Machu Picchu 224 artigos
Caminhada em Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Como fazer caminhadas em Machu Picchu?

A grande maioria das fotos do Santuário Histórico de Machu Picchu apresentam imagens impressionantes das montanhas que circundam a cidade inca com picos tão icônicos quanto o própria zona arqueológica. Poucos turistas sabem que existem vários percursos pedestres curtos na cidadela Inca. As rotas mais famosas levam à montanha Huayna Picchu, montanha Huchuy Picchu, ponte Inca e muito mais. Descubra quais rotas de caminhada estão disponíveis em Machu Picchu!



Ciclismo no Vale Sagrado
Turistas caminhando para chegar a Machu Picchu

Como visitar Machu Picchu sem caminhar muito?
Embora existam rotas de caminhada disponíveis em Machu Picchu, a maioria dos visitantes visita a pé por aproximadamente 2 horas. Este circuito é realizado aos poucos, conhecendo construções incas como o Templo do Sol, o Templo Principal, a Rocha Sagrada e muito mais. Para idosos existem circuitos mais curtos na parte inferior. Ou seja, Machu Picchu pode ser visitada por todos.


Quais opções de caminhadas existem na cidade inca de Machu Picchu?

  • Nos arredores de Machu Picchu podemos encontrar importantes sítios arqueológicos entre os quais podemos citar o Intipunku ou Porta do Sol, o Templo da Lua, a Ponte Inca e todas as montanhas que circundam a cidadela Inca (Huayna Picchu montanha, montanha Huchuy Picchu, montanha Machu Picchu).
  • Além das rotas de caminhada dentro de Machu Picchu, existem outras caminhadas, como como a Trilha Inca de 4 e 2 dias. Estas rotas de caminhada levam à cidadela Inca ao longo do qhapac ñan, um percurso de vários quilômetros até chegar ao Intipunku, a Porta do Sol.
  • Para visitar estes locais é necessário dispor de tempo adicional para o circuito à volta do sítio arqueológico. A companhia de um guia profissional é opcional. Em alguns caminhos há trechos ascendentes de pedra, degraus margeando abismos e muito mais.
  • Atualmente algumas rotas de caminhada estão fechadas ao público, como: o Intipunku (a partir de Machupicchu) e o Templo da Lua (localizado na montanha Huayna Picchu).

Rota de caminhada até Intipunku ou Puerta del Sol

  • O Intipunku ou Portão do Sol está localizado a 1 quilômetro a sudeste da cidade inca de Machu Picchu.
  • Corresponde ao povoado pétreo que protegia a cidade. Contém altares litúrgicos, portais construídos em intervalos, chamados de “estações rituais” pelo explorador Hiram Bingham.
  • O Intipunku possui ambientes flutuantes e calçadas, compostas por plataformas que emergem de um lado da montanha.
  • O Intipunku era o portão de entrada da cidadela Inca na época dos Incas. De lá você tem uma vista panorâmica de todo o complexo arqueológico.
  • Há alguns anos era permitido entrar no Intipunku a partir da cidadela inca de Machupicchu. O percurso tem 1 quilômetro de subida. Após a visita, retornaremos à cidade Inca.
  • Infelizmente, a rota de caminhada para Intipunku saindo de Machu Picchu não é permitida hoje. A única forma de visitá-lo é pela Trilha Inca durante 2 ou 4 dias.

Rota de caminhada até a Ponte Inca

  • A Ponte Inca demarcou um dos limites de Machu Picchu. É feito de um tronco de madeira sobre uma base sólida de pedras. A ponte poderá ser removida em caso de invasões de cidades rivais.
  • Este percurso representa algum perigo devido à sua localização geográfica. O caminho para esta construção inca começa no Recinto de los Diez vanos, localizado ao sul da cidade de Machu Picchu.
  • A estrada é um caminho estreito feito deliberadamente na encosta de uma montanha rochosa. O caminho percorre aproximadamente dois quilômetros. Numa das curvas a ponte é interrompida, dando origem a um grande precipício, onde os Incas decidiram construir uma ponte levadiça feita de troncos de árvores.
  • Estas pedras encaixam-se perfeitamente nas fendas construídas para o efeito, de modo que não seria inconveniente retirá-las, para impedir a passagem em caso de qualquer ameaça..
  • A caminhada até a Ponte Inca dura aproximadamente 30 minutos. Só é permitido com o ingresso ‘Machu Picchu + Ponte Inca’.

Rota de caminhada até a montanha Huayna Picchu

  • A montanha Huayna Picchu é o cume que se destaca na imagem clássica de Machupicchu.
  • Nesta montanha os Incas construíram estradas e escadas de pedra para chegar ao seu cume e adorar os seus deuses. De lá, você também tem uma vista panorâmica da cidadela Inca.
  • O cume do Huayna Picchu está localizado a 2.693 metros acima do nível do mar. Ou seja, seu ponto mais alto é mais de 200 metros mais alto que a cidadela inca.
  • A caminhada até o topo de Huayna Picchu tem aproximadamente 2 quilômetros de extensão e um ganho de altitude de cerca de 300 metros verticais. O trilho é bastante íngreme, tem alguns troços onde são necessárias cordas manuais para se equilibrar em caminhos muito estreitos, com abismos que provocam vertigens.
  • Em uma das encostas da montanha Huayna Picchu existe um templo Inca, chamado ‘Templo da Lua’ ou ‘A Grande Caverna’. Infelizmente, esta rota está atualmente fechada ao público.
  • Para visitar esta montanha você deve escolher o ingresso ‘Machu Picchu + Huayna Picchu’. Este ingresso tem disponibilidade limitada, portanto você precisa comprá-lo online com 1 ou 2 meses de antecedência.
  • Devido a alguns trechos estreitos e íngremes, a entrada na montanha Huayna Picchu só é permitida para turistas maiores de 12 anos.

Rota de caminhada até a montanha Machu Picchu

  • Outra excelente alternativa se você gosta de caminhadas, embora menos popular, é caminhar pela montanha Machu Picchu. Esta montanha, a mais alta de Machu Picchu, está localizada a 3.082 metros acima do nível do mar. Ou seja, cerca de 600 metros mais alto que a cidadela Inca.
  • Este é um pico no lado oposto da zona arqueológica de Machupicchu, que pode ser acessado seguindo a última seção da Trilha Inca (qhapac ñan) ao contrário.
  • Na montanha de Machu Picchu, você passará longos períodos de tempo sem ver ninguém, algo muito raro na região de Huayna Picchu, onde há trechos que devem ser percorridos em turnos, devido ao grande número de pessoas que aventure-se nesta montanha.
  • Ao contrário de Huayna Picchu, a montanha de Machu Picchu não possui templos de pedra, mas isso é compensado por uma paisagem acompanhada de orquídeas selvagens e pássaros que destacam o caminho.
  • O caminho é mais longo que Huayna Picchu, pois o percurso dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos (2 quilômetros). Os caminhos não são tão íngremes, mas são mais longos. A vista de seu cume é a mais panorâmica que existe em toda Machu Picchu.

Rota de caminhada até a montanha Huchuy Picchu

  • A montanha Huchuy Picchu é, na realidade, um contraforte da montanha Huayna Picchu localizada no ponto mais alto. Huchuy Picchu, traduzido da língua quíchua, significa ‘pequena montanha’. E seu cume está a 2.497 metros acima do nível do mar, cerca de 50 metros mais alto que a cidadela inca de Machupicchu.
  • Ao contrário das altas montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu, a rota de caminhada até a montanha Huchuy Picchu é curta. É uma caminhada de aproximadamente 30 ou 40 minutos. O portão de entrada é o mesmo de Huayna Picchu (há um desvio que separa as duas rotas).
  • A caminhada até Huayna Picchu é feita por escadas de pedra. Existem belos mirantes, mas na parte mais alta fica o principal. De lá você tem uma bela vista paisagística do sítio arqueológico e suas construções de pedra.
  • Para visitar esta pequena montanha você deve adquirir o ingresso ‘Machupicchu + Huchuypicchu’. Este ingresso deve ser adquirido on-line com aproximadamente 2 ou 4 semanas de antecedência.


Onde posso conseguir a foto clássica de cartão postal de Machu Picchu?

  • São muitos os visitantes que se perguntam como conseguir seu próprio cartão postal clássico de Machu Picchu, com o Santuário ao fundo e a paisagem que o rodeia. Dúvidas sobre o local exato para tirar esta foto de cartão postal e se é necessário subir uma das montanhas para obtê-la. Damos-lhe as informações necessárias para que você possa obter sem problemas seu cartão postal fotográfico com toda a cidade inca de Machu Picchu.
  • É verdade que você deve caminhar para chegar ao ponto que lhe oferecerá essa vista; Porém, o trecho não é longo nem cansativo, e você não precisa subir nenhuma das montanhas, basta chegar ao setor da Casa do Guardião.
  • Chegar a este site não representa nenhuma dificuldade, nem exige muito esforço físico, o que fará com que a obtenção desta foto não seja nada complicada.
  • A primeira coisa que você precisará fazer é escolher uma das seguintes entradas para Machu Picchu: a) ingresso Machupicchu Só, b) ingresso Machupicchu + Ponte Inca ou c) ingresso Machupicchu + Montanha.
  • Todas essas rotas permitem que você visite o setor da Casa do Guardião e tire a foto dos sonhos em Machu Picchu.
  • As rotas de caminhada para Machu Picchu não permitem aquela famosa foto, mas permitem fotografias panorâmicas de um ponto de vista muito alto.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Huayna Picchu

Caroline V. (Colombia)Por: Caroline V. (Colombia)

“Sonho Inca!“

“Foi muito difícil escalar Huayna Picchu, mas consegui com esforço. A vista do topo da montanha é algo que nunca esquecerei. Recomendo trazer capa de chuva porque não levei e me molhei. Graças ao Ingresso Machu Picchu“


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024