipón, Piquillacta e Andahuaylillas. Huasao não está incluído no itinerário.


Como ir por conta própria?

Ir para Huasao por conta própria é fácil. Para fazer isso, você só deve pegar o transporte público da ‘Avenida La Cultura’ na cidade de Cusco. Os serviços ‘Los Leones’ ou ‘Saylla – Huasao’ vão deixá-lo muito perto das zonas húmidas. O custo do serviço é de apenas 2 soles peruanos para adultos (0,6 dólares) e 1 sol peruano para crianças (0,3 dólares). Lembre-se que o horário de funcionamento é de segunda a domingo das 9 da manhã até as 5 da tarde.


Galería de fotos


Saiba um pouco mais

Os pântanos de Huasao eram na verdade um depósito de lixo que poluiu a água do local. As autoridades locais, cientes do potencial das zonas húmidas, decidiram transformá-la no parque temático natural que é hoje.

Durante a visita às zonas húmidas de Huasao saiba que é proibido contaminar a água. Também não é permitido danificar as esculturas de madeira. Fotos são possíveis.

Os fins de semana são os dias mais movimentados. Se quiser curtir o local com mais calma, pode vir em dias de semana, principalmente de segunda a quinta.


Outras atrações turísticas próximas

Tipon – Este sítio arqueológico inca era um templo de adoração à água. Tem recintos com paredes finas, recintos com paredes simples, um belo conjunto de plataformas, ermidas mas, sobretudo, canais de água fina. O líquido continua a fluir depois de vários séculos. Tipón é considerado uma maravilha da engenharia hidráulica inca.

Piquillacta – Este sítio arqueológico Wari (importante cultura pré-inca) lembra uma cidade fantasma. Seu desenho urbano particular tem ruas imensas com passagens estreitas e recintos de até três andares. Ao contrário dos Incas, os Wari usavam principalmente adobe. Em sua época, Piquillacta abrigou mais de 10.000 pessoas.

Andahuaylillas – A cidade de Andahuaylillas é famosa por sua bela igreja colonial, considerada a ‘Capela Sistina da América‘. No seu interior existem inúmeras pinturas e murais que procuravam doutrinar a população local após a conquista espanhola. Tanto Tipón quanto Piquillacta e Andahuaylillas fazem parte do ‘Excursão ao Vale Sul de Cusco’.


Perguntas mais freqüentes sobre os pântanos de Huasao

  • 1) O que são as zonas úmidas de Huasao?

    Os pântanos de Huasao são esculturas de madeira com diferentes figuras de animais e personagens fictícios. Também oferece uma zona húmida onde se podem ver vários tipos de aves. É visitado especialmente pelo povo de Cusco.

  • 2) Quanto custa para entrar nas zonas úmidas de Huasao?

    A entrada para as zonas húmidas de Huasao é de 2 soles.

  • 3) Como chegar de Cusco?

    Para ir da cidade de Cusco até os pântanos de Huasao, você deve pegar o transporte público da empresa ‘Saylla – Huasao’. A viagem dura aproximadamente 45 minutos. A passagem de ônibus custa 2 soles.

  • 4) Qual é a melhor época para visitar as zonas úmidas de Huasao?

    Os meses da estação seca são os mais recomendados para visitar as zonas úmidas de Huasao. São eles: abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

  • 5) Os pântanos de Huasao estão incluídos na excursão ao Vale Sul de Cusco?

    Não, as zonas úmidas de Huasao não estão incluídas na famosa excursão de meio dia ao Vale Sul de Cusco. Este serviço inclui apenas uma visita aos sítios arqueológicos de Tipón, Piquillacta e a igreja de Andahuaylillas.

  • 6) Posso ir com crianças aos pântanos de Huasao?

    Sim, a visita com crianças é recomendada. Os pequenos aproveitam o parque temático com estátuas de animais e personagens fictícios.

  • 7) O que ver perto dos pântanos de Huasao?

    Durante a visita às zonas úmidas de Huasao, os turistas podem visitar o sítio arqueológico inca de Tipón, o sítio arqueológico Wari de Piquillacta, a igreja Andahuaylillas, a tradicional cidade de Oropesa e muito mais.

  • 8) Como é o clima nas zonas úmidas de Huasao?

    O clima nas zonas úmidas de Huasao é temperado frio com uma temperatura média de 16ºC. Durante o dia o calor pode chegar a 22ºC. À noite o frio pode cair para 2ºC.

  • 9) O que devo levar para minha visita às zonas úmidas de Huasao?

    Durante sua visita aos pântanos de Huasao, não se esqueça de trazer um poncho de chuva, roupas esportivas confortáveis, chapéu, protetor solar, lanches, bebidas reidratantes e uma mochila adequada.

  • 10) Existem xamãs em Huasao?

    Huasao é famosa por ser uma cidade de xamãs. Esta tradição xamânica vem dos tempos incas.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024