A folha de coca sagrada dos incas
Sua viagem a Machu Picchu lhe dará a oportunidade de aprender mais sobre a folha de coca. Esta planta era sagrada para os incas que a usavam em cerimônias religiosas. Hoje, esta folha é comercializada em Cusco e outras cidades andinas em sua apresentação natural, além de infusões, extratos, cremes, doces e até chocolates, licores e cápsulas.
- O que é folha de coca?
- Coca é o mesmo que cocaína?
- A folha de coca e os incas
- Cerimônias incas com folha de coca
- A folha de coca em Cusco atualmente
- Como é mastigada a folha de coca?
- Quais são os efeitos da folha de coca?
- Mais informações sobre a folha de coca
A folha de coca foi considerada sagrada pelos incas. No entanto, nem todo mundo poderia consumi-lo. Somente a realeza inca controlava a produção e o consumo dessa folha. Após a queda dos incas, a folha foi consumida por todas as pessoas. Hoje, os habitantes de Cusco continuam consumindo a folha sagrada.
O que é folha de coca?
- A folha de coca é uma planta nativa da América do Sul, especialmente nas regiões subtropicais da cordilheira dos Andes.
- O nome científico desta planta é ‘Erythoroxilium coca’. Mede aproximadamente 2,5 metros de altura. Tem flores brancas e folhas ovóides.
- Há registros do uso desta folha em culturas pré-incas, até 8 mil anos antes de nossa era. Os incas o usavam por suas propriedades anestésicas que estabilizam a fadiga e o estresse.

Folhas de coca
Coca é o mesmo que cocaína?
- As folhas de coca contêm alcalóides, que são usados como base para produzir a famosa cocaína. Cal, sal, água, gasolina, ácido sulfúrico, amônia, ácido clorídrico e outros também são usados no processo.
- É proibida a comercialização de cocaína, enquanto a folha de coca é legal em Cusco e no Peru.
- O principal problema da folha de coca é que muitos agricultores cultivam essa folha não para o consumo diário da população, mas para a produção de cocaína, que oferece melhor renda.
A folha de coca e os incas
- Os incas herdaram o consumo de folhas de coca por culturas que já cultivavam e consumiam essa planta.
- Para os incas, a folha de coca era sagrada. No entanto, só poderia ser consumido pela nobreza inca.
- As únicas exceções eram os chasquis (pessoas que corriam pelas montanhas transmitindo a mensagem dos incas), crianças que seriam sacrificadas no ritual de capacocha ou em casos excepcionais de fome na população.
- Após a queda do império inca, a população tomou posse do consumo de folhas de coca. Os espanhóis a consideravam uma planta diabólica, mas não podiam desaparecer seu consumo.
- As folhas de coca ainda são mastigadas pelas culturas aimara e quíchua do Peru, Bolívia e outros países andinos.
Cerimônias incas com folha de coca
- As cerimônias incas de pagamentos de terras incluíam o uso de folhas de coca. Estes foram oferecidos às terras que abasteciam o mundo com diferentes produtos agrícolas.
- Devido à natureza sagrada da folha de coca, ela foi realizada com reverência após um ritual rigoroso que, em alguns casos, ainda é praticado hoje.
- Esse ritual consistia em segurar três folhas de coca, juntá-las com as duas mãos e oferecê-las em grande altitude.
- Então as folhas são sopradas como um sinal de respeito pelos deuses da natureza, como o sol, as montanhas, as lagoas, a terra etc.
- Somente depois de realizar essa cerimônia, os incas começaram a introduzir a folha de coca na boca.
- Em todos os momentos, a pessoa mostra uma atitude solene e respeito por essa cerimônia sagrada.
A folha de coca em Cusco atualmente
- Em Cusco, fazendeiros, mineiros, fazendeiros e outras pessoas consomem folhas de coca. Isso ajuda a reduzir a sensação de cansaço e fome. Além de lhes proporcionar força e resistência; ajudando-os a suportar longas horas de trabalho pesado.
- No entanto, da produção total de folhas de coca, a maior parte é destinada à fabricação de cocaína. O Peru é um dos principais exportadores de cocaína do mundo.
- Durante os passeios turísticos místicos de Cusco, a folha de coca é usada. Por exemplo, nas cerimônias incas de pagamento à terra ou ayahuasca, essa planta é geralmente usada.
- Durante as trilhas para Machu Picchu, as folhas de coca são usadas para reduzir os sintomas de mal-estar ou fadiga na altitude. As rotas mais populares são a Trilha Inca e a Trek Salkantay.
Como é mastigada a folha de coca?
- Você deve colocar uma porção de folhas de coca e mastigá-las até que secretem todos os seus nutrientes. A folha é retida na boca enquanto mastiga suavemente, tentando não esmagá-las completamente.
Quais são os efeitos da folha de coca?
- Alguns momentos após mastigar algumas folhas de coca, ocorre um efeito anestésico nas bochechas, na garganta e na língua. Às vezes, o trato intestinal também é entorpecido.
- Com o passar das horas após consumir folhas de coca, a pessoa pode reduzir os sintomas de dores de cabeça, dentes e cólicas intestinais.
- Também reduz a sensação de fome, sede e fadiga.
Mais informações sobre a folha de coca
- A folha de coca tem um sabor amargo característico.
- A folha de coca também possui um importante valor nutricional, como vitaminas B1, B2, B3, A, C, E, cálcio, ferro, potássio, zinco, sódio, proteínas e muito mais.
- Depois da Colômbia, o Peru é o principal produtor de folhas de coca. Infelizmente, grande parte da produção é destinada à fabricação de folhas de coca.
- Em Cusco, é comum encontrar produtos derivados da coca, como: balas, biscoitos e, acima de tudo, infusões. A folha de coca pode ser facilmente comprada nos principais mercados da cidade.
- Segundo vários estudos, o consumo de folhas de coca nos Andes da América do Sul é um hábito e não um vício. A maioria das pessoas consome folhas de coca como uma tradição ancestral. Em Cusco, é comum assistir as pessoas mastigando esta planta, especialmente no local da fazenda.
- Os turistas podem comprar folhas de coca durante sua viagem a Cusco nos mercados de San Pedro, San Blas ou Cascaparo.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 13, 2019