Machu Picchu 261 artigos
Gastronomia em Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Gastronomia peruana em Machu Picchu

O Peru oferece uma das melhores culinárias do mundo. Atualmente a cidade de Lima é considerada a ‘Capital Gastronômica das Américas’. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas venham a Lima em busca de comida. Cusco e Machu Picchu não são exceção. Visitar ambos os destinos turísticos permite descobrir o melhor da gastronomia peruana com pratos como: truta frita, causa recheada, lomo saltado, porquinho-da-índia assado, leitão e, claro, ceviche.



Ceviche peruano
O requintado Ceviche, expressão máxima da culinária peruana

A gastronomia peruana é deliciosa, variada e nutritiva. Na região litorânea destacam-se pratos como ceviche, carapulcra com sopa seca, ají de gallina, batata recheada e lomo saltado. Na região serrana destacam-se pratos como truta frita, chiri uchu, porquinho-da-índia assado, rocoto recheado e pachamanca. Na região da selva destacam-se pratos como juane, tacacho com carne curada, salada chonta, inchicapi e muito mais.


O Peru oferece uma das melhores cozinhas do mundo?

  • A gastronomia do Peru é considerada uma das melhores do mundo.
  • O seu requinte, fusão e variedade é o resultado da mistura de culturas, sabores e ingredientes ao longo da sua história.
  • Pratos como o anticucho de corazón (espetos de coração de boi), o tacu tacu e a carapulcra têm influência africana. As massas e a variedade de molhos com ingredientes peruanos têm influência italiana.
  • Ceviche é o prato mais emblemático do Peru e tem ótimas características japonesas. Mas muitos imigrantes chineses desembarcaram no porto de Callao entre 1849 e 1874 também contribuíram.
  • Lima é considerada a joia secreta da gastronomia do mundo por ter superado as cozinhas mais tradicionais. Segundo as revistas de culinária mais importantes da Europa, sete dos quinze melhores restaurantes do mundo estão no Peru, superando as fabulosas cozinhas de países como Itália e França.
  • O Peru é abençoado com uma abundante variedade de recursos naturais em suas três regiões naturais: frutos do mar, produtos andinos e especiarias e peixes da Amazônia.
  • Por exemplo, o Peru produz mais de 3.800 variedades de batatas, a maior variedade do mundo. O resultado são pratos como papa a la huancaína, causa recheada, batata recheada e muito mais.

Gastronomía peruana em Lima

  • Lima é a capital do Peru. Vale a pena passar alguns dias por lá para saborear a comida peruana, antes de chegar a Machu Picchu em Cusco.
  • A menos que você seja um gourmet experiente, perceberá que isso será mais difícil do que parece; Nos cardápios dos restaurantes crioulos você encontra uma variedade de pratos quase inimaginável, já que o Peru possui mais de 500 pratos típicos.
  • Os melhores tours gastronômicos estão na cidade de Lima. Estas incluem uma visita a um mercado tradicional de Lima, um restaurante turístico e até aulas de culinária.
  • Estima-se que na região metropolitana de Lima e Callao existam 39.095 restaurantes. Quase todos oferecem pratos típicos peruanos, como: lomo saltado, ají de gallina, causa gallina, ceviche e muito mais.

Gastronomía peruana em Cusco

  • Cusco é a região mais turística do Peru. É lá que estão localizadas importantes atrações turísticas, como o Vale Sagrado dos Incas, o Monte 7 Cores, a Lagoa Humantay e, claro, Machu Picchu.
  • Devido à grande procura de turistas, em Cusco existem alguns dos restaurantes mais importantes do Peru.
  • Nos melhores restaurantes de Cusco, além da comida crioula e gourmet, você encontra comida novo-andina, feita com ingredientes andinos e orgânicos, trazidos das cidades do Vale Sagrado dos Incas e do Vale Sul.
  • A região andina se destaca por incluir ingredientes nutritivos e deliciosos como: quinoa, milho, kiwicha, tarwi, aguaymanto, oca, olluco e, claro, a batata e suas milhares de variedades.

Gastronomia peruana em Machu Picchu

  • Machu Picchu é o destino turístico número um do Peru. Estima-se que a cidadela Inca receba cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. Dada a grande demanda dos visitantes, a cidade de Aguas Calientes (cidade de Machu Picchu localizada a apenas 10 quilômetros do sítio arqueológico) oferece uma importante diversidade de restaurantes.
  • Os restaurantes da cidade de Aguas Calientes variam de acordo com o tipo de comida oferecida. São pizzarias, cafés, serviços de buffet, comidas de fusão, comidas internacionais e, claro, o melhor da gastronomia peruana.
  • Alguns dos melhores restaurantes de Aguas Calientes são: Tinkuy (o único localizado próximo a Machupicchu), Indio Feliz, Chef House, restaurante Julian, Inti House, Mapi, Cala Tratoria, Full House, Mapacho e muito mais.

Os melhores pratos do Peru

Estes são alguns dos pratos peruanos mais notáveis:

  • Ceviche (prato mais representativo do Peru).
  • Lomo saltado.
  • Frango na brasa
  • Causa preenchida.
  • Arroz com frango.
  • Batata estilo Huancaína.
  • Frango com pimenta.
  • Porquinho-da-índia assado (porquinho-da-índia).
  • Rocoto recheado.
  • Anticuchos.
  • Pachamanca.
  • Tiradito.


Mais informações

  • No Peru existem mais de 200 variedades de sopas.
  • Os molhos são uma parte essencial da comida peruana. São feitos com ingredientes típicos peruanos, como pimenta ou rocoto.
  • Os peruanos adoram doces. Entre as sobremesas mais famosas que você não pode deixar de experimentar estão: Suspiro Lima, arroz com leite, mazamorra morada e picarones.
  • O Peru também é famoso por seus coquetéis. A maioria deles é feita com pisco (uma bebida espirituosa nativa do Peru). Destacam-se os coquetéis como: o chilcano, o pisco sour, o machupicchu ou o coquetel de alfarroba.
  • No Peru você pode encontrar uma variedade de frutas como: maçãs, bananas, morangos e outras mais famosas em todo o mundo. Destacam-se também as frutas do Peru, como: O aguaymanto, a cherimóia, o pacay ou a granadilla.
  • Existem evidências científicas de que a batata foi domesticada há dez mil anos, na Cordilheira dos Andes (sudeste do Peru e noroeste da Bolívia). Cerca de 3.800 variedades de batatas são cultivadas no Peru.
  • As especiarias desempenham um papel fundamental na culinária peruana e variam de uma região para outra. Provavelmente as ervas aromáticas mais utilizadas são coentro, huacatay, orégano e manjericão. No entanto, existem muitos outros que são essenciais para os pratos tradicionais peruanos.

Perguntas e respostas sobre a gastronomia peruana na viagem a Machu Picchu

  1. 1. Posso comer ceviche na viagem a Machu Picchu?

    Sim, o ceviche é um dos pratos mais consumidos na viagem a Machu Picchu. Na cidade de Aguas Calientes existem restaurantes onde se prepara ceviche de truta, peixe de rio muito consumido em Cusco. Alguns dos restaurantes mais famosos para consumi-lo são: Indio Feliz, Tinkuy, Julian, Inti House e Toto’s House.

  2. 2. Qual é o melhor restaurante de Machu Picchu?

    Na cidade de Aguas Calientes, localizada a 10 quilômetros do sítio arqueológico de Machupicchu, você pode Encontre os melhores restaurantes turísticos da viagem. Os restaurantes incluem: Tinkuy, Indio Feliz, Toto’s House, El Mapi, Julian Restaurate e Mapacho.

  3. 3. Qual é o restaurante mais barato de Cusco?

    A forma mais barata de almoçar em Cusco é na seção de alimentação do mercado de San Pedro. Este popular mercado está localizado a 750 metros a pé da Plaza de Armas da cidade.

  4. 4. Qual é o restaurante mais barato de Machu Picchu?

    Em Machu Picchu (Aguas Calientes) definitivamente a forma mais econômica de almoçar é através do mercado de alimentos do bairro. O custo do cardápio (sopa, prato principal e refrigerante) é de 10 soles peruanos. O mercado fica a poucos passos da praça principal da cidade.

  5. 5. Quais são os pratos mais representativos de Cusco?

    Em Cusco destacam-se pratos representativos como: chiriuchu, truta frita, porquinho-da-índia assado, leitão assado, ensopado, sopa de cadeira e muito mais.

  6. 6. Onde comer chiriuchu em Cusco?

    Em Cusco o prato mais representativo é o chiriuchu. Este prato é feito com porquinho-da-índia e frango cozido e pode ser consumido em restaurantes tradicionais como: La Cusqueñita, La Chomba, Casa del Chiriuchu e, principalmente, durante Corpus Christi (data festiva em Cusco).

  7. 7. Qual é o melhor restaurante de Lima?

    A cidade de Lima é famosa pela excelente qualidade de seus restaurantes, entre eles: Central (classificado como o melhor do mundo), Maido, Kjolle, Mayta e muito mais. Todos estão na lista dos melhores restaurantes do planeta.

  8. 8. Onde comer ceviche na viagem a Cusco?

    O ceviche pode ser consumido na viagem para Cusco. A versão cusco mais recomendada é o ceviche de truta. Alguns dos restaurantes mais recomendados são: Kusykay Peruvian, Yaku Cocina de Altura, Pachapapa, Ceviche Meat & Wine, Mr. Ceviche, la República del Ceviche e muito mais.

  9. 9. Qual é o restaurante mais exclusivo de Cusco?

    Cusco se destaca pelos seus restaurantes exclusivos, entre os quais se destaca: MIL – Centro de Alimentação e Interpretação, localizado a poucos passos do sítio arqueológico de Moray. O restaurante oferece uma experiência culinária diferente através de cada ingrediente, seu cultivo, colheita e história.

  10. 10. Onde comer buffet em Machu Picchu?

    Na viagem para Machu Picchu, uma boa opção é saborear um buffet variado. Os restaurantes buffet mais recomendados na cidade de Aguas Calientes são: Tinkuy, Mapi, Toto’s House, Julian e muito mais.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Cuzco

Paco NPor: Paco N

“Elogio da culinária peruana“

“Estou viajando pelo Peru e, como sempre quando viajo por este país, nunca deixo de me maravilhar com a qualidade da comida aqui. Hoje em dia tenho comido sopas excelentes em restaurantes de beira de estrada, tiraditos bem macerados em bufês de hotéis ou frangos bem temperados em estabelecimentos humildes de vilarejos. É isso que torna a gastronomia peruana excelente aos olhos de um viajante.“


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024